Uma Sump à Mulher!


Recommended Posts

Bom dia Luísa,

Parabéns pelo seu projecto. É muito inovador, acabou por ficar barato e o resultado final ficou excelente.

Conseguiu tornar simples o que geralmente é muito complicado. :P

Já agora, que vidraceiro me aconselha para construir um aquário de raiz. É que também moro na zona de Sintra.

Cptos.

Miguel

 

Olá Miguel,

Aqui em Rio de Mouro há um vidraceiro que restaura aquários e também os faz de raiz, não prima pelos preços, mas é muito eficiente, se quiseres posso ver o contacto dele e envio-te por MP.

 

Numa sump, tal como num filtro externo, a água “entra” sempre por gravidade, a cabeça motorizada do filtro “empurra-a “ para cima, se o filtro estiver muito obstruído, o fluxo diminui substancialmente, podendo por vezes o motor ficar a trabalhar em “seco” como já me aconteceu, se uma sump for devidamente feita, com os cálculos correctos, jamais existirão inundações, pois existirá um equilíbrio sempre entre a água que saí e a que entra e em caso de falta de luz a mesma ficará equilibrada dentro dos respectivos “vasos”, quanto ao facto de se entupir, a manutenção da mesma, é infinitamente mais simples que a de um filtro e o resultado a nível de equilíbrio biológico, é incomparável, falo por experiência própria,. Claro que nem sempre é possível ter uma sump, por questões de espaço etc, mas se tal for possível, aconselho-vos a tê-la, por mais pequena que seja.

 

Que boa aventura José! um dia destes alguém se lembra de fundar o "Grupo dos Amigos das Sump's", eu não gosto de influenciar as pessoas, mas de cada vez que monto um aquário faço logo planos para a sump respectiva, deixei de me preocupar em comprar filtros internos que tenham espaço para as matérias filtrantes, quanto mais forte, barato e pequeno melhor!

Como dizes, é incomparável!

 

Boas Sump's para todos

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sump a mulher ta a ser um fracaso total, ta quase pra ir pela janela.

Como disse dicidi fazer uma sump como esta mas em acrilico por ser mais leve e mais resistente... pior erro de todos! colar acrilicom com silicone não é como colar vidro aqui custa bastante a aderir e vedar ja vou na segunda tentativa mau sucedida, segunda coisa o acrilico torce muito mais que o vidro... resultado quando enches a sump a parte de cima abre toda e as divisorias descolão, tem q se por uma calha ou travesas, quem quiser fazer uma sump destas esqueça o acrilico!!!!!!!

 

 

Uma pergunta a Luisa, como colaste os vidros????? con selicone certo? como fizeste pra vedar aquilo tudo bem com as divisoes ao meio, melhor... porque ordem colaste os vidros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIXO:

Qual as dimensões da sump e a espessura do acrílico que usaste?

 

Apesar de muita gente usar silicone para colar acrílico..... nunca se consegue uma boa colagem,

o ideal é usar "cola" própria para acrílico ou em falta deste podes usar Cianoacrilato, a famosa super cola 3.

 

 

 

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIXO:

Qual as dimensões da sump e a espessura do acrílico que usaste?

 

Apesar de muita gente usar silicone para colar acrílico..... nunca se consegue uma boa colagem,

o ideal é usar "cola" própria para acrílico ou em falta deste podes usar Cianoacrilato, a famosa super cola 3.

 

 

 

Cumps,

PC

 

o sump media 40x30x12 tinha mais ao menos 14 litros de capacidade, usei acrilico de 5mm, essa cola é muito boa, mas lembrate q não podemos usar substancias toxicas em aquarios

Editado por SIXO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal dos marinhos usa cianoacrilato para colar as mudas de corais, duvido que a usassem se fosse tóxica!

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sump media 40x30x12 tinha mais ao menos 14 litros de capacidade, usei acrilico de 5mm, essa cola é muito boa, mas lembrate q não podemos usar substancias toxicas em aquarios

 

Tens razão não podemos usar substancias tóxicas, mas também o silicone é tóxico, enquanto não está curado(seco),

alguns tipos de araldite depois de secos também não são tóxicos e questão de te informares.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sump a mulher ta a ser um fracaso total, ta quase pra ir pela janela.

Como disse dicidi fazer uma sump como esta mas em acrilico por ser mais leve e mais resistente... pior erro de todos! colar acrilicom com silicone não é como colar vidro aqui custa bastante a aderir e vedar ja vou na segunda tentativa mau sucedida, segunda coisa o acrilico torce muito mais que o vidro... resultado quando enches a sump a parte de cima abre toda e as divisorias descolão, tem q se por uma calha ou travesas, quem quiser fazer uma sump destas esqueça o acrilico!!!!!!!

 

 

Uma pergunta a Luisa, como colaste os vidros????? con selicone certo? como fizeste pra vedar aquilo tudo bem com as divisoes ao meio, melhor... porque ordem colaste os vidros?

 

 

Olá,

foi precisamente por ter as Sump's em caixas Vodafone e estar farta de colar acrílico e o ver descolar que decidi fazer estas em vidro.

O que estamos a fazer é colar os vidros como se de um aquário se tratasse.

Há outras formas de o fazer mas eu fiz assim:

Comecei por pôr o vidro da base em cima de um jornal, encostei um caixote do lado direito e apliquei um fio de silicone na parte de baixo do vidro lateral direito, apoiei na base deixando de cada lado a medida da espessura do vidro, 4mm, ficou a secar encostado ao caixote, fiz o mesmo para o lado esquerdo, depois no vidro do topo apliquei silicone dos lados e em baixo, encostei aos outros vidros e meti um pouco de fita-cola para amparar, antes de colocar o último vidro meti os de dentro, o primeiro a colar à base, o do meio com esferovite e palitos por baixo para dar a altura e alinhado com a parte de cima da Sump menos sensivelmente 2 mm para depois passarem os fios por dentro e o terceiro vidro interno igual ao primeiro.

