Nuno Monteiro

Membro
  • #Conteúdo

    3
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Quem visitou o meu perfil

508 visitas ao perfil

Nuno Monteiro's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Olá a todos. A mortandade bateu à minha porta e dizimou-me mais de metade da minha fauna. Precisava de ajuda a perceber o que se terá passado… Antes de mais algumas infos: Aquário: 370 Litros (150 X 45 X 55) Filtragem: 2.290 L/H com Glax Ring Mini (400 gr.) e lã de vidro Sera. Em casos de emergência introduzo o Carvão Fluval. Fluval Ext.303 (490 L/H) + Filtro Caseiro (600 L/H) + Hidom AP-1600 (1200 L/H). Temperatura: 25º (Elite 200 W + Tetra 75 W) Bomba de ar Tetra APS 50 Areão Preto 20 Kg, rocha calcária e rocha local. Iluminação: 1 Marine White T5 + 1 Marine Glow (8h/dia) + 5h/dia iluminação natural Flora: Fetos de Java e Nomaphila Stricta “adubadas” com JBL balls Fauna: 1 Labidochromis Caeruleus 12 cm 1 Labidochromis Caeruleus 6 cm (morto) 1 Pseudotropheus Demasoni Pombo Rock 10 cm (morto) 3 Melanochromis Auratos 6 cm, um dos quais já tinha mudado de cor cá em casa (todos mortos) 1 Neolamprologus Brichardi 5 cm (morto) 1 Copadichromis Borleyi Red Kandango 8 cm 1 Pseudotropheus Snow White 6 cm (morto) 1 Pseudotropheus Red 8 cm 2 Pseudotropheus “Azul” 8 cm (1 morto) Tenho ainda mais 2 limpa fundos “normais”, 1 Ancistrus e 1 Sinodontys. Testes Água: NO3: < 25 mg/l NO2: 0 mg/l GH: > 7º d e < 14º d KH: > 6º d e < 10º d pH: 7,8 Cl2: 0 mg/l Nota: testes quinzenais assim como as TPA’s que variam consuante o lixo depositado no fundo, sempre com o mínimo de 45 L. Em 4 dias morreram 8 ciclídeos dos 13 que tinha. Estou preocupado e não sei o que fazer. O Aqua tem 4 meses e veio substituir um de 120 L que tinha. O último a chegar foi o Pseudotropheus Red que está cá em casa desde o Natal. Desde o início do mês estou a alimentar com Sera Granu Green que substituiu a anterior (Prodac sticks). O que me aconselham?
  2. Depois de muita leitura aqui no forum, e de alguma imaginação, venho-vos apresentar a solução que encontrei. Antes de mais devo dizer que o aqua é de 120 L (100X30X40), e que a bomba da gardena que possuo é de apenas 600 L/H, o que poderá ser pouco. Então é assim, como o principal problema seria o reservatório para as matérias filtrantes, essa foi a minha maior dificuldade de idealizar. Nada que €1,99 não resolvessem na SportZone. Uma garrafa de água! (verde para ser mais facilmente dissimulada). Depois, foi só cortar a boquilha da tampa para que ficasse assim Depois de cortado o suporte, foi só encontrar mangueiras que se ajustassem às medidas da tampa da garrafa e da bomba. Facilmente encontrei numa drogaria várias medidas, que me permitiam fazer reduções caso fosse preciso (e foi...). Depois disto feito, precisava que a água circulasse pela garrafa. Como o meu objectivo é dissimular a garrafa no meio das pedras ou vegetação (plástica ou natural) optei por fazer cortes em apenas metade da garrafa, uma vez que irá ficar deitada no fundo. Assim, e com base em alguns vídeos brasileiros no You Tube, com a ajuda de um ferro de estanhar fiz os cortes e furos que achei convenientes. No final, com um X-acto, cortei os os excessos de plástico derretido. Depois de tudo bem lavado, foi só colocar a lã de vidro no fundo da garrafa a tapar todos os cortes (cerca de 1/4 do volume). Por cima meti as cerâmicas (+ ou - 2/4 do espaço interior), adicionando no espaço restante um saco de carvão activado. Depois foi só encaixar tudo e testar. Funcionou! E ainda funciona! Já retirei o carvão e troquei uma vez a lã de vidro. Uma vez que estou em fase de mudança de casa, os meus ciclídeos entretanto adquiridos "alugaram" para outro aqua mais pequeno, provisóriamente. De momento é este o aspecto. Quando acabar com as mudanças prometo mais fotos!
  3. Boas! Estou a preparar um projecto para cativar os meus filhos para o mundo da aquariofilia. Como referi na minha apresentação, cheguei a ter um pequeno lago com cerca de 3.000L, e a minha dúvida prende-se com a possibilidade de "reciclar" (ou reutilizar) uma das bombas que tinha no lago e que estava arrumada num canto. Ainda não decidi o tamanho do aqua, mas para começar pensei entre 60 a 100L. Uma das bombas que tenho é uma Gardena RP 600, capaz de debitar até 600L/H (http://www.gardena.com/pt/water-management/garden-pond/conjunto-de-bombas-para-lagos-de-interior-rp-600-gardena). Será de todo descabido esta adaptação para cascata? Quanto à iluminação, tive a ideia de outra adaptação. Fita de led's. A luz fria será indicada para fauna e flora?