REEF WANNABE


Recommended Posts

Boas

 

Depois de o bichinho dos salgados andar a mexer comigo há já algum tempo, decidi ir também para a frente com um pequeno salgado.

Ainda está em fase de projecto, vamos ver se obtém aprovação.

Depois de ler vários tópicos para quem se quer iniciar, iniciei as minhas movimentações para dar vida a este novo projecto.

O objectivo deste aquário, será a minha introdução nos salgados, e manter alguns corais e peixes de fácil manutenção ( leia se resistentes ).

 

Futuro Setup:

 

Já tenho:

Aquário: 60x60x60 ( neste momento é de agua doce e este projecto só avançará quando todos os vivos tiverem um lar)

Escumador: Deltec MCE 600 (pelo que li nos fóruns cheguei á conclusão que os Deltecs estão entre os melhores, e que este escumador é dos melhores "Hang-on", surgiu uma oportunidade e comprei um em 2ºmão)

Iluminação:6 x 24w T5 ( as lâmpadas ainda tenho de ver)

Aquecimento: Jagger 200W

Substrato: 2 X 9 Kg Nature's Ocean Bio-Activ Live® Aragonite Samoa Pink Grain size: 0.5-1.7mm

 

Vou adquirir:

Circulação:2 x Tunze nanostream 6025 2500 l/h cada (aqui tenho algumas duvidas entre estas e as Koralia, aceitam-se sugestões)

Rocha Viva: pretendo arrancar com cerca de 20 kg e depois ir aumentando aos poucos até cerca dos 35 kg, tudo depende dos preços e da disponibilidade da mesma.

Outros:Pretendo utilizar agua do mar, visto que a minha casa fica a 15 minutos do mesmo, TPAs de 10 a 15% semanais.A sump não terá nesta fase inicial, talvez mais tarde, sei que é uma das coisas essenciais.

 

Aceitam-se opiniões, sugestões e criticas.

Vou tentar gastar o menos possível e comprar apenas o essencial nesta fase. Se existir algum equipamento que deva investir nesta fase essencial por favor digam.

 

Por favor movam o tópico para a agua salgada (OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA SALGADA). Enganei me.

Obrigado

 

Editei para actualizar o que já tenho

Editado por Ricardo Silveira

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

quanto às bombas - Nanostream, claro!

Substrato areia fina Sugar Size...penso não ser necessário comprares areia viva

Sump - acho uma pena não o preparares logo de inicio! Penso que seria muito benéfico o uso de uma, para colocação de equipamentos, uso de reactores, etc.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para essa litragem tambem optaria pelas Tunze, embora as koralia para essa litragem ja venham com veios em ceramica, mas a tunze é esteticamente mais bonita.

 

O resto parece-me bastante bem!

 

Vou desde já dar-te a minha opinião sobre a sump, o meu aquario foi montado a muito pouco tempo e no inicio tambem eu queira algo pratico e sem retornos e nem tinha espaço para sump então decidi nao fazer logo no inicio, ao fim de dois meses de aquarios de agua salgada decidi ja mesmo com o pouco espaço que tenho montar uma sump, dá muito mais jeito em todos os aspectos...

Resumindo, agora para meter a sump vou ter de montar um overflow, coisa que nunca confiei muito mas vamos ver... se fosse hoje tinha furado o aquario logo de inicio e feito logo a sump com coluna seca para nao haver desilusões.

 

Pensa bem no assunto!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A Tunze parece ser mesmo uma referência em termos de bombas de circulação, assim sendo vou optar pelas tunze.

 

A areia viva é melhor que a outra, ou como está na publicidade é mesmo para quem não quer esperar, e quer por peixes no mesmo dia?

 

Quanto à sump, teria de fazer um Overflow, e parece me ser um sistema um pouco falível, e eu não quero encontra a casa cheia de agua.

Se eu fosse comprar ainda o aquário, seria outra historia, mas o aquário é um que tenho cá por casa.

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, overflow pouco viável?

 

Somente se for devido a não teres um tubo de ladrão...

 

 

Se fores tu mesmo a fazer um overflow ( DIY ) podes colocar um tubo de ladrão para que nada aconteça!

 

 

Também podes fazer uma coluna seca exterior, como o Gil fez no aqua dele....

 

Dá ai uma olhadela:

 

Clicar aqui!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, overflow pouco viável?

 

Somente se for devido a não teres um tubo de ladrão...

 

 

Se fores tu mesmo a fazer um overflow ( DIY ) podes colocar um tubo de ladrão para que nada aconteça!

 

 

Também podes fazer uma coluna seca exterior, como o Gil fez no aqua dele....

 

Dá ai uma olhadela:

 

Clicar aqui!

 

Boas Filipe

Eu tenho essa impressão quanto aos Overflow, mas eu sou um iniciado nisto de colunas secas e overflows.

Quanto ao metodo utilizado pelo Gil, já não tem nada a ver. e parece me algo a ter em conta.

Obrigado e Cumprimentos

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Eu também optaria pelas Tunze mas, num aquário com essas medidas e com o que pensas colocar de rocha, iria para duas 6045 ou, pelo menos, uma 6025 e outra 6045. Penso que ficarias melhor servido em termos de circulação.

 

A areia viva é melhor que a outra, ou como está na publicidade é mesmo para quem não quer esperar, e quer por peixes no mesmo dia?

 

Eu diria que essa de por peixes no mesmo dia só e apenas por causa da areia é.... treta. Quer dizer, poderes até podes meter os peixes no próprio dia que meteres a areia mas se a colónia de bactérias introduzida pela rocha viva não suportar a carga orgânica ou não estiver minimamente estável, é a mesma coisa que deitares o peixe no lixo que acabaste de comprar na loja. Não é a " areia viva" que te vai impedir os picos de amónia, convertendo esta em nitritos e estes em nitratos mas sim a rocha viva ou as bactérias que nela vêm e mesmo com esta, a introdução de peixes tem de ser ponderada e avaliada através de testes para saberes quando é que deves fazer essa introdução.

 

Em relação aos gastos, a sugestão que te deixo é que gastes o que deves gastar para que fiques com material fiável e eficiente para o funcionamento do aquário. Montar um aquário de água salgada não é barato e, se for preciso, leva o tempo necessário até poderes pagar o material que precisas para começares a montagem com tudo disponível. Mais vale assim do que montar o aquário à pressa com a ânsia de ver água e vivos lá dentro, poupando no material com substituições de fraca qualidade. É assim que se cometem os erros iniciais e é assim que se acaba por gastar o dobro ou o triplo do dinheiro, com as chamadas " mézinhas do desenrasca". É um hobbie onde a máxima " o barato sai caro!" se aplica perfeitamente.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Pelo teu conselho ficaria com 7000 L/H, cerca de 35 x o volume de água. achas que a rocha é demais? E pode haver zonas em que a circulação seja insuficiente?

Podes fundamentar mais a tua opinião. Como ainda não adquiri as Bombas é uma situação a ver, antes que seja tarde...

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo,

 

Não acho que a rocha seja demais ( é um facto que nunca é demais), embora seja apologista de rocha q.b. para o sistema funcionar, sem encher demasido o aquário com esta. Apenas como exemplo daquilo que falo, no meu aquário ( 300L), a rocha não chegou a 20kgs e no entanto, acho que é o suficiente para cumprir a sua função e ficar estéticamente do meu agrado. A circulação é feita por duas 6055 controladas. Agora, se num aquário mais pequeno que o meu a ideia é colocar tanta ou mais rocha que no meu, ao menos certifica-te que tens uma boa circulação de modo a que esta flua por todo o aquário e por entre a rocha. É certo que muitas vezes se dá um valor de que a circulação deve ser 20 ou 30 vezes a litragem do aquário mas se estas também forem mal posicionadas ou tiverem um fluxo que não é o mais aconselhado, esses 20 ou 30 vezes também não têm grande vantagem.

 

Aquilo que digo é que tentes encontrar um meio termo e que, se realmente pensares em colocar 35kgs de rocha no aquário, aumenta então um pouco a circulação das tuas bombas e posiciona-as de modo a teres uma circulação o mais eficiente possível. Se, por outro lado, repensares a quantidade de rocha no sentido de a diminuíres, então a circulação também me parece que pode ser mais fraca. Qualquer que seja a tua escolha, no teu lugar e tendo em conta as medidas do aquário, eu optaria sempre por colocar pelo menos uma 6045 para poderes ter sempre uma bomba mais forte direcionada para a zona mais maciça de rocha do teu futuro layout, permitindo que haja oxigenação da rocha.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao overflow, olha eu estive este fim de semana a construir o meu over flow com ajuda claro, mas pelo que vejo, é totalmente fiavel, estou contente com o funcionamento e é apenas canalizado!

 

Concordo com o André em relação a circulação! Tens perto de 200l de agua, as duas 6025 eram pouco.. Em relação a rocha podes sempre ir adicionando aos poucos e construindo um layout ao teu gosto...

 

Queremos ver esse aquario cheio de agua, força :character0050:

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que o overflow requer alguma manutenção, visto que a probabilidade de entrar ar na canalização e ficar alojado nas zonas mais altas da mesma. Com tempo pode desferrar e dar problemas. Devem ter bombas com sistema venturi ligado nessa zona a extrair esse ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao overflow, olha eu estive este fim de semana a construir o meu over flow com ajuda claro, mas pelo que vejo, é totalmente fiavel, estou contente com o funcionamento e é apenas canalizado!

 

Concordo com o André em relação a circulação! Tens perto de 200l de agua, as duas 6025 eram pouco.. Em relação a rocha podes sempre ir adicionando aos poucos e construindo um layout ao teu gosto...

 

Queremos ver esse aquario cheio de agua, força :kissroadkill:

 

Boas Verissimo

Obrigado pela força, já passei pelo teu tópico e há malta a pedir fotos do overflow :alberteinstein:

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aproveitando o facto da minha cara metade querer ir à capital aos Saldos, pensei em comprar mais algumas coisas para o meu futuro Reef, mas para meu azar não havia o que queria.

As Bombas Tunze estavam á espera de nova remessa.

O substrato não havia exactamente aquilo que eu queria, mas trouxe outro, comprei 2 sacos de Nature's Ocean Bio-Activ Live® Aragonite Samoa Pink Grain size: 0.5-1.7mm

Espero comprar as bombas brevemente.

Cumprimentos

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo!

Foi um prazer conhecer-te e ter falado um pouco contigo quando vieste para estes lados.

A ver se fazes as coisas com calma para que não corra nada mal!

Abraço.

 

O prazer foi todo meu, e obrigado pelos conselhos.

Cumprimentos

Ricardo Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais