José Lima Duque

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  1. Boas Eu comprei um há coisa de 3 semanas e até agora não fez baixar o pH significativamente, ao contrário do que acontece com um sistema convencional de distribuição de CO2, enfim uma m.... Quanto ao desenvolvimento das plantas não notei qq. alteração
  2. Boas Como a água de Lisboa, na zona onde moro tem uma dureza carbonatada de 2 ou mesmo inferior, será útil juntar ao substrato fértil um pouco de areão calcáreo? :D Saudações
  3. Boas Em 2004 comprei um sistema de distribuição e controle de CO2 da SERA, o Seramic. Aquele modelo tem uma forma parecida com o actual, mas é muito diferente, até porque a válvula solenoide está dentro do próprio equipamento. Acontece que estive muito tempo sem o utilizar e agora não consigo encontrar as instruções (o Manual). Já não me recordo como se faz a calibração e na Net só encontro as instruções para o modelo actual. Ora é natural que algum membro do fórum tenha um igual e me possa ceder uma cópia por mail ou fax. Agradecimentos.
  4. Boas Eu penso que é melhor colocares areão de coral, pois ajuda a estabilizar a dureza e o pH alto, que estes peixes tanto apreciam. Com as rochas passa-se o mesmo, podes colocar rochas calcáreas. Além da filtragem uma bomba de fluxo, que ajude a evitar áreas estagnadas também faz parte do setup ideal para estes peixes. Uma iluminação que ajude a manter uma algas é útil a estes herbivoros. Podes optar por iluminação com tubos usados em aquários de recife, mas isso é uma questão de gosto... Saudações.
  5. Olá Já apliquei o magnésio. Após 3 dias da 2ª dose do Bactopur, mudei 50% da água com água de um Aquários de Malawis já maduro e bem establizado, para evitar mais Stress. Apliquei carvão activado num dos filtros, mais sais e bactérias para restaurar rápidamente a flora do filtro. Hoje os vestigios de amónia desapareceram, o gH e o Kh estão iguais, a 16, o Ph está a 8.2 a temperatura a 25,2ºC e com exepção da maioria dos Cypris os peixes têm comportamento normal e alimentam-se. Comecei a dar Flagyl na comida para ver se os cypris que ainda se alimentam se safam, mas não tenho muita esperança, pois nestes já houve 3 baixas. Se o Bactopur tiver resultado, quanto tempo levarão as caudas a recuperar? Saudações.
  6. Olá Está tudo na mesma dos 15 Cyprichromis só 5 ou 6 procuram alimentos. Dos outros a maioria está numa posição obliqua, de cabeça mais baixa e um deles por vezes dá uma volta completa de 360º. Tentei caçá-lo, mas apesar de doente, o tipo foge bem. Filmei a cena,mas como calculava não sei inserir o ficheiro no site...Obrigado na mesma.
  7. Boas Para já tudo na mesma, embora me pareça que hoje os Cypris não andam tão de lado. Alguns lá comem mas como o filtro biológico está afectado não me posso alargar em alimentação.Adicionei hoje o Magnésio e fiz a segunda dose de Bactopur, já que iniciei o tratamento agora concluo-o. Se a amónia não começar a disparar vou fazer uma "papa" de Flagyl e dar-lhes, mas primeiro será conveniente limpar com carvão activado e fazer umas mudanças de água com os cuidados que me aconselhaste. O site dos ciclideos parece-me muito bom. Obrigado. Hoje já apaguei as luzes, mas amanhã vou filmar e ver se consigo pôr o filme aqui no forum. Saudações.
  8. Olá Isso de colocar num aquário novo, esses peixes sem o filtro ter ciclado, ou seja sem ter tempo de criar as bactérias que vão transformar os dejectos e os restos de comida em substâncias inofensivas, dá em geral mau resultado, até porque o aquário é pequeno e tudo acontece muito rápido. Agora aconselho deixar o filtro do aquário funcionar sem peixes até a água estar limpa, de preferência ir verificando os níveis de amónia e nitritos equando estes tiverem desaparecido colocar apenas 1 ou 2 gupies e esperar alguns dias antes de colocar mais peixes. Dá pouca comida de cada vez. Se não for viável fazer aqueles testes ,espera como disse, até a água estar aparentemente limpa , vai trocando pequenas quantidades de água diáriamente e coloca depois apenas um peixe de cada vez. Saudações.
  9. Obrigado pela resposta breve. O aquário tem 120x 50x60. O gH é de 20. Habitualmente faço, nos meus aquários, trocas parciais de 30% da água todas as semanas. No caso presente ainda só fiz uma troca no dia de Natal, ou seja ao fim de 2 semanas. Sempre fiz trocas directas com mangueira a partir da torneira, neste caso também. A água é adicionada lentamente, vou adicionando "Nutrafin Aqua plus"para neutralizar o cloro e os metais pesados e depois adiciono "Aqua dur Tanganica/Malawi" directamente no aquário para se dissolver lentamente com a circulação da água. O pH desce para 8.0 ou 8.2 somente umas horas até à dissolução dos sais. Na preparação inicial deste aquário usei "Instant Ciclid" da Aquarium Systems. Há minutos o pH estava a 8.2. Não uso outro "buffer". A comida que dou é granulado vegetal da Sera ou da JBL e palhetas para vegetarianos da JBL. 1 vez por semana dou o granulado mais completo para ciclideos da Sera. O erro que cometo está nas trocas directas, mas sempre o fiz, mesmo noutro aquário de tanganicas que tive na minha anterior residência há 8 anos, com tropheus e sempre sem problemas...Nos Malawi e no plantado com tetras às vezes nem condicionador ponho e "é sempre a andar", e sempre tudo numa boa. Na realidade não vejo ourtro modo de fazer as trocas semanais pois o aquário dos Malawi tem 2 metros e mais de 400 litros e o plantado é um de canto com cerca de 350 litros...Certo que os volumes úteis não são tão grandes, mas não tenho bidões para estagiar e preparar tanta água, nem a minha mulher permitiria esses volumes cá em casa... Devo usar algum "buffer" além dos sais que, supostamente já terão algum efeito nesse sentido? Com um "buffer" as quedas de pH não serão tão acentuadas após as mudanças? Qual a marca de "buffer" aconselhada? Logo de manhã vou ver se arranjo o sulfato de magnésio. Devo manter o tratamento com o Bactopur? Se sim depois da 2ª aplicação quanto tempo devo estar até trocar parte da água e aplicar Carvão activado no filtro? Quanto à nomenclatura dos bichos, foi aquilo que li num livro com alguns anos, que tenho em casa e, foi com os nomes correspondentes que fiz a encomenda, mas é um tema que não percebo quase nada... Mais uma vez fico muito agradecido pelos conselhos dados e aqueles que vier a receber.
  10. Boas Tenho ciclídeos africanos há vários anos e as baixas têm sido raras pois tratam-se de peixes em geral robustos. Acontece que há cerca de 3 semanas montei um aquário novo de 360 litros para tanganicas (ultimamente só tinha malawis..). A água foi preparada a partir de água de osmose com adição de sais próprios ficando com kH de 15 e pH de 8.4. Tenho, nesse aquário, 2 filtros externos, um Eheim de 1200 l/hora e um Sera 400 com UV. Para não ter de esperar pela maturação do sistema apliquei massas filtrantes provenientes de aquário antigo de Mbunas (sem doenças aparentes) e bactérias da Sera. Rápidamente começaram a surgir vestigios de nitratos na água e com o decorrer da alimentação dos peixes, alguns fosfatos e nada de amónia ou de nitritos. Para travar um pouco o crescimento da algas coloquei valisnérias e massa filtrante JBL Clearmec, desaparecendo completamente os fosfatos e os nitratos. Nesta ambiente teoricamente óptimo habitam 15 Cyprichromis juvenis, 4 Neolamprologus Brichardi juvenis, 4 Neolamprologus Leulepi juvenis, 4 Neolamprologus Multifasciatus juvenis e 1"micro" Synodonctis Multipuntactus, adquiridos ao mesmo tempo, na mesma loja, aparentemente saudáveis... Na última semana notei que as fezes de alguns Cyprichromis eram finas compridas e filamentosas e não tinham muito apetite embora fossem comendo. Dois dias depois notei umas pequenas manchas brancas de 2 a 3 mm no corpo dos pequenos Multifasciatus e as barbatanas de lira dos N.Brichardi a ficar sem as pontas. Observando melhor verifiquei que muitos dos meus peixes tinham as barbatanas caudais ratadas... mas com excepção dos Cyprichromis ainda se alimentam bem. Há 2 dias apliquei Sera Ectopur e ontem como não notasse qualquer melhoria apliquei Sera Bactopur (liquido) e reduzi a duração e intensidade de iluminação para reduzir o stress. Mantive os mesmos parâmetros e temperatura da água (25º) e hoje alguns Cyprichromis continuam sem se alimentar, com as barbatanas caudais ratadas (o que é natural pois ainda é cedo para notar melhoras), mas 2 deles viram-se de lado quando param de nadar... O que será? Tenho pouca experiência com doenças pois, embora tenha aquários há 40 anos tenho em geral poucas e esporádicas perdas por doença e os peixes morrem de velhos... tenho Tetras com 5 anos... Será uma infecção bacteriana secundária a alguma parasitose que os peixes traziam? Na loja onde os comprei ainda há exemplares de todas as espécies, da mesma remessa, excepto de Cyprichromis, com aspecto saudável... Peço ajuda urgente aos entendidos na matéria, pois receio ter várias baixas em breve. Planeio amanhã aplicar a 2ª dose de Bactopur, como o recomendado pelo fabricante.Devo juntar o Bactopur direct ou outro qq. tratamento? Saudações aquariófilas.
  11. Olá A grande vantagem dos aquários em Kit, será a estéica. pois na maior parte dos casos num aquário com tudo em separado é muito mais difícil esconder os acessórios...
  12. olá Não há uma resposta absoluta para a tua questão. A potência da iluminação, bem como a sua qualidade depende do tipo de plantas que queres manter, da altura do aquário e até do gosto pessoal... Com uma iluminação forte terás maior crescimento das plantas, mas também maior consumo de CO2. Se conseguires proporcionar este gás na quntidade certa, tudo bem, caso contrário vai haver uma subida progressiva do pH com a subsequente paragem do crescimento das plantas e uma explosão de algas Saudações aquariófilas
  13. Olá Na minha opinião um filtro de UV vale a pena, pelos seguintes motivos: - Reduz significativamente a quantidade de algas. - Reduz a propagação de doenças no aquário, pois destroi os micro-organismos em suspenção na água. - Não esteriliza completamente a água, havendo sempre uma pequena quantidade de micro-organismops em suspensão, suficiente para manter a imunidade dos peixes. -Não diminui em nada o ciclo biológico dos filtros. -Não tem qualquer influência sobre as bactérias do solo do aquário. - O seu consumo é relativamente pequeno. -A minha experiência é muito positiva, pois, quer em água doce, quer em água salgada, desde que os uso tenho tido muito menos baixas. Quanto ao caudal, este está em geral indicado pelo fabricante e, tem um valor aproximado, o que quer dizer que não deve haver muitos problemas desde que as tubagens não sejam exageradamente compridas, estreitas ou com muitas curvas. Saudações aquariófilas.
  14. Olá Em tempos li que as hidras desaparecem quando se faz passar pela água uma corrente eléctrica contínua relativamente fraca. Assim com uma pilha de 12 Volts ligada a 2 eléctrodos metálicos, um em cada uma das extremidades, temos uma corrente eléctrica que mata as hidras mas que é inofensiva para os peixes. Eu nunca experimentei porque nunca descobri qq. hidra num aquário meu... Saudações aquariófilas.
  15. Olá Penso que o problema possa estar no difusor, ou seja, o modo como o CO2 está a ser dispensado no aquário não será o ideal. Os difusores devem deitar bolhas muito finas que idealmente sejam totalmente dissolvidas antes de atingir a superficie, caso contrário perde-se muito CO2. Tenho um aquário de 2 metros e uma botija de 5 kg dura vários meses. Uso água da torneira de Lisboa para as trocas de água. O kH é 4 e o pH original é de 7.2 ou um pouco mais.Tenho um sistema automático que me mantem o pH nos 6.8. e um difusor da Sera, que não será dos melhores... O investimento inicial é um pouco elevado, mas a manutenção de um tal sistema é relativamente barata e é um conforto, pois é muito dificil ter uma intoxicação com o CO2 e as plantas e peixes crescem saudáveis. Saudações aquariófilas