sammy

Membro
  • #Conteúdo

    292
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por sammy

  1. Boas tens estes Kit's que já te dá para teres umas coisas engraçadas. Estes Kit's seriam uns bons Kit's de iniciação.
  2. Boas, está no meu tópico. O aquário tem 35*20*30 cerca de 20/21 litros. Não tem injecção de CO2 e queria evitar para não oscilar parâmetros. Substrato inerte. Tem um foto periodo de 11h e o candeeiro diz 1.5 a 3 W se bem que já vi no ebay uns iguais mas que diz mais W. A flora tem fetos java, musgo java, vallisnerias, rotala rotundifolia e Limnophila sessiflora. Tem 8 camarões caridina babaulti stripes e 4 planorbis. Obrigado
  3. Boas, estava a pensar em usar algum tipo de fertilização no aquário de camarões para tentar acelerar o crescimento das plantas nem que seja inicial mas não percebo nada . Que tipo de fertilização aconselham e quantidades de forma a não prejudicar os camarões? Do que tenho visto há dois da Tropica. Os dois são necessários?
  4. Obrigado Tozé! Vou tentar fazer isso da proxima vez! Obrigado! Estou a pensar trocar de luz mas que apanha-se o manjericão que ontem levou uma poda! Algumas ideias? Tenho visto umas no ebay mas não sei se poderá ser demasiado ou assim. Em relação a plantas entrou rotala rotundifolia e Limnophila sessiflora para tapar o filtro. Acham que devia proceder a algum tipo de fertelização liquida? ou pelo menos inicialmente? Em relação aos camarões já tenho uma ovada;)
  5. Tens estes também, http://www.shrimpery.com/shrimps http://www.mondocaridine.com/web/en/home-inglese Este achei à pouco tempo que tem coisas interessantes ( não tem tanta variedade nas variedades) https://aquariuminfo.org/ Ou este: http://redcherryshrimp.net/shrimp-care/what-grade-is-my-red-cherry-shrimp/
  6. Finalmente consegui arranjar um tempo para tirar fotos! Aí vai! Uma das coisas que reparei é que as plantas terrestres mais afastadas da luz foram morrendo o que me leva a crer que há falta de luz. Uma das coisas que fiz foi retirar um dos cestos ficando só com o manjericão que tem-se desenvolvido bem como podem ver. Sendo que retirei um dos cestos agora tenho mais espeço e mais luz no aquario. Com isso o filtro improvisado fica visivel. Que plantas poderia colocar de forma a tapar o filtro? Para outro projecto que estou a fazer ( plantas aquáticas emersas) adquiri a semana passada as seguintes: - Limnophila sessiflora - ludwigia repens - rotala rotundifolia Alguma destas serviria? Ahah se se reproduzirem estás à vontade! Para meu espanto estava ver um aquário que tenho no terraço só com vallisnerias e lá dentro estavam uns quantos caracois planorbis. Com isto entraram 4 destes caracois, são bem bonitos e dois deles já grandes. Tive uma baixa de um camarão após uma TPA. Reparei no dia seguinte que começou a ficar branco ( da cor do miolo de camarão) e acabou por morrer. Umas das coisas que pensem foi da temperatura da agua apesar de não ter feito uma grande. Já a alguém lhe aconteceu algo idêntico? Seguem as fotos:
  7. sammy

    Guppy agressiva

    Boas, gostaria de completar o que o Pedro disse. Os Ottos são peixes de cardume por isso aconselharia a colocar mais e as corydoras se pensares em colocar tem em conta que também são peixes de cardume. Tanto os Ottos como as Corydoras são peixes sul americanos que preferem aguas mais acidas (pH menor que 7)
  8. Certo, e ainda digo mais porque no inicio aparece um botia que nem é africano... Mas é como a Vera diz, podes tirar as conclusões.. São peixes agressivos e que já estás a ver por ter um encostado ao filtro..
  9. O que quero dizer é que deixes um espaço sem rocha entre as conchas e a maioria das rochas de forma a separar os dois territórios. Pode ter plantas, mas é para haver a separação. Creio que se retirares essas 5 rochas que estão mais à esquerda que esse espaço sem nada seja suficiente. Há plantas que não exigem manutenção, procura por plantas pouco exigentes. Tipo Anubias, vallisnerias ( as que tenho e que a maioria das pessoas tem em africanos sendo que por curiosidade plantas de origem Asiatica), fetos java. Estas não necessitam de fertelizações nem CO2. Basta por e vão crescendo, e vão consumindo nutrientes.
  10. Boas Pedro, está giro! Dois reparos, não sei se as rochas estão demasiado perto das conchas. Eu tiraria as 5 pedras mais perto das conchas e metia no lado direito(onde está mais vazio). A outra é trocar as plantas artificiais por verdadeiras. A finalidade das plantas não é só estético, é importante para consumir nitratos, oxigenar a agua etc . Vai continuando a actualizar;)
  11. Assim é possível mas vai estando atento. Em relação ao de 60 é possível manter uma espécie ( eu tenho assim) mas claro que depende da espécie. Que tens em mente?
  12. Não sei se darão todas as árvores. Carvalho, bananeira dá, creio de já ter encontrado um tópico com as folhas que o pessoal já utilizou. A turfa baixa a dureza e creio que as folhas também. A importância das TPA's serem de água já tratada ( eu deixava um garrafão com folhas lá dentro que baixava o pH e o cloro evaporava) deve-se a isso, não tanto que o pH gradualmente iria aumentar ( pode acontecer) mas que iria era provocar mais oscilações.
  13. No aquário de 80 cm? Se pesquisares no google encontras algumas respostas para as tuas dúvidas. Pelo que tenho lido não. O aquario é demasiado pequeno. Aconselham a um aquário com essa dimensão a só ser um casal. Daí a importância dos territórios bem definidos. Podes tentar arriscar mas tens que estar atento e no caso de algum formar casal os excedentes terão que sair.
  14. É esse o espírito! Em relação ao pH há coisas que se pode fazer para baixar o pH. Há substratos que fazem isso ou por exemplo por turfa no filtro ( eu usava esta a agua fica mais escura). O que fazia era na agua das TPA's por folhas de carvalho(usava estas por serem mais fáceis de arranjar) ,folhas de amendoeira , pinhas de amieiro etc.. Há muita coisa!
  15. Pois ainda há mais essa do tamanho. tenho que ver se arranjo. Quantos aconselharias para este aquário?
  16. Com esses litros podes optar por tetras, Corydoras,(estes duas são de cardume), Ancistrus um casal de ciclideos anões (tem vários, uns mais difíceis que outros) por exemplo, tens várias hipóteses. Os peixes deste biótopo requerem um pH mais acido. Vai dando noticias
  17. Boas, Sim, acho que as conchas no meio também não iria resultar muito bem pelas mesmas razões, territórios muito próximos Não digo que tenha que ser como está inicialmente. Acho é que devia haver um grande monte num dos lados e as das conchas no outro ( até podem mais juntas, pesquisa por tanganyika lake shells no google para teres ideia). Podes no "lado das conchas" meter uma pedra ou duas com alguma planta por exemplo. É importante é haver uma "quebra" ou parte sem nenhuma rocha (pode ter plantas) para definir territórios. No de 60 cm vais ter quantas espécies?
  18. Boas Ricardo, eu acho que não há problema nenhum. Dentro das espécies do Amazonas há umas fáceis e outras mais complicadas. Em relação ao tamanho depende das espécies que queiras mas diria que um de 60*30*30 já conseguirias ter uma coisa agradável com uma boa variedade de espécies que podes colocar. Claro que quanto maior melhor.
  19. Não me parece hydras, talvez Nematodes ? Por foto duvido que desse para ver. Neste momento já não tenho que limpei o vidro no domingo. Se voltar a aparecer tento fotografar. Ainda tenho que tirar as fotos da "horta". Pode ser da alimentação se bem que o que é estranho é ter aparecido quando não alimentei precisamente. Não estive em casa dois dias por isso nesses dias os camarões não foram alimentados. Que outros caracois posso por? as ampularias limpam tudo de comida! os camarões parece que andam menos à vontade dado que aparecem muito menos.
  20. Boas Pedro, apesar de estar giro o layout acho que vais ter problemas com os territórios porque assim não tens territórios definidos. O que devias fazer era num lado meter rochas e no outro conchas alguma plantas entre os territórios por exemplo. Tive ocellatus com transcriptus e mesmo com os territórios definidos quando começaram a criar os dois ainda andaram à luta tendo a femea transcriptus arrancado um bocado do labio do macho ocellatus (mais tarde voltou a sarar). Por isso tendo as pedras todas por trás e as conchas à frente para alem de estarem proximos as julies vão achar que é quase tudo territorio e ( se não arranjares problemas antes) quando começarem a criar uns ou outros vai haver muita disputa
  21. Boas Diogo, a mim não me parece que esses peixes sejam ramirezis. Parece mais que é o "primo", Mikrogeophagus altispinosus.
  22. Boas, esse aquário também não dá para ramirezis (aquario 60*30*30). São peixes muito sensíveis a variações dos parametros da agua o que com esse tamanho dificilmente não terás. Um casal ainda menos porque se começarem a criar vão ficar mais agressivos.
  23. Eu já tive um casal à imenso tempo e o que dava era mais granulado que afunda mais depressa e parece-me ser melhor para ramirezis/apistos. Acho que dava Sera Discus que é o que ainda dou aos africanos mas estou a pensar quando acabar a embalagem mudar para um melhorzito. Em relação á comida seca uma vez comprei dafnias secas mas os peixes nunca ligaram por isso acho que é um desperdício de dinheiro.(até porque nunca afunda logo e acaba por ser um pouco como os flocos que ficam a boiar imenso tempo). Pelo que tenho lido e o que eu dava era sempre 1/2 vezes por semana.
  24. Bem visto! Tenho que experimentar. Eu a taça já experimentei mas eles nem sequer lá foram. tenho posto +/- um granulado por camarão mas não tudo junto. Depende do tempo que tenha mas meto prai 3/4 granulados e quando eles se começam a juntar meto mais uns. Vou tentar dar algum legume que tenho lá congelado. Ontem reparei que tinhoa umas minhoquitas no vidro. Depois de limpar o vidro meti lá uma ampularia. As ampularias dão-se bem com camarões? Não há problema? Em relação às fotos a ver se consigo por hoje.