jonya4

Membro
  • #Conteúdo

    242
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre jonya4

  • Aniversário 03/17/1979

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Mem Martins

jonya4's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

6

Reputação

1

Community Answers

  1. Planeta Aquático em Massamá. Ainda no outro dia comprei lá
  2. Há muito a dizer sobre este tema. Vou tentar ser breve e sintético (o que nem sempre me é fácil) apontando as principais vantagens e desvantagens. Na minha opinião... Com Tampa Vantagens: - Evita que a fauna salte do aquário; - Evita que outros animais de companhia decidam ir tomar banho e que caiam coisas no aquário; - No Inverno é menos dispendioso manter a temperatura (termostato dispara menos vezes). Desvantagens: -No Verão é mais complicado manter a temperatura baixa (cuidado que em muitos destapados o problema é semelhante por causa da iluminação); - Na minha opinião não é tão bonito; - Limita a escolha de filtros (por exemplo mais dificil de colocar filtros de cascata); - Mais difícil de reforçar a iluminação; - As dimensões estão mais limitadas ao que já existe pré-feito no mercado, especialmente devido às tampas. Sem Tampa Vantagens: - Na minha opinião é mais estético; - Permite ter mais iluminação que o tapado, em especial pela variedade de calhas existentes; - Manutenção mais facilitada; - Mais fácil de manter a temperatura em alturas de calor (depende da iluminação); - Permite criar uma maior variabilidade de dimensões, já que pode ser construído à medida. Desvantagens: - Problemas com outros animais de estimação ou visitas curiosas que podem achar piada de andar atrás dos peixinhos; - Maior evaporação da água, logo mais humidade na casa; - No Inverno obriga o termostato a funcionar mais.
  3. Bom dia tpt. Sugeria que seguisses o conselho do alex e abrisses um tópico teu. em relação às conchas a solução mesmo é deixá-las de molho durante uns dias. Se calhar fazer um tratamento semelhante ao dos troncos grandes, colocando água com sal e fervendo. Depois, logicamente, convém lavar bem com água corrente. é uma questão de paciência. Disseste que já apanhaste as conchas. Se forem as conchas para servir de refúgio e local de criação aos multis, tem só atenção às "curvas internas" das mesmas. Se forem muito apertadas um pode ficar lá preso ou aleijar-se. Eles são extremamente velozes e quando se sentem ameaçados atiram-se para dentro das conchas. Um aquário de 100 litros, mas quais são as dimensões. Não esquecer que para este tipo de animais, um dos aspectos mais importantes do aquário são as dimensões frontais, devido ao comportamento agressivo deles. Relativamente aos custos, eu diria que um aquário deste tipo é dos mais baratos para montar. Como substrato, (não é necessário colocar substratos férteis), umas plantas simples que precisam de muito pouca iluminação, não é preciso fertilizar nem injetar CO2 (baixa custos e evita booms de algas). Onde tens que investir mais é nos peixes e nas soluções para manter os parâmetros controlados (buffers) que também existem receitas caseiras. Mas abre outro tópico para não andarmos a fugir ao tema e questões do alex
  4. alex, gostava de te ajudar, mas em relação a Mbunas o meu conhecimento é bastante reduzido. Sei apenas que como ciclídeos que são, o nível de agressividade é brutal. Se colocares apenas um trio, palpita-me que na altura do acasalamento as fêmeas vão andar loucas a tentar fugir do macho. Se um platy que é um anãozito comparativamente com um Mbuna dá cabo da paciência das fêmeas, quanto mais um monstro desses. Do que já li e aprendi aquários pequenos (inferior a um metro) não são recomendados para peixes do lago Malawi. Mesmo para os mais pequenos é muito pouco espaço. não digo que não consigas manter os animais vivos, especialmente enquanto não são adultos em fase reprodutiva, mas duvido que eles tenham uma vida agradável. Deixa ver se pessoal mais experiente te pode dar uma ajuda. Sugeria no entanto que mantivesses os teus planos. até porque parece-me que entre ter uma colónia de multis, similis, brevis, julis, etc ou ter apenas 3 peixes grandes que pouco se mexem no aquário, a escolha é fácil. Mas a decisão logicamente é tua. procura pela net que tens muita informação para te ajudar a tomares uma decisão sensata.
  5. Exatamente. Multis conchas para arranjarem à maneira deles e pedras para as julis. já agora mais dois alertas. Para os multis cuidado com conchas de buzios e similares porque algumas têm umas "curvas muito apertadas" e eles podem ficar presos ou aleijar-se. O ideal é mesmo estilo caracoleta em grande. Para as jullis cuidado com eventuais arestas cortantes nas rochas. São animais com comportamentos diferentes... uma colónia de multis é muito engraçada de se ver a interagir. No entanto eles são muito assustadiços e passam a vida a esconder-se nas conchas. Multis andam normalmente no fundo do aquário. Os julis andam mais a meio, dependendo a forma como arranjares o lay-out das pedras.
  6. Bom dia. Tendo em conta as dimensões do teu aquário ponderava bem em colocar duas espécies. parece-me demasiado apertado. Para este tipo de peixes que são extremamente territoriais e quando têm crias tornam-se pais extremosos não é grande ideia sobrepovoar o aquário. A litragem torna-se um pouco secundária porque o mais importante é o espaço frontal. Normalmente o recomendado é que para manter essas duas espécies o aquário deve ter cerca de 80 cm e convém que o lay-out esteja bem definido quanto às duas áreas, de forma a minimizar ao máximo o contacto. eu tive um semelhante a esse e apenas tinha multis, até porque procriam que nem coelhos. Tem também em atenção dois pormenores: são peixes que praticamente apenas ocupam a parte do fundo do aquário e o lay-out vai ser feito por eles. Eu tinha uma boa camada de areia e várias conchas (encontrei umas cascas de caracoletas bem grandes à venda no Corte Ingles e já vinham vazias, portanto era excelente) e quando as coloquei estavam com um lay-out muito engraçado, mas passado uma semana já não tinha nada a ver. enterraram umas conchas, moveram a areia como queriam até ter uma casa a gosto. parecia um campo de batalha lol São animais muito engraçados com uma personalidade brutal. Só tenho pena de ter passado as passas do Algarve para conseguir os parâmetros adequados para eles (tinha sempre que recorrer a buffers)
  7. jonya4

    musgo de java a morrer

    o ideal é arranjar um temporizador para que consigas regular melhor o período de iluminação, mesmo quando vais de férias. Se mantiveres a luz ligada quase 24h arriscaste a ter um boom de algas. Qual é a iluminação que tens no aquário? E já agora, que fauna tens? O musgo de java é uma planta de "combate". Aguenta quase tudo. Eu tenho um aquário em tudo semelhante ao teu, com apenas 11W de iluminação e sem CO2 e digo-te que o musgo cresce desalmadamente... de 2 em 2 semanas tem que ser cortado senão começa a chatear as outras plantas. Alguns dos restos, enquanto não faço nada com eles, mantenho-os numa caixa com água fria parada e apenas exposta à luz solar e digo-te que ficam igualmente viçosos. Tem calma que às vezes ele parece demorar mais tempo a recuperar.
  8. Eu também uso acondicionador na água, normalmente. Sei que há pessoal que não o usa, mas como medida de prevenção custo-mo fazê-lo. Se quiseres podes usar. Tens é que usar um acondicionador de água. Não o produto que tens usado que não é para esse fim. Se reduzires para 20-30% mal não faz. Não sou adepto de mudanças mais radicais a menos que existam problemas. E sim, nesta altura do ano se a fizeres mais devagar, melhor. Eu prefiro isso a aquecer água.
  9. Isso pode ter tido influencia, já que o easy balance é usado para exatamente evitar mudas de água. O acondicionador da Tetra é o aquasafe como indiquei anteriormente. Pelo que percebi o que usaste tem como objetivo controlar o pH e o kH e reduzir os fosfatos e nitratos. Portanto, basicamente tiveste uma dupla mudança. Não só usaste uma água engarrafada com caracteristicas diferentes das do teu aquário como adicionaste um produto que "mexe" nas mesmas. E ainda por cima não cumpriu a função que tu pretendias, que era atuar sobre alguns constituintes da água nova potencialmente danosos. Eu diria que foi esta a causa das mortes. Mas é apenas uma opinião... Sugeria no entanto que comprasses um produto que fosse mesmo apropriado para acondicionar a água.
  10. jonya4

    Africanos

    Quais são as dimensões do aquário?
  11. Depende das condições. eu tenho musgo de java um aquário sem CO2 e com pouca iluminação e cresce bastante bem. Ainda ontem tive que andar de volta dele porque se estava a espalhar que nem praga.
  12. Só agora é que raciocinei um bocado . Colocaste Tetra Crystal Water, é isso? Se não estou em erro, isso é para aclarear a água e não acondicionador. O acondicionador da Tetra é o Aquasafe... Confirma isso por favor.
  13. Exatamente como diz o WarMode... Para te podermos ajudar tens que nos dar mais dados. Caracteristicas do aquário e da água pelo menos.
  14. Em principio não será o acondicionador o responsável. Não explicaste foi como aqueceste a água e se colocaste fertilizantes. inclino-me mais para um destes fatores
  15. Boa tarde. Antes de mais lamento a tua perda. Era bom que nos indicasses mais alguns dados. Por exemplo quais os parâmetros do teu aquário (pH, nitratos, etc) e quais as caracteristicas da água que colocaste. A água foi temperada de que forma? Colocaste algum acondicionador na água antes de a colocar? Fazes fertilização do aquário? Se sim com que regularidade? E o resto dos habitantes, como se deram com a TPA?