al_finete

Membro
  • #Conteúdo

    105
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre al_finete

  • Aniversário 01/19/1975

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://ecrangigante.blogspot.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Alverca

al_finete's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas. Tenho em casa um aquário com cerca de 100 Lts que está vazio há cerca de 4 anos e que se encontra guardado num sótão que no verão aquece bastante (bem acima dos 30 graus). Agora gostava de voltar ao "vício", mas estou com medo de o voltar a encher (logicamente noutra divisão da casa), mas estou com receio de o voltar a encher e de as juntas do vidro venham a ceder e tenha a sala cheia de agua. Já perguntei opinião a algumas pessoas e entre indicações de que "o silicone se dá muito bem com o calor e que quando muito até está é ainda mais sólido", até a sugestão de "levar o aquário para a varanda, encher e ver se aguenta sem rebentar", já ouvi muita coisa. A pergunta que eu faço é mesmo essa: será seguro ou é melhor não arriscar e comprar mas é um novo (o que obviamente adiará a "volta" por mais alguns meses)? Obrigado. Cumps, AL.
  2. Boas! Tenho em casa um aquário com 100 Litros que está desmontado há 3 anos. Foi montado num sotão e funcionou bem durante uns dois anos, mas no 2º ano o espaço aqueceu bastante (perto dos 32 /35 graus) o que foi muito mau para alguns peixes. Acabei por achar que naquela divisão não tinha condições para ter o aquário montado, e acabei por dar os peixes. O aquário ficou nesse sitio mais 3 anos, vazio, sempre a apanhar o calor destes ultímos 3 verões. Gostava agora de o montar na parte de baixo da casa, numa divisão com temperatura mais normal, mas tenho receio que o silicone possa ceder e espalhar-me os 100 litro pelo chão da sala. Falei nisso numa loja de aquariofilia que me disse que podia estar descansado que o silicone até se dá bem com o calor. No entanto estou com receio de arriscar. O que acham? Ainda por cima tinha sido um aquário daqueles Kits dos Hipers. Se calhar é melhor não arriscar, não é? Obrigado por qualquer resposta. Cumps, Rui.
  3. Boas!! Esta pergunta é um bocado ao contrário do objectivo deste forum, mas penso que também é pertinente, e estou a precisar fazê-la... infelizmente. Por questões que não importa aqui discutir, vou precisar de desmontar o meu aquário por um período de pelo menos um ano... Um 80 cm, com filtro interno, calha com lampada de 18w e termostato 150w - nada de especial. Já arranjei quem me fique com os 2 escalares com 2 anos (lindos!), o pleco e os bótias palhaço (era o que sobrava) e em breve, vou começar a retirar a água e guardar o areão. Pergunto se haverá alguns cuidados especiais que convém seguir, para manter o aquário em condições, apesar de vazio por um periodo alargado? Algum cuidado com as juntas do vidro? Com o filtro (claro que deitar fora as matérias filtrantes é obrigatório), mas com as borrachas, os cabos? Com o areão? Com a calha? Alguma coisa que não me estou a lembrar? Obrigado. Cumps, AL.
  4. Boas!! Concordo em absoluto com o petermds!! Penso que as corydoras, além de serem peixes muito resistentes, tem uma função sempre indispensável num aquário que é a limpeza do fundo dos restos de comida que aí se depositam... Quanto à escolha dos guppys... Eu, por experiência própria, não os vejo como muito resistentes, principalmente para iniciação do ciclo. Ou vêm logo com doenças das lojas (e já experimentei várias, acreditem), ou vêm de condições tão diferentes que não se adaptam, e se tens o azar de os guppys não se aguentarem, pode até acontecer vires a desanimar e perder um pouco do interesse pelos aquas... Seja qual for a tua escolha, boa sorte, mas já agora, daqui a um mês ou dois, diz como é que correu... Cumps, AL.
  5. Olá !! Essa questão de juntar escalares com tetras, é quase tão velha como a aquariofilia!!! É preciso realmente muito espaço... e na maioria das vezes, a resposta é NÃO! Os escalares, quer queiras, quer não, vão acabar por crescer para aí do tamanho da palma da tua mão... e com uma boca tão grande e um instinto tão apurado, os neons e os cardinais são uma tentação muito grande!! Agora, depende também muito de outras questões... Se os tetras têm locais de fuga e esconderijo, se têm espaço para sair da frente dos escalares, e principalmente do temperamento dos escalares!! sim, porque se forem mesmo predadores, não há muito a fazer... mas colocar uns 4 ou 5, pode ser a melhor opção, porque acabam por andar entretidos entre si!!! E eu digo isto, porque sei, que se estás a pensar nisso, vais acabar mesmo por comprar os escalares, mais cedo ou mais tarde! E aí eu preocupava-me mais com os guppys... São demasiado vistosos e chamativos para os nervos dos escalares!!! De qualquer forma, manter os escalares bem alimentados ajuda!! Voltando à resposta... eu disse que a maior parte das vezes a resposta é não... mas também vai haver casos em que a resposta é sim!!! Eu decidi arriscar! Tenho um aqua de 90 lts, com 2 cory, 2 bótias palhaço, 2 escalares, 6 nariz de bêbado e 4 neons. E há um ano que não tenho uma baixa, e os escalares já estão no aqua há um ano e meio com os neons e nariz de bêbado (que são espectaculares em cardume!!). Inclusivamente os escalares desovaram umas 4 vezes (sempre sem maternidade) e na última consegui mesmo que nascessem os alevins e ainda aguentaram uma semana ao cuidado dos pais... Da próxima já os transfiro para um maternidade a tempo e com condições.... Mas isto para veres, que apesar de NÃO, às vezes, até podes... Depende... também da sorte... Mas é um risco... além de as características necessárias da agua para cada peixe serem diferentes... informa-te bem, e pensa que queres correr o risco. Boa sorte! Cumps, RJL.
  6. Boas. só para que conste em registo: os termometros de aquariofilia não tem mercurio, mas sim uma solução á base de alcool. abraços. Pois é... Desculpa lá a gaffe... Já tinha ouvido falar nisso, mas também já tinha visto uns posts que falavam de termómetros de mercurio... Faz todo o sentido, claro... Cumps, RJL.
  7. Boas. Em relação à agua, é duvidoso se ela ficou estragada ou não... Eu pessoalmente não sei o que faria... Será que não passou alguma substância prejudicial de dentro do termómetro para o aqua, mesmo não tendo furado só a ampola de protecção... O mercurio não é brincadeira... Agora se isso provocaria as manchas no cimo da agua... não sei... A mim às vezes também me acontece... principalmente em periodos mais alargados sem limpar... Mas faz como o kapitonio te disse. Sinfona a parte de cima da agua. E já agora, por precaução, quando começares a introdução dos peixes vai com calma... Eu sei que isso é regra, mas no teu caso, se não mudares a agua para não estar a atrasar ainda mais a ciclagem, começa por meter um ou dois peixes mais resistentes como 2 corydoras (dependendo do tipo de peixes que estejas a pensar, claro), que além de te ajudarem na ciclagem, sempre percebes se elas aguentam ou não, e se a agua não está contaminada. Quanto à temperatura, tem cuidado... Eu infelizmente já passei por isso (subida de temperatura no verão) e não foi bonito, mas no meu caso chegou quase aos 30 graus... Não volta a acontecer!! Cumps, e boa sorte. RJL.
  8. Boas. Eu voto nos 60 cm. Sempre ficas com um aqua mais fundo e mais agua (se queres ter 5/6 discus), mais estável, penso que por mais 10 cm, apesar de mais dificil de chegar ao fundo e fazer manutenção, se as coisas estiverem bem equilibradas, não será necessário lá chegar muitas vezes... Agora, isso implica é mais atenção á iluminação, que poderá ter que ser mais forte, para chegar luz suficiente ás plantas. Depois diz aqui o que acabaste por escolher... Cumps, RJL.
  9. Boas. Obriagdo pela resposta, Esgalha. O problema é mesmo esse. Desde inicio, o peixe é muito barrigudo! Mesmo muito! E desde inicio (já tem cerca de um ano em casa do meu amigo) sempre foi barrigudo. Por isso, não te sei dizer com toda a certeza. Eu penso que não. Que aquilo não é inchaço... é mesmo dele... ou então, está assim desde início... Cumprimentos, Rui Lopes.
  10. Boas!! Tenho um amigo que tem um peixe de àgua fria, que não sei bem qual é, mas é da familia dos peixes dourados, mas barrigudo e com 3 caudas. Penso que provavelmente, poderá ser algum peixe genéticamente modificado, já que não acho que aquelas características sejam de um peixe normal. Acontece que de há algumas semanas para cá, o peixe tem vindo cada vez mais a permanecer de cabeça para baixo, no fundo ou em cima, e muitas das vezes quando nada, é de cabeça para baixo. Quando estimudalo ou para comer, lá se vira, mas não parece muito chateado de andar assim... Acontece que recentemente, o peixe deixou de se virar completamente e já não vem acima comer. Eu disse-lhe para se preparar para o pior, mas, por descargo, decidi passar por aqui, para tentar compreender a causa e saber se ainda é possível fazer alguma coisa... Será bexiga natatória? O que fazer? Obrigado por qualquer ajuda. Cumprimentos, RJL.
  11. Boas! Pois é pessoal. Acabei por seguir uma das sugestões, e fervi as ventosas. Não muito, para não as derreter, mas um pouco. E aqui está o resultado: neste momento as ventosas estão... muito melhor que o que estavam. Não estão perfeitas, mas a verdade é que agora, em vez de escorregar até ao fundo, dia sim, dia não, já se aguenta durante cerca de uma semana. Pelo menos por duas vezes, que as ventosas aguentaram o filtro no sitio sem escorregar, durante este período de tempo. O que significa uma melhoria significativa!! Obrigado a todos. Cumprimentos, RJL.
  12. Boas. Pois é, mais uma sondagem... A regra diz que quando se lavam as matérias filtrantes do filtro (cerâmicas, carvão activado, espuma, etc), deve-se usar unicamente a agua retirada da TPA antes de a deitar fora, para preservar as culturas de bactérias das matérias filtrantes. O que eu queria saber é quem é que realmente faz isso. Eu faço, mas só às vezes. Há alturas em que parece que a àgua fica tão suja, que se não usar agua limpa, o filtro não fica bem limpo... Cumprimentos, RJL PS - Para aqueles que tenham que responder "Antigamente não fazia, mas agora faço" ou "Fazia, mas agora já não", respondam o que fazem AGORA.
  13. al_finete

    peixe faca

    Boas. Já agora, uma pergunta para a malta que tem peixes-faca com tamanho simpático: o peixe quando cresce muda de cor ou nem por isso? É que já vi por várias vezes em lojas, peixes muito semelhantes fisicamente ao peixe-faca, com cerca de 25 cms, mas eram cinzentos. Não consegui confirmar o tipo/nome do peixe na altura, mas fiquei a pensar se seria peixe-faca. Quando crescem mantêm as mesmas cores? Aquele preto aveludado? Obrigado. Cumprimentos, RJL.
  14. Boas. Ó nos, eu até percebo o que queres dizer com a "equipa de limpeza", mas há muita coisa, para além de folhas, que tens que ser mesmo tu a limpar, e penso que a melhor forma é mesmo a sifonagem. Fezes, e outro tipo de detritos, só mesmo com o sifão... Tkdragon: eu cada vez que retiro agua do aqua (TPAs todas as semanas) só uso o sifão - AJUDA SEMPRE - e sai sempre qualquer coisa. SEMPRE. Cumprimentos, RJL.
  15. al_finete

    peixe faca

    Boas. Pois é xalam, o facto de ser eléctrico é mais uma das coisas que o tornam único. Mas só usam mesmo este mecanismo para orientação à noite, não é?? Penso que não o usam para caçar e atordoar as presas, apesar de o usarem como defesa quando sofre algum ataque. Será que um Faca com 30 cm não consegue dar uma descarga suficiente na agua para nos deixar com os cabelos em pé...? Para os mais desatentos, o nome que usaste, "Ituí Cavalo", penso que é o nome comum usado no Brasil. Cá usa-se mais o nome de Peixe-Faca. Já agora, para quem tem Facas muito tímidos que só saem mesmo à noite e nunca o vêm, podem sempre tentar arranjar um truque para o enganar. Nunca usei, mas quem já o fez, diz que funciona. Tímido como é, este peixe, gosta de uma boa toca, onde se possa esconder durante o dia. A ideia é arranjar um esconderijo, numa das quinas do aquário. Assim, o peixe fica na sua toca (podem até tentar fazê-la com vidro), "escondido" dos restantes habitantes do aquário, mas visível para nós. Experimentem, e digam se funcionou... Cumprimentos, RJL.