happyhipy

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    São João da Madeira (Aveiro)
  • Localização
    S. João da Madeira

Quem visitou o meu perfil

759 visitas ao perfil

happyhipy's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Meu estimado, tem-se este seu, um projecto muito interessante, porém, porventura circunscrito ao balizamento imposto pelo cliente, porquanto havendo-se generoso o espaço, o mesmo poderia ter um outro comprimento. Não fez qualquer referência a habitantes, pelo que não terão sido equacionados, o que atestará a aparente pouca profundidade do lago. Só será de lamentar que as infografias não permitam um melhor visionamento e que não tenha imagens que mostrem a evolução natural do mesmo. Apreciei sobremaneira o conceito que envolve a utilização de um skimmer com rede para a captação de lixo. Não tinha ponderado esse pormenor de maior importância! Curiosamente pretendo desenvolver um projecto idêntico, mas com um murete, o que evitará a entrada de "lixo" rasteiro, porém, como estou a ponderar o uso de duas bombas, serei de aproveitar esta ideia, colocando uma no fundo e a outra associada ao referido skimmer.
  2. Meus estimados, ainda no seguimento do indicado supra, sou de acrescentar algumas ressalvas que olvidei evidenciar, a saber: 1) Antes que alguém se ofereça a efectuar pertinente reparo, importa ressalvar que a tampa inox referida serve tão somente para controlar a sujidade da esponja. Esta "torre" será constituída por apenas 3 paredes, a "quarta" será uma porta a toda a largura "da parede", em chapa. 2) A coluna de caixas será colocada/retirada facilmente por esta porta porquanto à última caixa serão aplicadas rodas, fazendo-as deslizar para dentro ou para fora da referida "torre". 3) Desconheço se a ordem das etapas é a correcta. De salientar que este conceito foi pensado para ser prático, pelo que, as caixas podem ser removidas facilmente e com igual simplicidade, alterar a ordem ou seus elementos; 4) Em face do volume destas (190 litros de capacidade por caixa) ignoro de todo a quantidade de elementos a colocar em cada uma das etapas consideradas: - Etapa 1 (mecânica) - Já por aqui li que se pode usar uma esponja. Uns 10cms de altura serão o bastante? - Etapa 2 (biológica) - Segundo informações aqui encontradas pode-se usar leca em detrimento da cerâmica. Enche-se a caixa? - Etapa 3 (química) - Limitar-se-à ao uso do denominado carvão activado. Resta saber em que quantidade? - Etapa 4 (esterilização) - Utilização de uma ou duas lâmpadas germicidas uv. Uns 50W no total bastam? Estas 4 fases têm-se suficientes ou hão a considerar outros elementos? 5) Os furos (feitos com um berbequim) terão, em tese, 1cm de diâmetro, distanciando-se 1 cm uns dos outros (perfazendo 120 furos), no entanto, julgo que pretender-se-à que a água não circule com excessiva rapidez pelas distintas fases. Aqui entramos numa aritmética que está para além das minhas capacidades, havendo-se que considerar o débito de ambas as bombas, a capacidades das caixas, os elementos filtrantes que vão obstar à vazão de escoamento e o nº de furos exigidos. Se ninguém a souber indicar e na falta de outros elementos, os ditos serão feitos gradualmente, cronometrando-se a vazão do escoamento entre as etapas. Importaria saber-se qual o débito aconselhado para ambas as bombas... Têm-se estas muitas dúvidas que já terão sido - quero acreditar - suscitadas por muitos "lagofilistas", pelo que, aguardo feedback com o vosso conhecimento em razão de matéria e/ou como resultado das vossas melhores práticas.
  3. Meus estimados, sou de a vós recorrer para submeter muito telegraficamente à vossa especial apreciação uma ideia para a feitura de um filtro externo para um lago, para que possam dizer de vossa razão relativamente ao eventual mérito. Medidas do lago (em metros): C = 6,50 L = 2,50 P = 1,50 Capacidade aproximada: 24 000 litros Atendendo à estrutura interna de um filtro profissional, como o replicado infra... ... manifestamente insuficiente (iria carecer de pelo menos dois), sou de avançar com a feitura de um projecto próprio nos seguintes termos: 1) Edificar uma "torre" em alvenaria que irá acomodar as várias etapas de filtração. Algo idêntico a isto (para maior e mais alto): 2) As etapas de filtração serão compostas por caixas plásticas empilháveis com 80x61x40, idênticas e dispostas como as seguintes: 3) Funcionamento: As caixas empilhadas serão colocadas dentro da "torre", cada uma contendo o respectivo elemento filtrante. A "torre" será encimada por uma tampa inox. Em tese, pretende-se replicar o funcionamento dos filtros de marca. - Cada uma das 4 caixas será cravejada de furos no fundo. - A 1ª fará a filtração mecânica, a 2ª a biológica, a 3ª a química e a 4ª a esterilização. - Duas bombas colocadas no fundo do lago bombeiam a água por mangueiras até ao topo da "torre". - A água é despejada para o interior da 1ª caixa, a força da gravidade fará a mesma passar por cada uma das 4 caixas. - Abaixo da 4ª caixa haverá um vão com 40cm de altura e com uma saída que dará a uma cascata. Nota: A torre serão ligeiramente mais larga que as caixas, não só para facilitar o manuseamento destas, mas também para permitir o transbordo da água caso haja algum entupimento. Perguntas: 1 - Qual o mérito deste esquema? 2 - Qual o débito (l/h) aconselhado para ambas as bombas? 3 - O fundo das caixas pode conter tantos furos quanto possíveis ou devem observar-se limitações? Agradeço os vossos pertinentes considerandos...
  4. Meu mui estimado, sou de lhe agradecer o link que gentilmente se prestou a procurar e aqui facultar, no entanto, pese embora dele possa, em tese, recolher alguma informação útil, o mesmo será mais adequado para quem pretende proceder à feitura de um lago com recurso à tela. No entanto, o autor aponta para uns manuais de uma determinada marca comercial que irei oportunamente descarregar e que me poderão aproveitar! O artigo em questão suscitou-me alguns pontos a considerar e a exigir-me maior pesquisa: 1) Com a temperatura ambiente nos 0º, qual será a temperatura da água a meio metro de profundidade? E 1 metro de profundidade? E a utilização de uma pequena cascata influencia a temperatura da água? 2) Que fundamentação suporta que a regulação biológica mais adequada requer uma relação 10 m2 de área útil (com uma qualquer profundidade inferior a 1 metro) x 2 m2 com 1m (ou mais) de profundidade? Questão de algibeira: a relação funciona com uma menor área útil x uma maior profundidade? 3) Não sendo o meu material de eleição, a tela impermeável em PVC poderá em tese ser o material mais económico, porém, tenho sérias dúvidas sobre a sua real versatilidade e durabilidade vs a alvenaria, porquanto, irá requerer a colocação de um qualquer material que a isole da terra e importará aferir o quão resistente é face a raízes, etc... 4) O autor aborda um período de poisio para efeito do chamado «ciclo do azoto», sem contudo concretizar qual o tempo mínimo ou ideal, que por este é requerido, apontando nomeadamente uma possível relação com base nos litros, no número de plantas, factores atmosféricos (nº horas luz natural, temperatura, etc.) entre outros considerandos... O artigo suscitou-me mais perguntas que respostas, mas fico extremamente satisfeito que assim tenha sido, porquanto são pormenores de maior importância para quem deseja ter o trabalho de casa bem feito antes de se aventurar!
  5. Meu estimado, hoje que vim cá para aferir se uma minha solicitação tinha obtido algum feedback, fui de aproveitar para consultar um assunto que tenho em agenda, e desta sorte, deparei-me com este seu post ainda sem qualquer intervenção da comunidade. Pese embora o tempo da decorrido e desconhecendo-se de todo se já concretizou o seu projecto, enquanto perfeito leigo, sou de aportar alguns considerandos sobre o mesmo. E é nesta condição de inexperiente que começo por salientar desconhecer se esse material se tem adequado para a finalidade, e bem assim, da sua durabilidade, no entanto, não deixa de ser um aproveitamento inteligente de algo que perdeu a sua utilidade original. Quanto à feitura do lago, na minha mui parcial oṕtica, aponto para duas alternativas. Lago enterrado: 1) Começava por abrir um buraco com uma circunferência maior à da piscina cheia de água (deixando uma margem de pelo menos 10cm) e com a profundidade equivalente à altura total da mesma. 2) Depositava uma base de areia no fundo com 20 ou mais centímetros (o suficiente para deixar o rebordo insuflável da piscina acima do nível do solo) e colocava a piscina devidamente centrada, enchendo-a na totalidade. 3) O intervalo existente entre a piscina e a terra circundante seria também ele preenchido com areia até ao topo, sendo a superfície rematada com pequenos seixos redondos brancos. 4) Procedia então à colocação estratégica dos vasos com as diversas plantas e depositava areia no fundo até os cobrir, deixando uma plantas a "brotar" da própria areia e outras a "brotar" pelo meio de uns seixos amontoados no local. 5) Caso a piscina contenha os orifícios do filtro, aquando da feitura do buraco, fazia uma caixa contígua para a colocação do referido filtro. Lago à superfície: 1) Começava por abrir um pequeno buraco com a circunferência da piscina, com cerca de 20cm de profundidade, enchendo-o de areia. 2) Colocava a piscina sobre a base de areia, enchendo-a subsequentemente na sua totalidade. 3) Erguia um murete de pedra ou tijolo em seu torno. No primeiro caso, deixava a pedra à vista (a imitar os antigos poços), no segundo, revestia o tijolo com pastilha (aqui existem inúmeros acabamentos possíveis). 4) Procedia então à colocação estratégica dos vasos com as diversas plantas e depositava areia no fundo até os cobrir, deixando uma plantas a "brotar" da própria areia e outras a "brotar" pelo meio de uns seixos amontoados no local. 5) Caso a piscina contenha os orifícios do filtro, aquando da feitura da parede, fazia uma caixa contígua para a colocação do referido filtro. Em qualquer das situações, podia apostar noutros layouts, nomeadamente, apostando numa "quadratura do circulo", isto é, em torno da piscina redonda, construía a barreira exterior na forma de uma quadrado. Em 3 dos vértices colocaria plantas ornamentais e no último o filtro com uma tampa falsa e sobre esta, plantas. No caso da piscina à superfície podia fazer 2 quadrados. Num ficava a piscina e no outro (aberto na extremidade) criava 2 bancos frontais (como nos comboios) e uma mesa no centro. Esta configuração oferece-se desde logo à colocação de uma pérgula (eventualmente com trepadeiras de folhas não caducas). Ideias não faltam...
  6. Meu estimado, sou de lhe agradecer a deferência e entusiasmado incentivo, se bem que não procurava elogios, antes pelo contrário. No entretanto, tenho procurado inteirar-me de outros projectos e pertinentes experiências neste fórum inclusos, nomeadamente, no concernente ao cimento que se tem susceptível de alterar os desejados parâmetros da água e bem assim, da eterna preocupação por se lograr um espelho de água cristalino. Quanto à feitura deste lago, ter-se-à a mesma assegurada por trolha, pelo que, à partida, haverá uma qualidade mínima assegurada, ciente porém, que aquele profissional nunca executou tal tarefa, daí justificada a necessidade de procurar conselhos com base nas melhores práticas. No imediato, surgiu-me uma questão. O lago será "alimentado" por um poço do qual não se aproveita, porquanto a sua água contém uma assinalável quantidade de ferro - não é excessiva, mas é o bastante para deixar o líquido com o gosto característico (situação aliás, mais ou menos corrente em águas subterrâneas). Desta sorte, cabe-me perguntar se se tem esta adequada para que um lago possa conter peixes ou torna-se necessário corrigir este pequeno problema? Caso haja a necessidade de se efectuar uma intervenção, é obrigatório o recurso a meios filtrantes químicos específicos ou existem soluções naturais que possam minorar este potencial problema?
  7. Meus estimados, sempre foi uma pretensão minha possuir um lago artificial para nele colocar meia dúzia de carpas koi, sem que, nos últimos 16 anos, tal desiderato nunca tenha saído do papel, e sem que tenha dado qualquer outro uso ao espaço destinado para o mesmo. Agora que, finalmente abracei este hobby (comecei com um "aquário" redondo, passei depois para um rectangular de 30, possuo agora um de 60 e para breve virá um de 1,20), sou agora de avançar com a construção do referido, a ter início na primavera próxima, o que me confere algum tempo para acautelar todas as vicissitudes. Citando o mestre Sun Tzu: Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Ante-projecto: Lago "estilo" japonês... Localização: O espaço é aberto, sem árvores muito próximas. A incidência parcial e directa do sol será de cerca de 4h no inverno, 8h no verão. A total, será de 2 e 4 respectivamente. Assim que possível coloco uma infografia (futuramente irei replicar aqui a feitura do lado, passo-a-passo). Tamanho: Área bruta com 7 x 3 metros, porém, pretende-se que o lago possua 6,5m x 2,5 metros. A diferença (25cm) será usada para colocar um rebordo (pedra granito - como ilustrado na foto supra), prestando-se este a criar uma barreira de segurança. Altura acima do solo: Pretende-se que o lago se tenha semi-saliente, criando-se uma assim borda elevada com relação ao solo, com cerca de 50cm, sendo o restante escavado. A parede exterior será devidamente revestida a pastilha. Para a concretização, pretende-se replicar este exemplo (com as devidas alterações). Profundidade: Pretende-se criar 3 níveis de fundura. O 1º nível - ou anel - com 50cm (de altura) x 50cm (de largura), o 2º desce para os 80cm x 50cm e o terceiro para os 100cm x 50cm. Podem aferir infra uma infografia meramente ilustrativa do que se pretende: Material: Pretende-se optar por uma estrutura de alvenaria. Pedras q.b., "arredondadas" e de vários tamanhos, pequenos seixos nas bases dos patamares 1 e 2, e areia no 3º (vide última infografia para aferir contraste pretendido). As "paredes" interiores serão verticais revestidas com pedras, seguindo o exemplo infra: Equipamentos: Está prevista a colocação de uma bomba para criar uma cascata com um pequeno caudal (ou um repuxo no centro do lago), e bem assim, iluminação interna. Por definir se se usará um filtro não natural. A ideia da queda de água é a seguinte: Plantas: Serão usadas nas margens exteriores, algumas flutuantes e outras submersas. Ainda nenhuma espécie foi ponderada... Peixes: Kinguios. Actualmente possuo 11 num aquário de 60cm (já com o 12º encomendado). Com a aquisição do próximo (120cm) irei duplicar o número de residentes. Os maiores terão o lago como destino final, os menores, permanecerão confinados ao aquário. Eventualmente uma ou duas carpas koi (borboleta): Em suma, tem-se este o ante-projecto. Já o tive todo devidamente esquematizado e em planta, porém, tinha-o num disco externo que sofreu um acidente que provocou a perda desse e outros ficheiros. O pouco valor da informação nele contida não justifica os 2000€ que pedem para recuperar os dados. No imediato, solicito o vosso especial parecer para o mérito deste projecto, isto é, que apontem algum pormenor de maior importância que me esteja a escapar ou algum lapso que inadvertidamente possa estar também incorrer. Todos os conselhos que julgares oportunos ou pertinentes serão igualmente bem vindos! Até Abril próximo pretendo ter o dossier fechado para dar início aos trabalhos.
  8. Meus mui estimados, dou inicio ao presente escrito ressalvando que desconheço de todo se se tem este o local indicado para colocar este post. Se assim não for, queiram escusar-me, deslocando-o subsequentemente para o devido e correcto local. Feita esta, permitam-me, muito telegraficamente expor ao que vim. Tenho-me um purista por opção, não por vocação, ou seja, possuo um aquário de águas frias e neste concreto, por muitas lojas que visite, deparo-me invariavelmente com o mesmo problema: escassíssima oferta na diversidade destes peixes ornamentais, e as variedades até são assinaláveis (mais de 150). Regra geral, quedam-se pelos cometass (com algumas variantes de cor), orandas capuchinho, shubunkins, telescópios e nada mais... Dito isto, alguém me pode indicar lojas no norte (Distritos Porto e/ou Aveiro) especializadas ou não em razão de matéria que possuam uma oferta mais variada?
  9. Meu estimado, muito lhe agradeço pelas propositadas observações. Com efeito já atentei nesse comportamento dos animais, associando-o à procura de alimento, após sugarem alguns grãos, rapidamente os "cospem". Felizmente ainda não tive nenhum acidente desse tipo... Quanto ao substrato que foi de salientar, já efectuei uma primeira pesquisa aqui mesmo e parece haver alguma informação disponível, que certamente ser-me-à muito útil. Oportunamente irei efectuar uma pesquisa/leitura mais cuidada, mas nesta primeira, feita muito na transversal, afigurou-se-me que o bare botton será uma placa usada para quem pretende dispensar o uso do substrato, estou correcto nesta minha primeira apreciação?... Edit: Já olvidada demonstrar a minha expressão de reconhecimento pelo interessante video. Fico-lhe grato.
