Manuel Tavares

Membro
  • #Conteúdo

    35
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

2 Seguidores

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Benfica - Pedralvas

Manuel Tavares's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Estou, apesar de ter tido entretanto alguns desgostos. Perdi alguns peixes e entretanto adicionei outros. Em relação ao aqua, acho-o é um pouco estreito. Foi o compromisso que fiz face ao preço vs dimensão. Gostava que fosse mais largo para ter mais área circundante aos troncos, mas não me parece que os peixes se importem muito.
  2. E já fui comprar hoje. Hoje de manhã dei pelo macho ramirezi parado no canto e sem reagir quando coloquei comida. Ao me aproximar reparei que tinha uma mancha clara logo a seguir à abertura das guelras, que me parece fungus. Das medições que fiz quando cheguei de nota apenas os 3º de KH baixos. Coloquei um pouco de bicarbonato de sódio para subir os valores e dei inicio à aplicação do esha2000 ao casal de ramirezis que estão no aqua. A fêmea está bem, mas.. just in case.
  3. Boas Lima, Fizeste novo teste aos NO3 depois da tpa? Penso que os valores aconselháveis deverão ser <=50mg/l e 0 nos NO2.
  4. Uma semana depois, hoje ao chegar a casa testemunhei os ultimos momentos. Já não comia há vários dias, e já esperava este desfecho. Tenho pena de não ter tido todos os meios para uma reacção mais rápida, que acabou por só acontecer dias depois, mas já não fui a tempo. Fica a aprendizagem e os meios.
  5. Olá Samanta, Concordo com o Pedro (mergulhops2), primeiro deverias definir a hardscape, pelo menos no principal, para ires compondo as áreas com as plantas e dares algum tempo para quando colocares as plantas estas se instalarem e enraizarem. Agora noto a diferença no meu aqua, quando removo as folhas velhas das plantas, estas já não se desenterram como dantes. Vai com calma, não tenhas pressas. Relativamente às pedras e ao caminho, seixos não são a melhor solução para separadores. Não sei se os tens apenas como marcadores ou se os pensas mesmo usar com esse propósito. Também não gosto de os ver com esse substrato, mas é o meu gosto pessoal. No entanto, o grupo de pedras à direita que me parecem basaltos ficam bem. Inspira-te e procura exemplos. Neste link tens soluções semelhantes ao que pretendes, e se calhar nem dás por isso. Isto porque os separadores são tapados por plantas que se fundem com as zonas plantadas. São exemplos de top, certo, mas são optimas fontes de referências onde podes copiar algumas soluções.
  6. Olá Samanta, Pelo que li, vais necessitar de criar uma barreira sólida que separe os dois materiais, por exemplo, com troncos ou provavelmente mais fácil através de um "muro" de pedras. Se não criares nenhum elemento de separação então sim, sairá mistela. Quanto às plantas, parecem-me boas escolhas. Para as anúbias prepara-te para as atares a uma das pedras, em que podes usar fio de pesca.
  7. Boas Aqualtis, Experimentaste clicar nas fotos?
  8. Boas Micro-Chip, Obrigado pelo feedback, que coincide com a maioria do que pesquisei ontem. Também não encontrei nenhuma associação das fezes transparentes ao pop eye. No entanto existem três possíveis causas, e só espero que não seja a tuberculose piscícola. Além desta causa também pode ser bacterial como indicaste (Vibriosis) , fungo (Lymphocystis) ou também pode ser a doença das bolhas de gás Ainda tenho peixe, e pelo menos ainda tem interesse por comer, embora não com a dinâmica habitual. Dei-lhe artémia com vitaminas. No dia anterior, ou seja há dois dias, fiz a tpa de 20/25% e a manutenção do filtro cujo processo demorou e acabou dando stress porque começou a verter em funcionamento. Hoje de manhã os meus testes indicaram amónia 0, nitritos 0 e nitratos 10mg. Não fiz ainda nenhum tratamento. Não tenho Esha2000 nem Baktopur. Esha2000 já li que limpa o sarampo aos caracóis e não quero esse resultado. Pensei em fazer a tal receita que já li das ervilhas com água de alho mas como fiz a manutenção doo filtro, que sempre remove parte da colónia de bacterias não tenha capacidade para a descarga que irá acontecer. O meu aqua de quarentena está com um casal de ramirezis, e não me apetece colocá-los no aqua principal onde tenho a fêmea que está doente. Estou num dilema. Possivelmente além dos medicamentos vou tentar que improvisar ou arranjar novo aqua de quarentena :/. A minha Maria é que não vai achar piada... lol.
  9. Boa noite, Há pouco ao chegar a casa e ao alimentar os peixes reparei que a minha fêmea ramirezi apresentava um dos olhos mais saliente e diferente do habitual. Também noto que tem fezes transparentes penduradas. Já ando a ler e a pesquisar as possíveis causas e tratamentos. Alguém que já tenha tido o mesmo azar e que tenha tido sucesso no tratamento? Tenho o meu suposto aqua de quarentena com o outro casal de ramirezis :\... Fica o vídeo feito à minutos... Agradeço qualquer feedback. Cumprimentos.,
  10. Olá Alexandre, Vou tentar responder aos teus pontos, com base na minha pouca experiência e pelo processo e os problemas que já ultrapassei, fica a ressalva 1- Não vejo nenhum problema em ires montado o aqua sem água. No meu caso foi o que fiz, altura que fui ensaiando a disposição dos troncos e pedras do meu aqua. Só avancei para a colocação da água quando decidi a disposição dos elementos. Primeiro enchi metade com o intuito de colocar as primeiras plantas ( dá jeito quando precisares de colocar plantas de tapete), e acabei enchendo o aqua. Se não o fizeste ainda, já li que é importante encher o aqua vazio para testar se verte ou não. Eu arrisquei No inicio quando encheres o aqua com o substrato e tudo o resto, a água ficará turva meio esbranquiçada, que depois passará. 2- A água de torneira é aconselhada a ficar de repouso pelo menos 24horas pelo que sei por causa da presença de cloro. Ao fim desse tempo desaparece. Eu por norma tenho a água em repouso pelo menos 48horas. Se vais usar água de garrafão de compra, se é o que percebi, não precisas desse repouso, por não apresentar cloro. Mas como o David também referiu no post acima, não é a melhor solução económica. Se é por questões de Ph existem melhores soluções compatíveis com a água da torneira ( turfa, por exemplo). 3- Para iniciares o ciclo podes proceder de várias formas. Existe um post muito bom neste forum que podes e deves ler já que te responde às tuas dúvidas > http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 4- O ciclo termina quando não tens valores nem de Amónia nem de Nitritos, e apenas encontras valores de nitratos. Mas segundo li é apenas uma fase ainda ligeira do ciclo, pois este só ao fim de vários meses a maturar é que chega a um equilíbrio e eficácia estável. O meu ciclo foi iniciado com colocação de bactérias que vinham no Kit do aqua e comida. Fui testando a água sempre tendo valores de zero nos três parametros principais, apesar de ter algas e caracóis com fartura. Fui esperando mas como nunca mais via resultados decidi avançar com a colocação de dois peixes ( 2 corydoras), e atenção, coloquei dois com base na litragem de cerca de 200 l do meu aqua. Para um aqua pequeno só colocaria um. A colocação de peixes deverá ser progressiva para que haja uma adaptação biológica à matéria orgânica produzida ( restos de comida e dejectos). Atenção ao excesso de comida = algas + caracóis com fartura :D O nervoso e ansiedade é normal, mas é muitas vezes culpado de alguns erros. Eu cometi alguns devido a isso ( flutuação dos troncos, algas a mais, etc). A pedra triangular é grande demais? Experimenta primeiro mas existe sempre a possibilidade, depois de o "bichinho" crescer, de arranjares um aqua maior, sobretudo quando esse te parecer muito pequeno. Se quiseres espreita o meu aqua, coloquei fotos do meu processo. Boa sorte, calma e bom trabalho.
  11. Obrigado Tiago, Coloquei uma foto de ontem no post inicial, embora há poucas horas atrás efectuei alguma manutenção e umas pequenas alterações no aqua. De qualquer forma a maior revolução e evolução (acho que) já passou. Tenho ainda fotos dos "protagonistas" que posso colocar. Quando tiver oportunidade e se se justificar coloco mais fotos. Abraço.
  12. Olá David, Testei um trio e não resultou. Aconselho-te um casal. Esse é um ramirezi dourado ou comum? Pelas barbatanas inferiores também me parece um macho. Cumps
  13. Olá a todos, Já ando há algum tempo para colocar aqui o meu tanque, e não vai passar de hoje. Acima de tudo por agradecimento por toda a informação que encontrei disponível neste forum que me ajudou apenas com leitura de muitos posts a evitar erros comuns de iniciante. Espero que a minha curta experiência também possa servir de ajuda e referência para quem esteja a começar. // Genesis Durante vários anos foi-se formando um desejo de ter um aquário. Fui comprando livros sobre peixes e fui lendo, e pesquisando. Percebi cedo que mais do que um hobby, era uma actividade que iria envolver bastante estudo devido aos diversos tipos de variáveis envolvidos ( química, luminosidade, fertilização, etc). De tal forma que quando cheguei ao ponto de decidir se comprava ou não um aquário, já tinha uma ideia definida do básico da aquariofilia, que tipo de aquário pretendia, que tipo de fauna, flora e decoração. Foi um processo maturado. Decidi avançar para o maior tanque que podia adquirir com base na relação espaço físico disponível/preço com o intuito de recriar um tema amazónico ( américa do sul ), pela facilidade e disponibilidade de espécies, variedade, informação e compatibilidade de parametros da água. Pensei inicialmente num biótopo sul americano como referência para peixes < 15 cm, com cardumes de várias espécies e plantas da área, mas posteriormente acabei por não seguir rigorosamente este conceito. Vi imensos vídeos no youtube de aquários, concursos de aquascaping, hardscape, biotopos, etc, que me ajudou bastante a perceber o que pode ser feito neste hobby e o que gostava e o que não gostava. Bem, chega de blablabla.... // Equipamento - Aquário Kit Ciano Emotions120 - 118,5 cm x 36,8 cm x 61 cm ( Comp x Larg x Alt ) = 211 L + Móvel ( + Aquário Aquatlantis Start 55l - Quarentena / atualmente Love Suite Ramirezis) - Iluminação T5 - 2x39 W IPX7 (8500ºK + 6500ºK) - Termostato 1x Jaguer 200W - Filtro TETRA EX1200 // Materiais - Substrato fértil - JBL Aquabasic Plus 5 ( 2 x 5l) - Areão Flamingo - Brown white 1-3mm (2x 8kg) - Areão - Dekoline Carat 4 - inca red (5kg) - Troncos - 1x teca + 1x RedMoor + 1x Jati - Pedras - 1x petrified wood + 3x Freak + 4 basaltos ( adicionados posteriormente para suster flutuação dos troncos) - Folhas Catappa nano da JBL // Flora (por ordem de entrada) Echinodorus ozelot red Echinodorus tennelus Echinodorus osiris rubra Microsorum pteropus minor (thin leaves) Microsorum pteropus "mini" Anubias nana + Vallisneria nana Hygrophila polysperma Vallisneria gigantea + Limnobium laevigatum ( Obrigado Dg12) + Eleocharis acicular Cryptocoryne spp (???) + Limnophila sessiliflora "Ambulia" Anubias barteri // Fauna (por ordem de entrada e atual) Physas Corydoras sterbai = 6 ( + 11 recém nascidos) Rodóstomus Hemigrammus rhodostomus = 6 Cardinais - Paracheirodon axelrodi = 12 Tetras Limão - Hyphessobrycon pulchripinnis = 8 Carnegiela strigata = 8 Mikrogeophagus ramirezzi Ancistrus dourado = 1 Planorbis (azuis e vermelhos) Início da montagem - Setembro 2012 // Comentários Relativamente à referência inicial do biótopo amazónico, apenas fui rigoroso na escolha da fauna. Por conselho de um funcionário de uma das lojas onde comprei artigos moderei a minha preocupação com o valor de Ph, e tenho-o próximo dos valores da água da torneira, que se encontra por volta dos 7 e qualquer coisa ( Testes Sera). Na escolha da flora, depois de uma lista inicial exclusivamente amazónica deixei-me ir para algo mais "comunitário", um pouco mais denso do género plantado. Porque na minha pesquisa os aquários de biótopo amazónico não são muitos plantados, e eu queria um resultado diferente. A escolha do substrato fértil foi para não me preocupar com a questão das fertilizações. A escolha dos areões foi talvez a parte menos feliz. Tive uma preocupação inicial com o tipo de areão versus as corydoras, mas a minha ideia inicial de colocar um areao decorativo por cima do outro não resultou. Seria talvez a única coisa que faria diferente. Após 4 meses deste hobby, com várias posturas de Ramirezis pelo meio, embora sem sucesso, um aparecimento de íctio sem baixas ( tratamento com Esha Exit em 2 sessões), e só tenho a relatar uma baixa de um Cardinal, que apareceu com o abdomen furado (mistério ). // Fotos do progresso #1 - Primeiro ensaio com os troncos. #2 - Ensaio com o substrato e areao colocado com troncos e pedras #3 - Composição final com início do enchimento com água #4 - Aquário cheio e troncos a flutuar #5 - A bela mixórdia de substrato e areões ( para mim o meu flop principal) #6 - Primeiras plantas colocadas #7- Plantação principal feita #8- Introdução de basaltos na base dos troncos. #9 - Aquário com 3 meses (início de Dezembro) #10 - Aqua Janeiro 2013 Fica o meu aqua apresentado. Fico à vossa disposição se quiserem comentar, criticar ou perguntar alguma coisa. Obrigado Aquariofilia.net e votos do melhor ano de 2013 possível. Manuel
  14. Outra dica, depois de ver a foto que colocaste. Se colocares uma cartolina preta atrás do aqua, a biobox não se deve notar tanto. Bioboxes coladas com silicone ... enfim.
  15. Olá Samanta, Começando pelas plantas, o site da Tropica é uma boa referência (http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx) sobretudo porque consegues resultados agrupados por diversos aspectos. Podes ver no link a listagem de plantas de fácil manutenção. A maioria das lojas tem bastante oferta em plantas de manutenção fácil. Algumas destas não são de colocar no substrato mas de fixar em pedras ou troncos. Neste link tens a listagem por uso (http://www.tropica.com/en/plants/use.aspx). Atenção aos preços nas lojas. Neste forum tens ofertas e vendas de podas ou plantas por parte de membros com preços mais baixos. Quanto a peixes ... assim o teu leque de escolha fica bem amplo. Com base nos valores referência dos botias yoyo (pH: 6.5 - 7.5; Hardness/Dureza: to 12 dGH; Temperatura: 24-30 C) experimenta procurar neste motor de busca > http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=2 Resultados para PH 7.0, Dureza 12 dH e Temperatura 28C > http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=2&find=1&order_by=alphabet&asc=&find_name=&velkost_min=not&velkost_max=&ph_min=71&ph_max=&temp_min=14&temp_max=&dh_min=13&dh_max=&mierumilovna_druh=not&mierumilovna_ine=not&miesto=not&rozmnozovanie=not&povod=not São apenas três parâmetros, apesar de muitos resultados convem afinares em tamanhos e comportamentos. Já agora, tens outro site com um simulador porreiro (http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php?AqVolUnit=L&AqTempUnit=C&AqLengthUnit=cm) onde podes ir simulando a população do teu aqua. Colocas os valores do filtro e dimensões do teu aqua. Depois adicionas especies com o respectivo número de peixes. Em baixo vais tendo feedback com informação acerca de incompatibilidade ou cuidados a ter. Basicamente, ainda tens muito que pesquisar