Como renovar uma cultura de microvermes de Aveia


Recommended Posts

Boas.

Visto muita gente ultimamente me ter pedido informações sobre culturas de microvermes de Aveia venho cá tentar demonstrar como se renova essa mesma cultura passo a passo.Excelente para alevins,desde corys a escalares ou discus.Pelo menos é o que eu tenho dado aos meus escalares e quem me arranjou a mim tinha usado em corys e tive uma taxa de sucesso de perto de 100%.Mas de modo geral dá para todos os peixes,até adultos.

 

Material necessário :

 

Recipiente de plástico com tampa , colher , flocos de Aveia , fermento e evidentemente uma cultura de aveia já desenvolvida,pois aqui pretendo demonstrar como renovar essa mesma cultura.

 

O recipiente como disse atrás TEM que ser de plástico senão os microvermes não conseguem "trepar" as paredes e logo não conseguimos remove-los para alimentar os nossos peixes.

Os flocos de Aveia eu compro no LIDL,vem aos pacotes de 500Gr e custou 0,89€ mas podem comprar noutro lado ou de outra marca,é flocos para o pequeno almoço.

Fermento basta uns 3 centimos e fui buscar á padaria/pastelaria.Podem é trazer a mais que já vai dando para a semana.20 centimos têm para umas 2 semanas.

 

th_21589_Imagem_007_122_522lo.jpg

 

Parte 1 :

 

Começamos por meter os flocos dentro do recipente e adicionar um pouco de água do poço ou da fonte ou algo assim,não meter é da companhia.Mexemos bem mas de modo a não ficar com água á superfície.Basta ficar com 2 cm de flocos,quanto mais espaço ficar para o topo do recipiente mais espaço tem os microvermes para "trepar" senão começam a ir para a tampa :lol:

Depois de bem mexido pegamos na tampa e fazemos uns buracos pequenos apenas para o ar passar pois senão sufocamos os microvermes.

 

 

th_21592_Imagem_008_122_1099lo.jpg th_21605_Imagem_009_122_818lo.jpg

 

 

Parte 2 :

"Raspamos" parte da cultura antiga que temos para o novo recipiente e espalhamos por cima.Mas apenas parte da cultura antiga.

 

th_21612_Imagem_010_122_393lo.jpg

 

 

Parte 3 :

Colocamos o fermento de padeiro por cima,não é necessário ser muito,basta umas lascas por cima da cultura toda.Após isso fecamos e esperamos pelo dia seguinte ou então caso tenhamos feito isso de manhã esperamos pela noite que já deveremos ver de lado no recipiente os microvermes prontos a recolher.

 

th_21620_Imagem_011_122_950lo.jpg

 

 

Parte 4 :

As fotos que se seguem são referentes a uma cultura já com alguns dias logo tem menos microvermes nas paredes do recipiente.

Para alimentar os nosso peixes basta fazer como demonstro nas fotos seguintes.Apenas se remove os microvermes das parades do recipiente e apenas das paredes do recipiente não se remove nada do fundo.

 

 

th_22188_Imagem_001_122_408lo.jpg th_22197_Imagem_002_122_949lo.jpg th_22204_Imagem_003_122_524lo.jpg th_22208_Imagem_004_122_1163lo.jpg

 

 

A cada 3 dias convém adicionar um pouco de fermento para a cultura ficar bem viva,mas algumas pessoas metem apenas passado uns 4 dias.Há quem diga que se deva meter a cada 2 dias e repetir o processo todo,fazer nova cultura, todas as semanas.Isso vou deixar ao vosso critério.Eu adiciono feremento a cada 3 ou 4 dias e por vezes 1 vez á semana mas isso porque tem sido verão e quanto maior a temperatura maior o desenvolvimento mas com o chegar do frio irei adicionar fermento a cada 3 dias e renovar a cultura cada semana ou semana e meia para não correr o risco de me morrer a cultura.Como repararam convém ter algumas de reserva para essa eventualidade.Antes prevenir que remediar.

Espero que o meu tópico tenha ajudado em alguma coisa.Qualquer dúvida não hesitem em perguntar.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espalho um pouco por cima de tudo,esmigalho com os dedos.Onde fica mais fermento é onde noto mais os microvermes a mexerem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pai Natal :mrgreen:

 

Eu estou bastante interessado em arranjar uma cultura inicial, tinha bastante duvidas ate ver este tópico. Muito simples e bastante esclarecedor.

Mas ainda tenho uma duvida :\

A cultura mais antiga o que fazes a ela, aquela que sobra? Mandas fora ou fazes o que?

E como e que sabes que é necessário fazer nova? Pela cor ou pela actividade os vermes?

 

Cumps

Editado por ghostzinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu costumo fazer o seguinte.Preparo um recipiente novo (é que agora tenho 3) flocos,água bla bla...e meto parte da cultura velha de 1 recipiente,faço isso nas 2 novas embalagens depois se me sobrar meto na tampa dessa cultura antiga um bocado e preparo nesse recipiente uma dose e meto o que apousei na tampa lá para dentro e o resto meto fora.Porque só aproveitamos o que anda por cima dos flocos e não se raspa até ao fundo.Sabemos que é precisa nova dose quando cheirar mal ou estiver a ficar muito escuro ou por prevenção a cada semana ou 10 dias fazer nova.Espero ter ajudado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deve existir algum método natural pois ela teve que aparecer de algum modo,agora como??Não faço a mínima ideia mesmo :D sei que é renovar a cultura.Que é com uma cultura de arranque como eu tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Pois, já agora também gostava de saber como é que inicio uma cultura.

 

Cumprimentos

 

Arranjando quem te ceda ou venda um pedaço de uma das culturas que tenha. :D

 

Digo uma coisa: Não é completamente equivalente à artémia, mas ponderando a qualidade versus preço, é de facto uma opção muito interessante e económica!

Actualmente os meus escalares juvenis estão básicamente a ser alimentados com flocos (já estão "bué da grandes" ), mas continuo a manter 3 culturas de microvermes para quando necessitar! :D

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Jorge “excelente aula” (era com flocos de aveia que eu quando era miúdo alimentava os meus peixes, depois de os desfazer com os dedos claro, “no mato” em Moçambique, não se comprava comida), agora o que eu pretendo saber para dar seguimento ao que ensinaste, era como é que se começa a dita cultura partindo do 0, se alguém souber por favor ensinem.

Desde já obrigado.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas jorge, ta ai uma grande explicaçao da renovaçao da cultura mas eu so nao entendi umas coisinhas.

 

a cultura velha vai servir como cultura de arranque na nova caixa?

 

e bom para apistos recem nascidos, em crescimento e grandes?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Prum.A cultura antiga serve para renovar a nova,exactamente mas para ficar mais "viva" e convém em vez de rasparmos do centro rasparmos das paredes mas caso tenhamos pouco nas paredes eu costumo raspar um pouco do centro da cultura.Eu faço sempre o seguinte,vou á cultura antiga raspo 2 paredes e meto num recipiente novo,depois de ter os flocos etc...no fim meto o fermento,depois raspo as outras 2 paredes e guardo isso na colher,pego outra colher e meto a cultura desse recipiente antigo fora,faço nova cultura,flocos etc e meto então meto o que deixei nessa colher e por fim o fermento e está feito.Se dá para os apistos não sei.Apenas tenho usado para escalares recém nascidos e já foi usado em corys também recém nascidas mas também tem servido para o comunitário onde os cardinais adoram :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Eu ofereci ao membro Pedro Miguel T. Lopes e ele é ai de Vila Real.Manda PM a ver se ainda tem.Eu já não tenho a alguns meses.Cansei-me de oferecer a algumas pessoas e nem os portes me terem pago,não que tenha sido o caso do Pedro mas existiu outras pessoas assim resolvi o problema.Mas isso deve custar-te 1€ se tanto mais que isso já estão a ganhar demasiado.Mas claro só compra quem quer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Por mim está tudo muito bem... Só que eu tenho entre várias coisas diferentes,duas que acho muito importantes. Eu tenho as culturas em caixas transparentes, isto é uma grande vantagem.

 

Assim conseguimos ter uma ideia melhor de quando temos os microvermes prontos a ser dados aos nossos peixinhos... :D

 

A segunda é que quando alimento os peixes, levo os pequenos microvermes com um pequeno pincel e não com uma clher....

Editado por rvanjo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Por mim está tudo muito bem... Só que eu tenho entre várias coisas diferentes,duas que acho muito importantes. Eu tenho as culturas em caixas transparentes, isto é uma grande vantagem.

 

Assim conseguimos ter uma ideia melhor de quando temos os microvermes prontos a ser dados aos nossos peixinhos... :P

 

A segunda é que quando alimento os peixes, levo os pequenos microvermes com um pequeno pincel e não com uma clher....

nao percebi muito bem a parte de teres num recipiente transparente. Eu ja tive num caixa de manteiga, a caixa nao era trnasparente era branca, e nao tinha qualquer dificuldade em identificar os microvemes nas paredes, para remove-los.

 

 

Em relação ao pincel, é capaz de ser boa ideia, mas uma bela colher acho que é mais pratico, mas ei-de experimentar o pincel ;)

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao percebi muito bem a parte de teres num recipiente transparente. Eu ja tive num caixa de manteiga, a caixa nao era trnasparente era branca, e nao tinha qualquer dificuldade em identificar os microvemes nas paredes, para remove-los.

 

 

Em relação ao pincel, é capaz de ser boa ideia, mas uma bela colher acho que é mais pratico, mas ei-de experimentar o pincel ;)

Boas...

 

Estava a referir o que eu tenho :!:

A caixa transparente no meu ver "facilita" a apanha dos microvermes, conseguindo assim perceber perfeitamente onde e que quantidade vem com o pincel. Que é para mim uma melhoria.

Mas não passa de uma opinião nada mais ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 4 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • 1 ano depois...

boas alguem nao zona do porto vila real ou resto do pais tem cultura para arranque? podem enviar a cobrança via ctt se for possivel o envio desta cultura claro, preciso desta cultura com alguma urgencia pois tenho femeas de guppy e platy prestes a dar a luz talvez uma a duas semanas no maximo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais