preciso de ajuda


Recommended Posts

estou montando um aquario com 600L

 

ja tenho 2 powerhead 402 e 802

1 heeim 1500L

uv 11w

escumador ainda ando a pensar kual (sugestoes) :(

tenho 2 hqi 150w cada + 2 actinicas de 36W

aquecedor 300w

 

e acho que e so... agora gostava de saber que mais e que eu precisarei para ter o meu novo aquario tao belo como o de muitos daqui do forum!!! :roll: gostava que me ajudasem

 

desde ja um abraço e um obrigada lol :lol:

 

cumps

Miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A minha resposta é simples: um bom substrato, muita Rocha Viva, um escumador à altura (tens que nos dar informações sobre o aquário para que possamos dar um conselho) e acima de tudo muita paciência, porque um reef não se constroi em 3 dias!

 

Abraços,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario tem 130X50X80

 

a ajuda k realmente estou a precisar e a nivel mecanica... pois roxas etc... ja estou a par lol agr precisava de saber algo mais k seja necessario para o tank para alem das peças ja faladas....

 

desde ja agradeço a vossa ajuda diogo e erazor...

se me poderem ajudar em algo mais fikarei grato....

 

 

desde ja obrigda

cumps

Miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Um outro aquecedor de 300 W tambem vai ser necessario.

 

Desculpa, mas não concordo! Ele vai precisar é de arrefecer a água. Pode fazê-lo com ventoínhas ou se tiver possibilidade pode comprar um chiller.

 

Para um aquário com as dimensões que apresentas vais concerteza precisar de mais movimentação de água. Com cerca de 600 litros vais precisar de cerca de 12000 para prefazer 20x o volume do aquário (que parqa mim é o mínimo). Assim aconselho-te a comprares um Kit da Tunze com duas Turbelle 7400/2. Ficas com o controlador multi e duas excelentes bombas! Eu sei que são caras, mas valem apena...

 

TF05.jpg

 

Podes ver do que falo aqui:

 

http://www.tunze.com/deutsch/index.html?lang=en-gb

 

Em relação ao escumador, na minha opinião, acho que poderás optar por um H&S ou um Deltec.

 

Se optares pelo H&S - penso que o 150-F2001 qua dá até 850 litros:

 

hs150f2001.jpg

 

Se fores pelo Deltec, tens o APF 600 para aquas até 750 litros:

 

ap525-600-600f.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

H&S, Deltec ou melhor ainda Grotech :twisted:

 

Também concordo que 300W de aquecimento são suficientes e que vai ser preciso refrigeração.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas bombas da tunze sem duvida que sao uma loucura mas o preço :twisted: lol :wink:

 

sera que se meter mais uma 802 resolve?!?!

so fico com 5000 L +/-

 

e k dar 500€ no minimo pelas bombas la se vai um mes de trabalho... :?

 

ja agora eu ja th um montado tem cerca de 6meses para ja tem se dado bem para efectuar a muda quais sao os cuidados a ter?!?!

 

ja agora voces que sao massters nisto osmose e reactor de calcio e enxofre tipo o que o um menbro esta a criar... vale apena na vossa opiniao ou dispensa-se??!?! 8)

 

 

uma x mais obrigada por tudo mas como inda estou no inicio tenho que aprender com os melhore :P

 

 

cumps

Miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola',

 

Relativamente aos +300 W disse-o pq usualmente se aplica a razao de 1 W por L ou 2.5 W a 5 W por galao, mas como ele tem 300 W de hqi talves nao seja necessario os +300 W no inverno.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certo erazor porque parece que nao mas as hqi sao uns aquecedores autenticos axo k no inverno nem a lareira vou acender... lol :twisted:

 

ja agora osmose e reactor de calcio e enxofre tipo o que o um menbro esta a criar... vale apena ou dispensa-se??!?!

 

e outra duvida....

eu nao kero construir 1aqu num dia... construilo 1 com material bom e que acima de tudo vai trazer um optimo bem estar ao residentes :wink:

 

cumps

Miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora voces que sao massters nisto osmose e reactor de calcio e enxofre tipo o que o um menbro esta a criar... vale apena na vossa opiniao ou dispensa-se??!?!  

Escumador não se dispensa, como é evidente. Tudo o resto é perfeitamente dispensável.

 

Para mim tudo o que seja movimentação por powerheads "convencionais" num aquário de 600L é mau.

 

A stream mais baixa debita 6000L/H (tenho uma). E isto é um mundo à parte. Não tem nada a ver. Diria assim numa análise rápida que em poweheads convencionais seria preciso uns 8000 ou 9000L/H para se poder sequer comparar uma com as outras.

 

Depois há a questão da estética. Uma bomba é sempre preferivel a 6 ou 7. Digo eu :wink:

 

Depois há a questão das tomadas da luz. Uma é sempre preferível a 6 ou 7. Digo eu :?

 

Depois há a questão do consumo de electricidade. Uma stream de 6000L/h gasta 11W :twisted: . 6 Maxijects de 11000 gastam 84W.

 

Não precisas de ir para uma coisa tão "evoluida" como o Diogo indicou. Seria o ideal, claro está, mas podes comprar a stream mais baixa por exemplo que custa na ordem dos 20 e tal contos. Ficas muuuuuuuito mais bem servido e as vantagens principais já as indiquei atrás :P

 

P.S.:Para mim a regra do 20x não funciona. Eu tenho perto de 30X e acho que a movimentação é das coisas mais importantes num reef.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora onde posso arranjar  essa tal bomba que falas?!?!?!

 

cumps  

Miguel

 

A Stream que o Hugo fala é também da Tunze tal como as que o Diogo te aaconselhou. Se fores ao mesmo link que o Diogo colocou, deves encontrar as Stream.

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir que é uma bomba da Tunze igualmente. Tunze Turbelle Stream. Tens de vários débitos e algumas até programáveis (dá para usar com o controlador da Tunze para simular correntes).

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas por acaso ja repararam nos preços?!?!?

eu nao sou rico a esse ponto LOLOLOL  :(  

tem que ser uma coisa pa pobres lol nisso pagasse muito a marca...

 

Não és rico!!! Então porque é que não consideras a hipotese de fazeres um aquario mais pequeno??? :? É porque 600L é muita agua e muita rocha para la por dentro, e ao preco que a rocha está :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14€ o kilo.... lol

e se for muitos kilos ainda th desconto.... lol  :roll:

 

Penso que não estás a ver o filme todo!!! Tens problemas em comprar equipamentos de primeira qualidade por causa do preço e depois fazes esse comentário!!???

 

Já pensaste quanta Rocha Viva vais precisar? Acho que não! Para um aqua de 600 litros e se queres ter um aqua em condições vai precisar de pelo menos 100 kg de rocha, que mesmo a 14€ o kg são 1400€!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo inteiramente com o Alexandre.

 

Esse aquário é bom demais para te aventurares a "estragá-lo" como acontece a tantos aqui do fórum que não dão ouvidos(olhos) aos que já cometeram os seus erros.

 

Errar uma vez é humano, errar duas já é burrice... :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e totalmente diferente....

a coisas k te dispoens a comprar tipo a rocha ate gastava 2000 euros... agora tar a encher a barriga a uma marca nem pensar... ja falei com uma porrada de gente e toda a gente diz e boa mas excusada... e sao 600 euros que se poupa....

 

embora voces temnham total razao eu agradeço o vosso cuidado... mas acho essas tunze um abuso de preço.... eu comparo a tunze a rena... marcas que ganham a vida a "roubar" lol preços absurdos....

 

uma x mais obrigada pelo vosso cuidado Diogo e Hugo

cumps

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Faço minhas as palavras do Hugo! Nunca conseguirás com bombas "baratas" chegar à eficiência que terias com as Tunze - posso dizer-te isto com inteira confiança, pois já tive outras e agora apenas tenho bombas da Tunze - são realmente muito boas e quanto a mim compensam claramente o que custam. Sei que são caras e por vezes estamos apenas a comprar a marca - não é este o caso!!

 

Quanto à tua posição em relação à Rocha Viva, ela é de salutar, pois isso pode fazer a diferença entre teres um aqua de sucesso ou uma grande desilusão.

 

Boa sorte e um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... e sao 600 euros que se poupa....

 

Eu tambem tenho 600l de agua com sal na sala, e não tenho bombas Tunze :shock: ,

 

Mas unicamente porque como dizes elas são €€€, isto e indiscutivel,

quando montei o aquario já tinha 4- 802 e uma 901, complementei e agora tenho 5 - 802 e 2-901"uma ligada a um SQUID.

 

Em jeito de comclusão, funciona? até a data sim, mas.....

 

 

-ter 6 powerheads dentro do aquario não e facil"já não falo em estetico".

-a conta da luz !! e so fazer contas 5* 20 e tal W + 2* 60W todo dia....

... e sao 600 euros que se poupa....

-o custo pelo que tenho visto na net da que o HUGO fala e da soma das minhas e diferente mas não tanto assim

- se já pensei em comprar uma tunze nem que seja igual a do Hugo(6000L/H-11W!!!!!!), SIM....

 

um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, por isso perguntei o que o Tio Patinhas ia colocar para superar uma stream. Muitas vezes um papel uma caneta e uns desenhos valem mais que qualquer ideia que tenhamos. Eu nisto sou muito pragmático. Faço sempre as contas todoas... O que é barato sai caro, e por vezes isso acontece.

 

Deixo aqui apenas algumas notas:

 

- Esteticamente, quer queiram quer não, uma stream é bem melhor que 6 maxijets.

 

- Tomando o exemplo do rec ele gasta 5* 20 e tal W + 2* 60W, ou seja, 220W. Uma stream de 6000L/H gasta 11W :shock:. Estamos aqui a falar de mais de 200W de diferença de consumo. É preciso dizer mais alguma coisa?...

 

- É preciso sim senhor. Que digam o que disserem, 6000L/h numa stream não são iguais a 6000L/h de powerheads convencionais. Só quem tem uma ou já viu uma a funcionar sabe do que falo. Uma Stream é um mundo à parte (já escrevi isto mais vezes). É outra loiça. E nem que seja a mais fraquinha, a que eu tenho, compensa claramente o investimento.

 

Se queres(m) uma dica, uma loja online está a fazer promoção em material Tunze e uma 6060 de 6000L/h está abaixo dos 100€. Só não a compro porque acho que, embora seja apologista de forte circulação e os 20x considere pouco, acho que ter 33x também é demais. E ainda vamos ver... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois da resposta do Hugo fui ao site (obrigado pela morada e dica) e encomendei uma :P:P como e obvio não vou tirar as powerheads todas mas penso em deixar so as 901 3500l/H cada + a stream 21*/H penso que deve chegar agora o preço que eu paguei pela stream e mais barato do que as 5 powerheads 802 que vou tirar de qualquer maneira se não quiseres a stream :? assim que chegar a minha vou ter 5 802 para venda :wink: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais