[DIY] - reactor de CO2 caseiro - simples/barato .


Governa

Recommended Posts

Vais ter de meter mais garrafas e usas daquelas torneirinhas com multiplas entradas e 1 saida de plástico digamos 6 garrafas...e trocas 3 de cada vez... demora o mesmo tempo a trocar do que 1 garrafa quase...mas penso que para um aqua desse tamanho o melhor mesmo é CO2 de pressão...mas podes comprar sem ser da Sera ou de marca....vais a uma loja de venda de extintores ou a uma marca de venda de gases como a linde ou a air liquide e compras uma garrafa, um redutor e um regulador de fluxo...e é capaz de te ficar bem mais barato.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 386
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Por experiência própria, posso dizer que bastam 2 garrafadas de 5 litros, montadas com diferença de uma semana.

Todas as semanas trocas a mais velha (15 dias) e tens CO2 de sobra.

 

:lol:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2x 5l ou 6x1.5 ou 2 :lol:

 

e consegues ter garrafoes sem difusão de CO2 pelas paredes?e tampas estanques? é que normalmente os garrafões são feitos para água sem gás e portanto as tampas não tem tão boa vedação.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

2x 5l ou 6x1.5 ou 2
Sim, mas é + prático ter 2 recipientes em vez de 6. :wink:

 

e consegues ter garrafoes sem difusão de CO2 pelas paredes?e tampas estanques? é que normalmente os garrafões são feitos para água sem gás e portanto as tampas não tem tão boa vedação.

Sem problema. :wink:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Este tópico já é bem antigo, mas cá fica a pergunta, para o Luis :)

 

Boas  

 

Por experiência própria, posso dizer que bastam 2 garrafadas de 5 litros, montadas com diferença de uma semana.  

Todas as semanas trocas a mais velha (15 dias) e tens CO2 de sobra.

 

Mas essas 2 garrafadas que usas de 5 litros é no ""velho amazónico"" isto é, num aqua com uma litragem muito elevada certo?. É claro que em aquas entre 100 a 200 litros, nunca se recomendaria essa ""garrafada"" ou não ? Esse Co2 todo não seria tóxico para os peixes? Mesmo com um bom numero de plantas?

 

Concluindo, essas garrafas só se justificam somente para aquários de grandes litragens. É ou não é? :P

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à quantidade de fermento e Bicarbonato de sódio deverias colocar uma colher de chá muito cheia de Bicarbonato ( ou uma colher de sopa). Se puseres mais não faz mal. Quanto ao fermento ( eu uso Fermipan ) podes testar mas para mim basta uma colher de café rasa e com a mistura de 5 litros dá para 3 semanas. Quanto mais fermento colocares maior a quantidade de produção de Co2 mas durante menos tempo. Experimenta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde em relaçao a garrafa cortada do governata gostaria de saber se a garrafa tem de ter algum furo no meio por onde passa o tubo ou simplesmente as bolhas ficam la dentro ou se tenho de fazer mais alguns furos para elas sairem

 

abraços

NuNo MeNdEs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu construi o meu kit de CO2, apos analisar o que havia no mercado, e o que havia de "construção" caseira.

 

O meu problema era controlar a saida de CO2.

 

Comecei em arranjar uma botija ( gentilmente oferecida ) de CO2 de 3 kilos ( antigamente usada pelos tecnicos das empresas de cervejas ), juntamente com o regulador.

 

Primeiro problema, tinha de limitar a saida do CO2 a uma margem de 0,5 a 1 Bar de presão, como o regulador que vinha na botija não dava essa margem, coloquei um outro logo apos esse ( regulador usado nos extintores ).

 

Problema resolvido.

 

Segundo problema, quantidade de CO2 a libertar.

 

Como um contador de bolhas era caro, construi o meu, com um reservatorio com uma mistura de agua e glicerina, onde esta acoplado uma torneira, estou a libertar uma bolha em cada segundo ( feitos os calculos para 500 litros de agua ).

