Uma Sump à Mulher!


Recommended Posts

Olá,

Como já andava farta de Sump's em caixas Vodafone e receio de inundações, comecei a pensar... e quando uma mulher pensa... sai sempre algo perfeito, não é propositado, é inerente à condição feminina! :eusathink:

 

Se a Sump fosse da altura do aquário nunca poderia correr o risco de inundação, por outro lado, se tivesse as medidas da lateral seria facílimo camuflar o sistema de modo a ficar elegante. :discuss_gathering:

 

Então medi tudo e fui comprar os vidros, mas o vidraceiro (que até me tem feito os aquários) e talvez apenas porque é homem, disse que os cortava mas não mos colava porque achava que não ía dar certo (ele quis dizer que por ter sido pensado por uma mulher, mas não admitiu!). :alberteinstein:

 

Com ajuda de uns caixotes a amparar situei os vidros, um pouco de fita-cola a ajudar...

e:

 

SUMP2_01copy.gif

 

Fiz duas, porque tenho dois aquários:

 

SUMP2_04copy.gif

 

Depois foi só distribuir as massas filtrantes (as que tinha na altura porque agora já completei), colocar o termómetro, aquecimento e filtro interno.

 

SUMP2_08copy.gif

 

Instalei no local que já tinha planeado, a esferovite foi provisória:

 

SUMP2_10copy.gif

 

A seguir dediquei-me à "canalização", que já existia mas foi ligeiramente alterada, usei mangueira de 15mm e joelhos de 16mm, nas pontas adaptei algumas caixas de rolos fotográficos, são muito fáceis de trabalhar:

 

CaixasDeFotos.gif

 

O resultado final foi... uns aquários todos catitas sem excesso de fios e tubos à vista. As tampas fiz em cartão, pintei de preto e como acabamento isolei com cola branca, o Topo pintei em tela e apliquei fita isoladora preta. para controlar a sujidade, ou levanto a tampa ou espreito pelas laterais opostas.

 

Tá giro não está? e funcional, uma Sump funciona com 13 litros de àgua e a outra com 8 litros, com 20,00€ fiquei com filtragem para os dois àquas, para a próxima compro filtros externos, desta vez não deu, como diria o André... não tive t€mpo!

 

Sump-Prontas.gif

 

Uma boa solução, para quem não tem armário ou não quer furar os vidros do aquário... penso eu de que!

 

Fiquem bem

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PORREIRO PÁ! :discuss_gathering:

 

Então essa das caixas dos rolos fotográficos..... tá 5*!

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh, ficou porreiro, lá isso é v€rdad€!

tenho de começar a aprender contigo essas coisas dos tubos e ligações... :discuss_gathering:

 

já agora...alguem faz ideia de quanto custará um videro de 85x30?

 

(aparece no msn, mulher! :eusathink:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':alberteinstein:' /> eheheh)

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro, e bonito(ou não fosses uma artista).

 

Ainda não vimos o aquário da esquerda pois não?

 

Não consegui perceber como é o circuito da água, entra para a sump por um U invertido ferrado (vasos comunicantes), e sai por acção do filtro?

Ou foi outra opção?

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro, e bonito(ou não fosses uma artista).

 

Ainda não vimos o aquário da esquerda pois não?

 

Não consegui perceber como é o circuito da água, entra para a sump por um U invertido ferrado (vasos comunicantes), e sai por acção do filtro?

Ou foi outra opção?

 

Cumps,

João

 

 

Olá João,

É isso aí, a forma mais simples de fazer, tem dois U um na ponta esquerda e outro na direita, ao príncipio, com as caixas Vodafone, não conseguia nivelar a água mas o António Violante deu-me umas dicas, têm de ser duas mangueiras de 15mm para entrar na Sump e uma fina (aí 8mm) para agregar à saída da cabeça de qualquer filtro interno e fazer a saída, depois na ponta adaptei um tubinho que furei para fazer a cascata, tudo a fixar com ventosas dos "chinocas".

O aquário da Esquerda foi apresentado aqui, o da direita foi apresentado hoje aqui, adoro fazer os "aqui"!

 

E sim, é tudo à borlix! Os direitos de autor é com o outro tópico, mas isso é um pouco transcendente!

 

Ao André já deixei com que se entreter (tenho andado zangada com o msg)

 

Fiquem todos bem e obrigada pelas respostas.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa...

 

Se a minha mulher fosse assim....

 

Era mesmo, mesmo, mesmo...o casal perfeito...

 

 

Gostei mesmo, bom trabalho.

 

P.S. - Àaaa... e já agora... os homens não são todos iguais...tal como as mulheres... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A pedido da dona do tópico, que me ajudou no processo de planeamento da minha SUMP, e para ajudar todos os que estejam interessados a terem uma vista das ligações, este esquema ilustra a ligação entre o aquário e a SUMP:

 

sumpvp1.jpg

 

Notem que o nem o aquário nem a sump estão á escala e que a sump está vista de frente e não de lado como a Luisa meteu a dela!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão JPAM,

Faltava aqui o desenho das canalizações, a diferença é que nos meus aquários são duas mangueiras, uma em cada lado, esquerdo e direito e do filtro interno de dentro da Sump saí uma mangueira mais fininha (do lado da sump) que faz a queda em cascata (tubinho furado na ponta e tal) as corys gostam de uma correntezinha.

 

Mais uma vez obrigada

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Volto para completar este projecto com algumas fotos:

 

Começo pelo sistema ferrado das mangueiras de 15mm, num aquário deste tamanho seriam necessárias 3 mangueiras para levar a água à Sump em virtude de o peso da água não ser suficiente para compensar a saída do filtro:

 

background16.gif

 

Sump3D_Duplex_06.gif

 

O mais importante para mim é conseguir ferrar o sistema, garantindo que nenhuma bolha de ar entope a circulação, em ponto pequeno, eis o que uso, o tampão é colocado numa ponta enquanto encho a mangueira dentro do aquário e com o polegar fecho a outra ponta:

 

SUMP_TPA_28.gif

 

Este é um exemplo da caixa de rolo fotográfico na ponta que fica dentro do áqua:

 

Sump3D_Duplex_05.gif

 

Estes são os joelhos que uso de 16mm, comprados no Max Mat, podemos fazer os percursos que desejarmos com a vantagem que a mangueira de 15mm une pelo exterior e a de 11 mm pelo interior sem perigo de fugas:

 

Sump3D_Duplex_04.gif

 

Na Sump tenho torneiras que fecho quando faço as TPA, mas por vezes o nível da água baixa e desferram, o melhor método que encontrei foi fechar a mangueira e como tudo é flexível, levanto a ponta até sair o ar e acabo de encher com uma seringa, depois com o polegar ou um tampão volto a colocar no seu lugar e liberto a saída já com a ponta dentro de água:

 

SUMP_TPA_02.gif

 

As torneiras fechadas para TPA através da Sump:

 

Sump3D_Duplex_02.gif

 

Torneiras abertas depois da TPA feita:

 

Sump3D_Duplex_03.gif

 

Para uma TPA e limpeza de filtro, fecho as torneiras e retiro tudo o que a Sump comporta para dentro de um alguidar, aproveito para dar uma primeira limpeza aos materiais filtrantes:

 

SUMP_TPA_20.gif

 

De seguida com um aspirador a pilhas ou uma mangueira retiro a água suja, para um balde:

 

SUMP_TPA_21.gif

 

SUMP_TPA_26.gif

 

Quando chegar ao último compartimento, onde estão as mangueiras, encho um garrafão e verto a água lá para dentro, a sujidade que fica é mínima e tenho o cuidado de verificar se as mangueiras desferraram:

 

SUMP_TPA_25.gif

 

SUMP_TPA_18.gif

 

Depois aspiro a última vez, vejo se o nível de água acompanha a altura das mangueiras e abro as torneiras deixando equilibrar os níveis, assim tenho uma ideia da percentagem da TPA, retiro mais um pouco para lavar melhor as matérias filtrantes:

 

SUMP_TPA_04.gif

 

Termino a operação colocado de novo as matérias na Sump:

 

Sump3D_Duplex_01.gif

 

Gosto de colocar uma camada fininha de pérlon logo no início porque assim posso-a ir lavando em cada TPA poupando as lavagens da Sump:

 

SUMP_TPA_06.gif

 

Outras curiosidades:

Uma foto das matérias DIY; esponja que o estofador me deu, cortei à medida e umas peças de artesanato em cerâmica branca que usei, eram umas bruxinhas, para dar sorte:

 

SUMP_TPA_01.gif

 

Também é fácil lavar as mangueiras, nas de 15mm podemos usar a de 11mm e nesta basta ter um pauzinho chinês e um pedacinho de tule, vejam como é eficiente:

 

SUMP_TPA_14.gif

 

SUMP_TPA_17.gif

 

SUMP_TPA_05.gif

 

Já agora outra engenhoca, não digam a ninguém que o meu alcunha é McGiver, peguem numa baguete, daquelas de segurar as lombadas e cortem um pedaço com uma serra de metal, depois conseguem segurar os fios no local que quiserem:

 

SUMP_TPA_09.gif

 

SUMP_TPA_11.gif

 

E chega, aqui fica uma lateral da Sump, limpinha e funcional para mais 3 meses, agora posso ir de férias descansada!

 

SUMP_TPA_16.gif

 

Penso que com estas imagens esclareço o pessoal que me tem feito algumas perguntas por MP acerca destas Sump's, no entanto se subsistirem quaisquer outras dúvidas digam que logo tratarei de postar novas imagens.

 

Obrigada por me acompanharem

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O McGyver é um menino ao pé de ti. :P

 

Obrigada Barrocas, és uma simpatia!

Mas o carro dele é bem melhor que o meu... só por causa das luzinhas claro, tenho de engenhocar um tunning!

 

Luisa Fonseca

 

Edit: Cada vez estou mais DHAAAA! Era o carro do Michael Night! :alberteinstein: As viagens no tempo baralham-me! fight

Editado por Luisa Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Á grande Luisa, sim senhor (a), muitos parabéns, fantástico trabalho, agora não compres filtros esternos, não valem o gasto financeiro, ainda por cima com as maozinhas que tens, é duplo desperdício, (se um dia quiseres aparecer cá por casa para tirar umas fotos da minha, visto eu ser o mais preguiçoso do mundo para o fazer e aprender a colocar no fórum...), converti-me ás sumps Ah cerca de um ano, não quero outra coisa, a minha esteve para ser assim, mas está situada ao lado do menino ( o topo da mesma está ao nível do fundo do aquário e tem cerca de 60 Litros ) o menino tem cerca de 360 litros, agora podes fazer as bengalas de sucção em tubo de ½ polegada em pvc, compras as 2 curvas e colas, ( com cola de pvc) para não teres problemas de desferrar, tens uma solução hiper fácil, que consiste em fazeres no tubo superior da bengala, o tal que une as duas pontas que ficam imersas no aquário uma e a outra na sump um furo com o diâmetro de um tubo de ar transparente, o tal que se liga ás bombas de bolinhas de ar, introduzires o dito tubo, ( só um pouco de forma á ponta introduzida descer só uns mm no interior do tubo, de forma a apanhar logo o ar que está á superfície do dito )que deve entrar um pouco apertado, para não haver fugas, não precisas de colar, ele não vai sair, nesse tubo intercalas uma torneira de regulação de fluxo de ar ( as mesmas que se usa para dosear as ditas bolinhas de ar ) e quando queres ferrar, o que fazes é o seguinte: abres a torneira, introduzes a bengala no aquário e na sump, que a água sobe nos dois tubos, depois pois a ponta do tal tubinho na boca, chupas o ar até começar a sair agua no dito tubinho, de seguida fechas a torneirinha e tens o sistema completamente ferrado sem ar, é bastante fácil e resulta a 100%, continua a “fabricar” que isso é que dá gozo

Cumps.

:juggle:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Belo trabalho!!

 

Só não consegui perceber uma coisa :(

 

Ora bem segue o meu raciocinio

 

tens a bomba de um fitro a mandar a agua da sump para o aquario

mas como é que a agua do aquario vai pra sump??????

se for pelo efeito sifão como é que a agua não aumenta ao diminui mais num dos sitius

Podia ser tambem por estanque..... se a sump fose estanque automaticamente ao estar cheia de agua obrigava a pasar agua pela saida que tivese para o aqua.

 

Não percebo :pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo trabalho!!

 

Só não consegui perceber uma coisa :mrgreen:

 

Ora bem segue o meu raciocinio

 

tens a bomba de um fitro a mandar a agua da sump para o aquario

mas como é que a agua do aquario vai pra sump??????

se for pelo efeito sifão como é que a agua não aumenta ao diminui mais num dos sitius

Podia ser tambem por estanque..... se a sump fose estanque automaticamente ao estar cheia de agua obrigava a pasar agua pela saida que tivese para o aqua.

 

Não percebo :angelic008:

 

A água entra para a sump através de uma mangueira ferrada, em U invertido, pelo principio do nível de água, ou seja, se a mangueira estiver cheia de água, sem qualquer bolha de ar, aquela tende a equilibrar o seu nível ficando igual nos dois lado, é o que acontece quando o sistema eléctrico está desligado, a água fica nivelada no aquário e na sump, contudo, ao ligar a bomba que faz puxar a água, a saída acaba por ser mais rápida que a entrada, porque força o sistema, então o nível da água no compartimento onde fica a cabeça do motor a "bombar" é sempre menor, o compartimento que recebe a água que sai das mangueiras também está ligeiramente abaixo do nível de água do aquário, porque tem de atravessar as matérias filtrantes, isto é excelente porque é quando este desnível se acentua que faço a limpeza aos materiais filtrantes.

