Reprodução feto de java


Broa

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida, sobre o feto de java.

Num dos fetos de java tenho uns novos rebentos a nascer das folhas.

A minha duvida é a seguinte:

Para reproduzir o que tenho que fazer?

 

- Nada e espero que os rebentos caiam das folhas e nasçam por eles?

- Retira-los das folhas e planta-los no aquário?

- Planta-los num vaso como os de compra e coloca-los no aquário?

 

Agradecia a vossa ajuda, todas as opiniões são bem vindas...

 

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Desde ja peço desculpa de estar utilizar o teu topico, mas o mesmo também me esta a acontecer.

Tenho rebentos de Feto de Java nas pontas das folhas.

 

Inicialmente retirei-os e coloquei-os numa pedra.

Nao sei se terei tomado a atitude mais certa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouvi algures que os Fetos de Java brotam cópias de si próprios das suas folhas quando a qualidade da água não é a melhor para eles. Fazem isso num rio para que os "filhos" sejam levados pela corrente para que assentem num lugar melhor.

 

Para reproduzir o feto de java basta portanto tratar mal uma planta adulta para provocar esses crescimentos e quando tiverem um tamanho aceitável com 3 ou 4 folhas entre 2 e 3cm de comprimento basta atá-los a uma pedra em boa água com boa luz.

 

Agora perguntam: Então mas quais são as caracteristicas de boa água para fetos de java porque no livro diz que vivem em água entre 18 e 30ºC e em pH entre 5 e 8 e ainda por cima não são esquisitos com a Luz. Pois - eu também gostava de saber isso. Desconfio que a planta precisa de um ciclo anual de variação de temperatura e de pH. Na época de Chuva por exemplo é de possível que a quantidade de metéria orgânica em decomposição aumente no rio que leva a chuva baixando assim o pH - incentivando assim o Feto a iniciar o seu ciclo de reprodução e activando os esporos que tem debaixo das suas folhas. A forte corrente leva consigo esses novos fetos e o assunto está arrumado.

Mas claro - eu posso estar redondamente enganado.

 

M.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que estou a fazer qualquer coisa de errado... :evil:

Eu tenho os meus fetos no areão como qualquer outra planta.

Acham que não deva?

Ainda não percebi uma coisa. Devo arrancar os rebentos novos, ou esperar que caiam?

 

Obrigado pelas respostas...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que estou a fazer qualquer coisa de errado... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eu tenho os meus fetos no areão como qualquer outra planta.

Acham que não deva?

Ainda não percebi uma coisa. Devo arrancar os rebentos novos, ou esperar que caiam?

 

Obrigado pelas respostas...

 

 

 

Eles podem apodrecer... se estiver muito enterrado na areia. Quanto aos rebentos podes arrancar nao ah problema nenhum , mas espera ate que tenham tamanho decente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que estou a fazer qualquer coisa de errado... ;)

Eu tenho os meus fetos no areão como qualquer outra planta.

Acham que não deva?

Ainda não percebi uma coisa. Devo arrancar os rebentos novos, ou esperar que caiam?

 

Obrigado pelas respostas...

 

boas

 

cair não caem as raizes ficam bem agarradas as folhas, eu não te aconcelhava a coloca-los no areão prede-os a um tronco ou pedra.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

cair não caem as raizes ficam bem agarradas as folhas, eu não te aconcelhava a coloca-los no areão prede-os a um tronco ou pedra.

 

 

Ok, Obrigado pelos conselhos.

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas.

desculpem la esta a desenterrar o topico, mas estou com esta situacao.

 

Tenho 2 mini fetos de java agarrados às folhas.

Se ficam bem agarrados às folhas, como é que se podem tirar?

Rasgo a folha mae no local onde eles estao?

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais