• Announcements

    • João Branquinho

      Mensagem para Visitantes   04/15/17

      Estimado visitante, antes de mais, muito obrigado pelo seu interesse na comunidade Aquariofilia.Net! Esperamos que esteja a gostar do conteúdo que temos no fórum. Dado que não é ainda um membro registado da nossa comunidade, não sabe que está a perder muitas outras funcionalidades e informações disponíveis apenas a membros! Do que está à espera para se juntar a nós? É só fazer clique no canto superior direito e pode inclusivamente usar as redes sociais para agilizar o processo de registo. Obrigado!

Alfrareef

.Membro
  • Content count

    125
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Alfrareef last won the day on February 18

Alfrareef had the most liked content!

Community Reputation

23 :)

About Alfrareef

  • Rank
    Membro Júnior

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

Recent Profile Visitors

46 profile views
  1. Belas fotos! Relaxante. Obrigado por partilhares.
  2. Não vejo as coisas desse modo. São mundos muito diferentes. O que acho é que para desfrutares a sério em qualquer desses mundos deves estudar bastante, escolher uma série de técnicas e manteres-te fiel a elas pelo tempo suficiente para as dominares. É simples...
  3. Não sei. Já não compro há muitos anos. Liga para lá e pergunta.
  4. Sim. Eventualmente poderás vir a ter que os usar para controlar melhor alguns parâmetros da água. Para peixes e corais moles não necessitas de nada disso. Sobre a osmose a minha sugestão para quem começa e com pouca litragem é comprar a água salgada até perceber se quer mesmo prosseguir. É mais fácil ires buscar 30-40 litros que estares a fazer água, armazenar e misturar o sal.
  5. Pois. É melhor estudares um pouco mais... Num post lá para trás falaste em visitar a Aquahobby. Faz isso e aproveita para lhes pedir que te expliquem e te mostrem as coisas a funcionar. Podes também ver uns vídeos que algumas lojas internacionais tem no YouTube onde explicam tudo. A BRS tem uma série muito interessante onde montam um aquário de raiz https://m.youtube.com/user/BulkReefSupplyCom Nota que nessas séries eles utilizam quase sempre do melhor que há e muita coisa que não irás necessitar, pelo menos no início mas os conceitos são os mesmos.
  6. Olá Diogo, Bem-vindo ao mundo dos salgados. Estudar, estudar e estudar... e ver muita coisa diferente por todo o lado. Sobre os temas que levantas... Podes montar o aquário sem sump, com um Hang on the back ou colocar o escumador e o aquecedor dentro do aquário. Poupas na sump e que vais ganhar é um aquário cheio de equipamento e um monte de problemas com afinação do escumador e algumas inundações. Eu, pessoalmente prefiro a sump para alojar o equipamento, aumentar o volume de água, facilitar a oxigenação, colocar rocha ou midias para bactérias, facilitar as trocas de água e finalmente ter um aquário "limpo" de equipamento (não fossem as bombas...) Sobre os consumos, se optares por bombas dc com regulação e iluminação led podes conseguir ter consumos porreiros. Sobre os restantes custos prepara-te para umas centenas de euros pois os salgados tem maior custo na montagem e manutenção (ex: o cardume de anthias custa mais que a maioria dos peixes de água doce) Sobre o tanque não entendi as dimensões. Tem 45cm de altura e 35 de fundo? A ser assim não recomendo pois estás a poupar no aquário mas os 35cm é curto face aos 120 de largura. E o móvel, já tens onde colocar o aquário?
  7. Excelente ideia e parabéns a todos por aceitarem o desafio. Vou acompanhar com muita curiosidade para ver o que cada um fará com o mesmo tronco.
  8. Sim. Vais obter melhores condições. Não te esqueças que quando lavares as esponjas e "midias" usa água do aquário evitando destruir a colônia de bactérias. Mais um tema para leitura...
  9. Olá Andy Esquece a componente negativa do que te estão a transmitir. Tu estás a seguir o caminho da maioria das pessoas. Aproveita, sim, para ler nas entrelinhas e aprender. Lê muito, Internet forums e livros, para aprenderes ao máximo. A técnica para água doce é bastante simples e daqui a pouco estás a ajudar outros. Sobre a bomba, o melhor é ser externa e existem muitas formas de a esconderes... E segue o que eu considero a maxima da aquariofilia: "as coisa más acontecem muito depressa enquanto que as coisas boas demoram a acontecer"
  10. Para não estranharem a falta de novidades. Os testes com novos vedantes estavam a correr bem até ao terceiro teste de carga onde começou a sair mais água do depósito do que a que entrava. A origem e solução está identificada e ainda não encontrei tempo para tratar do assunto.
  11. Olá andiesel, Se gostas, fica com os peixes e também com as pedras azuis e com o barquito. Por esta altura tens ainda muito que aprender e o mais importante é ir aprendendo com gosto. Usa a internet para investigar sobre os peixes/plantas que gostarias de ter e só depois de alguma investigação é que deves avançar para a compra. Nas lojas pede para reservarem até decidires.
  12. Pois é... tens a certeza que o ciclo está feito. Eu nunca acreditei em ciclos com matérias filtrantes populadas e aditivos de bactérias. Vou sempre pelo método tradicional. Mas isto sou eu...
  13. O suficiente para manter a água constantemente à temperatura desejada e sem estar sempre ligado. A regra do watt por litro funciona para mim. No entanto no inverno duplico a potência (adiciono outro igual) por precaução e para dar uma ajuda ao principal.
  14. Eu não vejo problema. O beta vai tomar conta de um canto e não chateia os outros.
  15. Força! É claro que é o que for melhor para ti. Eu sempre que faço uma montagem nova aproveito para experimentar diferentes técnicas. Se calhar também podes introduzir algumas algas, mas ia o conselho dos especialistas também é importante para não ficares com um algário.....! Vou seguir ficando à espera das fotos...