Pedr091

Membro
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Pedr091

  • Aniversário 07/04/1991

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Almada (Setúbal)
  • Localização
    Almada

Pedr091's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Olá pessoal! Após alguns anos afastado do fórum e da aquariofilia, tenho vindo a ponderar iniciar um projecto novo para colocar na sala. Anteriormente, ha uns pares de anos, tive e cuidei de 3 aquas distintos (1 aqua de ~120L com kinguios, 1 aqua ~100L com sul americanos e 1 aqua com ~30L com red cherry). Desfiz-me dos 3 por motivos de força maior e desde entao nao possuí mais nenhum aquario. Neste momento ando em fase de pesquisa e tenho os seguintes dados para aquilo que pretendo: Um aqua com aproximadamente entre 60L e 80L com uma frente de 50/60cm e entre os 30/40cm de altura e largura. Estas dimensões vao depender do móvel que, neste momento está a ser escolhido para o local. Sendo que tenho a noção de quanto maior, melhor. A ideia será ter um comunitário baseado em sul americanos. Cardinais/Neons, Corydoras, Ancistrus, Ramirezis, Nariz de Bebado, por aí... Um tronco e algumas pedras, não me recordo concretamente os tipos de troncos e pedras usados anteriormente. Plantas pouco exigentes pois não pretendo enveredar pelo CO2 e coisas mais complicadas (pelo menos por agora). Substrato, recordo-me de ter utilizado JBL Manado na altura, mas também me recordo de ser um substrato leve e que tinha tendencia para flutuar. Também me recordo de na altura as corydoras que tinha no aqua, terem tido problemas nos bigodes, mas nao me lembro se tinha chegado a conclusao que era do solo. Existem alternativas que se enquadrem nos sul americanos? Quanto ao hardware, tenho andado a pesquisar e pareceu-me bem um filtro externo Eheim Ecco Pro, não sei se o 200 ou o 300. Ou os JBL Cristalprofi 702 ou 902? Usei sempre EHEIM e tenho noção que a opiniao geral acaba por recair nesta marca. Também tenho duvidas por qual dos 2 modelos devo optar. E as calhas (houve um grande update desde a altura em que tive aquas) e parece-me que uma calha de LED é o mais acertado e já reparei que muita gente usa umas calhas CHIHIROS? e também encontrei umas calhas Beamswork (Odyssea?) que me pareceram ter bom aspecto. Neste caso específico, e tendo em conta os fatores fauna e plantas menos exigentes o que aconcelham? Para já parece-me ser isto! E já é extenso. Vou continuar na busca de informações, para fazer um refresh e encontrar mais respostas, mas parece-me que será mais facil encontrar o caminho certo com a vossa ajuda! Cheers!
  2. Boas Rui, o móvel está 5*!! Há possibilidade de me dizeres qual a espessura do MDF que utilizaste? Pelas fotos não dá para ter a percepção! Obrigado!
  3. A. Ferreira, obrigado pela dica! É assim tão frágil? Eu tenho noção que não é o melhor móvel do mundo, mas não tinha em conta ser assim tão fraco... Será que é correr muitos riscos ter um aqua até 100L em cima de um móvel destes?
  4. Boa noite. Após quase 2 anos parado no vício da aquariofilia, começou a voltar o “bichinho” e a vontade de montar um novo aqua para a sala cá de casa. Andei aqui a estudar para tentar perceber onde poderia aproveitar para colocar o penico, e o armário que vou utilizar é um destes: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40275813/ Tendo em consideração a disposição do mesmo na minha sala, não vou poder ter o filtro escondido e a forma ideal de o montar seria ao lado do aquário, em cima do tampo do móvel (depois coloco fotos da disposição do móvel para perceberem melhor o porquê. A nível de aquário, estive a estudar duas opções: - 55 x 50 x 38 (C x A x P) - 50 x 40 x 38 (C x A x P) E desta forma tentar colocar um filtro externo ao lado do aquário tendo em conta que o móvel tem ~74cm de comprimento. A única coisa que me deixa um pouco renitente na primeira configuração é a frente do aqua ficar quase quadrada, e o efeito visual final ficar um pouco estranho. Outra hipótese que coloquei, mas tendo em conta a litragem não sei se será viável, é manter os 50 de altura aumentar o comprimento do aqua para os 65 ou 70cm e optar por um filtro de mochila e assim desta forma já não ia necessitar de espaço no tampo do móvel para o filtro permitindo extender a frente do mesmo. Um pormenor importante também é o facto de ficar com a possibilidade de ter um aqua com 2 frentes, ou seja, o móvel está perpendicular a uma parede, o que me permite aceder ao mesmo pelas duas frentes, e as duas frentes ficam visíveis na divisão! O móvel está a servir de “divisória” pois tenho uma sala com kitchnet... Conseguem dar-me uma opinião sobre o que fazer aqui? Saudações aquáticas!
  5. Boa noite! Estreio-me no fórum já com uma dúvida, provavelmente com uma resolução bastante simples, mas para um "begginer" tudo é muito confuso. Já anda aqui pelo fórum fotos e tópicos do aqua cá de casa (água fria, peixes dourados, e umas plantas) colocadas pela user Nana Lee. Como algumas das aquisições estão a dar frutos (ampulárias bebés) e os peixes têm uma têndencia comilona, decidimos arranjar ou segundo aqua para poder evitar refeições fora de horas. Uma vez que a mulher ganhou o bichinho da aquariofilia, e eu, tendo uma pessoa na família que também tem a paixão há muitos anos, acabei por ser arrastado para este hobby e vou "aproveitar-me" da situação do segundo aqua para arranjar algo para mim. Sendo mais específico relativamente ao projecto, está encomendado na Scalare um aqua de 75x55x30. Medidas pouco convencionais, mas assim aproveito um móvel cá de casa para "botar" a piscina. A ideia é, uma vez que peixes já temos à duzia, partir para algo que a mim me dá curiosidade, camarões. Uma vez que o aquário vem da Scalare sem acessórios nenhuns, tenho de comprar os componentes todos necessários ao bom funcionamento e para proporcionar uma vida feliz aos pequenotes. Desde há uns dias para cá estive a estudar mais concretamente o tema que me está a dar água pela barba: Luz! As calhas comercializadas são algo caras, e já com o investimento de um aqua, queria tentar minimizar os custos deste e então comecei a preparar-me psicologicamente para meter mãos à obra. Quanto à "caixa" propriamente dita não tenho, pelo menos para já, dúvidas de maior! Ando a estudar os melhores materiais para construi-la e a melhor forma de a suportar sobre o aquário. A minha maior dúvida recai sobre Luzes, Lâmpadas e a felicidade dos bichos. Tenho visto bastantes calhas de LED's. Agrada-me pois são mais económicos na factura da luz, têm tamanho reduzido, dando-me margem estética na construção da calha uma vez que me permite fazer uma mais minimal... Já li que há quem use os LED's do Ikea e do Leroy... mas... fazem o mesmo efeito das lâmpadas fluorescentes? Já tenho umas "luzes" acerca de Lumens, e a forma como afectam "a capacidade da luz atingir o fundo do aquário". A temperatura da luz - medida em Kelvin - afecta a "cor" da mesma, e aqui estou um pouco mais à vontade. Gostava que me conseguissem esclarecer no aspecto: que LED's posso usar, quais devo procurar, e que parâmetros devo ter em conta para não investir em material inútil ao aqua. Agradeço desde já a disponibilidade e peço desculpa pelo "tsunami de palavras", mas a "introdução" a mim e ao projecto acabou por arrastar-se. Cumpts, Pedro