cristiana veleda

Membro
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Bragança (Bragança)
  • Localização
    Bragança

cristiana veleda's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá a todos. Tenho um aquário novo com a capacidade de 55 litros (cerca de 45 litros de volume real) que está a fazer a ciclagem à cerca de 12 dias, sem peixes. Tem areão vulcânico misturado com areia fina, um tronco natural e algumas pedras também vulcânicas. A isto juntei 2 anúbias (1 delas presa no tronco e outra dentro de um vaso cerâmico semi-enterrado na areia). Todos os dias adiciono um pequeno floco de comida moída. O filtro é um Mini Biobox 2 ao qual retirei o carvão activado. Tenho feito algumas TPAs e analisei hoje a água, tendo os seguintes resultados: Nitratos: 40 mg/l Nitritos: 1 mg/l pH: 7.5 - 8.0 (não consigo dizer com certeza pois a cor é algo intermédio entre os 2 valores...) Carbonatos: 80 mg/l Dureza geral: 180 mg/l Temp. da água: 25º - 26º C Gostaria de vos pedir a vossa opinião acerca destes resultados. Acham que está tudo ok tendo em conta os 12 dias de ciclagem? Acham que devo adicionar algum químico para alterar algum dos parâmetros? Ou acham que devo introduzir um peixe resistente (p. ex., um barbo) para ajudar no processo? Obrigada desde já pelas vossas sugestões e opiniões!
  2. Obrigada a ambos pelos esclarecimentos e sugestões. Tenho mais umas dúvidas quanto ao filtro (desculpem a minha ignorância...): durante as 3-4 semanas da ciclagem do aquário também tenho de substituir a caixinha da "lã" do filtro, ou esta "aguenta" o período de ciclagem? Quanto aos peixes, pretendo ter alguns simples, para começar, e tendo em conta em conta as dimensões reduzidas do aquário...estava a pensar num Betta (ou talvez um casal, que acham?), um cardume de Tetras (talvez 5 ou 6...) e alguns Platies (não sei bem quantos e se serão uma boa opção, visto não saber bem se se reproduzem com muita facilidade)... Podem dar-me alguns conselhos quanto a estas questões? Obrigada!
  3. Olá Nuno Obrigada pela sua resposta às minhas dúvidas. Pretendo comprar apenas 2 ou 3 plantas, com requisitos mínimos de cuidados (já li algures aqui que os melhores seriam as anúbias e os fetos de Java, por exemplo). Nesse caso, não necessito de substrato, certo? Acha que posso colocar simplesmente a areia vulcânica? Apenas tenho algum receio que, como a areia é bastante grossa, não consiga prender as raízes e as plantas se soltem...Talvez fosse melhor comprar algum areão mais fino (tipo areia de praia) para prender as raízes e colocar em volta das plantas e espalhar a areia vulcânica no restante espaço do aquário...o que acha? E já agora, apenas mais uma pergunta de principiante - a que temperatura devo colocar o aquecedor da água durante a ciclagem do aquário? Obrigada mais uma vez pela ajuda!
  4. Obrigada a todos pelos comentários e conselhos. Acabei por comprar um aquário de 55 litros; agora queria começar por instalar a areia e algumas plantas para dar início ao ciclo de azoto. No entanto, vi alguns vídeos no Youtube que indicavam ser necessário encher a base primeiro com terra negra, seguida de areia. Para já, eu comprei apenas areia vulcânica (que me aconselharam na loja). Acham que é necessário ou aconselhável colocar a tal terra? Para já ainda não comprei plantas pois estavam esgotadas na loja. Acham que devo aguardar pela compra das plantas ou posso ir já enchendo o aquário com água e instalando o filtro? Obrigada!
  5. Olá a todos. Há bastantes anos atrás tive um aquário de água doce, com alguns peixes pouco exigentes (Molys, Platys, Guppys, Espadas, Néons e um Escalar). Entretanto, passaram bastantes anos e gostaria de retomar esta minha "paixão", mas não sei bem por onde começar... Alguém me pode aconselhar quanto ao volume do aquário a escolher (tendo em conta que não sou muito experiente...) e também quanto às marcas de equipamento mais fiáveis (para filtro, aquecedor...). De resto, será que me podiam ainda indicar alguma loja online ou na zona do Porto que tenha bom equipamento a bons preços? Muito obrigada desde já pela ajuda!