Fábio Carvalho

Membro
  • #Conteúdo

    46
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Fábio Carvalho last won the day on Junho 11 2018

Fábio Carvalho had the most liked content!

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Porto (Porto)
  • Localização
    Vila Nova de Gaia

Quem visitou o meu perfil

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Fábio Carvalho's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

7

Reputação

  1. Bom dia, Porque não mais um update. O aquário está estável: Tive algumas mortes a cerca de 1 mês: 2 otos, 1 camarão. Um dos otos ficou com a cabeça encravada num buraco do tronco ao tentar buscar comida ou algo do género, as duas ultimas mortes não cheguei a perceber o porque: As plantas cresceram, todas , sem excepção, está mesmo bonito. E tive finalmente camarões com bebés, alguns já nasceram, mas já tenho mais a caminho, por isso, está a correr bem. Tenho então cerca de 6 otos, 1 cory panda, e camarões será uns 7 adultos, uns 5-10 bebés, e com 2 mães gravidas. Adoro o cory, ele poe-se a desfazer tudo que vê a frente, é mesmo fascinante, mas ouvi dizer que ele pode comer as crias, por isso não vou comprar mais que um. Na realidade comprei um cory para ver se ele comia as sanguesugas mas acho que não deve resultar. Comprei também um caracol helena para dar cabo da infestação de caracóis que tinha, está a correr bem. O tronco continua a subir sozinho, mas já se aguenta melhor, tendo as ventosas a esquerda garante que nunca se vai soltar, apenas subir um bocado. Tive e ainda tenho infelizmente um problema que não consigo resolver sem tomar uma atitude drástica, Tenho umas minhocas no aquário, acho que é sanguesugas, não sei como veio. Todos os dias tiro uma com uma pinça, mas se realmente houver ovos, vai ser impossível de limpar tão cedo. Já pensei em queimar a casa toda, secalhar assim elas desaparecem: https://streamable.com/3nnmv https://streamable.com/l6b37 Tirando isso, ainda tenho alguns problemas para saber ao certo a quantidade de comida a meter, e quantas vezes ao dia, mas tudo com o tempo chego lá. Segue umas fotos finais do aquário tiradas ao dia de hoje. Camarão bebé: Helena: Panda: Grávida: Progress: Mama feliz: https://streamable.com/slw7b
  2. Bom dia, Então, vá após aquelas coisas e loiças, eu lá aceitei o que tem de ser. Ainda fiz algumas alterações tal como meter o tubo de entrada de agua a frente para eu conseguir ver e limpar, e meti uma proteção rede melhor que uma meia. O encaixe não era o mesmo então ficou ali uma fita preta manhosa a segurar, mas está seguro e não ficou muito feio. Comprei também uma crypto e um musgo chamado riccia fluitans. Após 25 dias, com o aquário estável, segue um brief final: A vallisneria cresceu muito! O monte carlo cresceu (apesar que ela nasce meia caída, como se houvesse muita pressão de agua, o que não é o caso, secalhar falta o co2 para ficarem arrebitadas, mas vai ser para esquecer) A crypto está a morrer algumas folhas. A anubia parece-me ter crescido qualquer coisa, mas nada de especial. O musgo normal cresceu mas nada de especial. O riccia parece demorar um pouco mais mas ja se sente algum crescimento. Comprei 4 otos e 4 yellow shrimp. Fiz a climatização através de um tubo de ar fino com regulação através de gotas. O procedimento apenas tive paciência para 2h, depois meti-os lá dentro. Até agora tudo bem, adoro a rapaziada, tentei arranjei 2 fêmeas e 2 machos de camarões mas acho que me saiu 3 machos e 1 fêmea, mas como ainda sou leigo nisto vamos ver se consigo perceber melhor o que são. Os caracóis tenho limpo alguns, neste momento devo ter uns 10-15, não me choca e vai ajudando, mas sei que pode ser praga. Os otos, um deles não sei dele, os outros 3 estão OK, um mais agitado que os outros 2. Os camarões já estão a comer tudo que aparece a frente. Aqui a única duvida é, eu vou usar shrimp king food na tacinha de vidro para os camarões, e os otos? Eu tenho algae wafer, mas não sei se tenho que meter as duas comidas ou se os otos vão comer a comida de shrimp king . Fotos: O tal musgo: Os camarões: Um dos otos: E o aquário:
  3. Bem, segue as fotos, precisava de uma orientação. Já desde o inicio que tenho encontrado pelos a acumular no tronco e nas plantas, gostava de perceber se isto é problemático ou se é normal. Heis o meu teste mais recente: 17-07-18 PH: 6,5 GH: 5 KH: 6 AMONIUM: 1mg NITRITES: 5,0mg NITRATES: 80mg IRON (FE): 5.0mg Valores elevadíssimos, tenho noção, devo estar a meio do ciclo agora! Heis as fotos do tal "pelo" a acumular, se souberem o que possa ser...Edit: será algas filamentosas? Alguma ideia? No lado positivo, segue já o meu monte carlo a crescer umas plantinhas em baixo, fico super contente: (cheio de pelo a volta também lol) E para acabar, a foto do aquário "pós" acidente do tronco, onde o coloquei a esquerda com ventosas à esquerda, não ficou tão mau como eu esperava. E já agora, se alguém souber qual é o tipo deste caracol era fixe: Fiz uma limpeza de novo ao filtro porque como tinha levantado tudo quando houve o acidente do tronco, curiosamente parece-me que faz menos barulho, vá-se lá perceber, mas também curiosamente não tenho a potencia de filtro que tinha inicialmente, mas dito isto, não é problema, até é bom para evitar agitação do substrato.
  4. Ok era isso que queria ouvir, " a sair para a superficie da agua" então a pressão deve ir na horizontal e não para o fundo do aquário. Era só para confirmar.
  5. A única pedra com peso que tenho é a dragon stone, e sinceramente só comprei uma para a ter visível. o que posso fazer mais tarde é comprar uma pesada para deixar atrás. Já pensei em trocar o tronco, mas por acaso ele é bom, ou não, digam-me vocês, mas ele é furado no meio, mal se vê que é, isto é, ele tem um género de gruta por baixo, que depois dá para subir e sair pelo meio do tronco (isto um peixe ou camarão). Vou deduzir que isto já serve quase como gruta natural, apesar que eu meti algumas pedras a volta para não ser uma gruta tão grande, apenas camarões pequenos poderão entrar, ainda não decidi bem, mas também meti as pedras pela seguinte razão: Tentei como disse meter as ventosas furadas na esquerda do tronco, encostado ao vidro da esquerda, e então ele ainda tem tendência a subir uns 2 centímetros, assim as pedras disfarçam e já não parece que está a flutuar. Assim que isto se soltar, (se soltar) eu opto por comprar a tal pedra com abraçadeiras. Com a poeira que ficou no ar, o filtro deitou uma pressão super baixa, tive de o limpar para voltar a ter a pressão original, mas como ainda está a limpar a poeira toda o filtro não tem pressão máxima, mas sinceramente ainda bem porque os camarões não devem gostar de agua puxada. Tenho uma duvida, agora que tenho a flauta a direita, e o tubo que puxa a agua a esquerda, a flauta deve disparar agua para a frente na horizontal ou na vertical? Digo isto porque encontrei mesmo por baixo do flauta uma zona praticamente morta com porcarias acumuladas no meio das plantas (pode ser porque antes tinha a flauta a esquerda do aquário) então meti o tubo a disparar agua para baixo para limpar as porcarias acumuladas, está a resultar bem porque voltei a ter pressão baixa, mas com pressão alta ter isto a disparar para baixo deve dar cabo do substrato. Amanha tiro fotos quando isto tiver mais limpo.
  6. Bem, o filtro continuou igual mas sinceramente já aceitei que ele é assim, problema resolvido. Estava hoje a tirar umas fotos aos meus caracois, eu todo contente,e de repente o tronco que tinha as ventosas, uma das ventosas soltou-se. Pronto, mais uma batalha para tentar me adaptar, não queria levar o substrato todo para meter de novo em baixo (que claramente só dura 2 semanas de qualquer maneira) por isso fiz novos furos de lado no tronco e meti de lado. 2 semanas e ainda boiava com uma força louca, acho que este tronco vai-me dar problemas mensalmente, mas com as ventosas no vidro pode ser que dure mais. Perdi um pouco a estética mas nada de especial, neste momento tenho o aquário quase negro, perfeitamente normal depois de andar a revirar isto tudo até arranjar posição para o tronco. Acho que ficou fixo, agora esperar isto acentar e voltar a meter a fauna em condições. Isto é muitas batalhas :)
  7. Mas fazes isso por algum motivo especifico? Porque por exemplo, eu se meter a mangueira com a flauta logo no aquário, o filtro tem força suficiente e começa a puxar a agua para o aquário. Eu já fiz como disseste, mas não mudou nada, e o filtro como sempre teve pressão para puxar (sem bolhas de ar) .
  8. O que está alto é o aquário, não o filtro. Video do problema que falei: https://streamable.com/ot4c0 (Com motor desligado) mesmo que chupe por aquele tubo, a agua não sai sozinha, por estar muito alto a gravidade volta logo a deixar cair a agua. Depois ligo o motor e na boa, a agua ali acumulada é disparada para dentro do aquário, sem bolhas. Basicamente ao elevar o tubo perco a pressão completa da agua, claro que ao ligar o filtro ele manda a agua toda e funciona (a meu ver, bem) Quando dou uns abanões no eheim, ele faz realmente uns sons, e nota-se que depois sai uma rajada mais forte de agua, e volta a estabilizar, mas sempre com o mesmo ruído. Resolvi meter o tubo de saída a direita, fazer o fluxo completo, até podia ser que ajudasse no som, mas nada. Bem isto ainda faz um barulho enorme, é que ainda por cima o sr dos aquários disse-me que é normal fazer barulho por isso já estou a ver que garantia nisto é 0. Vou amanha tentar num balde sem bio ou mecânico a ver. Sr. Álvaro, corri o risco uma vez de meter o dedo no tubo de saída onde leva a flauta com o filtro ligado. No segundo a seguir, o topo do filtro levantou e as molas saltaram (de novo) , não sei se tem lógica acontecer isso, mas até se percebe, porque o filtro está a mandar agua para dentro e sem nenhum lugar para despejar e então "arrebenta". mas isto é a minha experiência. Voltei a tirar a agua toda hoje, voltei a ver o rotor, encaixar bem a peça cerâmica nas borrachas, ver tudo com uma lanterna, tudo OK mesmo. Apenas tenho a certeza que este barulho não é normal. Video final do barulho. https://streamable.com/s1t16
  9. pensei que não afectaria muito tendo em conta que não tenho peixes mas vou tentar evitar. Infelizmente o filtro ainda faz um som incomodativo, na terça bem que vou me entreter a testar problemas. Os tubos do filtro têm uma pequena folga isto é faz uma curva ligeira ao subir até ao aquário. Não sei se isto terá algum efeito no barulho. Também reparei que eu ao ferrar o tubo, sem estar ligado, ele começa a sair água, mas quando o encaixo dentro da água para depois ligar o filtro, ele deixa de sair água até ligar o filtro, isto é, por estar tão alto deixa de sair água após chupar no tubo. Depois de ligar o filtro a água que (ficou até meio do tubo) é puxada pelo filtro até sair pela flauta. Vou deduzir que isto é o funcionamento certo do filtro.. Porque com gravidade é normal que a água fique estagnada no tubo até ligar o filtro.
  10. O Motor está mais quieto desde que meti com a válvula toda aberta, mas ainda continuo a achar que não tem o barulho inicial, daqui a uns dias testo isto sem media a ver. Abri um bocado os orifícios da flauta mas continua a ter bastante pressão, já está minimamente aceitável, mas só depois de ter os camarões é que vou perceber se eles se aguentam ou não, quero evitar abrir demasiado porque sei que o filtro ao tempo vai perdendo pressão com a porcaria que vai tendo lá. Para acabar, ando a perceber se consigo baixar a temperatura do aquário sem grandes filmes, mas parece-me difícil. 11h com filtro desligado, luz desligada, tampa aberta, etc, termo desligado, etc baixou cerca de 1 grau, dos 26º para os 25º. De noite, deixei 10h com tudo igual mas liguei o filtro, subiu meio grau, isto é, para os 25,5º , isto com temperatura de 24º no quarto, é que nem sequer estamos no "verão" daqueles dias fortes e a temperatura sobe com alguma facilidade com termo desligado. Hoje vou deixar 11h com filtro e luz ligada, ainda com tampas abertas, e perceber se ele sobe ou desce dos 25,5º. Depois disto, vou fazer o teste inicial para ir para os 25º e ligar uma ventoinha que tenho e perceber se a ventoinha faz algum efeito. Se não, lá se vai a minha ideia de ter os camarões que aguentam temps até 25º :P Vou ter de optar pelos Red cherry.
  11. Há uma coisa que eu não falei. A valvula está e sempre esteve metade fechada. Isto ajuda porque o aquário tem muita pressão. Eu acho que com a valvula toda aberta o barulho é inferior, no entanto, se inicialmente já tinha meia valvula fechada e era silencioso então isso não deveria afectar, dito isto, vou antes furar a flauta com mais furacões (ou alargar as existentes) e usar a pressão máxima do filtro. A ver se o barulho fica ok. Mas sim o rotor tava mau, mas eu só reparei nisso ao abrir uma segunda vez. Não estava a espera encontrar tantos obstáculos inicialmente pelo menos a nível de equipamento. Mas aos poucos vamos aprendendo.
  12. No Paulo aquário. Vamos ver, a noite confirmo o barulho.
  13. Bem, já me substituíram, o novo estava praticamente colado, o meu saia com muita facilidade por estar partido, mas o homem disse que o som não era problema do rotor, e realmente ele testou lá sem agua e fazia muito barulho. Já o meti a correr, e ainda faz barulho, secalhar diminuiu 20% o barulho, mas acho que inicialmente era mais silencioso. Não existe mais nada a fazer, já tentei ferrar de várias maneiras, retirar tudo, retirar até bio matéria a mais, abanar, dar pancadas, chutar, rodar, rebolar, atirar, agua benta, mas nada, hoje a noite é que vou confirmar ao certo como está a nível de ruído porque agora é difícil perceber se ficou melhor ou não. Ultimo video: https://streamable.com/hprj8 Faz barulho a mais certo?
  14. Existe alguma coisa que possa ter afectado isto de maneira negativa? Mau uso meu que eles possam implicar? Porque a única coisa que me lembro ter acontecido foi abrir a válvula dupla de entrada de agua sem abrir a de saída (com o filtro desligado) e a tampa saltou fora e as patilhas de metal abriram sozinhas. Edit: e se recusaram por norma uso o meu direito de livro de reclamações? Epa eles são boas pessoas, mas muito desconfiados e muito "agressivos" na maneira de ser por isso quero garantir que estou a ser correcto também.
  15. Boa noite, Depois de tantas maneiras de ferrar e de tentar perceber o que é que se passou, heis que descobri. É o rotor que está partido por dentro. Como? Porque? com 1 semana de uso? Será que a garantia asegura isto? com quem falo? directamente onde comprei ou na eheim? E o tempo de espera? vou ficar sem filtro até a reparação? Obrigado pessoal. Segue o video do dito cujo. https://streamable.com/xldm0