Egnom

Membro
  • #Conteúdo

    560
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

2 Seguidores

Sobre Egnom

  • Aniversário 01/07/1986

Formas de Contacto

  • MSN
    ruigusmao@hotmail.com
  • Website URL
    http://www.kitesurfway.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

Quem visitou o meu perfil

2736 visitas ao perfil

Egnom's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Ora bem, de facto eu e o Freesoul enviamos alguns exemplares de Mértola e do Douro para análise. Finalmente chegaram os resultados e são estes: Os exemplares de Mértola (Theodoxus guadianensis) são geneticamente relacionados com a espécie "Theodoxus baeticus" e "T. valentinus/T. velascoi". Assim, o grupo constituido por estas três espécies é endémica das regiões do sul da Peninsula Ibérica. Descrição (em alemão...) do Theodoxus guadianensis: ( http://biodiversitylibrary.org/page/16299746#24 ) E os desenhos (fig. 1357, 1358): ( http://biodiversitylibrary.org/page/16299939#217 ) Os exemplares recolhidos pelo Freesoul no Douro indicam que se trata da espécie Theodoxus fluviatilis s. str. Tratam-se aparentemente, dos exemplares seguramente identificados desta espécie, que se localizaram mais a ocidente até agora.
  2. Obrigado a todos pelas respostas! Então e um sitio onde dê para chegar lá com o carro mesmo ao pé? As minhas costas agradeciam!
  3. Malta preciso de alguma ajuda. Alguém sabe um bom sitio para ir recolher uns seixos (calhaus rolados) de várias dimensões, aqui na zona de Sintra/Lisboa? É para a construção de um lago.
  4. Encontrei. É este: http://www.panzerwelten.de/forum/showthread.php?tid=811 Tens que usar um site de tradução para inglês. O babelfish por exemplo. Aqui há umas fotos engraçadas: http://www.mikroskopie-forum.de/index.php?topic=5301.0
  5. Boas Há para ai um fórum estrangeiro onde já tentaram a reprodução.... Sem grande sucesso parece-me. Não me lembro agora qual era. De certeza que tem lá informação util. Quando encontrar posto aqui.
  6. É uma boa questão Sabe se que tudo o que se coloca dentro de um aquário, passado algum tempo é colonizado por bactérias. Nos reefs, a rocha utiliza se para filtrar a água, mas é preciso não esquecer que por serem rochas extremamente porosas, a sua superficie é bastante grande, pelo que a capacidade de albergarem colónias de bactérias é enorme também. Na água doce, o que geralmente se faz não é tanto ao nivel de colocar rochas colonizadas, é por exemplo em colocar um filtro com matérias filtrantes já colonizadas de outro aquário.
  7. Boas Tenho um aquário com cerca de 120 litros e a calha é uma sun-sun com 3 x 39 watts, com as lampadas originais. Montei o aquário há pouco tempo e queria fazer um tapete de glosso, mas este em vez de se estar a espalhar na horizontal, está a crescer para cima. Parece me um sinal de falta de iluminação... Ou será do espectro das lampadas? Como aquilo é luz branca, talvez falte um pouco de luz mais amarelada... Será isso? O que me aconselham?
  8. Um aquário não é susposto ser um ambiente asséptico, completamente desinfectado e apenas com alguns peixes. Possui toda uma fauna de pequenas dimensões, a começar pelas bactérias e a acabar por vezes em pequenos seres como estes que descreves. Dizes serem planárias, mas pela descrição parecem me mais ser pequenos anelídeos, que costumam surgir em aquários com excesso de restos de alimentos no areão. Não são prejudiciais, antes pelo contrário, são benéficos pois eliminam os restos de comida e são indicadores que a pessoa que trata do aquário necessita de mudar os seus hábitos e neste caso, dar menos comida, aumentar a filtragem, aspirar o areão, etc. Experimenta fazer uma destas coisas, em vez de estar a colocar um químico na água para matar a bicharada. Fica a sugestão. Cumprimentos e boa sorte!
  9. Só uma pergunta: que mal fazem esses pequenos seres ao teu aquário?
  10. Um pequeno update: Resolvi começar as escavações, apenas para testar a profundidade e ver se não existiam obstáculos. Cheguei aos 90 centimetros de profundidade sem problemas. Depois começou a chover e como a terra é barro, o buraco ficou cheio de água. Ficam umas fotos: P.S. - O estendal da roupa irá obviamente sair dali.
  11. Está muito fixe o teu lago Tmaster. Uma pergunta, nessa ultima foto, no canto inferior esquerdo, essas plantas plantadas no canteiro em terra seca parecem-me ser Canna sp. (ou estou enganado?) Li algures que algumas variedades se aguentam com as raizes dentro de água. Já experimentaste?
  12. Obrigado Luis. E a tela onde compraste? Já comecei a procurar sitios para comprar a tela, mas parece que existe uma grande variedade de preços conforme os sitios... E parece me que a diferença de preços não é igual a telas melhores...
  13. Quer dizer, exactas não tem que ser ao centimetro. Basta quantos metros.
  14. Egnom

    Carpas doentes

    É lá! A coisa é séria mesmo. É melhor colocares aqui as fotos porque fica mais fácil da malta ver: Será um parasita? Será um fungo? Eu próprio não percebo nada de doenças de carpas. Vamos esperar que a malta diga alguma coisa. Já agora, há quanto tempo +- apareceram estas bolhas?
  15. Olá Luis Gostei muito do teu lago. Procurei pelas dimensões mas não encontrei. Podias dizer quais as dimensões exactas do lago? Pretendo fazer um laguinho que deverá ter mais ou menos o tamanho do teu, pelo que vejo nas fotos.