rop64050

Membro
  • #Conteúdo

    84
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre rop64050

  • Aniversário 12/06/1968

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

rop64050's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas pessoal Tinha um Chelmon no aqua e que me comeu as aptásias todas que lá tinha e começou também a comer comida congelada, mas um dia apareceu morto , não sei porquê. Agora as aptásias voltaram, por enquanto são cerca de 5, mas não queria comprar um chelmon, porque é um peixe dificil ( o outro foi oferecido ), mas ouvi falar de um peixe folha , que come aptásias, alguém confirma e se existe qual o nome ? Falaram-me também num camarão, mas o problema é que tenho um Volitan no aqua e ele comia-o logo. Tenho também dois palhaços e um zebrassoma, mas o volitan ainda não lhes tocou. Obrigado pela ajuda
  2. Só tens uma ? Eu tenho uma carrada delas, são boas filtradoras da água.
  3. Eu faço água de osmose ( cerca de 30 lts ) e vou repondo a água no aqua , ao final do dia e geralmente leva cerca de 2 lts por dia de osmose. Costumo guardar em garrafões de 5 lts e guardados num local que não apanha luz. Até agora não tenho tido problemas na qualidade da água. Também é chato andar todos os dias a ligar a osmose, para fazer 3-4 lts de água. No fim da água feita, eu costumo tapar os tubos de saida e deixar água dentro dos filtros e da membrana, para não secarem, não sei se está correcto, mas é assim que faço.
  4. Eu julgo que o sal que consumimos, não vem directo das salinas para a nossa mesa, penso que passa ( e deve, por causa de sujidades, etc ), por determinados processos, que o limpam de impurezas e talvez sejam adicionados outros elementos ao sal. Não vamos a uma salina e o chefe, dê-me uma pá de sal......, porque deve estar cheio de impurezas. Agora, não sei se formos buscar sal directamente a uma salina, se já é bom para adicionarmos nas TPAs, mas não podemos esquecer, que a água passa muito tempo ao sol e isso também torna a água estagnada, etc. Temos também o sal das minas.
  5. Penso que não deves ser assim, porque as pessoas não estão em permanência ligadas ao forum , para de imediato responderem às questões. Tens de ter paciência, não só no forum, mas principalmente num aqua para salgados, é preciso ter muita paciência quando se tem um salgado, porque as coisas evoluêm mais devagar e é preciso um grande controle na qualidade da água. Apesar de eu ser um rookie, nas questões dos salgados, vou dar a minha opinião. em relação à sump, o ideal é ter sempre uma, porque para além de dar mais litragem ao aqua, permite esconder o equipamento,tais como os aquecedores, o escumador, bomba de reposição, etc, a sujidade acumula-se na sump e torna-se mais fácil de fazer a limpeza na sump em vez de ser no aquário, as reposições de água são feitas na sump, se colocares um reactor, ele repõe na sump em vez de teres um tubo a entrar no aqua, permite ter mais equipamento e este fica escondido. Mas existe pessoal que não tem sump e corre tudo bem. Tens de ter, para além do escumador, bomba(s) de circulação, para a água não estar parada, os detritos não assentarem no fundo e haver troca de gases oxigenar a água ). Tens de ter aquecedores ( 1 Watt por litro ), rocha viva para funcionar como filtro natural e criar bactérias que vão ajudar na limpeza da água, iluminação adequada, por exemplo, um lamp. branca, e uma azul, mas depende do que pretendes ter no nano. O ideal é ter uma osmose, para se obter uma água mais pura. em relação ao reactor, depende do que queres ter no aqua. Se quiseres ter só corais moles, não é obrigatório ter reactor, ou podes optar pelo sistema pinga pinga, que é um garrafão de 5 litros ( por exemplo )com água de osmose, onde adicionas kalk wasser e regualas o sistema para que caia cerca de 3-4 gotas por minuto no aqua. Se pretendes ter corais duros, então o uso de reactor é quase obrigatório, se quiseres ter corais em boas condições. A diferença entre reactor de kalk ou de cálcio, não sou a pessoa mais indicada para te explicar. Equipa de limpeza, tem que se ter sempre, mas podes colocar alguns peixes, para haver algum movimento no nano, já que a equipa de limpeza, muitas vezes não se vêem, ou porque são nocturnas ou porque andam sempre mais no fundo do aqua. Se optares por corais moles, estes não são tão exigentes em termos de luz e de elementos traço na água. Se optares por corais duros, estes são mais exigentes em termos de luz, elementos existentes na água. eu no meu sistema, tenho ainda apenas corais moles , peixes , eremitas e nassários. Daqui a algum tempo, quero começar a ter corais duros. Tenho sump, mas como disse, há quem não tenha. Não sei se ajudei em alguma coisa, mas tentei. Se disse alguma coisa errada, alguém que corrija. Não desistas e continua a frequentar este forum, que a mim me tem ajudado.
  6. rop64050

    informaçao-coral

    Eu ainda sou muito rookie nestas andanças dos salgados, mas com 3 meses, o meu ainda não tinha corais, comecei por colocar um casal de ocelaris , testes à água e só ao fim de 5-6 meses coloquei o primeiro coral e agora com um ano, ainda não tenho muitos, um pouco pelo preço dos mesmos, mas também porque preferi ir investindo em equipamento e só depois investir mais em corais . Mas isto fui eu, não sei a opinião dos experts. Mas se quiseres começa com corais moles e fáceis de manter, tipo os mushrooms, uns zoanthus e depois mais tarde se quiseres pões corais duros, mas estes precisam de mais luz que os moles e também precisam de mais elementos na água , como o cálcio. Se reparares nos setups de áquas que existem aqui no forum, podes tirar ideias de como começaram a povoar o áqua.
  7. A minha crispa, quando está a luz acesa, abre e fica com a boca exposta , parece que está inchada, mas não está. Quando fica sem luz, ela encolhe recolhendo a boca e os pólipos. Penso que estou certo.
  8. Parece ser uma crispa, mas......
  9. Ainda hoje lhe dei um pequeno camarã e ela comeu. A luz, tenho uma branca de 15000k e uma azul de 8000k , se não me engano.
  10. Ela está com ( aparentemente ), metade do tamanho que tinha. Está assim talvez à 3 meses. A temperatura tem andado entre os 26 - 27, depende da hora do dia. Agora coloquei os termometros nos 25. A crips, cada vez está mais bonita, grande. Os outros corais, até criação têm tido. Tive uma estrela do mar vermelha, que desapareceu, nem restos encontrei. No meu aqua os peixes ou inverts não morrem , desaparecem .
  11. Obrigado pelas respostas, mas posso deixar ficar ou convém dar cabo da vida delas ( menos a esponja ). Nãp me parece que se estejam a espalhar , mas.....nunca se sabe.
  12. Só a anémona teve esta alteração. Os restantes corais e mesmo um crispa que tenho, não tiveream nenhuma alteração, aliás , a crispa cada vez está mais bonita . Este verdete , foi de escurecer a foto, porque estava muito clara, tenho um muito ligeiro verde, mas talvez seja de apanhar um pouco de luz solar ( sol directo não apanha ). Os para metros estão bons, mas eu desconfio que foi de eu ter estado cerca de mês e meio, sem fazer uma TPA . Mas apenas esta anémona teve alterações .
  13. Boas pessoal Tenho esta anémona, que quando a comprei e durante uns meses, abria e ficava linda e grande, tinha-se instalado debaixo de uma rocha ( a anémona é castanha com pontas roxas ) e de um dia para o outro, parece que encolheu e parece agora mais com uma mini anémona. Ela continua no sitio que escolheu inicialmente, mas agora está como na foto. Será que devo tentar tirá-la debaixo da rocha e ver como ela reage ? Obrigado
  14. Boas pessoal Preciso que me ajudem a identificar uns habitantes do meu aqua. Na 1ª foto, é uma alga que me apareceu à cerca de 2 semanas e que tem vindo a crescer. Tem tipo uns ramos e umas folhas que parecem pequenos discos. Na 2ª foto, parece uma esponja branca que nasceu agarrada ao coral e que tem tubos em alguns sitios. Na 3ª foto, é uma alga que tem aparecido em pequenos tufos na rocha, não espalha, mas pequenos tufos. Na 4ª foto, parece um pau verde, que nasce e fica assim, devo ter uns 6 no aqua. Uso osmose e a semana passada comecei a usar também água natural, mas estes habitantes já cá estavam , antes de mudar para água natural. Obrigado
  15. Eu costumo colocar em garrafões de 5 lt, desligo a torneira do autoclismo e encho-o com a água do desperdicio. Tenho de fazer assim, porque tenho duas filhas, que se não fecho a torneira do autoclismo, elas fazem a descarga do mesmo e não se preocupam em vazar o garrafão.