Netwolf

Membro
  • #Conteúdo

    53
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Setúbal

Netwolf's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas. Não sei se utilizas o Tetra Aquasafe ou o AquaSafe NH/CL Formula!!! Acho que sim deves utilizar o segundo pois o primeiro não te elimina a amónia livre que fica na água após a acção do tiosulfato de sódio. O que este produto faz é "eliminar" através de uma reacção instantânea o "cloro" mas deixa livre a amónia que como se sabe é altamente tóxica para os peixes. Dai o lançamento desta nova formula que converte a amónia livre em amónio.
  2. Boas. É isso mesmo, como referiu o utilizador anterior, isso é somente sujidade, tens que utilizar um sifão para o areão, possivelmente dosear a comida, podes estar a dar em demasia e o que não é aproveitado acumula-se no fundo. Utiliza uma mangueira ou um sifão manual para retirar a sujidade das plantas artificiais, pois estas tem tendência a acumular muita muita muita sujidade!!!
  3. Boas. Pela tua descrição era o que sugeria!!! Também fiquei com a ideia de que estavas a utilizar as matérias filtrantes que vem com o EHEIM e na ordem pela qual é sugerida pelo mesmo. Se assim for, como já referi não tenhas problema em lavar a tua cerâmica, alias é bastante aconselhável, pois vai acabar por ganhar sujidade excessiva e reduzir muito o caudal, como também já foi aqui referido por outros utilizadores!!! Aconselho-te também a utilizares outro tipo de massas filtrantes pois essas originais além de mais dispendiosas, são menus eficazes que outros produtos disponíveis no mercado.
  4. Boas. Caro Nuno entendi a ideia do teu post, a ideia com que fiquei foi que não terias entendido o conteúdo do meu!!! Atenção que o que vou dizer não é uma critica, estas a fazer uma comparação com o teu sistema de filtragem, que e muito bem do meu ponto de vista utilizas as esponjas como primeira camada para filtragem. Mas a ideia com que fico é que o autor do tópico não o faz. Contudo posso estar enganado e a fazer uma dedução errada. Como já referi estou a escrever para o autor do tópico. Apesar de já estarmos a fugir um pouco do tópico aqui fica!!! As centrais de tratamento de água, do que tenho conhecimento já não utilizam "bactericidas" químicos à excepção dos compostos com cloro, actualmente a esterilização das águas é feita basicamente à base de UVs. Racks de várias lâmpadas UV, que ligam e desligam consoante o caudal de água que existe à passagem das mesmas. O carvão activado ao contrário do que se pensa fixa os compostos mal estes passam pelo mesmo, claro que quanto mais baixo for o fluxo maior a captação por parte do carvão. É verdade que é complicado esta gestão por parte dos filtros vulgarmente utilizados em aquariofilia. Mas para o caso em questão a diluição iria ser de tal ordem que o cloro presente na esponja seria mínimo. Reparem que um filtro com um caudal mínimo que nem sei se existe, 100 L/H faria passar pela esponja quase 2 litros de água presente no aquário num minuto. Os metais pesados são extremamente complicados de remover da água!!! Ser possível lavar as esponjas com águas das TPA é, obriga a uma manutenção muito regular do filtro. Dai eu não as usar no meu sistema!!! Mas se as tiverem e no caso de serem utilizadas como fixadores de bactérias se as passarem por agua corrente ai é que aumentam o risco de ficar sem elas!!! Como já referido no caso de ser cerâmica porosa efectivamente é utilizada para fixação de bactérias e uma boa solução para filtros externos, contudo como referi não me parece ser o caso do autor do tópico, mas posso estar errado.
  5. Boas. Caro Nuno lê o meu post e os anteriores!!! Para saber se é cerâmica utilizada é para filtragem mecânica ou se for porosa para filtragem biológica. Mesmo que seja porosa se tiver à entrada do filtro não serve de nada!!! Qual é a ideia que dá, a mim parece-me um filtro externo estilo EHEIM Classic que costuma trazer cerâmica para filtragem mecânica, esponja para filtragem biológica e esponja carvão!!! Dai a suposição de ser cerâmica para filtragem mecânica. Segundo a dedução que se faço, as cerâmicas são o primeiro meio de filtragem e não as esponjas, logo estas vão funcionar como meio de filtragem biológica e como tal não devem ser lavas por agua corrente nem substituídas. Claro que tudo é substituível, e por vezes aconselhável, basta por exemplo reduzir o nível de cerâmica, colocar uma esponja nova, esperar pela próxima manutenção e retirar uma das antigas e restabelecer o nível da cerâmica. O problema da passagem dos meios de filtragem biológico sobre agua corrente remete-se ao facto de matares as bactérias por diversos factores ou liberta-las do substrato ao qual estão agregadas. Logo é completamente desaconselhável passa-las por água corrente. Os químicos presentes na água da rede publica não "desaparecem" ao passarem pela água do aquário (caso flagrante do metais pesados). Mesmo que fosse aconselhável a passagem sobre água corrente a única coisa que se tenta eliminar seria mesmo o cloro, e esse estaria automaticamente eliminado visto a pessoa em causa ter carvão activado à saída do filtro.
  6. Boas. As "almofadas" que falas são as esponjas ou de outros tipos? A diferença entre comprares as recargas e materiais filtrantes por si só é que as primeiras são mais dispendiosas e em alguns casos menus eficazes!!! As matérias filtrantes consoante o tipo assim efectuam um determinado papel no interior do filtro. Este pode ser mecânico (interage fisicamente com as partículas impedindo-as de prosseguir o seu trajecto), químico (tal como o nome indica interage quimicamente com compostos dissolvidos na água de maneira a os tornar menus nocivos para os peixes) ou biológico (têm este nome porque é efectuado por bactérias, que tanto podem ser aerobias como anaerobias). Mecânicos - Esponjas, lã, cerâmica, areia, papel de filtro Químico - carvão activado,carvão vegetal, turfa, anti-amónia, anti-fosfatos Biológico - cerâmica porosa, bio-bolas, fibras sintéticas, rocha viva, areia
  7. Boas. Presumo que sejam "rachas" pequenas e que tenhas colocado o silicone do lado externo do copo, o que não tem qualquer problema, podes por a funcionar. Já agora que cerâmica é essa que tens e em que posição do filtro está que não a podes "tocar". É que pela descrição que fazes a ideia que tenho é que é cerâmica normal e que está a fazer filtragem mecânica, logo podes lava-la à vontade e inclusive substituir uma parte da mesma de vez enquanto!!! Acho que o que aloja bactérias no teu filtro são as esponjas e que essas sim não as deves lavar em água corrente nem substituir!!! De qualquer modo podes e deves lavar qualquer tipo de massas filtrantes, tens é que ter o cuidado de ser com água do aquário de modo a preservares as bactérias que estão alojadas as materiais filtrantes específicos.
  8. Boas. Não são o grupo de peixes com que me sinta muito a vontade para falar, mas parece-me ser um pseudotropheus demasoni e um Labidochromis perlmutt.
  9. Boas. A questão era mesmo a estética e o preço!!! Mas é claro que a estrutura metálica é a melhor opção. Principalmente se optares por ficar com esse aquário, se mais tarde quiseres trocar por outro maior (não sei se é o teu caso) ficas é com a estrutura inutilizada. Mas são opções!!! Mas fica aki esta foto se achas os do IKEA frágeis :D!!! http://www.feiradorolodeconquista.com/prod...s/0000688_1.jpg
  10. Boas. Quando me refiro a nunca ter visto um exemplar ao vivo criado em aquário com mais de 30 cm, refiro-me à casa do 30 (30, 31, 32, ...), como é óbvio não ando com uma fita métrica no bolso a medir os peixe através dos vidros dos aquários na rua. Mas sei que os há porque já vi fotos, agora criados estritamente em aquários não sei até que ponto, nos meus anos de experiência nunca vi nenhum com mais de 30 - 35 cm, talvez um pouco mais!!!
  11. Boas. O maior exemplar desta espécie pelo que li possui mais de 120 cm, mas não se encontrava em aquário. Com o espaço limitado o que se encontra documentado é que atingem mais de 45 cm, pessoalmente nunca vi maiores de 30 cm em aquários domésticos.
  12. Boas. Todos nós tiramos as nossas ilações das variadas fontes de informação de que dispomos, logo cada um é livre de tomar as suas. Eu pessoalmente faço água quente proveniente da rede pública passar por um filtro de carvão activado, colocando-a num deposito com uma grande superfície contacto com o ar com uma bomba de ar e uma resistência e neutralizante para a amónia!!! Isto porque!!! O cloro livre não é estável logo a sua tendência é juntar-se a outra substância (metais pesados presentes na água como a amónia) daí a cloramina (os testes ao cloro aparecem positivos, esta substância é bastante volátil, possui um intenso odor a cloro e irritabilidade oftalmológica)!!! Cloramina + Água + Carvão Activado -> Cloro + Amónia + Hidrogénio O cloro evapora, mas não é muito volátil, ao contrário da cloramina, dai ser necessário utilizar catalisadores para acelerar o processo (aumento temperatura, superfície de contacto). Quanto a amónia livre, o uso de um neutralizante converte-a na sua forma menus nociva (NH4), visto o meu aquário principal ter um pH alcalino o que não favorece a conservação da amónia nesta forma. Quando à longevidade do carvão, segundo o fabricante do meu filtro só é necessário mudança do mesmo após um período de 1 ano, eu troco após 6 meses, pois o filtro não é utilizado só para água dos aquários. Como o seu sistema de filtragem só possui um equipamento onde armazena todas as suas massas filtrantes, acho pertinente a utilização do carvão activado! Quanto a ordem das matérias filtrantes a colocar no seu filtro é a seguinte: IN -> Espuma -> lã -> Carvão Activado (caso opte por vir a por) -> cerâmica -> OUT
  13. Boas. Por acaso até não vivo com o coração nas mãos, visto estarmos a falar de 150 litros úteis. Já vi moveis para aquário. Alias, tenho um que foi substituído por este, que pessoalmente acho bem mais frágeis e do que o que utilizo actualmente!!! Num aquário com essa envergadura em cima daquele móvel ai sim viveria com o coração não mãos!!!
  14. Boas. Acredita k não é o caso está com um aquário igual ao descrito à mais de 1 ano e para já ainda não cedeu!!! Se calhar tive sorte !!!