Possivelmente se adicionasse mais mangueiras acabaria por ter a compensação, mas para mim assim funciona perfeitamente porque a sucção é superior em cada ponta da mangueira.

Para além do mais... meto tudo na sump, aquecedor, termómetro, fertilizantes, faço a TPA, etc.

A opção estanque é o ideal para fazer os filtros externos, cheguei a fazer um de diversas formas mas acabei por desistir por não conseguir evitar a entrada de ar no sistema, teria de comprar uma embalagem com qualidade, as da Decathlon são boas, mas ficava bastante mais caro que os vidros.

Se tiveres hipóteses vai pesquisar nos DIY em filtros externos, é uma opção muito melhor que a sump, esta ultima apenas prima pelo baixo custo, já agora, o filtro externo também pode funcionar com a cabeça do filtro interno, tens é de adaptar a saída e colar tudo com silicone para manteres as coisas estanques.

No meu fiz passar o fio eléctrico pela lateral da embalagem, porque a tampa era de rosca, cortei e voltei a juntar isolando o buraco da embalagem com silicone (deve ser próprio para aquários). O fio do lado de dentro tem de ter comprimento suficiente para poderes retirar a cabeça do motor quando for para limpar.

Mas dá lá uma "vista de olhos" que deves encontrar diversas formas de o conseguir

 

Não sei se baralhei mais... ou se me fiz explicar ;)

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, excelente DIY !

Não é o projecto que vou questionar.

 

Não consigo é perceber qual a vantagem da sump num aquário de agua doce..

Ninguém pode negar que um filtro canister efectua o mesmo trabalho de uma sump só que mais silencioso e com menos trabalho para manter. Até existem os modelos wet-dry para os sump-o-maniacs, em que o principio de funcionamento é o mesmo.

 

Agora que já atirei cá para fora.. podem continuar.

:)

 

A vantagem é que com 9,00€ consegues uma cabeça motorizada e com 15,00€ os vidros... se aliares a qualidade ao preço e vires a eficiência... eu acho que a Sump é a melhor solução!

Não ficas com nada dentro do aquário, filtro, aquecedor, termómetro, imensas matérias filtrantes... enfim, tens um filtro eficiente e fácil de limpar sem ter de estar a lavar filtros internos dentro do áqua.

Como digo, o filtro externo para mim é o mais eficiente, mas não a melhor solução se tomar em linha de conta o preço e as vantagens de uma sump.

é só a minha opinião!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luisa, achei este projecto tão bom que estou apensar fazer uma "sump a mulher" para min. enquanto estudava o projecto, depareime com ums posiveis problemas.... paso a explicar:

num filtro interno por exemplo a agua é puxada pela bomba, a agua ao pasar pelas materias filtrantes cria uma resistencia, essa resistencia vai aumentado se por exemplo adicionarmos mais materias ou as materias ficarem sujas... num filtro interno isso não é problema porque se a agua não pasar ou pasar com mais dificuldade o unico efeito é menos caudal de agua. Ora agora vem a questão.

Nesta sump a agua entra pelo efeito da gravidade, não é sugada. imaginemos que alguem quer por uma bomba dentro dessa sump de um debito de 1400l/h e muitas materias filtrantes, não pode acontecer a agua não pasar o sufcientemente rapido atraves das materias para alimentar a bomba.... O que aconteceria a bomba ficaria a trabalhar em "seco" ... e se as coisas fosem feitas sem muita margem podia verter agua do aquario...

 

Agora digo este projecto é excelente, por isso quero fazer uma para min, mas pergunto isto que disse pode acontecer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luisa, achei este projecto tão bom que estou apensar fazer uma "sump a mulher" para min. enquanto estudava o projecto, depareime com ums posiveis problemas.... paso a explicar:

num filtro interno por exemplo a agua é puxada pela bomba, a agua ao pasar pelas materias filtrantes cria uma resistencia, essa resistencia vai aumentado se por exemplo adicionarmos mais materias ou as materias ficarem sujas... num filtro interno isso não é problema porque se a agua não pasar ou pasar com mais dificuldade o unico efeito é menos caudal de agua. Ora agora vem a questão.

Nesta sump a agua entra pelo efeito da gravidade, não é sugada. imaginemos que alguem quer por uma bomba dentro dessa sump de um debito de 1400l/h e muitas materias filtrantes, não pode acontecer a agua não pasar o sufcientemente rapido atraves das materias para alimentar a bomba.... O que aconteceria a bomba ficaria a trabalhar em "seco" ... e se as coisas fosem feitas sem muita margem podia verter agua do aquario...

 

Agora digo este projecto é excelente, por isso quero fazer uma para min, mas pergunto isto que disse pode acontecer???

 

 

Claro que podem acontecer diversas situações, repara nesta foto:

 

DSC00559.jpg

 

Do lado direito na foto é a zona de entrada de água, como podes ver as matérias já estão um pouco sujas, na direcção do vidro, na vertical, estão dois riscos que fiz com uma caneta de acetato preta, quando a sump está limpa esse é o nível normal, à medida que vai ficando suja o nível da esquerda baixa, se fores reparando de vez em quando apercebes-te quando é necessário limpar, não acontece de repente.

Quando fizeres a sump tens de ter em atenção a capacidade de saída do filtro ou cabeça motorizada que colocas, o mês passado troquei um motor fraquinho por um outro que debita cerca de 900L/Hora, a solução foi colocar mais uma mangueira de sucção, contudo está para breve trocar as mangueiras que agora tem para duas mais largas, nessa altura direi se foi suficiente ou não.

Conclusão, no dia da montagem tens de estar preparado para afinar o sistema, depois de equilibrado é só fazer a manutenção.

 

Quanto a inundações, o ideal será furar os vidros, no entanto eu não o quero fazer.

 

Se as mangueiras entupirem ou desferrarem, deixa de entrar água na sump, o motor pode queimar ao ficar a trabalhar em seco, mas no aquário tenho espaço para os 4 litros que o último compartimento da sump pode debitar, portanto não há perigo de inundação.

 

Não é de repente que a mangueira desferra, isso pode acontecer durante uma TPA, antes de ligares tudo de novo confirma que não ficou nenhuma bolha de ar no sistema.

 

Da mesma forma, as mangueiras não entopem de repente, o processo é gradual, vais vendo de vez em quando se aquele nível está normal ou a baixar demais.

 

Considero o filtro externo muito melhor, mas como já disse antes, em questões de qualidade/preço a sump é muito satisfatória, resta-me acrescentar que o que mais me leva a usar as sump... é apenas porque gosto de ser eu a construir o sistema! Essa é a melhor parte para mim! Depois é só limpar e ficar a olhar...

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, ja comecei a constroção da minha sump

 

Como sou um pouco torpe dicidi optar por acrilico em vez de vidro... foi saber preços. Numa oficina de acrilicos pedirão me 70 euros mais iva e mais um tanto por cada corte!!!!!!! Tive quase para virar para o vidro. Foi então que fui dar uma volta e pasei no aki, tinha la acrilico em rectangulos de meio metro quatrado por 20 euros e ainda fazião os cortes que quisese, vim pra casa e comecei a fazer o esquema de como aproveitar a maxima essa tira, dava pra tudo menos pras 3 divisorias.... foi la outra vez e mandei cortar!

 

Tive uma ideia pra melhorar o teu sistema, muito simples pra evitar posiveis entupimentos e como consequencia bomba a trabalhar em seco e agua a sair do aqua basta com por a divisoria do meio um pouco mais baixa!! Assim se a agua não tiver força pra pasar pelas materias pasa por cima desa divisoria e cai novamente nop sitio da bomba :roflroll2:

 

Simples e eficiente!!

 

Cumprimentos!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luísa,

Parabéns pelo seu projecto. É muito inovador, acabou por ficar barato e o resultado final ficou excelente.

Conseguiu tornar simples o que geralmente é muito complicado. :dance:

Já agora, que vidraceiro me aconselha para construir um aquário de raiz. É que também moro na zona de Sintra.

 

Cptos.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa sump, tal como num filtro externo, a água “entra” sempre por gravidade, a cabeça motorizada do filtro “empurra-a “ para cima, se o filtro estiver muito obstruído, o fluxo diminui substancialmente, podendo por vezes o motor ficar a trabalhar em “seco” como já me aconteceu, se uma sump for devidamente feita, com os cálculos correctos, jamais existirão inundações, pois existirá um equilíbrio sempre entre a água que saí e a que entra e em caso de falta de luz a mesma ficará equilibrada dentro dos respectivos “vasos”, quanto ao facto de se entupir, a manutenção da mesma, é infinitamente mais simples que a de um filtro e o resultado a nível de equilíbrio biológico, é incomparável, falo por experiência própria,. Claro que nem sempre é possível ter uma sump, por questões de espaço etc, mas se tal for possível, aconselho-vos a tê-la, por mais pequena que seja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais