conrados

Membro
  • #Conteúdo

    84
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre conrados

  • Aniversário 04/09/1982

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Leiria (Leiria)
  • Localização
    Leiria

Quem visitou o meu perfil

1219 visitas ao perfil

conrados's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

26

Reputação

  1. Boas, Como disse estou a utilizar a linha da seachem e estou a guiar-me pela tabela deles. Segundo os dados da seachem a dosagem recomendada do Phosphorus permite um aumento de 0.2mg/ml. O meu aqua não produz fosfatos, e mesmo dando essa dosagem rapidamente fico com valores de 0. Posso aumentar a quantidade de dosagem? Até que quantidade é seguro? Estão me a aparecer algas green spot e provávelmente é dos baixos valores de fosfatos.
  2. Sim, não me vou por a fazer fertilizantes O aquário também é pequeno pelo que os gastos também não vão ser avultados. A minha questão prende-se mais com as campanhas de marketing que as marcas lançam em torno de certos produtos, prometendo mundos e fundos e que depois vai-se a ver e não passam de coisas básicas. Por exemplo, o Seachem Advance pela descrição parece uma coisa fora do normal. Já alguém testou? Faz as "maravilhas" anunciadas?
  3. Boas pessoal. Iniciei-me recentemente na fertilização do meu aquário plantado. Comprei a linha da seachem pois pareceu-me, e devido ao facto dos produtos serem todos individuais, ser mais fácil de controlar. Estou a guiar-me pela tabela deles embora faça testes regularmente para saber o que preciso mais ou menos. Ainda não usei o nitrogénio pois o meu aquário produz nitratos suficientes, e não comprei o trace pois segundo li é uma versão aguada do flourish. A minha questão é a seguinte, esta linha vale o investimento ou alguns dos produtos não valem apena? Existem alternativas mais económicas? Apenas comprei os frascos de 100ml.
  4. Se tiveres orçamento para um maior melhor. Nunca é demais a capacidade de filtragem... Eu tenho um filtro de 250lts num aquário de 75. As calhas procura na net. Muitas lojas de aquariofilia têm à venda.
  5. Boas. Dentro dessas opções ia para o eheim experience pois é o que tem mais capacidade de media e filtragem. É sendo eheim consegues arranjar peças de substituição com bastante facilidade. Quanto à iluminação e visto que pretendes plantas de baixa manutenção vê as calhas led beamswork.
  6. Alterei e acrescentei alguma flora nova. Passei a ter: Limonphila Sessiflora Micranthemum monte carlo Lilaeopsis Brasiliensis Taxiphyllum barbieri Alternanthera Reineckii Mini Ludwigia Palustris Alternanthera Reineckii Rosanervig Cryptocoryne crispatula Quais os valores de NPK a considerar? Tenho injeção de co2 e luz a 70lumens/litro. Tenho lido e há quem tenha os Nitritos entre 10-20ppm. Não será muito alto?
  7. Tenho um Eheim de 100w num aqua de 75Lts e é suficiente.
  8. conrados

    O inicio

    Cada caso é um caso. Até podes conseguir numa semana (o que eu dúvido..) mas não tenhas pressa em acelerar a ciclagem.
  9. conrados

    O inicio

    Em Leiria aconselho a Fishroom. Também usei o stability da Seachem e duvido que tenhas a água em condições numa semana. No meu foram 3 semanas e tal...
  10. Vê isto sobre a planta que aí tens: http://www.aquahobby.com/garden/e_sessilis.php
  11. Olá Miguel. Tal como tu, inicei-me este ano no mundo da aquariofilia com um aqua de 75lts. Não tenho uma ínfima parte da experiência que muitos membros do forum têm, e que muito me ajudaram com questões iguais às que tens, mas deixo uma ideias com base naquilo que passei. Coisas importantes para já: Calma. Muita calma! Testes PH, NH3/4 NO3 - para ires acompanhando o ciclo do azoto. Existe o teste de nitritos NO2 mas eu não usei. Coisas a considerar: Filtro externo de boa capacidade. O meu aqua vinha com um filtro de mochila. Fazia TPAs e tinha que limpar o filtro todas as semanas. Adquiri um Eheim 2213 em segunda mão por 35euros. Posso te dizer que faço TPAs de 25% de 15 em 15 dias e limpo o filtro de mês a mêS (ou devia ser...) e nunca tive mortes no aquário. Claro que cada caso é um caso, mas é apenas para verificares que compensa adquirir material de qualidade e com capacidade acima do necessário. Essas colorações na água é normal. É uma questão de deixares acentar. Passei pelo mesmo...
  12. E com isto passaram-se uns belos meses desde que comecei nestas lides... Deixo aqui o actual Setup do aquário: Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário 2 - Data da montagem - Março 2017 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil - 75litros c/ aprox. 60 lts útil 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro - Eheim 2213 4.2 - Termostato - Eheim 100w 4.3 - Iluminação/Foto-período - Calha Beamswork Hi lumen 60 c/ mais 2 tiras leds (6400k) - Aprox. 74 lumens/litro 4.4 - Sistema de CO2 - Garrafa co2 2Kg 1BPS 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil - Não tem 5.2 - Substrato inerte - Seachem Flourite Black Sand 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Xisto 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - Para começar em breve 7 - Fauna 7.1 - Neons, Mollys, Corys , Camarões Red cherrys ... 8 - Plantas 8.1 - Micranthemum 'Monte Carlo', Sessifloras, Lilaeopsis Brasiliensis, Alternanthera Rosanervig (aínda a colocar), Crinum calamistratum ... 9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água pH - 6.7 gH - n/s kH - 4 NO2 - 0 NO3 - 5ppm PO4 - 0 ppm temperatura - 25º 9.2 - Frequência das TPA's - 30% 2 em 2 semanas Pois bem... Decidi investir no sistema de co2 e iluminação para começar a dedicar-me a um plantado com algum jeito. Como não tenho substrato fértil a fertilização tem de ser na coluna de água. Os parâmetros acima foram medidos após o fim do fotoperíodo. Antes do inicio, os valores eram os mesmos. Pelo que me apercebo os nitratos ou não estão a ser absorvidos ou a produção é igual ao consumo. Os fosfatos estão sempre a 0. Comprei Seachem Flourish Phosphorous e vou dar a dose mínima. Também dou Seachem Flourish uma vez por semana na dose mínima (1ml) e seachem excel de dois em dois dias na dose recomendada (já dava antes de injetar co2 e continuei a dar). Conselhos e sugestões.....
  13. Obrigado por todas estas dicas. Foram uma grande ajuda.
  14. OK problema resolvido. Tirei o rotor novamente. Exerci alguma pressão sobre o íman e fiquei com ele na mão. Limpei tudo e colei com cianacrolato. Montei tudo e já tenho pressão. Ou o íman já não estava no sítio ou foi alguma bruxa que aqui passou.