  10. Meu estimado, a primeira imagem inclusa no seu post tem-se como uma evidente extravagância! Em face do nosso insignificante mercado, ainda se verifica algum (muito) entravamento à mudança, com resulta evidente pelo tradicionalismo na feitura e oferta dos tanques. Urge inovar, porquanto, um aquário, além do óbvio, é uma excelente oportunidade para se criar um impacto na decoração de um ambiente. Vejam-se mais alguns exemplos:
  11. Meu estimado, sou de lhe agradecer as pertinentes observações que procurarei aproveitar. Por ora, os peixes têm-se alimentados com aqueles tradicionais flocos, até porque não vejo outras alternativas nas lojas. Tenho lido - aqui neste fórum inclusive (onde cuido de pesquisar) -, que podemos confeccionar alguns alimentos frescos e naturais, estando a ponderar fornecer-lhes esse tipo de alimento no dia anterior ao da TPA. Quanto às plantas, vou procurar inteirar-me das suas qualidades e aquilatar a sua utilização. Meu estimado, não sou pessoa de ficar melindrada por tão pouca coisa, descuide. Quanto à minha escrita, não é defeito, é feitio, queira portanto, escusar-me. No mais, sou apenas de lamentar que, por não ter lido todo o meu escrito, nada se lhe ofereceu comentar. Não procuro elogios, não aprecio criticas gratuitas, mas aceito bom grado as construtivas, os alertas, as sugestões, os cuidados e tudo o mais que vocês, com anos de experiência, já ultrapassaram. Muito obrigado pela sua intervenção e considerandos, que respeitosamente estimo. Meu estimado, sou de lhe agradecer a deferência e bem assim, a propositada ideia que preconiza, porém, esta pedia a sua concretização (leia-se, ilustrativa explicação). Sou de ressalvar que inicialmente comecei por usar cascalho como sedimento. Estes seixos foram recolhidos à beira-mar, ciente do ilícito que estava voluntariamente a incorrer (é proibido por lei e sujeito a coima retirar areia ou água das praias). Abdiquei de os usar quando verifiquei da dificuldade de remover os dejectos do fundo do tanque. Destarte, migrei para a areia branca de praia, porquanto, a que possuo em casa é de cor mais amarelada, porém, já li que este substrato não será o mais adequado para este tipo de peixes... Meu estimado, desconhecia de todo a existência desse outro brilhante exemplo (logo mais vou procurar saber mais dele). Este, em concreto, caracteriza-se desde logo por uma maior elaboração mais graciosa, e com umas pedras diferentes, também elas muito sugestivas, adequando-se este layout para a um aquário de maiores dimensões (vou considerar seriamente esta proposta). No mais, sou de crer que este solo enquadra-se no conceito preconizado pelo AndrePeixoto.
  12. Meus estimados, abro este tópico para que possamos partilhar designs inovadores no mundo da aquariofilia.
  13. Meus estimados, publicidade à parte, alguém consegue precisar da qualidade destes filtros? Desde já agradeço as opiniões que possam aportar e que me auxiliem a formar a minha melhor razão!
  14. Meus estimados, como salientei no meu escrito de apresentação, aprecio sobremaneira visionar e atentar nos aquários que as pessoas amigas estimam exibir em local privilegiado da casa - regra geral, no hall de entrada ou na sala de visitas -, e nesse concreto, sou pessoa de prender a atenção dos meus anfitriões durante uma boa hora de conversa em torno deste hobby, suscitando-lhes que animada e orgulhosamente discorram sobre todas as vicissitudes inerentes ao mesmo! Agora que fui "forçado" a incorrer nesta arte, rendido aos seus encantos, pretendo nele enveredar com o devido protocolo, e para tanto, procurarei replicar os melhores exemplos e conselhos que possa colhêr, para deles retirar os melhores ensinamentos para formar a minha melhor razão. E neste concreto, pese embora preferisse os ditos "águas quentes", tenho-me com um "águas frias", ciente de todos os "contras", nenhuns "prós" e de toda a inflamada maledicência que por aqui grassa... Portanto, reservem-se nesses considerandos e foquemos o fulcral. Venham essas criticas construtivas! Começando pelo aquário, pretende replicar o exibido infra. Trata-se de um aquário de 90 litros que foi capa da edição de Dezembro de 2011 da revista Tropical Fish Hobbyist, tendo o seu layout sido projectado pela ADA (Aqua Projeto Amano) e montado pelo aquarista Jeffrey Senske da Aquarium Design Group, com o qual, se pretende desde logo destacar as cores dos peixes Kinguios. Podem visionar o competente vídeo aqui. Na minha "tosca" tentativa de replicar este cenário, fui de usar uns "seixos" de rio de maiores dimensões que possuía no meu jardim (acredito que as pedras possam ter outra denominação mais correcta), pelo que o efeito pretendido não foi de todo logrado, no entanto, não fugiu muito. Assim que possível, irei adquirir umas pedras maiores (possuindo as da imagem como guia). Pelo que já li algures, estas possuam duas grandes e óbvias vantagens, apresentam superfícies lisas e de fácil limpeza. Por ora só possuo uma foto que uso apenas para a manter a composição estética pretendida, aquando das limpezas quinzenais, pelo que a mesma não exibe o substrato (areia) que lhe confere o contraste, nem a iluminação que permite melhor visionamento do ambiente. Não fazendo a actual justiça à beleza do aquário, deixo para outras calendas essa actualização. Tanque: Comecei com um tipo bola (primeiro com 2 peixes), passei para um de 30 (com a compra do segundo par de peixes) e agora estou com um de 60cm (60x30x30). Com a mais recente aquisição (feita ontem), contam-se já 11 os peixes, e bem sei da regra que defende um determinado rácio (120lts para o 1º peixe e 40lts por cada peixe adicional). Vão crescer é certo, pelo que, neste momento, e a menos de um mês da compra deste último, dou já comigo a "namorar" um aquário de 1,20cm, podendo porventura optar por um ainda maior. Paisagem: Aprecio esta paisagem porque a mesma caracteriza-se desde logo por ser despojada e sóbria na sua austeridade, prescindindo-se do excessivo e supérfluo (objectos diversos), e conferindo assim mesmo a devida relevância ao peixes. Simples e minimalista (matrix defendida pelos coleccionadores), mas longe de ser grosseira ou sombria. Não é pesada (excesso de elementos) e nada tem de complicada (labiríntica e/ou intrincada) conferindo um espaçoso corredor para que os peixes possam livremente nadar. Fauna: Não foi uma opção, antes porém fruto de um acaso, os primeiros exemplares foram os vulgares peixes vermelhos de água fria. Já por aqui ouvi chamar "criminoso" a quem possui um aquário com estas espécies, no entanto, creio haver por ali algum fundamentalismo inconfesso. São bonitos, activos e mais robustos, rezam as crónicas, o que não significa, fáceis ou mais baratos de manter, sublinhe-se. Destarte, tenho-me um aquariofilista de primeira viagem que contra todas as correntes pretende manter um aquário bem povoado com toda uma bio-diversidade de peixes vermelhos e outros peixes de água fria de forma natural, preferêncialmente com kinguios. Antes de me rogarem o madeiro, cuidem de conhecer todo o panorama, porquanto, é da soma das partes que resulta o todo... Flora: Embora os indefectíveis delas não prescindam e lhes roguem predicados decorativos, de bio-degradação dos poluentes e oxigenação, salvo melhor opinião, não pretendo tê-las. Embora não aprecie muito os plantados, também não desgosto de todo (então artificiais totalmente fora de cogitação!) até porque neste concreto, tenho lido que kinguios e plantas não combinam muito... Manutenção: Tenho lido que estas espécies são particularmente caracterizadas por macular o ambiente aquático, seja pelos dejectos, seja pelos odores, pelo que, não tendo ainda adquirido um conveniente filtro (por estar já a considerar o próximo tanque para breve), vou ultrapassando estes problemas com duas trocas semanais de água (cerca de 80% por muda). Desta sorte, considerando a lotação havida, para um tanque com 300 litros, cujas medidas serão 120x50x50, tem-se por bastante um filtro com 4 fases que debite 1500l/h? Futuro: Confesso que desconheço de todo a taxa de crescimento anual deste peixes (já li que podem atingir os 20cm num ano), no entanto, o futuro tem-se acautelado. Possuo desde há muito um espaço no meu jardim reservado para a construção de um pequeno lago artificial a pensar num punhado de carpas, no entanto, estas têm-se descartadas sendo o próximo lar destes peixes. Será algo idêntico a isto, mas com 6x2,5m (onde estão as árvores é uma extremidade da casa):
  15. Meu mui estimado Pese embora se tenha esta sua, uma mensagem automática, mandam as melhores regras de etiqueta social, que lhe manifeste respeitosamente a devida deferência. Um muito obrigado e um bem haja pelo seu (nosso) fórum! Augusto Valente