reproduçao piranha


solrac86

Recommended Posts

Boas.vou ter um aquario de 780l +/-.

kria saber se com este tamanho e possivel a reproduçao de piranhas.

medidas

comp-2000

larg-500

alt-710

obgd.

 

Segundo o que sei... a reprodução de piranhas em cativeiro é ainda um fenómeno, ou seja, desconhecida...

 

A última vez que li sobre esse assunto (já há algum tempo atrás) ainda ninguém o tinha conseguido... nos dias de hoje.. não sei... mas a ser possível, é certamente muito difícil.

 

cumprimentos,

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

É possível reproduzir a Serrasalmus nattereri num aquaário desse tamanho, não é uma espécie fácil de reproduzir em cativeiro, inclusive em Portugal já houve quem conseguisse a sua reprodução com sucesso…

Principaqis requisitos:

-Muita paciência

-Adquirir um cardume (6-10) de piranhas ainda jovens, 5-6cm, podem ser maiores mais piranhas com mais de 12cm (selvagens), dificilmente se habituam ao aquário…

- aquário no mínimo com 150comprimento e mais de 50altura

-Layout- o aqua deve ser bem plantado com plantas do género das Valisnerias, troncos tipo raiz para formarem muitas zonas de sombra e refugio.

- pH 6 a 6.8, podem ser mantidas em pH mais alto mas para a reprodução deve estar dentro dos 6 a 6.5

-GH, não é muito importante, mas convém estar abaixo dos 4.

 

As Serrasalmus nattereri (Piranha vermelha), é uma das poucas espécies de Caracideos, que faz ninho e protege os ovos, normalmente um casal faz uma pequena clareira ente a vegetação onde mete os seus ovos, que podem ser mais de 3mil. (a principal dificuldade na reprodução das Piranhas em aquário é exactamente o facto de nascerem demasiados alevins…)

 

Bem se realmente gostas de Piranhas e estás com ideias em fazer a sua reprodução…só te posso aconselhar, de novo, MUITA paciência, as piranhas são peixes muito tímidos que levam muito tempo a se adaptarem ao aqua e a nós, são extremamente competitivas entre elas, não admitem elementos fracos no seu cardume, portanto tens de estar pronto para perder umas quantas pelo caminho e não é aconselhável a introdução de novas piranhas no cardume, pois o mais certo é serem mortas à chegada...

 

E mais não te sei dizer…

 

Boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais não te sei dizer…

 

Boa sorte

 

E uma grande ajuda já deste tu Zé! De facto um aqua de piranhas tem tanto de fascinante como poderá ter de grotesco :arrow:

 

Já manti algumas num aquário de 1,80cm, com 550 litros, sendo certo que quando atingiram determinado tamanho tornou-se impossível adicionar qualquer outro exemplar. Focando um pouco o que afirmaste sobre a não aceitação de membros mais fracos, vivenciei essa experiência quando uma das piranhas que mantinha ficou ferida (por conseguinte mais fraca que as do grupo, mas nada de muito transcendente). A verdade é que dois dias depois acabou por ser ferozmente atacada e morta pelos restantes membros. :arrow:

 

A reprodução nunca me passou pela cabeça, mas tenho bastante interesse e curiosidade em acompanhar tal processo.

 

 

Boa sorte Solrac86 :arrow:

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem.entao eu vou tentar.eu tenho neste momento 4 .ke estao entre os 8e 12 cm.estao num aquario de 120L. é impossivel reproduzirem se lá,ou mesmo ficarem todas quando crescerem.por isso optei por trocar de aquario, e como ja é bem grande gostava tb de poder fazer com que se reproduzissem=).mas quando xegar o aqua, se calhar e melhor comrar novo cardume=)penso eu..

 

obrigado a todos.

 

 

Quem tiver mais a dizer sobre o assunto agradeço

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se já tens 4 piranhas que vivem bem juntas em 120cm, o melhor é veres se tens machos e fêmeas, sei que não é fácil distinguir o sexo delas, mas é possível, se poderes pôr aqui umas fotos delas talvez já dê para se ter uma ideia sobre o sexo delas…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que te posso dizer de certeza é que tens 2 fêmeas e um macho, a 4 também me parece ser uma fêmea…se poderes tirar fotos individuais apanhando os peixes de lado…eu digo-te quem é quem…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete as fotos que eu explico caso a caso…posso te adiantar que a forma do corpo (dorso e ventre), barbatana anal e em adulto os machos são mais pequenos, mas isso é sempre relativo…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.aqui estao as fotos novas das piranhas.espero estarem boas.nao consegui melhor pk nao paravam quietas=).

obgd.

Cump

 

 

piranha grande 1

 

 

gallery_18876_895_964917.jpg

 

 

piranha grande 2

 

gallery_18876_895_1162425.jpg

 

piranha pequena 1

 

gallery_18876_895_411837.jpg

 

 

piranha pequena 2

 

gallery_18876_895_129821.jpg

Editado por solrac86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª- fêmea

2ª- ???

3ª- macho. Por acaso este não é o mais pequenos das 4? Não achas estranho não estar mordido?, mas não quer dizer que as fêmeas não o ataquem se ele não servir como macho…mas para já parece que a disputa está só entre as fêmeas…

4ª- fêmea

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.eu tenho 2 grandes(as primeiras) 2 duas peques(segundas). aquela que tu dizes que é macho,entre as pequenas é a maior.mas vesse que é difrente.pareçe mais comprida=).ou seja,deve ser o unico macho.as grandes devem ser femeas entao.tenho reparado agora no ventre delas,e vejo que a terceira é difrente das outras,ou seja,é o macho.mas explica melhor a distinçao delas.

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá! Estou reate curioso quanto a distinção entre machos e femeas. Tenho uma pequena criação em meu aquário. Há mais de 1 ano tenho cuidado exclusivamente deste aquário. Nunca vi elas se atacando (mantenho sempre bem alimentadas!) Dou carne, peixes vivos, filés de peixe. Uma vez li que é bom variar na alimentação delas. Não encontro ração apropriada. E todo mundo diz pra eu dar ração de Oscar... Alguém sabe se isso eh certo? E quanto a distinção de sexo, ainda não entendi muito bem! As nadadeiras são diferentes e o ventre? Eu não consigo distinguir ainda... Me dá um pouco mais de detalhes, por favor. Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Lopes

De que espécies são as suas piranhas?

Quanto a identificação do sexo convém elas já estarem com mais de 12-14cm, ou pelo menos que já tenham perdido a sua coloração juvenil.

Diferenças visíveis:

As fêmeas têm o dorso mais alto, o ventre mais arredondado.

Os machos normalmente são mais pequenos, o dorso não é tão alto, e se olharmos de perfil o maxilar inferior forma quase uma linha recta até a meio do ventre, (nas fêmeas a partir do inicio do opérculo começa logo a formar arco…a confirmação passa pela forma da “nadadeira” o primeiro raio, (espinho) é maior e mais comprido...

Nas piranhas vermelhas quando está próximo a época de reprodução os machos ficam com as barbatanas mais vermelhas e as fêmeas o ventre mais laranja…

Bem acho que já disse tudo, achas que já vai dar para identificares o sexo das tuas meninas?

 

Podes também dar as dimensões do teu aqua e os parâmetros a que manténs as piranhas.

Podes postar aqui umas fotos das tuas piranhas?

Você está em Portugal ou no Brasil? São de compra ou colecta, se foram colectadas passa aí a zona.

 

Um abraço e boa sorte…

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

nao sei se vou ter assim tanta sorte...

ja nao estou a gostar do que esta a acontecer...

Ja estao a ficar ovos brancos,ou seja,nao estao a ser fecundados ,penso eu...mas o macho nao sai de lá..

sera por ainda nao estarem na idade de reproduçao?é que estas piranhas parecem-me que ja atingiram os 18 meses,mas penso que no tamanho que elas têm ainda nao estao na idade certa..(a maior tem aproximadamente 18cm,as outras na cas dos 15...)

Ou sera de outra coisa o que está a acontecer com os ovos?!será da água,ph?etc...já nao troco a água á um bom bocado...

Espero que me deêm alguma dicas do que poderá ser..

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

os ovos ecoludiram,mas morreram muitas larvas depois de estarem cá fora..

estou mt desiludio pk axo que nao vou conseguir nada..

e o erro axo que foi meu!

passo a explicar..

como eu tenho oscares e limpa fundos alem das piranhas,eu ao segundo dia quando começei a ver que os ovos estavam a ecoludir,e isolei a parte onde eles estavam com uma rede,mas sem o macho!so os ovos..

No terceiro dia havia mt agitaçao,parecia que estava tudo a correr bem,mas nao..

no dia seguinte reparei que ja nao havia vida ali,estava tudo parado,quase tudo morto..

hj tentei recuperar algumas larvas que ainda estavam vivas,transportando para outro aquário,mas estou com pouca esperança que sobrevivam...

Dêem-me dicas com o que fazer para a proxima!

é que parece-me que os ovos morreram por falta de oxisnação(circulação de agua)

aquela parte ganhou lixo..

Para a proxima,como devo de agir?

deixar tudo com o macho até as larvas saírem e começarem a nadar?

ou retiro os ovos logo no primeiro dia e coloco-os noutro aquario com uma boa oxisnação?!

Se alguem desconfiar do que tenha acontecido ,agradecia que me disse-se.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So te vou dizer uma coisa por muito que isto te tenha desiludido nao desistas .

 

Ja passei o mesmo nao foi com piranhas vou com outra especie .

 

Mas eu pensei pra mim porra n vou desistir . e consegui , faz o mesmo .

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So te vou dizer uma coisa por muito que isto te tenha desiludido nao desistas .

 

Ja passei o mesmo nao foi com piranhas vou com outra especie .

 

Mas eu pensei pra mim porra n vou desistir . e consegui , faz o mesmo .

 

cumps

Nao sou eu que tenho que desistir,sao os peixes:)

Agora,ainda tenho algumas vivas,vamos ver o que dá...mas para a proxima já sei o que fazer .

ou retiro os ovos logo,ou deixo-me estar quieto=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas acho q ´so devias ter o casal das piranhas sem mais nada,não sei como consegues manter piranhas e oscares juntos sem haver....mortes ,é uma proeza,mas para conseguires alcançar resultados tens de separa o casal.cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas acho q ´so devias ter o casal das piranhas sem mais nada,não sei como consegues manter piranhas e oscares juntos sem haver....mortes ,é uma proeza,mas para conseguires alcançar resultados tens de separa o casal.cumps.

ja desovaram outra vez,já passei os ovos para o outro aquario..

as primeiras que sairam,ainda estao vivas,mas n sei se comem,e ponho o comer mas nao vejo elas a comer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais