lmborgesg

Membro
  • #Conteúdo

    42
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

2 Seguidores

Sobre lmborgesg

  • Aniversário 04/15/1982

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Coimbra (Coimbra)
  • Localização
    Coimbra

lmborgesg's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Viva, Alguem que tenha um reactor de cálcio que possa dar-me uma ajuda nas minha dúvidas? Obrigado, Luis Guilherme
  2. Viva, Alguém que tenha um reactor de calcio Bubble Magus que me possa dar a sua opinião sobre o produto? Gostava também de saber se é necessário comprar mais alguma peça à parte como botija CO2, controlador de PH, etc. E já agora que media é que usam e que recomendam para este reactor. Cumprimentos, Luis Guilherme
  3. Viva, Aqui fica uma foto geral para verem a evolução do aqua.
  4. Obrigado! Na minha opinião foi sem dúvida a mudança para água de osmose e a melhoria na circulação com a mp40. Não adicionei nenhum produto químico. De resto foi dar tempo.
  5. Era uma anémona que agora são duas. É uma Entacmaea quadricolor que se dividiu e agora são duas já com um tamanho considerável. Os Ocellaris passaram de um T1 para um T2.
  6. Obrigado! Agora acho que vai no bom caminho...
  7. Viva, Depois de algum tempo ausente do fórum gostaria de partilhar convosco o estado actual do meu reef que faz agora 1 ano. Depois de alguma dificuldade inicial e de algumas alterações substanciais, penso que agora vai tudo no bom caminho. Em termos de circulação mudei para um vortech mp40, passei a usar apenas água de osmose e em termos de iluminação uso agora lâmpadas ATI. E termos de corais já tenho alguma variedade (podem ver na foto em baixo) e agora vou adicionar aos poucos mais uns moles e LPS. No que diz respeito a peixes já tive algumas baixas (as Valencienneas não se aguentam no aqua e tive outros 2 gobies saltitões...). Da lista actual queria adicionar um hepatus e de resto vou vendo. Gostava de colocar um Heniochus diphreutes mas não é fácil de arranjar, só aparece o acuminatus... Em relação a peixes e invertebrados tenho: - 2 Amphiprion ocellaris - Salarias ramosus - 2 Chromis margaritifer - Chrysiptera parasema - Chrysiptera springeri - Centropyge bicolor - Centropyge bispinosa - Zebrasoma flavescens - Zebrasoma desjardini - Pseudocheilinus hexataenia - Lysmata debelius - Lysmata wurdemanni - Rhynchocinetes durbanensis E aqui ficam 2 fotos gerais. Comentários são benvindos!
  8. Viva, Aqui fica mais uma actualização da odisseia que tenho tido contra as algas. Penso que já está bastante melhor! Limpei o vidro de trás e já se nota inclusive alguma coralina. Hoje vai ser mais uma TPA de 50L. Agora queria era tratar das algas que estão nas pedras, essas sim vão ser mais complicadas...Alguma sugestão? Ah, e já agora contra o raio da aiptasias...Eu bem que costumo ir lá com vinagre, mas as que nascem são mais rápidas do que as que morrem... Aqui ficam duas fotos gerais para verem a evolução. Todos os comentário são bem vindos! Dia 29/01/2012: Dia 04/02/2012:
  9. Olá Gustavo, Tenho um overflow para enviar a água para a sump. Em termos de sujidade flutuante já está melhor. Mudei a bomba de sitio e retirei a Chaetomorpha que tinha no overflow, penso que este facto contribuía para diminuir o caudal de água que ia para a Sump. Como não tenho luz na Sump estava a tentar manter a Chaetomorpha no overflow. De qualquer modo aqui ficam as fotos do meu overflow, toda a ajuda é bem vinda! Neste momento já lá não tenho a Chaetomorpha. #1 #2 #3 #4
  10. Viva, As TPAs que tenho feito são todas com água de omose e sal da Red Sea Coral Pro. Abraço,
  11. Viva, Fiz ontem mais uns testes à água e parece estar tudo ok. A única coisa que achei estranha foi os silicatos terem aumentado para 0.8 visto que agora já só uso água de osmose. Continuo a fazer TPAs semanais de 45L para ver se as algas desaparecem. De resto entraram umas novas frags (Acropora, Seriatopora Hystrix, Montipora Digitata e Seriatopora Caliendrum) e um Lysmata Kuekenthali. Peixes para já continuo a não adicionar nada até estes algas desaparecerem. Quero fazer mais umas TPAs a ver se estabiliza a mudança para a osmose. Apesar de ainda não estar bom acho que estou a ter progressos com as algas. Que vos parece? Antes (28/12/2011) Agora (26/01/2012)
  12. Viva, Antes de mais, obrigado pelo comentário. Entretanto já houveram mais algumas alterações. Infelizmente a Valenciennea Sexguttata morreu. Já tenho a MP40w a funcionar e a diferença de circulação é mesmo enorme! Já estou a usar apenas água de osmose e a fazer trocas semanais de 45L na tentativa de reduzir as algas. Limpei muitas das algas do vidro de trás e tirei também algumas pedras para as limpar. Já noto melhorias (tenho de adionar uma nova foto geral), mas sei que ainda tenho algum trabalho pela frente para remover de vez todas as algas. Neste momento a luta é mesmo com as algas e as aiptasias. No inicio não ligava muito às aiptasias, mas algumas já estão a nascer mesmo junto dos corais. O Joes Juice não te afecta nenhum dos vivos (corais, peixe ou outros invertebrados)? A minha ideia é realmente não adicionar mais peixes para já. A única excepção seria algum que me ajudasse no combate às algas. Abraço,
  13. lmborgesg

    Signal Reef

    Viva, Em relação a esse aparelho de osmose (http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/osmose-inversa/sistemas-de-osmose/aquili-osmose-classic-nps.html) aproximadamente quanto tempo demoro a fazer 40L de água? E inclui adaptador para torneira?
  14. Viva, Aqui fica um actualização do meu aqua. Já algum tempo que não dava noticias, no entanto várias coisas aconteceram desde o meu último post em Outubro. Actualmente tenho os seguintes habitantes: Peixes/Invertebrados Eremitas de patas castanhas Nassários Burriés e nassários da nossa costa 1 Lysmata Debelius 1 Camarão da costa 1 Valenciennea Sexguttata 1 Salarias Ramosus 2 Amphiprion Ocellaris 1 Six Line Wrasse Corais Montipora Capricornis Verde Pocillopora Damicornis Rosa Hydnopora Verde Flurescente Entacmea Quadricolor Xenias Sarcopithon Gren strar polips Zoanthus vermelhos e ultracolor Catalaphyllia jardinei Palythoa verde Os parâmetros da água estão bons, podem ver na assinatura. A temperatura já está nos 25º (na altura aumentei para combater o ictio) e o sal também já está nos 1022. O aqua tem neste momento cerca de 4 meses e posso dizer que tem tido uma evolução aceitável. Continuo com algumas algas que espero que desapareçam quando reforçar a equipa de limpeza. Em termos de fosfatos e silicatos os valores não justificam a quantidade de algas e comida também não ponho muita. Outra coisa que também tenho em excesso são aiptasias...O peixe folha que tive nem lhes tocava... Em termos de aditivos para os corais ando a colocar 1 vez por semana Seachem Reef Trace e Seachem Reef Plus. Estou neste momento a ponderar trocar as minhas bombas de circulação por uma Vortech MP40w. Naturalmente neste tempo houveram também coisas menos boas, umas por alguma falta experiência outras por algum azar. Morreram alguns vivos por várias razões: - Um Ostracion Cubicus (sabia que era um peixe difícil) que tive cerca 1 mês e acabou por morrer com ictio. - Um Lysmata Amboinensis que desconfio ter morrido quando aumentei a temperatura para combater o ictio. - Um Chaetoderma pencilligera que comia muito bem e não bicava os corais só que não aguentou os vários ataques do Six Line Wrasse. - Um Paracanthurus hepatus e um Zebrassoma Flavescens que vinham algo débeis e aguentaram apenas cerca 3 dias - Um outro Zebrassoma Flavescens entrou mais tarde que aparentava estar de boa saúde mas não aguentou nem 24h. Este não percebi muito bem o que se passou, fiz a ambientação, ele no final do dia já não andava tímido e passeava pelo aquário, mas no dia seguinte estava morto. Para já não vou colocar mais vivos, apesar de que anteriomente apenas os adicionava uma vez por mês. Vou deixar estabilizar o aquário um pouco mais. Aqui ficam algumas fotos. Comentários, criticas ou sugestões são bem vindas.
  15. Viva, obrigado pela sugestão. Vou ver de que modo é que posso ajustar a circulação. Cumprimentos,