SandraM

Membro
  • #Conteúdo

    56
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Alcobaça (Leiria)
  • Localização
    Alfeizerão

Quem visitou o meu perfil

1130 visitas ao perfil

SandraM's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

1

Community Answers

  1. Olá caros colegas. Trago uma situação que me está a dar problemas e que ainda não consegui resolver: O meu aquário é de cerca de 70L, água doce, já com vários anos de montagem. Tenho um tronco mopani e uma raíz, substrato era JBL manado e a nível de peixes tenho neons, corydoras, ampulárias e guppies no que seria idealmente uma água de pH 7, um intervalo bom para todos. Tenho anúbias, fetos de Java e Egeria. No entanto, à uns largos meses, que tenho notado que não consigo manter guppies, morrem todos passadas umas semanas. O pH da àgua da torneira é de 6,5 e mantive estas espécies durante vários anos sem problemas. Percebi o problema quando comecei a fazer testes de pH durante vários dias seguidos e o facto é que o pH da água cai abruptamente dos 6,5 para os 4,5 ou até mesmo 4 no espaço de 3 ou 4 dias (sendo faltal para os guppies). Falei com algumas pessoas que me aconselharam a lavar ou mudar o substrato pois o manado tem uma granulometria grandinha e deveria estar a acumular muitos detritos e a aumentar o pH. Retirei o manado, lavei-o muito bem com água sem cloro e voltei a colocar no aquário apenas 1 cm (e não os 4cm que tinha antes) sendo que coloquei por baixo areia de rio nova, com uma granulometria mais baixa para não acumular tanto. Voltei a montar tudo e o problema persiste... Sendo que apenas tenho um tronco e uma raíz (que tenho à vários anos e nunca tive este problema), começo a ficar sem grandes opções. Já coloquei conchas no filtro interno, não compensa a queda do pH. Fiz um teste em que coloquei a água do aqua num copo e medi o pH durante 3 dias e está perfeitamente estável. Será que tenho que retirar todo o manado? É inerte, está lavado, não devia fazer este efeito. Só me resta o tronco..... Agradeço imenso qualquer ajuda que me possam dar pela vossa experiência. É um aquário muito simples a nível de decoração e flora... Não tenho CO2, não tenho turfa no filtro. O pH baixa consecutivamente de 6,5 até 4 (que foi o mais baixo que já vi) no espaço de cerca de 4 dias. Faço TPA semanalmente, cerca de 20%. Filtragem é interna por enquanto (estou à espera de um Eheim Liberty para substituir), tenho esponja e cerâmica (e agora conchas).
  2. A água não fica só suja.. fica completamente lamacenta... Negra! Levou 2 dias a clarear e tudo está coberto de pó preto, as plantas já não são verdes, são negras.. E eu tentei agitar com a mão e quando assentou voltou a ficar igual. Por mais cuidado que tenha, por mais devagar que faça o movimento. A minha questão é como lidam com isto? O aquário está horrível, tudo negro.. E quando eu eventualmente quiser colocar uma planta ou tirar uma pedra para prender musgo, vou voltar a este ciclo novamente.. E com as TPA´s deve o pó levantar todo e ficam as plantas negras novamente. Qualquer movimento faz com que a água fique toda negra e todos os componentes negros
  3. Decidi colocar o substrato da Aqua Gro, próprio para camarões. Como dizia na embalagem que não precisava de lavagem, coloquei-o diractamente no aquário. Fiquei com lama... Retirei tudo, lavei o substrato, voltei a colocar e lama.... Após 2 dias, assentou e a água tornou-se transparente novamente.. No entanto, agora o meu aquário parece uma aldeia lavrada pelo fogo, onde tudo fica cheio de cinza... As pedras e as plantas estão negras com o pó que assentou.. Estou seriamente a pensar tirar tudo e meter o quartzo que dá muito menos chatice. Coloquei a água com todo o cuidado, mas mesmo assim a água fica lamacenta. Mesmo que eu apenas plante mais alguma coisa, o simples facto de tocar no substrato torna a água completamente turva novamente. Não sei se alguém já utilizou esta marca, gostava de saber as vossas opiniões. Obrigada!
