nvpa

Membro
  • #Conteúdo

    17
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

3 Seguidores

Sobre nvpa

  • Aniversário 08/29/1980

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Albergaria-a-Velha (Aveiro)
  • Localização
    Albergaria-á-Velha

Quem visitou o meu perfil

2150 visitas ao perfil

nvpa's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Tenho um aquário aquatlantis de 250 litros (120,50,55)cm Montei-o à 7 anos com plantas de fácil manutenção e com duas lampadas de origem t8 30 W e uma t5 54W que eu adpatei à tampa do aquário. Entretanto à 5 anos substitui os dois tubos t8 por dois tubos leds de de 18 W. (parecida a esta mas mais potente) https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_755_2385&products_id=306-2234 também substitui na altura a T5. Durante algum tempo tive plantas mais difíceis mas nos últimos tempos tenho andado um pouco desleixado, pelo que as plantas que se mantêm são só aquelas de mais baixa manutenção. Nos últimos tempos tenho tido alguns problemas com cianobactérias, e pensei substituir as lâmpadas mas como não encontrei T5 adequadas em lado nenhum (têm de ser das de 104,9cm) comecei a pensar substituir a T5 por uma led. Dificuldade- Não quero uma calha tenho de colocar a lâmpada dentro do aquário, encontrei esta barra led ( https://www.paulovieiraaquarios.com/paulo-vieira-aquarios-agua-doce-aquarios-agua-salgada-aquarios-por-medida-aquarios-plantados-lagos-terrarios-porto-maia-produtos/plantas-hardscapes-madeiras-rochas-areias/iluminacao-led/barras-led/barra-led-100cm-5780-lumens-detail)mas não encontro feedback em lado nenhum além de que ficaria bastante mais barato comprar uma lâmpada T5 se encontrá-se algum site que a vende-se.
  2. Há muito tempo que efetuo fertilização de Macros NPK diy, comprei um Kg de cada um dos componentes e ainda tenho sais em casa para mais alguns anos. (É absurdamente mais barato que comprar os fertilizantes). No entanto continuo a fertilizar macros usando um produto pronto, normalmente da JBL (Ferropol), que também tem potássio e magnésio (também tenho estes componentes em pó mas não costumo usar) No outro dia em pesquisas encontrei uma loja (online) Solaqua, que vende uma mistura de micros em sais, que me permitiria poupar imenso, acontece que em pesquisas que efetuei não encontrei ninguém que usasse, alem disso é muito dificil compreender que quantidades devo utilizar pois normalmente sigo as instruções da embalagem, e nesta não aparece a proporção de cada um dos componentes. A mistura é a seguinte. Fórmula especialmente desenvolvida para providenciar os seguintes nutrientes : Ferro EDTA 7.5% Boro 0.50% como Boráto Sódico Zinco EDTA 0.50% Manganês EDTA 4% Molibdénio 0.20% como Molibdato de sódio Cobre EDTA 0.30% eu já encontrei uma calculadora que permite calcular as quantidades de cada componente. As perguntas são então. Será fiável esta mistura? Alguém conhece a loja? Em termos de micros tem tudo o que é necessário? Já alguém utiliza este método, como faz?
  3. Preciso colocar uma lâmpada de 39W no meu aquario, estive a pensar comprar um balastro duplo 2X39W pois fica quase ao mesmo preço de um simples 1x39W e daria-me possibilidade no futuro de colocar mais uma lâmpada. eu tenho uma calha de 2x30w mas com balastro ferremagnetico e que continua a funcionar se tirar uma lâmpada. gostava que alguem com experiência e conhecimentos me disse-se se é possivel e quais as vantagens e desvantagens.
  4. continuas a não dizer a dimenção do aquario assim é dificil. lê o seguinte site: http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php
  5. Em principio não, mas devias completar (80 cm deve ser o comprimento), falta a altura e profundidade. claro que tambem depende do tipo de plantas. mas de certesa que não é o ideal quanto muito pode ser suficiente para um leque muito restrito de plantas (anúbias, fetos de java e musgo de java)
  6. Eu não sei se posso, sendo o balastro duplo ter apenas uma lâmpada ligada? ou seja se eu tirar por exemplo uma lâmpada de 30W a outra continua a funcionar? Sendo assim não teria grandes dúvidas? Em relação a Pll como as lâmpadas ficam lado a lado se eu desligar uma delas o aquario não fica com luz uniforme?
  7. Plantas de baixa manutenção é uma força de expressão. Tambem quero plantas de crescimento rápido como egéria densa ou cabomba mas julgo que o que vai mais exigir da iluminação é mesmo o tapete de parvula. Nos aquarios que já tive montados sempre tive plantas desse genero até com pouca iluminação mas nunca tive plantas de tapete e por isso não sei se 138w serão suficientes. O preço das calhas 2x54w e 2x39w é semelhante, a minha unica duvida é o consumo elétrico que é maior e se não justificar optaria antes pelas de 39, além disso a calha de 54 normal cabe mesmo á justinha dentro do aquario(se calhar até nem cabe) e por isso terei de comprar daquelas mais curtas (105 cm) que tem lampadas muito mais caras.
  8. Tenho um aquario em casa que pretendo ativar com as seguintes medidas (120comprimento 40 largura e 55 altura). (240 litros) Tem uma calha de 2*30W. eu vou comprar mais uma calha mas estou em dúvida qual. Queria uma calha com lampadas de tamanho standard poi as lampadas são mais baratas e faceis de arranjar para todas as temperaturas de cor. Assim a duvida é: - 2x54W ficaria no total com 168W - 2x39W ficaria no total com 138W Quero por plantas de facil manutenção mas gostaria de manter um tapete de eleocharis parvula. a primeira opção parece-me exagerada, mas poderia ligar por exemplo uma das calhas apenas 3 ou 4 horas. a segunda parece-me um pouco de nada aquem (não quero ter que no futuro fazer modificações)
  9. nvpa

    Eu estou interessado em tudo e posso ir buscar.

    Apesar de não twer sempre disponibilidade.

  10. nvpa

    Ola eu estaria interessado nessa sump mas gostaria de ter alguma informação como fotografias, como é feita a ligação ao aquário. Eu posso ir busca-lo á zona de Aveiro.

  11. Eu lavo com água da torneira, mas é de um furo e não tem cloro. Além disso foi analisada e é propria para consumo humano, por isso penso que não matará as bactérias. O filtro tem três cestos dois tem bioballs, o outro tem a esponja branca e a azul, normalmente não tiro lixo quase nenhum do filtro só que quando espremo a esponja branca a água vem castanha durante um bocado. a esponja azul não retem práticamente lixo nenhum.
  12. Eu comprei um EHEIM ECCO 2236 e ele vinha com os seguintes camadas filtrantes: Esponja azul grossa. esponja branca fina. Esponja de carvão. E umas bolinhas que julgo que se chamam bioballs, A esponja de carvão activo tirei passado 15 dias, O resto do material lavo todas as semana e volto a por: Tenho um aquario de 120litro plantado com pouca fauna e muita flora por isso ele tem-se mantido bastante limpo. Os dois primeiros cestos têm as bioballs e o cesto de cima tem a esponja azul e a esponja branca por esta ordem. A duvida é a seguinte: quando devo trocar o material filtrante. A esponja azul nunca reparei que tenha perdido alguma qualidade desde que uso o filtro (três meses) As bioballs tambem não. A esponja branca é aquela que realmente tenho que passar por água varias vezes até esta não vir turva eá-me ideia que já esta um bocadinho degradada, mas se calhar até é impressão minha porque no fundo não noto grande alteração. Gostaria que me instruíssem acerca deste assunto pois nas instruções diz para substituir o material com uma frequência que me parece excessiva. gostava que me esclarecessem se devo ou não utilizar manterias filtrantes diferente ou por ordem diferente. Obrigado pelos esclarecimentos, já procurei no fórum mas não encontrei respostas que me ajudassem suficientemente. se calhar não sei procuara mas com esta quantidade de postes é quase impossível.
  13. O meu aquário de 120 l foi montado a três meses, de inicio teve um ataque de algas que eu limpava semanalmente, mas que apareciam sempre passado 2 ou 3 dias. Depois comprei 5 otocinculos à cerca de 3 semanas, desses um desapareceu deduzo que tenha morrido pois não vi o cadáver. numa semana as algas desapareceram todas. É muito estranho pois tenho os nitratos por volta e 10ppm e os fosfatos por volta de 3 ou 4 ppm, adiciono cerca de 30 ppm de potácio semanalmente distribuído por 4 dias, mas não tenho como medir a concentração do nutriente. tenho o ferro a 2,5 ppm e adiciono 10 ppm de magnesio por semana e 1/5 de colher de decalcit, sera florennete A e sera florena adiciono a quantidade recomendada na embalagem. não adiciono fosfatos nem nitratos pois estão muito altos. Não pretendo ter algas no aquário, mas tenho medo que os octos fiquem sem comida, pois não os vejo a comer, nem o granulado dos limpa fundo nem as escamas de spirulina nem a comida normal para peixes tropicais, será que devo adicionar algum alimento especifico para eles. Já agora as plantas estão saudáveis e a crescer, por isso com estes níveis de fosfatos as algas também deviam aparecer ou não?
  14. Quanto tempo falha a luz na tua zona? De vez em quando também falha a luz na minha zona, quando está trovoada (ai umas 5 ou 6 vezes por ano), mas é muito raro que essas falhas durem mais de uma hora, eu acho que nesses casos é um exagero pensar num gerador para colmatar a falha.
  15. Eu montei um aquário recentemente, e comprei a seguinte planta: Cladophora aegagrophila O problema é o seguinte, no anterior eu tive um ataque de algas, e aproveitei algumas plantas desse aquário. Depois de limpas, no entanto foram algumas algas junto com as plantas. Problema: Estou com medo de ter um ataque de algas no inicio do ciclo do aquário, e gostava de saber se posso usar um alguicida, se tiver um ataque de algas. Tendo em conta que tenho uma alga (Cladophora aegagrophila) no aquario? Se sim gostava que me aconselhassem marcas. Em principio não vou usar nada mas gostava de estar prevenido para o caso.