jeanackle

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  1. Olá amigos/as, A minha irmã tem um kinguio que está a desenvolver o mesmo problema. É o único peixe no aquário (um globo na verdade...). Mas mais visível que as pontas das caudas pretas, são umas pintas/névoas também pretas no interior das "bochechas". Vou ver se lhe arranjo os testes de amónia, mas já agora pergunto se poderá ser o mesmo problema ou se as manchas nas bochecas indicam outra coisa? Grato pela atenção
  2. Olá, Certamente alguém saberá responder melhor que eu a essa questão. No entanto, com as medidas que indicaste, o teu aqua terá um volume de aproximadamente 144 litros. Que se arredonde para 120 ou menos à conta dos limites interiores, da distância da linha da água ao topo do aquário, do areão, ... Há uma regra (polémica) de ter uma potência luminosa em Watts de valor igual a, pelo menos, metade da capacidade do aquário. No caso: 120/2=60 W mínimo... Para ter plantas pouco exigentes em luz. No entanto, esta "regra" ´w polémica e há quem considere mais importante outros parâmetros da lâmpada, quer os lumen quer ainda o temperatura da cor (os Kelvin, salvo erro, estou "enferrujado"... ) A minha experiência: Aquário de 64 litros (aí uns 55 reais), 15 W de luz. Cabombas (precisam de bastante luz, mas há plantas que precisam de bastante mais) começam a desfazer-se num ou dois meses. Elódeas aguentam-se, mas é planta rebelde, desenterra-se e desata a "passear" pelo aquário (esquece o paisagismo... :D ). O que dá: Musgo de Java: este sobrevive quase às escuras, mas, precisa de luz para ser saudável, logo para se fixar (no início, fixa-se numa pedra, tronco ou algo do género com linha... ). Anubias Nana: Aguenta-se bastante bem. Penso que estas serão mesmo as condições ideais para ela. Se calha de apanhar Sol como aconteceu com a minha, ela "seca" Tenho também uma planta que penso ser Feto de Java há uns 3 meses. Até agora, não anda nem desanda (nem cresce nem amarela...). A quantidade de luz que tens nesse aquário é proporcionalmente menor que a que eu tenho... e eu só posso ter plantas que queiram pouca luz... Na minha opinião, convinha aumentar a potência dessa iluminação. Espero ter ajudado,
  3. Do que tenho lido, é recomendável manter os ramirezis em casais, em pelo menos 40 litros por casal.
  4. Caro Rui Estrelinha, vai-me desculpar, mas a sua página web sobre os ramirezi é das mais bem conseguidas que eu já vi! Seja qual for o tema ou objectivo das mesmas! Esteticamente, é do mais agradável que há, em termos de facilidade de navegação é também excelente, e o conteúdo está muito bom (simultaneamente sucinto, relevante e bastante completo). Parabéns! Como está em contrução, aproveito para fazer dois comentários: 1. Sobre o dimorfismo sexual na secção "Profile", há mais uma ou duas diferenças que podem ajudar, como p.e. o facto de a pigmentação azul nunca "entrar" na faixa central do macho (ao contrário da fêmea), ou ainda o comportamento de "escavar" o areão que só macho apresenta (salvo erro). O que consegui saber sobre o assunto, encontra-se mais ou menos resumido neste tópico 2. Quando refere "alguns côcos ou vasos que emitem pequenas cavernas" na secção "Reprodução", penso que está a confundir o género Mikrogeophagus (ou Papilochromis, já se chegou a consenso internacional sobre isto?) com o género Apistograma como o ramirezi foi inicialmente considerado. É que uma das diferenças entre os dois géneros situa-se exactamente ao nível dos hábitos reprodutivos: os apistogramas desovam em tocas, enquanto os mickogeophagus preferem desovar sobre pedras lisas ou folhas largas (por ves também sobre o areão)... Mais uma vez parabéns, e mantenha-nos actualizados sobre a evolução do site sobre esta fantástica espécie... :D
  5. Não sou tão optimista como o diesel_car quanto a ter peixes de água fria em água quente, mas... De qualquer forma, mesmo no Inverno, os kinguios que se vendem não devem ter o aquário muito frio (é preferível ter a temperatura acima dos 15º, embora os selvangens aguentem 10º e até menos). Em todo o caso, penso que se a água do aquário estiver sempre entre os 20-22º (mais para o 22...) poderá manter tanto kinguios como bettas com suficiente "qualidade de vida". Um aquecedor/termostato (os que se vendem são, do que conheço, todos dois em um: aquecem a água e têm um termostato para os desligar automaticamente quando a água atinge a temperatura regulada no topo do aparelho, e voltar a ligar quando desce abaixo da mesma temperatura; um lojista minimamente informado sabe a que se refere se lhe pedir quer um "aquecedor" quer um "termostato") de 50W ou 100W da marca Aquapor (passe a pub ) pode ser comprado por 12-13€ (tenho um de 50W há um ano e meio e funciona muito bem). Pode comprar um termómetro para verificar a temperatura (aconselhável, já que parece ter uma casa quente), por 1,5€ (analógico, colocado por dentro do vidro) ou 2,5-3,5€ (digital, posto do lado de fora). Ah, já me esquecia! A escolha da potência do aquecedor obedece a uma regra simples: 1 Watt por 1 litro de água, ou seja: aquário de 50 litros->aquecedor de 50W, 100 litros->100W, etc. Em caso de não haver a potência exacta para o tamanho do seu aquário, compre o de potência acima. Ex.: para aquário de 85lts, entre um aquecedor de 75W e um de 100W, compre o de 100, e depois, se for preciso, regule para uma temperatura mais baixa do que a que pretende. Compare os resultados com o termómetro... Felicidades,
  6. O bold é da minha autoria. A Alessandra pensava que o Betta era um peixe de água fria... E já vimos que ela nãp mora no Brasil, onde diversas pessoas conseguem manter kinguios com peixes tropicais à temperatura ambiente... E é verdade que os kinguios suportam temperaturas mais elevadas, mas também é verdade que a esperança média de vida deles, na natureza, ronda os 40 anos... Quanto duram em aquário? E já agora, há quanto tempo a pessoa do link indicado tinha lá os kinguios? O kinguio deve ser dos peixes mais maltratados na aquariofilia...
  7. Bem, se esse musgo de java crescer como o meu, bem podes cortar essa parte, que bem cedo ela será substituída... Ou melhor ainda, cortar essa parte, fazer uma poda à parte verde, e "plantar" no sítio da parte castanha removida... O musgo de java "pega" a partir de qualquer "pedaço"...
  8. A Alessandra vive em Vila Franca de Xira?! Não há nenhuma Vila Franca de Xira no Brasil, pois não?... É que a temperatura de um aquário para Bettas deve ser de 25 a 27º Celsius... E a dos Kinguios (cometas, orandas, telescópios, ...) deve ser de 10 a 20ºC, embora suportem normalmente até uns 20ºC... Ainda assim, só pela temperatura, já se torna difícil manter as duas espécies no mesmo aquário... É preciso lembra que os peixes são animais de sangue frio: a temperatura dos seus corpos depende directamente da temperatura da água onde estão! Quanto aos outros peixes terem atacado o telescópio ferido, penso que isso é bastante normal acontecer, pelo menos entre kinguios.
  9. Não, isso vai é dar cabo do Betta... Além dessas "jaulas" serem minúsculas (elas servem também para "mostrar" (sublinho as aspas...) como o Betta é resistente e pouco exigente), há ainda um outro problema: os Bettas incham as barbatanas quando vêem outro macho, como forma de intimidação. Mas isso exige energia, e a longo prazo vai ser altamente stressante para o peixe (mais do que dar pancada num peixe mais pacífico...) Se ele conseguir ver os outros peixes, ele vai manter essa postura de briga indefinidamente, até não conseguir mais... É crueldade... E depois de recuperar (se recuperasse), ia voltar ao ataque... Não tem volta a dar: se o betta atacou, só um milagre o impede de voltar a atacar... Bom, isto é o que eu sempre li... Nunca tive nehum porque tenho guppys... Antes de comprar um peixe, é sempre preciso verificar a compatibilidade com o tamanho do aquário, a qualidade da água, os outros peixes que já lá estão/queremos introduzir, ...
  10. Aqui há uns tempos, neste tópico ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ght=sicce+genio ), falou-se desse ruído e de como solucioná-lo...
  11. Bem, é óbvio que mora no Brasil: é que Betta é peixe de água quente, Telescópio (uma variedade de Kinguio, também chamado Japonês no Brasil) é de água fria (embora suporte uns 20º, se bem me lembro). Isto é só aponta do iceberg para lhe dizer que Bettas e Telescópios são peixes completamente diferentes!!! Muito diferentes mesmo!!! O Betta é também chamado "Peixe de briga" ou "Peixe lutador". Na Tailândia, de onde ele é originário, fazem-se mesmo "lutas de bettas" com apostas, à moda das "lutas de galos". O problema do Betta é que não pode ter dois machos no mesmo aquário: eles lutarão até à morte de um deles!!! Fêmeas não têm esse problema, mas não são de todo tão vistosas... E depois piora: o Betta macho ataca qualquer peixe que possa parecer outro Betta macho, ou seja: que tenha barbatanas muito desenvolvidas e vistosas... tais como: orandas, telescópios, guppys grandes, molinésias, ... Ou arranja outro aquário para o Betta, ou devolve à loja ou dá... rápido...
  12. Os nitritos deveriam estar a zero... Quanto ao resto, era melhor colocar este tópico na secção dos Ciclídeos, já que os Discus pertencem a essa família... Felicidades,
  13. Há uma forma muito fácil de distinguir CASs de CACs. É que só os Comedores de Algas Chineses têm a boca em ventosa. Quanto a essas algas, nem sabia que os barbos também as comiam. Apenas tinha ouvido falar no CAS e alguns camarões. Parece que não são papinha doce... Mas também já li algures que elas surgem com mais facilidade em aquários com pouca luz e corrente forte. Muitas vezes desaparecem alterando esses parâmetros...
  14. No caso dos meus, é perfeitamente normal, e o desenvolvimento posterior das mesmas também é perfeitamente normal. O escurecimento do corpo (ou, de forma geral, o acentuar, mudar ou surgimento de novas cores) é também perfeitamente normal ao longo do desenvolvimento dos mesmos. Nota: sou do "contra" às chamadas matrizes "puras". A fantástica natureza do guppy é precisamente o inverso: desenvolver uma enorme variedade de colorações. No entanto, no caso das matrizes ditas "puras", talvez o forçar selectivo de determinado padrão de cor desenvolva alevins sem grande variação dos mesmos padrões, mesmo ao longo do crescimento. Não sei, estou só a especular...
  15. Agradeço todas as respostas. :D Respondendo ao joalmag, coloquei este tópico por mera curiosidade. De momento, não tenho ciclídeos, nem pretendo ter num futuro breve. Já tive ramirezis, mas esses não se metiam com o meu CAC, que tinha já então quase o dobro do seu tamanho... Embora eu tivesse presenciado uma ou duas "ameaças", não passou disso mesmo. Já o CAC era um pouco territorialista com eles, sobretudo na hora de comer... Com os guppys ele não se importa nada. Entretanto, lembrei-me de mais uma ou duas questões relacionadas: 1. No que se refer a Ciclídeos da América do Sul, já li algumas vezes que os CACs, a partir de dada altura (10-12cm), desinteressam-se das algas e começam a preferir chupar o muco da pele de Discus e Escalares. Alguém já presenciou isto? Chega a ser verdadeiramente perigoso para os ciclídeos? 2. Depois dos dois bótia zebra terem "destruído" as caudas dos meus guppys, doei-os a um amigo que tinha um severum e um papagaio. Como lhe disse que eram muito briguentos, ele colocou-os provisoriamente em duas maternidades separadas (a mudança foi de noite). Na manhã seguinte teve duas ou três surpresas: Primeiro, verificou que tinham ambos saído das maternidades Depois, viu uma nuvem escura sobre uma pedra e os ciclídeos de volta dela: tinham-se reproduzido e a nuvem eram os alevins Os bótias estavam muito juntinhos e assustados atrás do filtro de parede... :D Resumindo: que tal se dão limpa-vidros com ciclídeos em reprodução? P.S.: Grato pelo link ezstyle. Não vi muito, mas pareceu-me muito bom. :D Certamente a consultar antes de pensar adquirir CAs... :D