Por fim colei o último topo, segurei com fita-cola e deixei secar.

Depois de seco coloquei guardanapos por baixo para ver melhor se tinha fugas e enchi as Sump's com água, para azar o meu tinha colocado pouco silicone em alguns sitios e elas vertiam.

Assinalei as fugas com uma caneta de acetato, esvaziei as Sump's, deixei secar muito bem e coloquei mais silicone nos locais fragilizados de modo a tapar o silicone que já lá estava mas a apanhar o vidro a toda a volta.

O mais importante é que, ao cortar o vidro, saibamos fazer as contas e dar o desconto da espessura do vidro ou na medida da lateral, ou na dos topos, aqui aconselho a dar essa margem nos lados uma vez que a medida dos vidros dos topos já é por si só reduzida.

Por exemplo, se trabalharmos com vidro de 4mm, o comprimento da lateral para 40 Cm, será 32 Cm, descontamos 4mm em cada lado a preencher com a espessura dos vidros de topo. Isto refere-se a uma montagem onde os vidros são colados por cima da base, esta por sua vez terá de ser cortada tendo todas as medidas em conta.

Sugestão para uma Sump com 40 Cm de comprimento, 30 de altura e 10 de largura.

 

vidro de 4mm:

1base 40Cm X 10Cm

2laterais 39,2Cm x 29,6Cm

2topos 29,6Cm x 10Cmm

 

vidros internos de 3mm:

2vidros 9,2Cm X 15Cm

1vidro 9,2Cm x 25Cm

 

E voilá!

Penso que não me enganei nas contas, assim de repente, basta seguirem o raciocínio.

Boas montagens e sobretudo não se enervem que isso apenas atrapalha o resultado final.

Luisa Fonseca

 

Edit: Penso que me enganei nas contas, assim de repente já está emendado, basta não fazerem contas logo de manhã, deixem mais para a noitinha e contem com a ajuda do PDI que pelo menos leu o tópico em modos, obrigadão!

Editado por Luisa Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei por pôr o vidro da base em cima de um jornal, encostei um caixote do lado direito e apliquei um fio de silicone na parte de baixo do vidro lateral direito, apoiei na base deixando de cada lado a medida da espessura do vidro, 4mm, ficou a secar encostado ao caixote, fiz o mesmo para o lado

Por exemplo, se trabalharmos com vidro de 4mm, o comprimento da lateral para 40 Cm, será 32 Cm, descontamos 4mm em cada lado a preencher com a espessura dos vidros de topo. Isto refere-se a uma montagem onde os vidros são colados por cima da base, esta por sua vez terá de ser cortada tendo todas as medidas em conta.

Sugestão para uma Sump com 40 Cm de comprimento, 30 de altura e 10 de largura.

 

vidro de 4mm:

1base 40Cm X 10Cm

2laterais 32Cm x 26Cm

2topos 26Cm x 10Cmm

 

vidros internos de 3mm:

2vidros 9,2Cm X 15Cm

1vidro 9,2Cm x 25Cm

 

E voilá!

Penso que não me enganei nas contas, assim de repente, basta seguirem o raciocínio.

Boas montagens e sobretudo não se enervem que isso apenas atrapalha o resultado final.

Luisa Fonseca

 

Olá Luísa Não tas a misturar mm com Cm ::D: .

Abraços :cry4: .

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luísa Não tas a misturar mm com Cm ::D: .

Abraços :cry4: .

 

Olha... muito provavelmente, por causa do PDI, mas onde? não consigo ver, diz aí antes que venha alguém e faça asneira à conta das minhas asneiras, a medida que tem erro foi uma onde escrevi Cmm, mas vou editar e emendar, já agora emendava o resto, chuta aí!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Como tantos outros aqui tb admiro a sua 'criação'!

 

Deixo-lhe somente uma preocupação que tenho sempre em mente quando lavo as matérias filtrantes.

É que vi uma img em que elas estavam no lava-loiças. Ora este espaço é por onde passam muitos detergentes pelo que, ao lavar as coisas ali, parece-me estarem reunidas as condições para alguma coisa correr mal.

 

Fica o alerta e tb ficam votos de sucesso no seu belo trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tantos outros aqui tb admiro a sua 'criação'!

 

Deixo-lhe somente uma preocupação que tenho sempre em mente quando lavo as matérias filtrantes.

É que vi uma img em que elas estavam no lava-loiças. Ora este espaço é por onde passam muitos detergentes pelo que, ao lavar as coisas ali, parece-me estarem reunidas as condições para alguma coisa correr mal.

 

Fica o alerta e tb ficam votos de sucesso no seu belo trabalho!

 

Não estavam no lava loiça, acho eu, uso um alguidar, penso que no lava loiça só estava a mangueira. De qualquer forma, claro que no lava loiça, banheira e por aí nunca se devem colocar matérias filtrantes.

 

Obrigada pelos vossos comentários, estive sem NET em casa uns meses e na minha mudança parti uma das sump's, já comprei novos vidros e brevemente terei de montar a próxima, desta vez vou tentar documentar tudo desde as medidas dos vidros até ao final, no meu novo projecto a eficiência filtrante é 3 vezes superior e a parte estética bastante melhorada (digo eu!).

 

Até breve

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Com um PDI sempre atento aqui venho eu colmatar a minha última falha, coloquei o endereço deste tópico no da continuação e esqueci-me de colocar aqui o da dita continuação, assim, podem ver o seguimento deste tópico em:

 

Projecto e Montagem de uma Sump lateral

 

Obrigada mais uma vez Alfredo Garcia (PDI)

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais