Hugo Marques

Membro
  • #Conteúdo

    51
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Hugo Marques

  1. Primeiro convém perceber o que causa isso e o que poderá estar errado. Qual o tamanho do aquário, substrato, iluminação e a quantidade de horas que a mesma está ligada, qual a fauna e flora do aquário e quais os parâmetros da água?
  2. Poder pode. Mas não deve, o filtro deve permanecer desobstruído para a correta aspiração de todas as micro e macro partículas em suspensão na água.
  3. Boas. Estou à procura do membro João Rosa por causa de um aquário. Alguém que tenha o contacto dele ou possa contactar com ele?
  4. Os troncos ajudam... Deve é haver atenção ao tratamento que eles requerem antes
  5. Depende. Troncos preparados para aquário, CO2, buffer, ou líquidos à base de ácidos. Qual é o pH pretendido? Para 6,5 e 7,2 sei que existem buffers muito bons, eu testei e não quero outra coisa.
  6. O problema não é o que vem escrito, mas sim aquilo que não vem. A água engarrafada não leva o cloro que elimina bactérias prejudiciais ao corpo humano, que possivelmente podem ser prejudiciais para os peixes, de certa forma teria que adicionar químicos na mesma para salvaguardar a fauna e flora do aquário. O buffer deu resultado, o pH está agora nos 6,5 em conjunto com a temperatura constante nos 26,2 os peixes estão mais activos e mais dispersos pelo aquário. Contudo gostaria de manter o tópico activo pela questão das águas engarrafadas, se alguém tiver uma opinião, conhecimentos ou dúvidas seria bom partilhar as mesmas para perceber os prós e contras.
  7. Pois.... a questão é por causa da composição bacteriológica da água... Neste momento estou a testar um buffer de pH para reduzir a 6.5... hoje faço novos testes
  8. Boa tarde. É possível que sim, tudo depende do sítio onde está o lençol freático. O ideal para isso seria tentar desviar o curso da nascente, subindo-o ligeiramente com auxílio de tubo ou caleiras e deixar que a gravidade faça o resto, mas a teoria é muito mais fácil que a prática. Explorar nascentes de água sem os recursos adequados é complicado, na minha opinião.
  9. Sim é aquecido... Está no interior de um recinto privado...
  10. No aki existe... É uma espécie de cimento da weber acho eu... Quanto ao vedante é uma espécie de tinta mas não sei nome nem fabricantes
  11. Existem materiais próprios para isso... geralmente usa-se uma espécie de cimento e depois aplica-se uma capa semelhante ao que se faz nas piscinas e tanques....
  12. Um pouco atrasado mas deixo aqui a minha experiência, uso cerca de 20 ml de Florena num aquário de 85 l +/- (1 vez por semana) conforme indica no frasco... Correu sempre tudo e tenho andado a servir Fetos de Java e Anúbias aos amigos aqui da zona... 1 vez de 3 em 3 meses meto o Florenette em pastilhas, 1 por cada aglomerado de plantas (umas 6 ou 7 pelo aquário todo, enterradas no substrato)
  13. Update: Mais uma TPA e nova verificação. Os parâmetros agora com melhor precisão: pH: 8.0 kH: 7 gH: 8 NO2: 0.0 mg/l NO3: 10 mg/l NH4/NH3: 0.5 mg/l - 0.03 mg/l A TPA foi de 25% de água por aspiração do fundo com sifão de aquário, correspondente a perto de 21 litros de água.
  14. Uma dica que dou não é para o filtro mas sim para o aquecedor. Um de 175W ou até mesmo 200W é melhor e mais eficaz. Por experiência própria e por dicas de vendedores, afastar dos filtros e outros equipamentos da Sera poupa nas dores de cabeças, eles são bons com manuais, produtos para a água (medidores, etc) mas pouco ou nada mais que isso. Os filtros da JBL também são bastante bons e para essa litragem acho que o e701 chega bem. Tenho o 901 e são super silenciosos, muito eficazes e relativamente fácil de manter.
  15. o pH varia entre 7.6 e 8.4 (medido digitalmente) Consigo uma descida gradual até aos 6.5 mas por pouco tempo. A dureza é superior a 12. Quanto ao pleco, estou consciente disso, quando o mesmo atingir um tamanho considerável será "transferido" para um lago com cerca de 8000 litros de água, onde estão mais uns quantos da mesma espécie.
  16. Boa noite. Desde que tenho o meu aquário, tenho usado água da torneira em conjunto com um condicionador de água da JBL, apesar de ter resultado até agora começo a ficar preocupado com a utilização de aditivos por largos períodos de tempo. O principal problema com que me deparo é o pH da água e a sua dureza. Apesar dos peixes não se ressentirem muito, não quero que estejam a ser prejudicados de todo. Tento sempre regular o pH com Sera ph Minus mas esta situação acaba por inverter e voltar quase ao normal após alguns dias. A minha questão no fundo é se devo manter o mesmo sistema e continuar a usar água da torneira, após o repouso de 72h, usando à mesma condicionador para neutralizar os metais pesados e traços de cloro que possam existir na água (Moro no Montijo e eles esticam-se na dosagem de cloro na água) ou passo a usar água engarrafada já com o pH aproximado do valor recomendado para os peixes que tenho? A TPA é feita 1 vez por semana, 25% de água aspirada do fundo. Material: Aquário 80x36x30 (86 litros) Aquecedor: Eheim Jagger 150W Fltro: JBL e901 Substrato: JBL Manado Iluminação: Tecatlantis 54W Led (560 leds +/-) (é luz em excesso acho eu e por isso reduzi as horas de luz) Flora: Anubia Nana x4 Feto Java x3 Fauna: 2 Escalares (casal) 2 Barbos Vermelho (casal) 4 Arco-Iris (2 casais) 1 Corydora Panda 3 Corydora Bronze 1 Corydora Pimenta 1 Plecostomus 4 Ancistrus
  17. Solução... Trocar para filtro japonês.. :-D
  18. Apesar de ser já um pouco fora das datas, aproveito para dizer que junto ao armazém dos chineses no montijo é a zooniverso e é fenomenal... Compro lá tudo e o staff percebe do que fala em vez de inventar...
  19. Eu tenho escalares e cardinais.. Apesar de não serem iguais aos néons... São minúsculos na mesma e adicionei mais juvenis à 2 semanas e não foram nem comidos nem perseguidos
  20. Boa noite. Os mais provável é ser das mãos, uma vez que remover a totalidade da oleosidade das mãos é quase impossível visto ser um processo químico feito pela nossa pele para se proteger de alguns danos externos. O melhor a fazer é mesmo obrigar o filtro a mexer com a superfície da água, obrigando a oleosidade a descer, para que o filtro a possa aspirar melhor. Se as ventosa se estão sempre a desprender, considera trocar as mesmas ou então limpar bem a sua superfície de contacto com o vidro e após isto fixá-las bem ao vidro aplicando alguma pressão. Apesar de isto ser senso comum, convém lembrar que as ventosas para agarrar devem ter todo o seu ar removido entre o vidro e o centro da ventosa, obrigando esta a gerar vácuo devido à sua forma. Se a membrana estiver em bom estado isto deverá manter as ventosas agarradas por largos períodos de tempo. Cumprimentos
  21. As corydoras vendem-se a partir dos 2 euros +/- Eu tenho 3 panda neste momento e paguei 1,90 por cada. Esqueci-me por completo dos camarões, apesar de não se enquadrarem bem na definição de "peixes".
  22. Podes experimentar 1 ou 2 corydoras. Não é garantido mas é possível. Desde que haja esconderijos suficientes.
  23. Com isso não te vais safar. O aquário já devia ter o ciclo feito para ter um bom ambiente para os pequenotes. O melhor que tens a fazer é arranjar uma maternidade de malha fina (aquela rede branca com buraquinhos minúsculos e tentar po-los la dentro.
  24. Em 15L não recomendo um pleco, facilmente passam o tamanho recomendado para a fauna do aquário. Eu apostaria mais num pomacea bridgesi ou algo do género.