Alfrareef

Membro
  • #Conteúdo

    164
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

Quem visitou o meu perfil

2880 visitas ao perfil

Alfrareef's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

31

Reputação

  1. Olá, Por acaso passei por lá há uns dias e estava fechada, mas associei ao Covid. É com alguma saudade que vejo isso acontecer mas como dizes, e bem, tudo tem um fim. Felizmente ficam na memória as longas conversas com o Sr. Rui sobre aquáriofilia e em particular esses belos animais que são os Discus... Boas festas para todos, AR
  2. Deves reduzir a densidade para 1.025. Esse valor para os peixes já é alto. Estás a medir com que aparelho? A confirmar-se o valor que apresentas basta ires deitando água de osmose até chegares aos 1.025 e tem atenção à reposição. O coral parece uma sinulária...
  3. Eu tenho há vários anos um aquário de lá, com 3 frentes em extra-claro (sem riscos) com o silicone impecável e as esquinas e topos polidos. Está um trabalho de mestre ao nível dos melhores do mundo. Quanto ao tema do “professor” não estudei nem vou estudar se risca mais ou menos, mas sendo vidro com menos ferro é possível que alguma coisa seja diferente...
  4. Sim. Mantém o siporax e de vez em quando dá-lhe uma enxaguadela com a água da muda de água e passa o depósito do filtro também por água da muda para limpares os detritos. Nunca laves essas coisas com água da torneira.... Quanto á dimensão da equipa de limpeza, é sempre discutível. Eu pessoalmente gosto de ter muita “malta” a trabalhar para mim e tenho sempre grandes equipas de limpeza. No teu caso eu colocaria pelo menos mais uns 4 turbos, uns 10 nassarios e mais um Strombus. Se fosse meu seriam muitos mais e ainda uns ouriços (tuxedo) e uns caranguejos esmeralda. Vai deitando uns flocos de comida na água para manteres essa malta alimentada e ajudar o ciclo. Quando falas em invertebrados estás a referir-te especificamente a quê? E se no fim-de-semana os valores estiverem bons puxa da carteira e compra 1-2 camarões (Lysmata amboinensis) são resistentes, ótimos a limpar (especialmente parasitas nos peixes), são muito divertidos e começas a ver movimento e cor no aquário.
  5. Já vi as fotos (no outro fórum). O coral parece uma Sinulária e é realmente um coral muito fácil de manter. Basta água e luz... Para a semana faz uma troca de água maior. O dobro!
  6. Não necessitas do carvão. O resto está tudo bem. Não sei porquê, mas não consigo ver as fotos. O coral mole não tem nada a ver com movimento. Quando tiver tempo posso ajudar a explicar. Estás a fazer confusão com anémonas. O início tem essas “complicações”. É normal e os teus valores estão bons. Investe na equipa de limpeza e vai desfrutando pois dentro em breve já podes colocar uns peixinhos.
  7. Não adquirindo uma máquina de filtragem, que na realidade não é obrigatório em particular para reduzidas quantidades, tens algumas opções. Podes obter (por vezes sem custo) a água de osmose numa loja de aquariofilia (tenta na que frequentas) ou com outro aquariofilista, utilizar água destilada (há quem diga que tem resíduos de metais e quem diga que não), utilizar água da torneira com condicionadores (tb já vi, embora nunca o tenha feito e não aconselho). Faz uma marca no tanque (cola fita-cola e com um marcador faz a marca) e tenta repor no mínimo diariamente. Despeja com cuidado para misturar devagar. Mais à frente se confirmarem o gosto podes adquirir um sistema de controle da reposição (reposição automática - um dos melhores amigos do aquariofilista...)
  8. Atenção à reposição do nível por evaporação pois tens que repor com água (doce) preferencialmente de osmose. Lembra-te que com a evaporação a salinidade do aquário aumenta... Sobre os valores, no início andam meio loucos e ainda tens nitritos portanto continua como estão a fazer.
  9. Não há problema com os picos, excepto perturbarem a corrente... As bactérias não são considerados químicos!
  10. Looking good... :-) IMHO: Tenta colocar as rochas (mais deitadas) por forma a teres “plataformas” para colocar uns corais e evita ter as rochas muito perto da superfície, excepto se pretenderes não ter nada em cima do “pico”. Tenta também não ter demasiada rocha. Talvez devolver uma peça pois quando colocares a rocha que falta, o aquário vai ficar demasiado cheio de rocha e perdes o contraste das áreas vazias... Gosto da forma de esconder o equipamento! Deita uns flocos de comida (poucos) para ajudar o ciclo e também umas bactérias para daqui a uns dias colocares os primeiros elementos da equipa de limpeza. E vai monitorizado o ciclo (testes!) para saberes quando termina. Ah! Começa também a ler sobre os dinoflagellates, cianobacterias e outras algas que costumam surgir nos primeiros meses para não stressares demasiado quando surgirem. Se fores levando com calma e método, tudo isso irá desaparecer.
  11. A arrumação para começar está óptima. Na loja onde vais, que não conheço mas já ouvi falar muito bem, leva o filtro externo e vê o que acham de encheres esse filtro com alguma rocha ou siporax para aumentares a superfície para bactérias.
  12. Está arrumado! Quanto ao aquecedor eu costumava colocar na diagonal atrás ou até deitado no fundo atrás da rocha. Só falta colocares a rocha... e quando a colocares não te esqueças de retirar um pouco de água antes... Ah, e deves colocar muito mais areia atrás que à frente, tipo rampa. À frente deixa apenas pouco mais que 1 dedo. (Minha opinião)
  13. Nao conheço lojas no norte que possa recomendar. Eu estou em Lisboa... Vamos ter que esperar por membros do Norte.
  14. Água e rocha apropriada (esqueleto de coral)