  4. A água da torneira mantem sempre um pH de 7 na minha zona.. Queria colocar vários musgos (java, Christmas,pelia, bolas), pois não tenho muita luz para outro tipo de plantas e dá-lhes muito esconderijo
  5. Ah, não costumo ir para essa zona.. Vale a pena visitar? Tem muita coisa?
  6. A única loja onde já comprei peixes nas caldas e que sobrevivem bastante, é na Mecolavínia, por estranho que possa parecer. Já povoei um aquário com todos os peixes de lá e tive muito poucas baixas, 2 que me recorde. Conheço a Fish room e fui lá até nesse dia mas não tinham bettas crowntail.. Daí ter passado na Ornimundo.
  7. Foi sim Gonçalo. Eles têm bettas diferentes do que se vê na minha zona (caldas da rainha), nomeadamente crowntails, half moon, elephant ear... Já comprei lá, sem problema nenhum. Apesar de estarem nos cubos de plástico, estão activos e com boa coloração, barbatanas perfeitas... Com aspecto muito saudável.
  8. Eu tenho JBL Manado noutro aquário e tenho uma colónia que se dá bem... O quartzo é desaconselhável? A ideia é fazer um aqua low cost e como tenho quartzo preto em casa, pensei em aproveitar... Assim como aproveitar podas de plantas que já tenho.
  9. Obrigada Pedro! A minha surpresa foi mesmo essa... Este foi dos poucos bettas activos que vi, pois normalmente estão sempre apáticos dentro daqueles recipientes minúsculos.. Aparentava estar de boa saúde, era lindo, não houve absolutamente nada que me fizesse prever algo assim.. Até porque sempre tive bettas que me duraram anos.. Como o resto da fauna está bem, os parâmetros também, fiquei surpreendida. É daquelas coisas que acontecem e acaba por desmotivar bastante..
  10. Olá a todos! Depois de 2 aquários comunitários, vou montar um aquário exclusivo de marisco O aquário é de 40x20x25, com filtragem biobox A iluminação é uma lâmpada T8 de 8w Estava a pensar colocar areão de quartzo preto (que tenho já em casa de outro projecto) Flora: musgo de java e sagittaria subulata Fauna: algo muito básico para começar como os neocaridinas (red cherry, white pearl, blue) e também uns planorbis Agradeço qualquer ajuda, concelho ou ideia!
  11. Eu acho que muitas vezes, as lojas nem têm noção do que estão a vender.... Já me venderam uma corydora jully como se fosse outra (já não me lembro qual) e, por consequência, a um preço mais barato. E eu ainda perguntei porque tinha a certeza que era uma corydora jully, mas o senhor disse-me que não e eu não insisti. Chego a casa, google it, e é uma jully. Penso que por vezes as lojas nem conhecem as espécies que vendem (não lojas especializadas). E por esse motivo praticam preços "estranhos", É sempre uma perda complicada porque investimos num animal, temos gosto nele, e depois vemo-lo morto no dia seguinte. Já li imenso sobre aclimatização, longa ou rápida, e as opiniões divergem... Eu tento não manter os animais muito tempo no saco para não stressarem.... Daí não utilizar o método de gota a gota. Acho que ter um animal num novo ambiente sem se conseguir esconder, num espaço pequeno, não contribui para a saúde do mesmo. Mas penso que provavelmente tenho que rever a minha estratégia porque algo correu muito mal desta vez.
  12. É verdade, já tive outro crowntail que comprei por volta de 4 ou 5€. Mas o problema então foi a aclimatização? Tem que demorar mais tempo? Eu sempre tive bettas e confesso que fiquei parva com esta situação! O animal não sobreviveu 12 horas... Um anmal que estava muito bem (aparentemente).