paulo duarte

Membro
  • #Conteúdo

    1029
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre paulo duarte

  • Aniversário 11/08/1971

Formas de Contacto

  • MSN
    pfaduarte@hotmail.com
  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    Lisboa/Póvoa de Sta Iria

paulo duarte's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. E se algum desses foruns onde leste, fosse minimamente credível, também terias lido que o teu aquário não é nada adequado a nenhuma espécie do Malawi adulta. Com juvenis não terás problemas.
  2. Viva, Parabéns pelo projecto. O aquário está com muito bom aspecto. Pena é a misturada de espécies... São poucas as do Malawi e ainda por cima estão desemparelhadas...
  3. Viva, Concordo com o Majo. A área do low-tech fazia todo o senttido, na minha opinião... Quanto ao novo visual do forum, está bem conseguido mas para quem estava habituado ao mesmo layout há 7 anos... Deixa saudades...
  4. Viva,Aproveitando a questão, pergunto: é mesmo necessário fertilizar diariamente com potássio? Não poderá ser 1 ou 2 vezes por semana? E já agora, em 500 ml de água onde vou dissolver 100g de KCL, posso acrescentar uma colhrinha de sulfato de magnésio? Obrigado e desculpa FXX, por me pendurar no teu tópico
  5. Viva, Ultimamente, as anubias nana estão a ficar com algumas folhas amareladas e a morrer... De resto todas as outras plantas estão bem. Alguém tem uma pista sobre a morte das folhas? A lâmpada deve estar a fazer um ano. Acham que é muito importante trocar já, ou ainda desenrasca mais uns mesitos??
  6. Há qualquer coisa que não bate certo no que dizes. Nunca vi tal coisa!! Falta imensa água apra o aquário ficar cheio. O que tu tens é uma caixa de decantação e podes encher áté antes da água transbordar para dentro da caixa.
  7. Boas, O meu problema não é tanto o facto do substrato não ser fértil mas sim por ser areia de sílica... Esta tem uma granulometria muito pequena, com tendênca a compactar. Acahas que as Higrophylas se aguentam nas condições que tenho??
  8. A água destilada serve essencialmente para a reposiçãod e água evaporada, de forma a não aumentar a dureza da água com o tempo...Os nutrientes entram com a água de nascente (que é a maior parte) e com a mini fertilização. AS plantas de superfície são uma hipótese. Só tenho o receio de fazerem muita sombras às restantes. E quanto ao fertilizante que estou a usar, o que acham? Bom, fraco ou desnecessário?
  9. Boas, Tenho um pequeno aquário (60x30x30) com algumas plantas e gostaria de aumentar a sua massa vegetal, sem que isso implique grande dispêndio de tempo e dinheiro, nem alteração das actuais condições e que são: - iluminação: candeeiro da Blau, 13W - substrato: apenas areia de sílica branca - filtragem: Eheim ecco pro 120 – 2032, 500 l/hora - plantas: Microsorum pteropus, Microsorum pteropus Windelov, Vallisneria Spiralis – Tiger, Anubias barteri nana. - fauna: 1 Neritina natalensis, 4 Corydoras atropersonatus, 1 Otocinclus affinis, 6 Nannostomus unifasciatus, 7 Paracheirodon axelrodi, um casal de Ancistrus temminckii (e uma ninhada de filhotes que nasceram no aqua). Manutenção: como o aquário é destapado, tem uma elevada taxa de evaporação e reponho o nível com água destilada. De 15 em 15 dias faço uma pequena TPA com água de garrafão e adiciono extracto de turfa e uma pequeníssima quantidade de Tropica AquaCare. Resultados: as plantas crescem devagar mas consistentemente (curiosamente, são as anubias que perdem mais folhas apesar de se reproduzirem bem), os peixes andam porreiros (com reprodução dos ancitrus) e não tenho vestígios de algas, nem uma!! Agora as questões: Apesar da areia de sílica, as vallisnerias vão se reproduzindo mas não me atrevo a colocar outras plantas que se alimentem pelas raízes. Acham que posso arriscar alguma? Alguma Cryptocoryne ? A fertilização é muito escassa (1 ou 2 ml) mas será de todo desnecessária? Será o Tropica AquaCare um fertilizante completo ou devia usar outro? Não penso usar mais do que um… Que outras plantas posso usar que se alimentem da coluna de água? Já pensei na Cladophora aegagrophila. O musgo de java solta-se muito e entope-me o filtro. Que grandes asneiras é que acham que estou a fazer nesta montagem?
  10. Esistem por aqui milhares de tópicos que respondem às tuas questões, mas aqui vai... - Esse aquário é apertado. 1 trio de caeruleus já é muito - não podes colocar nenhum substrato fértil. Os mbunas escavam até ao vidro e terias o substrato a circular na coluna de água - as valisnérias não necessitam de praticamente nada. O único problema são os mbunas que as ratam todas.
  11. paulo duarte

    duvida

    E porque não uma calha com 3 x 54W - T5? Não produzem tanto calor como as HQI, difundem melhor a luz e podes combinar lâmpadas com espectros diferentes.
  12. Olá Tiago,Se reparares, as barbatanas anal e dorsal terminam bastante em bico e quase chegam à ponta da cauda. As fêmeas têm, regra geral, as pontas dessas barbatanas mais curtas e arredondadas. O termo 'yellow sided' é uma denominação comercial, que não identifica qual a população de fuelleborni em causa. Vê aqui: http://www.malawi-dream.info/Labeotropheus_fuelleborni.htm Ou seja, o peixe não está correctamente identificado...
  13. Olá Tiago, A Aulonocara não é baenschi. Significa que a mãe seria provavelmente de outra espécie e tens agora um macho híbrido... O labeotropheus é mesmo um macho.
  14. Seja qual for a razão, a falta de luz não é de certeza. 18W para 22 litros de água é uma relação muito boa mesmo!! Amalta ouve o chavão de "1w por litro" e depois desata a debitar como se fosse um dogma irrefutável...Quanto à falta de CO2, poderá dificultar o crescimeto das plantas mas não é motivo para definharem assim tão depressa. Uma das plantas é uma valisnéria, cuja única necessidade é não ter peixes que a comam... Sóa acho é que está enterrada demais. Devia ter as raizes ligeiramente à mostra
  15. Viva, Recentemente montei um aquário de 60 cm para uns Apistogramma agassizii. No espaço de uma semana, o macho fez saltar fora do aquário 3 fêmeas!! Encontrei-as secas no chão ao chegar a casa: uma na Sexta passada e hoje outras duas, que tinha colocado ontem!!! Como calculam, a minha vontade foi pegar no macho e atirá-lo para o aqua dos mbunas O aquário esta densamente plantado e tem 3 cocos a fazer de tocas. Pergunta idiota: acham que será impossível ter apistos num aquário destapado, ou tive um azar do catano???