MCunha

Membro
  • #Conteúdo

    91
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

2 Seguidores

Sobre MCunha

  • Aniversário 08/26/1978

Formas de Contacto

  • MSN
    migueljpcunha@hotmail.com
  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Figueira da Foz (Coimbra)
  • Localização
    Figueira da FozCoimbra

Quem visitou o meu perfil

2605 visitas ao perfil

MCunha's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Boas... Estou a precisar de comprar duas lâmpadas (HQI) de 14000k para o meu aquário, pois para além das actuais terem algum tempo, são de 10000k e deixam-me o aquário com um tom amarelo... Porquê a grande diferença entre preços das lampadas? Há preços de 10€ como há de 60€... Para além da marca, pode variar em mais alguma coisa? Cumprimentos
  2. MCunha

    600L

    Na teoria sim, e na prática também... Estando os dois furos abertos, sai do aquário a água que entra! Mas no meu caso é diferente. Hoje vou colocar algumas fotos para descrever "a coisa". A sump não trasnborda porque mesmo essa têm uma "coluna de segurança" Precisamente isso. Se não houver riscos, é isso mesmo que faço,
  3. MCunha

    600L

    Isto de aquários é como as casas…. Assim que se acabam de fazer, está-se pronto para as primeiras obras. Como tinha o escumador fora da sump, alertaram-me para o facto de poder haver inundação. Por estar a ser alimentado pela queda natural da água, poderia ficar entupido de alguma forma e escorrer para o chão. Para evitar isso, e também pelo facto de a sump servir para o equipamento técnico, vou colocar o escumador na sump. Resta apenas decidir se coloco na mesma por queda de água ou se alimentado por bomba. Pelo que li, os escumadores funcionam com um caudal óptimo, no meu caso entre 2000 a 4000 l/h, certamente que a queda natural por um tubo de 25mm deve seguramente, sem ar, a uma altura de 1.80m atingir ou mesmo ultrapassar os 4000l/h. Como a bomba de reposição (Aquamedic OR 3500) debita por volta dos 2000l/h, a sump iria transbordar (De notar que tenho uma torneira que faz o corte de caudal se necessário), pensei em colocar outra bomba de reposição Eheim 1060 que em simultâneo fará a também a reposição e em forma de jactos, dentro de água, o que fará várias correntes, ainda que fracas. Depois disto tudo, vêm algum inconveniente em dispor o equipamento desta forma?
  4. MCunha

    600L

    Boas Pedro... Obrigado pela dica da luz. Quanto às pragas, já sabia da aiptasia, tenho aqui sumo de limão para injectar na aiptasia. Agora quanto às valónias, isso não sabia. Vou ler sobre isso e ver qual a melhor forma de irradicar.
  5. MCunha

    600L

    Uma duvida... Quais devem ser as horas do fotoperiodo, e quais as cores que se devem acender primeiro? Alguém me ajuda?
  6. MCunha

    600L

    Com este aquário já tinha sido de ciclideos africanos, não foi muito o investimento. Mas quando se pensa as coisas de raiz e se têm algum espaço e conceitos de planeamento, é perfeitamente exequivel uma coisa destas. O aquário em si, até que nem foi caro...
  7. MCunha

    600L

    Gostaria de apresentar aqui o meu aquário e deixar às considerações de quem as queira tecer, esperando que seja uma melhoria no meu aquário. Deixo desde já o setup do aquário: O aquário tem as medidas de 200cm de comprimento por 50 de largura por 60 de altura, com a capacidade de 600L, sendo furado no topo com dois furos de 25 e outro de 50mm que servem de descarga. Move toda esta agua uma bomba tunze 6045 constante, 4 bombas da boyu modelo WM-3 e uma bomba de reposição Aquamedic OR3500. Faz o parte deste aquário também, cerca de 60 a 70kg entre rocha viva e morta, assente no vidro, e sendo ladeada por 20Kg de areia TMC e por areão de coral grosso. Por debaixo dele está uma Sump com 100cm por 30 por 40 de altura que alberga 3 compartimentos sendo que no último está a bomba de reposição e no do meio, cerâmica, uma lâmpada UV de 9W sempre ligada. Na filtragem, fora da sump, há também um escumador Aquamedic shorty 5000, que é alimentado por queda de água natural vinda do furo de 25mm . Tenho depois um reservatório de 20 por 40 por 50 onde está a água da resultante da osmose. Nesse reservatório há uma bomba que envia para a sump agua que é resultante da evaporação, controlada por um sistema de boia, e que quando cortada essa via, envia para o rector de kalk para fazer a adição. Para finalizar, por cima do aquário tenho uma calha de 120cm que aloja 4 lampadas T5 sendo 2 de 20.000 kelvins e 2 de 14.000, e dois HQIs de 150W com 10.000kelvins. É o meu primeiro aquário de água salgado e tudo o que fiz foi com base em leituras, mas tenho a certeza que há muita correcção a fazer. Como tal, peço alguma ajuda para emendar as asneiras que fiz. Vou colocar algumas fotos de alguns habitantes que colonizam já o aquário e que ainda nem o nome sequer sei!! Cumprimentos
  8. Olá... Sou muito verde nestas andanças, e tal como tu, também não quis gastar muito dinheiro na montagem do aquário. Sabes qual é a primeira coisa que se deve fazer para não se gastar dinheiro ao desbarato? LER... Ler, ver tópicos, ler o que os outros escrevem, analisar os problemas que os outros têm, procurar saber se há mais como tu, que estão no mesmo patamar ou que por lá já passaram... Vais ter muitas duvidas... Algumas serão respondidas, outras nem por isso... Vais ter, com sorte, muitas opiniões, umas boas outras menos boas. Mas para que as opiniões sejam válidas, antes de mais tens que saber o que tu queres colocar dentro do aquário. E atenção.... isto são palavras de quem tem quase todo o equipamento e ainda há pouco se perguntava como se media a densidade da água.
  9. Sim, isso eu sei... acontece mesmo estando imersas dentro da sump. Mas isso até pode ser minorizado de válvulas anti-retorno colocada de forma estratégica.
  10. Boas. Mais uma vez, com mais algumas duvidas. Alguém pode dar uma opinião sobre os prós e os contras da usar bombas fora da sump? Tenho uma bomba Eheim 1060 e outra Aquamedic OR 3500. Neste momento apenas uma faz o retorno, que é a primeira, e faz dentro da sump. Mais tarde estou a pensar colocar as duas em simultâneo. A nível do barulho, fará mais ou menos. Na minha ideia, acho que ao fixar a bomba na parede do móvel do aquário, poderá fazer mais... é uma parede normal, de tijolo reboco etc... Outra duvida é relativamente às quebras de electricidade. Estas bombas por si só iniciam o retorno normal, após a quebra da energia? Obrigado
  11. Euros é coisa que de momento não abunda na carteira, nem em dezenas quanto mais em centenas!! Ao invés, vou usar 10% desse valor e faço DIY na calha, passando das 2 T8 para as 4 T5: 2 T5 HO 54W Blue67 e 2 T5 HO 54W CORALSTAR. Troco os balastros, passando a electrónicos e fica para já assim.
  12. Sim.. vou analisar o espaço da calha. Pode ser que consigo incluir mais alguma coisa. Mais uma vez, Obrigado.
  13. Quando falas em substituir T8 por T5, não falas de certo em trocar apenas as lâmpadas, isto é, tirar 2 T8 e colocar 2 T5. O rendimento ou o proveito que iria tirar seria apenas de mais alguns Watts, certo? Se estiveres a falar em outra calha, isso para já é impensável. Sempre pensei que as PL-L fosses tubos T5, que pela espaço que ocupam e pela forma que têm, que fossem ainda melhores que as T5!! Pensamento errado então.... Sendo assim os leds que indiquei poderão até servir, mas não terão o rendimento que leds de alta potência dão, até porque tendo em conta que os iodetos metálicos que tenho já preencho o espectro dos 10000k, ficará a faltar apenas, dos 10000 até aos 20000k.
  14. Agora,... a Iluminação. Já reparei que os leds para aquário, não podem ser quaisquer uns... Assim sendo, quais as principais características que devem ter? Estes servirão? http://radiosantigos...pro_det&idp=689 A minha calha, têm cerca de 1.20m sendo que o aquário têm 200cm de cumprimento e 60 cm de altura. É composta por 2 HQI de 150W e têm duas T8 de 40W. Os 80 cm que faltam , estão ocupados com outro HQI, todas elas com lâmpadas de 10.000K. Relativamente às T8 , estou a pensar em retirar e, a colocar 4 Blue marines de encaixe 2G11 ou PL-L. Alguma gaffe?
  15. Ou seja, o repositor puxa a agua de um recipiente (previamente tratada por osmose), e envia para o reactor de kalk. Até aqui tudo bem. Pelo que li e do que consigo perceber da mecanica do reactor, o motor que está anexo faz com que a mistura fique homogenea. A minha duvida, é: O que cai na sump é a mesma quantidade que o repositor automático envia para o reactor de kalk? O que cai na sump é então a água que se encontra na parte superior do reactor?