iniciar um marinho "=AJUDA="


white niger

Recommended Posts

boas pessoal ...........

 

 

 

apos umas mudanças consegui ficar com um aqua de 250l disponivel, o qual pretendo montar um marinho, gostaria de saber qual o equipamento deverei comprar para o arranque do mesmo (MATERIAL/MARCA/MODELO), ouvi dizer q se tiver um bom escumador nao necessito de filtro , e verdade ??!!

 

pretendo por no aqua apenas umas anemonas, poucos corais pq isto nao anda bem de dinheiros , uns quantos palhaços e uns camaroes.... toda a ajuda é preciosa.........

 

 

obrigado

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podias começar por furar o aquario e meter uma coluna seca......e mandares fazer uma sump,isso ja éra meio caminho andado.depois precisas de uma bomba para fazer a circulacao da sump para o aquario principal +-2000 litros hora,um escumador com capacidade para 500 ou 600 litros.duas bombas de circulacao interna,ou entao compras a bomba de circulacao da sump mais forte e compras um sqwid. quanto a iluminacao uma hqi de 150w 10.000kelvins e uma actinica de 56w.ou uma hqi 150w de 14000kelvins sem actinicas. para ja axo ke ja tens com que te entreter,mas se utilizares a funcao peskisar ou fores veres os setups do outro pessoal ficas com umas ideias em relacao a marcas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

totinda

 

Na maioria dos sistemas com sump ficarão apenas as bombas de circulação.

 

white niger

 

Se não quiseres seguir o que o fizo te aconselhou, podes sempre comprar um escumador potente de preferência sobredimensionado (tenho ouvido falar bem dos deltec, h&s, schuran, etc). De resto é a aparelhagem do costume bomba de circulação (tens aquarium systems, tunze, etc), termostato, iluminação (depende de que tipo de corais queres manter), etc.

 

qq coisa apita

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim um REEF nao deve ter nenhum aparelho á mostra,tou a construir um aqua de 450 litros em que vou ser capaz de o fazer.agora é tudo uma kestao de gosto e de $$$$$$$$.é obvio ke podes fazer o aquario com um escumador pendurado no aquario 2 bombas de circulacao

e termostato,tudo dentro do aquario,mas agora pergunto Deve ficar uma coisa linda cheio de material lá dentro.mesmo ke consigas esconder as bombas por tras das pedras,tens ke as tirar de vez em quando para fazer manutencao,e andas sempre a mexer nas pedras. cheers é tudo uma questao de gosto......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola White Niger...

 

O fizo tem razao em relacao a sump. E sempre muito mais bonito e estetico se tiveres tempo ($$$) para isso mas tambem se optares por nao ter sump tambem da para ficar bonito.

Depende um pouco de como desfarcar o aquario...

no meu aquario neste momento, nao vez nada a nao ser o que veras em outro qualquer aquario que tenha sump a nao ser o escumador... e mesmo esse esta impreceptivel porque esta todo roxo. Da uma olhada nas fotos e veras que nao fica tao mal assim se optares por nao fazer sump. Mas que e melhor teres sump, disso nao a duvida. cheers

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim um REEF nao deve ter nenhum aparelho á mostra,tou a construir um aqua de 450 litros em que vou ser capaz de o fazer.agora é tudo uma kestao de gosto e de $$$$$$$$.é obvio ke podes fazer o aquario com um escumador pendurado no aquario 2 bombas de circulacao

e termostato,tudo dentro do aquario,mas agora pergunto Deve ficar uma coisa linda cheio de material lá dentro.mesmo ke consigas esconder as bombas por tras das pedras,tens ke as tirar de vez em quando para fazer manutencao,e andas sempre a mexer nas pedras. :lol:    é tudo uma questao de gosto......

 

Não sei se era para mim, mas não podia estar mais de acordo. :P

Eu não sabia era da existência de sumps, sempre pensei que a tralha tivesse de ficar toda dentro do aquário. :lol:

Não percebi muito bem foi a parte da coluna seca. Qual é a finalidade? E o furo do aquário é feito numa das paredes? Ou no fundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu unico problema com a sump é o espaço, so se eu a fizer dentro do aqua, o q me vai roubar espaço, se eu tiver um bom escumador nao da para substituir o filtro ou entao eu tenho um fluval 404 sera q o posso por para o salgado ??? ...... tempo eu tenho nao tenho é os €€€€

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI!

pois , esse era o meu sonho inicial , fazer um marinho e poupar ao mm tempo... :? é k sao duas contradiçoes... :lol: ,

Um conselho k te dou..n poupes no escumador, arranja o "very best" para o teu akua,mta circulaçao e um potencial redox elevado, eu nem tenho mta rocha, mas nos peixes nem uma unica pinta branca :arrow: ...abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...sem duvida, mas se não tens muito para gastar monta sem sump mesmo.... porque assim poupas umas coroas.

 

Poupa sempre umas coroas mas quanto custa uma sump afinal? A minha é um aquário aquapor de 50cm que custou 20 euros. Há quem use tupperwares grandes que são ainda mais baratas. Depois é necessário um passa-muros, e uns tubos e acessórios de PVC, ou para quem não quer o aquário furado, um sifão com overflow que pode ser feito facilmente.

Não acredito que se vá muito além dos 30-40 euros e os benefícios são enormes.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a pensar e resolvi fazer um mini sump dentro do aqua na parte de tras, assim poupo €€ fica escondido com rocha ja fico com filtragem e nao tiro muito espaço, se nao é necessario o filtro posso fazer um nao muito grande, so mesmo para dizer q ta a filtrar :shock: ...... Agora vou começar a pensar num escumador bacano e na iluminaçao (q nao e assim ta barato quanto isso), depois conto com a vossa ajuda para monta-lo e po-lo a trabalhar, vou ver tb o q nessecito a nivel de testes etc, pq eu sou mesmo um leigo no q toca a marinhos , vou ver do ph e tempratura etc etc etc.....................................................

 

 

 

 

[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maluko.... tens razao, mas e a bomba de reposicao ??

 

pois , esse era o meu sonho inicial , fazer um marinho e poupar ao mm tempo...  é k sao duas contradiçoes...,  

Zeka, ate nao `e uma contradicao se optares por um minireef. :shock:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O maluko.... tens razao, mas e a bomba de reposicao ??

 

Pois, esqueci-me da bomba. Além disso há ainda o furo e a coluna seca, para quem quer o aquário furado, claro!

Mesmo assim não acho que o investimento seja assim tão grande, o mais caro será mesmo a bomba. Uma baratinha ronda os 35-40euros.

Se incluirmos a bomba, pode-se fazer a festa por uns 75€ no máximo dos máximos.É o preço de um peixe e meio :wink:

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi muito bem foi a parte da coluna seca. Qual é a finalidade? E o furo do aquário é feito numa das paredes? Ou no fundo?

 

O que é que não percebeste? Uma coluna seca é tal como o nome indica uma zona seca no aquário - normalmente faz-se num dos cantos onde é criada uma zona com um "pente" em cima que serve para a água cair para dentro da coluna e sair pelo furo - neste caso o furo é feito em baixo no fundo do aqua.

 

Se optares por furar o aqua em cima não precisas de coluna seca, mas o risco de inundação é maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...............

 

granda cena depois de todo este alarido, etc, etc, finalmente os meus discus começaram a bombar por isso o aqua q ia construir o marinho vai ser afinal para discus, desculpem lá tar-vos a fazer escrever e explicar a cena toda e depois nao fazer nada do q tinha planeado :shock: , mas fiquei com apulga atras da orelha , uma coisa vos digo se tiver hipotese ainda monto um aqua com sal, com muito sal :roll:

 

 

mais uma vez desculpem la a cena :oops:

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais