Iluminação


Recommended Posts

Olá! Estou com um problema....

Quero fazer um plantado, e tenho apenas 18wats para 100 L!! Não quero gastar mto dinheiro em iluminação, de forma que estava a pensar em fazer uma calha. Alguém tem planos para a fazer? ou outra solução?

tenho um aqua de 80x35x40cm e gostava que pudesse manter riccias, blixas etc... estou disposto a pagar cerca de 80/90€.

 

Obrigado.

Editado por manelferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens várias opções, desde as HQI às económicas. Tudo depende do teu aquário. Medidas? Tipo de tampa? Plantas que pretendes manter? Quanto podes gastar?

 

 

Cumps

 

 

as medidas ja foram ditas...hqi para 100 litros parece-me desnecessario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Estou com um problema....

Quero fazer um plantado, e tenho apenas 18wats para 100 L!! Não quero gastar mto dinheiro em iluminação, de forma que estava a pensar em fazer uma calha. Alguém tem planos para a fazer? ou outra solução?

tenho um aqua de 80x35x40cm e gostava que pudesse manter riccias, blixas etc... estou disposto a pagar cerca de 80/90€.

 

Obrigado.

 

podes tentar comprar uma em segunda mão por exemplo...tenta ter uma potencia a rodar os 100w que assim não tens problemas.

 

se fores fazer uma podes optar por lampadas pll compactas, 4x24w por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Estou com um problema....

Quero fazer um plantado, e tenho apenas 18wats para 100 L!! Não quero gastar mto dinheiro em iluminação, de forma que estava a pensar em fazer uma calha. Alguém tem planos para a fazer? ou outra solução?

tenho um aqua de 80x35x40cm e gostava que pudesse manter riccias, blixas etc... estou disposto a pagar cerca de 80/90€.

 

Obrigado.

 

 

boas

bem vindo ao mundo dos mulhados

 

tem isto em mente

 

1w para cada 1litro d agua no aquario.

 

a calha k tens da para 1 lampada só?

k tipo de plantas keres por?

k aquario keres fazer?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Estou com um problema....

Quero fazer um plantado, e tenho apenas 18wats para 100 L!! Não quero gastar mto dinheiro em iluminação, de forma que estava a pensar em fazer uma calha. Alguém tem planos para a fazer? ou outra solução?

tenho um aqua de 80x35x40cm e gostava que pudesse manter riccias, blixas etc... estou disposto a pagar cerca de 80/90€.

 

Obrigado.

 

Para este volume podes optar por uma calha 4x24W, acho que existe na sun sun para essas medidas pelo valor que estas disposto a gastar. Podes encontrar sunsun nos patrocionadores do forum como a primefish e a horizonte aquatico (ainda esta de ferias). Outra opção podia ser um projector 70W hqi que pode ficar mais barato, mas não tens tantos W/L, mas até pode ser suficiente para manter as plantas e saudaveis mesmo!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb me surgiu uma duvida:

 

voçes dizem, e eu ja ouvi e li que é 1 watt por litro.

Entao pergunto eu tenho um aqua da aquatlantis de 80 cm de 120 litros, e de origem vem

com 2 x 18 watts, por essa logica deveria ter 120 watts ?

 

 

fernando abrantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb me surgiu uma duvida:

 

voçes dizem, e eu ja ouvi e li que é 1 watt por litro.

Entao pergunto eu tenho um aqua da aquatlantis de 80 cm de 120 litros, e de origem vem

com 2 x 18 watts, por essa logica deveria ter 120 watts ?

 

 

fernando abrantes

 

Pois é, e os carros tambem podiam vir todos com motores V6 de 250Cv, mas como existe a necessidade de adequar o produto para o mercado em geral, isso é o mínimo aceitável só para se poder ver lá dentro os peixes. Esse tipo de aquários são para "iniciação". Á medida que o gosto por este magnifico hobbie desperta, a necessidade de adequar meios e materiais torna-se mais exigente e obriga a uma escolha mais selectiva de material e soluções, por isso é que o mercado da aquariofilia está a desenvolver-se de forma alucinante no que toca a tecnologia e novas soluções. E a nossa secção de DIY não pára de aumentar.

Se queres uma solução em conta, compara um balastro eléctronico 2X54W (+-25€) e duas lampadas de 54W (+-20€), a calha já tens, basta adaptar.

Abraço

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, e os carros tambem podiam vir todos com motores V6 de 250Cv, mas como existe a necessidade de adequar o produto para o mercado em geral, isso é o mínimo aceitável só para se poder ver lá dentro os peixes. Esse tipo de aquários são para "iniciação". Á medida que o gosto por este magnifico hobbie desperta, a necessidade de adequar meios e materiais torna-se mais exigente e obriga a uma escolha mais selectiva de material e soluções, por isso é que o mercado da aquariofilia está a desenvolver-se de forma alucinante no que toca a tecnologia e novas soluções. E a nossa secção de DIY não pára de aumentar.

Se queres uma solução em conta, compara um balastro eléctronico 2X54W (+-25€) e duas lampadas de 54W (+-20€), a calha já tens, basta adaptar.

Abraço

 

Boas RCP

 

Desculpa corrigir mas as lampadas de 54W (T5) teem 1,14mt, talvez te estejas a referir as PLL 55W essas teem +-54cm e talvez se consiga por duas lado a lado (110W).

 

Diogo se precisares de mais info sobre o material manda MP.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RCP

 

Desculpa corrigir mas as lampadas de 54W (T5) teem 1,14mt, talvez te estejas a referir as PLL 55W essas teem +-54cm e talvez se consiga por duas lado a lado (110W).

 

Diogo se precisares de mais info sobre o material manda MP.

 

Cumps

Sergio

Peço desculpa pelo engano, fiquei com o nº 120 na memória, mas afinal isso é a litragem, de facto as T5 54W são de 114cm, mas as PLL tambem são uma boa solução.

Cumprimentos aquáticos...

Ricardo Caires Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 120 na memoria, era o facto de que eu estava a dizer que se diz entao que e 1 watt por litro

entao o meu de 120 litros, deveria vir com 120 watts de luz e no entanto tras 2 de 18 watts

alias do qual ja substitui por power glow de 20 watts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 120 na memoria, era o facto de que eu estava a dizer que se diz entao que e 1 watt por litro

entao o meu de 120 litros, deveria vir com 120 watts de luz e no entanto tras 2 de 18 watts

alias do qual ja substitui por power glow de 20 watts

 

Boas

 

Dai a minha solucao com 2x55W, que da +-1W/1L, mas cuidado com esta regra pois requer alguns cuidados especiais em termos de equilibrio de nutrientes ou entao as algas vao comecar acrescer e bem.....

 

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

80 cm. é uma medida bera...

 

Mas eu metia as pl-l de 55. Ficavas com 110 Watts, que chega bem. Tem é de se informar depois sobre fertilizações e afins.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é ,infelizmente se todos fossem ricos, tinham todos aquarios de 2 metros.

ou quem sabe uma garagem com um de 5 metros.

Mas como nao sou rico e gosto do hobby, tibe de me limitar a orçamento da altura

e ao que havia disponivel na altura.

Mas posso dizer te que o aqua e de 80 cm mas leva 120 litros que é a mesma quantidade

que levam alguns de 1 metro com menos largura e altura (especificamente da aquapor)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é ,infelizmente se todos fossem ricos, tinham todos aquarios de 2 metros.

ou quem sabe uma garagem com um de 5 metros.

Mas como nao sou rico e gosto do hobby, tibe de me limitar a orçamento da altura

e ao que havia disponivel na altura.

Mas posso dizer te que o aqua e de 80 cm mas leva 120 litros que é a mesma quantidade

que levam alguns de 1 metro com menos largura e altura (especificamente da aquapor)

 

 

Eu não. Preferia uns 10 de tamanhos diferentes para fazer coisas diferentes, sendo o maior um 150 para ciclideos africanos, do que um de 500 que depois fica esquisito.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, e os carros tambem podiam vir todos com motores V6 de 250Cv, mas como existe a necessidade de adequar o produto para o mercado em geral, isso é o mínimo aceitável só para se poder ver lá dentro os peixes. Esse tipo de aquários são para "iniciação". Á medida que o gosto por este magnifico hobbie desperta, a necessidade de adequar meios e materiais torna-se mais exigente e obriga a uma escolha mais selectiva de material e soluções, por isso é que o mercado da aquariofilia está a desenvolver-se de forma alucinante no que toca a tecnologia e novas soluções. E a nossa secção de DIY não pára de aumentar.

Se queres uma solução em conta, compara um balastro eléctronico 2X54W (+-25€) e duas lampadas de 54W (+-20€), a calha já tens, basta adaptar.

Abraço

 

Onde é ke arranjas balastros a 25 euros

? dizme

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas!

 

Eu também tenho um aquário de 80cms.... 2 PLL de 55W não vão criar pontos mortos? É que aparentemente so têm meio metro.... será que por 4 de 24W fica mais caro??

 

Obrigado!! Desculpem, intrometi-me :)

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu também tenho um aquário de 80cms.... 2 PLL de 55W não vão criar pontos mortos? É que aparentemente so têm meio metro.... será que por 4 de 24W fica mais caro??

 

Obrigado!! Desculpem, intrometi-me love you

 

Cumprimentos!

 

Claro que fica um pouco mais pois tens que usar 2 balastros, mas olha que duas PLL de 55W pondo cada uma num extremo da calha nao vais notar pontos mortos.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho um de 260 litros que eu próprio fiz em casa, devo meter 260watts? Ele até apanha uma boa iluminação natural, não directa.

 

Essa iluminacao natural nao vai ajudar de muito, se pretenderes plantas exigentes precisas de pelo 200W.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.