k-otic

Membro
  • #Conteúdo

    17
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lajes do Pico (Açores)
  • Localização
    Silveira

k-otic's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Sim, estou inclinado para isso (inclinado para a casa ser toda em LED). Perguntei a questão dos LEDs também no sentido de escolher LEDS para isso. Que fitas usas? É que também não pesco a questão de escolher LED's pelo espectro e tal. Por isso fiquei sem saber por onde começar a procurar. Renato.Vieira, respondeste quando ainda respondia ao Magikarp. Estava a ponderar fugir das T5, mesmo que as LED custem mais à priori. Só precisava de saber o indicado, para começar a fazer umas contas do que é que custa, e aonde comprar. Não vou querer um plantado muito denso, provavelmente apenas duas /três espécies e sempre das menos trabalhosas /mais tolerantes. Se procurar 10W flood light no ebay, é disso que falas?
  2. Obrigado pela tua resposta. Sim, quando falei em balastros mais potentes confesso que foi pensando numa perspectiva de aumentar o comprimento total das duas lâmpadas. Contudo, o consumo vai disparar, daí equacionar a alternativa de migrar de vez para uma solução LED. Ninguém tem opinião sobre isso?
  3. Boa noite, Fiz esta questão no meu tópico, mas ninguém me respondeu. Já estive a montar o aquário e o filtro pequeno, faltando o grande, além dos habitantes (fauna e flora). Enchi-o, tenho a bomba de ar e o filtro a tempo inteiro, para que a água se movimente, faça uma limpeza de algum resto de produto, que duvido que haja... mas isso é outra história e não quero divergir. Quando achei que tirando o filtro grande estaria tudo pronto, eis que o balastro morre. Analisando a calha, ela tem umas lâmpadas t5 ranhosas, que já devem ter boa idade, e que atendendo ao volume de água terão de ser boazinhas. (o balastro velho tinha 2*39W, o que sei que é mesmo muito abaixo do recomendado,para a minha estimativa de 250l no aquário). (1.2m x 0.45m x 0.6m, cheio a 0,5m ) Não quero mudar a calha, porque não vou ter plantado que o justifique. Agora as questões: Ponho um balatro mais potente e meto umas T5 boazinhas? Tiro o balastro e monto umas T5 LED? Sei que é a melhor relação a longo prazo, mas não sei aonde e o quê procurar. Já li todos os tópicos que podiam ter a ver deste ano, mas não cheguei a conclusão nenhuma. Obrigado.
  4. Bons dias! Tenho andado ausente, porque a vida não me tem deixado muito tempo para continuar o hobbie... Este fim de semana foi excelente, deu para tudo. E lá na belíssima companhia da minha cara metade estivémos a preparar como sabíamos o aquário. Coloquei húmus JBL AquaBasis plus, dois sacos, espalhados em 85% do fundo, com especial atenção a ter mais concentração onde irei colocar as plantas. Por cima, saco e meio de JBL Sansibar Substrate BLACK. Não vou colocar fotos porque parece que o aquário está de roupa interior, e hão de vê-lo, mas mais vestido. Surgiu-me um problema: a luz deixou de dar. Acabei por experimentar cada lâmpada sozinha, e elas arrancam dois ou três segundos, e desligam, o que me dá a entender que será balastro, não? Nesta altura, tenho duas lâmpadas t5, o que me leva a pensar se não devia equacionar converter o esquema para luzes T5 LED, que tem mais longevidade, mas não sei o que acham disso. Também não liguei o filtro principal ainda, está só o pequenino e a bomba de ar, para mexer a água... depois de resolver a luz e as mangueiras e adicionais do filtro me chegarem, planeio uma TPA de 50% e aí começo a contar o ciclo do azoto e a fazer medições para ver se está tudo nos conformes. O que fariam em relação à luz? Passavam para LED?
  5. O que acham destes substratos para as espécies faladas acima? JBL AquaBasis plus e JBL Sansibar Substrate Será que os red cherry's precisam de substrato específico?
  6. Bom, vamos a uns updates: a bomba de berbequim está cá. As esponjas estão cá; o escovilhão para limpeza está cá; O Mini Kit Test para Água Doce Nutrafin ainda não chegou, mas está previsto para a semana; Já tenho o móvel de madeira feito à medida, com tampo de granito feito à medida, pintado por mim, por incrível que pareça até está aceitável )e; A sala está quase pronta, faltam só coisas relacionadas com a secretária, pelo que nada interferem no aquário, o que faz com que já o tenha no lugar, e estou inquieto para começar com as coisas a sério; Agora vamos às dúvidas: deram-me um coral enorme para se quisesse colocar no aquário, mas não sei se e como o vou enquadrar. Acham que vale a pena? fotos abaixo. Para as plantas fáceis, que recomendaram, que substrato acerta bem, tendo em atenção os Red Cherry's? Fotos: Agradeço desde já a vossa disponibilidade.
  7. Ninguém me quer dar um palpite no filtro UV ligado ao filtro de baixo débito? Update: Já mandei vir: Mini Kit Test para Água Doce Nutrafin escovilhão de limpeza de tubo, de dois diâmetros; bomba para 1TPA's, accionada por berbequim. T tenho 1,80m mas não me estou a ver bem das costas o resto da vida, se começar em pouco tempo nas TPA's de um aquário deste tamanho, pois o topo dele ficará a 1.6m de altura, pelo móvel que desenhei e estou à espera de orçamento. Esponjas de substituição das que tenho. Vou fazer o que disse o mauricio1972 e ferver as que tenho, mas conto ir mudando uma a cada limpeza de filtro, por descargo de consciência. Agradeço a ajuda que me tem dado. Tem sido preciosa. Já li umas coisas aqui pelo fórum, de modo a que as bases vão entrando devagarinho para isto correr bem .
  8. Acabei por perder uma hora em pesquisas aqui no fórum e na net e concluí que devia ter algo intermédio, comprei o Mini Kit Test para Água Doce Nutrafin. Surgiu-me uma dúvida, uma vez que pelo que li um filtro UV tem de ter caudal mais reduzido, para a água passar mais tempo em contacto com a luz, acabei por idealizar uma solução simples: Em vez de me meter em aventuras e mangueiras em T, percas de caudal no filtro proncipal, etc... porque não ligá-lo no Stingray, o filtro secundário? Ele tem um caudal relativamente baixo, o que maximizaria a utilização do filtro UV, certo?
  9. E testadores? Aconselhas algum para um rookie como eu? Aqueles de tiras, que medem de uma vez nitritos, nitratos e ph são de aconselhar?
  10. Também quero escolher plantas de baixa manutenção, o meu tempo para a aquariofilia irá crescendo, mas para já estou em obras em casa, que me consomem quase todo o tempo livre depois do trabalho. Daí ter dever bem o que e como colocar, quer em termos de plantas, quer em termos de peixes. Mas isto é uma atividade que se faz por gosto, o tempo irá crescendo. Acrescentando à lista: Camarões Red Cherry; Esponjas se não limpar bem aquelas; Filtro UV (falta escolher); Musgo de Java; Testes (falta escolher); Escovilhão; Substrato (a escolher) (que quantidade para um aquário de 120*45*60?); Habitantes: Elodeas; Cambombas; valisnérias; Musgo de java; Guppies; Red Cherry's; corydoras; mollys; Espadas; Estas plantas dão-se bem com os peixes que me indicaram? Não vou comprar estes peixes todos, para já, é mais para ter uma ideia de quantidades/qualidades compatíveis. Está tomando forma, pelo menos virtualmente
  11. Ok. Vou ver as esponjas então, se as consigo reciclar. Se não, já vi que é possível adquirir uma placa, e cortar à medida. Qual é o filtro UV que recomendas para o 2217? Também tenho de comprar testes para a água, para saber se as bactérias nitrificantes estão ok, correto? Recomenda-se algum em especial? A minha lista de compras: Camarões Red Cherry; Esponjas se não limpar bem aquelas; Filtro UV (falta escolher); Musgo de Java; Testes (falta escolher); Escovilhão; Substrato (a escolher) (que quantidade para um aquário de 120*45*60?); Achas que falta algo a adicionar a isto, e ao que já enumerei no primeiro post? Uma vez mais obrigado pelo teu tempo. Lojas da especialidade, há alguma que se destaque por cá ou compensa mandar vir de fora?
  12. Estive a pesquisar na net, e o Elite Stingray 10 tem um caudal de 220 litros por hora. Isto junto com os 1000 do Eheim, fica-se com quase 3.5 filragens por hora do volume de água do aquário, aumentando em 25% a filtragem atual. Acho que é mais que suficiente, pelo menos para já. Dois filtros externos como o Eheim disparam-me quer os custos de "iniciar" a aquariofilia, quer a fatura da eletricidade. Além de que se tiver isto em conta, quase compensa mais vender este filtro e comprar um de maior débito, o que a médio prazo era mais compensatório. Tinha visto essa imagem, mas pensei que fosse ilustrativa apenas. Aí está incluído o tal filtro de carvão, que não acharam ser necessário. Vou adquirir esponjas novas, não acho que se consiga limpar convenientemente as que tenho, e não quero começar mal.
  13. E o que dizes do filtro stingray que falei para segundo filtro? Para estes peixes, que tipo de meio filtrante devo colocar no Eheim? Sei que há variados, além da cerâmica EHEIM MECH, estava a pensar em EHEIM bioMECH, ou Eheim Substrat Pro? Estes últimos são bons complementos do Mech, por qual optarias? Ou optavas por marcas/gamas diferentes?
  14. Boa noite. Obrigado pela resposta. Tenho também um stingray 10, mas achei que não era necessário. Mas assim, do teu ponto de vista, vou antes utilizá-lo... Achas que vale a pena ? Os peixes que recomendas são engraçados, eles dão-se bem com os Red cherry? Não os comem? Os Red cherry reproduzem-se? Quantos peixes colocarias? Que plantas são adequadas para estas espécies, e de fácil manutenção? Falas em UV,, presumo que de um filtro UV?