• >>> Anúncios da Comunidade <<<

    • João Branquinho

      Mensagem para Visitantes   15-04-2017

      Estimado visitante, antes de mais, muito obrigado pelo seu interesse na comunidade Aquariofilia.Net! Esperamos que esteja a gostar do conteúdo que temos no fórum. Dado que não é ainda um membro registado da nossa comunidade, não sabe que está a perder muitas outras funcionalidades e informações disponíveis apenas a membros! Do que está à espera para se juntar a nós? É só fazer clique no canto superior direito e pode inclusivamente usar as redes sociais para agilizar o processo de registo. Obrigado!

NGE

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    581
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    9
  • País

    Portugal

NGE last won the day on Junho 18

NGE had the most liked content!

Reputação

135 :)

Sobre NGE

  • Rank
    Membro
  • Aniversário 01-01-1916

Formas de Contacto

  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Aveiro

Quem visitou o meu perfil

903 visitas ao perfil
  1. Nunca usei agua de osmose. Será que este sistema adaptado dos salgados, poderia ser útil? Quantos nós gostariam de ver aparelhos destes nos nossos aquários?
  2. Como começar nos ciclideos

    902 na pet4you esta 109e O Miguel adquiriu 2 destas ou de 8w e ficou espantado com a luz. http://www.ebay.com/itm/20-70cm-4W-5W-6W-8W-10W-Bule-White-Aquarium-Fish-Tank-2835-LED-Lamp-Light-220V-/401141845728?var=670686764638&hash=item5d65eacee0:m:m39SMMxK_TLOPBIK7HR3xxg
  3. Como começar nos ciclideos

    Sim. Pode ser pouco mediante as espécies que ele vá ter. Até o aquário pode ser pequeno, mediante as espécies que vai ter. Não sei o que vais ter Pedro :D e tb não sei se ele disse num post anterior. JBL também tem. Repara nas "patilhas" pretas que a estrutura tem. Ficam ao lado da zona da saída e entrada de agua. Ao colocares a patilha da saída de agua do filtro, para baixo a força agua diminui. O manual diz que pode diminuir até metade do caudal (no 902) Acho que vai ser uma questão de escolha pessoal. O material é bastante idêntico.
  4. Como começar nos ciclideos

    Eu não sei se gosto do JBL, adquiri 1. E está à pouco tempo em uso, ainda não deu para ver. Gosto dos eheim e tenho um que trabalha e bem. O que se estragar, troca-se por peças novas. Se fosse eu, comprava o 901e (79e, é de aproveitar) e se fosse necessário ia restaurando o eheim, pois 900lh para africanos deve ficar fraco, acho que depende das espécies.. Não entendo quase nada dos ciclideos dos lagos africanos.
  5. Como começar nos ciclideos

    Boas, o JBL 902e, dá para controlar até metade do caudal (mediante o que vem nas instruções) e faz 900L/H, com 11w de potência.
  6. Se permitires vou estender esta conversa um pouco mais, pois penso ser importante e até está relacionado com o tema. Aconselhado por quem? Compreendo que tenhas problemas com a agua devido aos parâmetros (o ph e o kh costuma ser os mais importantes, se não estou em erro e se estiver. Podem corrigir sem problemas. Os tds podem ser problemáticos) e esse sistema facilitou-te a vida, de momento deves ter reproduções e um bom ritmo de crescimento. Mas, não é necessariamente obrigatório é "aconselhado". E vou especular o porquê! Os criadores de camarões profissionais, usam esse sistema pois facilita a estabilização de parâmetros ideais para reprodução massiva, o problema é quando pessoas com valores diferentes nos parâmetros da agua, e que gostariam de obter shrimp e desfrutar daqueles seres curiosos. Chega a uma loja compram camarões, que necessitam de determinados parâmetros, se "espirrares" (não literalmente :D ) e existir uma pequena oscilação nos parâmetros da água, vão todos em espírito para o céu dos camarões. Provavelmente quem vendeu nem indica os parâmetros necessários (até pode nem saber em que parâmetros foram criados e até fica contente pois são menos uns camarões que perde por dia). Isto já me aconteceu em parte, pois à 3 anos atrás era maçarico (hoje sou menos, mas existe muito que aprender). Demorei tempo, até perder a obsessão por parâmetros de água, que lia pela internet, aprendi que trocas parciais de agua nos camarões, devem ser efectuadas poucas por mês e em poucas quantidades, pois eles parecem felizes com cálcio e comida na agua, sem grandes oscilações de ph. Ainda à pouco tempo, tive o prazer de retirar perto de meia centena de camarões do aqua, e quem os recebeu indicou que não teve perdas. Ou foi sorte ou os camarões estão habituados aos parâmetros de agua da rede da zona. Vou arriscar e deixar um link externo, e para mim o mais importante e quero ressaltar é a figura 1. http://www.explicatorium.com/cfq-8/dureza-da-agua.html Vejo que ainda existe interesse em ler o tópico e expor as ideias. Agradeço por isso. Para mim todos os comentários são válidos, pois ajudam a manter o interesse sobre o tema. Deixo uma acha na fogueira.
  7. Kit Aquário recomendado pelo forum

    Mas, tens de saber. Antes de escolher o aquário deverias ver que ciclideos queres ter, e mediante o que gostares deves adquiri um "espaço" razoável para eles. Ciclideos africanos, sul americanos... ou apenas ciclideos anões (entre outros), tem todos necessidades de espaço, filtrações e parâmetros de agua diferentes. Sendo o teu 1ºaquario, pessoalmente digo-te para ires para ciclideos anões (de tamanho até 10/13cm), tens muitas variedades de apistogrammas. Mas tu podes amar ciclideos africanos e nesse caso é totalmente diferente. Investiga uma ou duas espécies que gostes e abre um tópico na área de iniciados. E inicia o "projecto" a partir do que gostarias manter. Mediante o que quiseres, vê se estes ki's são úteis ás tuas necessidades.
  8. Kit Aquário recomendado pelo forum

    Que tipo de ciclideos?
  9. Como fazer uma cultura de micro vermes de aveia.
  10. Falsos Jardins da Babylonia

    Filtração por batata doce (sweet potato filtration) foi um teste feito para filtrar a agua do aquário e desenvolvimento da rama de batata doce para posterior plantio. https://www.youtube.com/watch?v=qUk3neG-F1o
  11. Não tenho problemas com agua da rede, desde que tenha passado 24h em descanso. Com a quantidade absurda de caridinas que tenho. Tenho a certeza que não necessito agua de osmose. Basta ver os vídeos das gambas. Em comparação com os rili, são em termos reprodutivos quase iguais. Pode-se acabar a sorte, mas eu não penso em mudar a receita.
  12. Pois, eu não uso esquentador. São caridinas, crystal black.
  13. Isto dos preços da agua, é manhoso. (assim como a percentagem de energia que temos de comprar à união, apesar de termos um país com vento e sol abundantes, não é à toa que foi eliminado o processo que havia, de dar a particulares a chance de vender energia colectada através de painéis solares e outros, à rede da edp). Mas o que eu sei, sem especular. No nosso país nem toda a agua potável (da rede) deriva de empresas privadas, existe algumas câmaras que ainda controlam em parte esse sistema. Felizmente que é assim, pois se fosse tudo privado os preços subiriam e não teria haver com secas. Sendo a agua um bem essencial, se os preços subirem muito, devido a secas os políticos actuais, perderiam votos. Lobby's que existam, podiam perder os seus animais de estimação. Acho que fico por aqui. Politicas existem mas, não devemos trazer para aqui, causam emoções muito fortes. Acho que pagas 23% de iva (se não estou enganado, e corrijam-se estiver) em grande parte dos produtos de aquariofilia. Gostei e nunca tinha pensado nisso. Faço trocas de agua aos meus camarões, sempre com agua descansada (24h no mínimo) em garrafões e agora vou agora usar essa agua. Ideias simples, que não são muito difíceis de implementar, mas que nem toda a gente se apercebe que existem.
  14. Sim. É "devolvida" aos rios, que por sua vez volta a ser captada bombada para outra localidade. Para isso compras um aquário maior e vais tomar banho com os peixinhos e camarões. Desta forma até tratamento de pele recebias. :) Agora a sério, existe uma zona do Japão, cujo existe vários "prolongamentos" do rio até ás casas. Basicamente são caminhos que são usados pelas carpas para irem comer restos de comida. Foi uma coisa que me impressionou. Esta sinergia com a natureza. Porque acham, que criei este tópico com uns tons provocadores? O objectivo não é sair daqui um milagre que vai resolver tudo, o objectivo é a partilha de informações. Para que uma pessoa que saiba muito possa partilhar e uma pessoa que saiba pouco também possa partilhar, no fim todos aprendem algo. Nem seja um pouco mais de sensibilização que influencie pequenas mudanças no dia a dia. Deixar os braços caídos sobre este assunto é o que temos feito.
  15. Miguel, agora entendo a tua ideia. Mas, deixaste muitos tipos de aquários de fora. Usando o que disse o Tózé, tens os aquários de discus, que costuma ter poucas plantas e em alguns casos usam agua de osmose, mas contém peixes que fazem grande quantidades de resíduos. Tens aos chamados aquários Jumbo, onde tens peixes enormes (20+/40 cm) num aquário despido de plantas. Tens os plantados, que usam fertilizantes (sendo justo, são todos os que tem plantas) de forma a proporcionar um rápido crescimento e optimizar a beleza das mesmas, Estes parece que tem o potencial de causar outros problemas. Com as tpa, existe o risco de os fertilizantes que entram na coluna de agua da rede terem o potencial de causar alguma subcarga ás estações de tratamento e por consequência aos leitos do rio. Parece que aumenta o desenvolvimento de algas e devido a isso desequilibra o rio. (Foi uma coisa que li algures mas, não me recordo onde, nem quando foi. Recordo-me que o artigo tinha mais haver com os fertilizantes usados na agricultura e seriam grandes quantidades) Gonçalo, um ano comum tem 52 semanas, a 50l cada semana. Isso indica que se fores rigoroso nas tpa, podes gastar por ano 2600 litros de agua. Num pequeno aquário de 182L. Mas, será sempre grande parte das vezes reaproveitada e tratada e reintroduzida na rede. Desde que exista saneamento básico. Comparado a banhos deve ser uma pequena gota. E se algum dia tivermos que racionar a agua, toma-se menos banhos ou evita-se tpa's? Dava jeito haver um censo sobre quantos aquários existem no país. Paulo é isso mesmo, Teremos nós que evitar tomar banhos (um exemplo), para termos a possibilidade de fazer tpa's? Qual é o limite? Será que racionar a agua é uma ideia descabida neste momento?

Board Life Status


Board startup date: March 16, 2003 00:00:00