Tb tenho um controlador de CO2 dentro do Aquario ( estou a usar o da Sera ).

 

Problema seguinte, como colocar o CO2 dentro da agua de forma a este se misturar.

 

Neste campo, para não estar a ter mais trabalho a fazer um reactor ( com vidro muido) resolvi comprar o da sera, onde acoplei uma bomba, que aproveitei, e esta colocado dentro do filtro mecanico que tenho ( ajuda a circular agua nele ), resultado, o CO2 entra dentro do aquario, parecendo farinha ( o que quer dizer que a mistura com agua esta optima.

 

No final so tive de ter um cuidado.

 

A noite tenho de ter o CO2 desligado, como fazer isso?

 

Coloquei uma valvula termoelectrica a saida da botija, logo quando os relogios fecham, a valvula tb o faz.

 

Tenho o CO2 a funcionar a mais de um ano, ainda não foi necessario carregar a botija, e plantas da para dar e vender :roll:

 

Custo total - Reactor da sera +/- 30 € , e a valvula que ainda não sei quanto é, pois a pessoa que me arranjou, disse " depois vemos o preço " ???? 8)))))

 

 

Espero ajudar com esta descrição do meu kit, pois andei muito tempo para ver como fazer um, os caseiros, embora muita gente use, tb ja me contaram problemas de mortes de peixes por descontrolo do CO2.

 

Usem o que acharem bem, mes tenham sempre atenção a saude dos peixes.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Exacto, aliás se reparar atentamente na foto do comentário g) verá dentro do aquário, junto à saída do CO2, uma garrafa presa com o corpo cortado e invertido, exactamente com o mesmo propósito que descreveu.

 

Boas,

 

eu comecei a pesquisar coisas sobre co2 porque estou interessado em por co2 no meu aquario...e só não precebi esta parte...para que serve essa tal garrafa invertida?

 

Ja agora...tenho o meu ph quase a 5,5...como faço para aumentalo?Bicarbonato de Sodio directamente?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5,5 8):oops:

 

Qual é o ph da àgua da torneira? Uma simples TPA de 50% não resultaria?

Eu usava um dos muitos produtos de aquariofilia feitos propositadamente para aumentar com segurança e fiabilidade o ph.

 

Abraços

Think Aqua

 

Banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar concordo com a ideia da Zora, acho que na medida em que há varias coisas que se pode fazer em casa e que poparia muitos euros.

 

Posto isto gostaria de perguntar o seguinte:

Já que falaram em botijas da cerveja, pepsi, será que um extintor tambem daria? Tem capacidade de ser carregado com CO2, claro com os respectivos acessórios.

 

tks

Pedro Saúde

Pedro Saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tentei este fim de semana criar o meu DIY de CO2 mas o resultado não foi agradável... não funcionou... pelo menos até agora..

 

Optei por este sistema devido a valores altíssimos de PH no meu aqua desde que plnatei algumas espécies...

 

A água passou a ficar muito turva e, apesar de constantes adições de quimicos de PH- não consegui baixar nada do PH...

 

Então, após ler alguns tópicos, decidi criar o meu injector, comprado um recipiente de plástico que me permitia melhor estéctica no espaço onde tenho o aqua. isolei o tubo na tampa com silione para aquários e coloquei a pedra difusora no final... (julgo que até aqui tudo ok)

 

Mas com receio de resultados de certa forma agrecivos, optei por reduzir a dosagem...

 

Pergunto eu: - poderá estar aí o razão de não injectar nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Fiz um DIY de CO2 ontem ao final do dia, no entanto ainda não o coloquei no aquário porque ainda não sei qual o "caudal" de bolhar para um aquário de +- 85 Litros.

Desde ontem que tenho a pedra difusora num copo com agua, e aquilo não para de deitar bolhas, bastantes mesmo, parece até que tenho uma bomba de ar :D

Penso que aquilo é demais e por isso tive medo de colocar no aquário.

 

Alguem me sabe elucidar sobre a quantidade de bolhas ou até mesmo se é normal ?

 

Obrigado.

Nuno

 

Receita: 2 saquetas Femipan de 11g (aproximadamente a mm quantidade que tinha na Aquario Magazine), 1 colher de chá de bicabornato de sódio, meio copo de whiskey de açucar.. e +- 1 litro de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Receita: 2 saquetas Femipan de 11g (aproximadamente a mm quantidade que tinha na Aquario Magazine), 1 colher de chá de bicabornato de sódio, meio copo de whiskey de açucar.. e +- 1 litro de agua.

2 Saquetas de Fermipan?? Acho que abusaste um bocado. O pessoal costuma usar uma colher de café de fermento...

Assim, como é óbvio, tens uma grande produção de CO2. Essa mistura vai durar muito pouco, visto haver pouco açúcar para muitos fungos. Em termos de pH, ele nunca vai baixar dos 6.5. O problema está na concentração de CO2 na água :D

Põe perto da superfície da água, tipo 5-6 cms. Passadas umas 2-3 horas vê se os peixes estão muito ofegantes. Se não, creio que podes deixar assim. Claro que esta mistura vai durar muito pouco, mas da próxima logo acertas nas proporções.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Como sabemos que a mistura está a perder o efeito ?

Há várias maneiras de detectar isso. A mais directa, e fácil, é controlar o caudal de bolhas de CO2. Quando vires que as bolhas começam a sair com menos frequência, significa que o reactor está a perder o rendimento. Logo, a partir daí a produção de CO2 será cada vez menor.

Outra maneira que tens de controlar isso, é medires o pH. Como sabes, o CO2 diminui o pH e estabiliza-o a cerca de 6.4-6.5. Como é óbvio, isto não é linear, se tiveres a pedra difusora muito perto da superfície, mesmo que se liberte muito CO2, pode não ser suficiente para baixar o pH até aos 6.4-6.5. Mas podes sempre medir o pH umas 3-4 horas depois de teres iniciado a injecção de CO2. Esse valor será, de certa forma, o mínimo de pH a que o CO2 consegue baixar a água do teu aquário. Quando quiseres saber se o CO2 está a perder força, basta-te medir o pH e já está. Se for muito acima do que o valor que mediste, sabes que o CO2 está a perder força e tens que renovar a mistura.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Muito obrigado pela resposta.

Na realidade segui o howto da Aquario magazine e pelas fotos eles tinham perto de 2 saquetas de Fermipan, pelo que li também me parece ser esse o problema :D Da proxima já sei ... É assim que se aprende.

 

No entanto, o que é ideal ? já li que seriam 1 bolha por segundo, noutro lado li que podem ser mais.. mas não sei .. Será que podias dar uma dica ?

 

Obrigado.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

No entanto, o que é ideal ? já li que seriam 1 bolha por segundo, noutro lado li que podem ser mais.. mas não sei .. Será que podias dar uma dica ?

Pois... isso é uma pergunta difícil. Primeiro porque eu não conheço a litragem do teu aquário.

O outro problema é que eu não sei se queres o CO2 apenas para baixar o pH, ou para ajudares as plantas a desenvolver-se.

Na minha opinião, mais vale controlar o CO2 com um copo invertido (e a mistura dura mais tempo) e descer mais ou menos o copo dentro do aquário. Tudo bem que vais ter que o fazer a olho (entenda-se, por tentativas), mas creio ser mais fácil. Em todo o caso, espera por mais opiniões sobre esse assunto. Ou então pergunta no sub-fórum de plantas, que concerteza há pessoal que te responderá melhor que eu.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Nada como perguntar:D

 

O Objectivo é mesmo fazer crescer as plantas dentro de um aquário de 85L com um Eheim ProII 2026.. deve dar.

 

Acho que já fiquei esclarecido.

 

Muitissimo obrigado a todos.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais