nikas200

Membro
  • #Conteúdo

    20
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre nikas200

  • Aniversário 03/11/1977

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

Quem visitou o meu perfil

1819 visitas ao perfil

nikas200's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Já limpei a minha caixa de conversas, mas tb deves ter a tua cheia, porque diz que não consegues receber mensagens novas.
  2. Então pessoal? Alguém pode partilhar a sua opinião?
  3. Boas, Precisava da vossa opinião em termos de compatibilidades: Tenho um aqua 120C-40L-50A,densamente plantado, com alguns esconderijos (vou criar mais), com um casal de Ramirezi e varios tetra. Queria adquirir dois casais de Apistos de especies diferentes e estava a pensar nos Borelli e Cactuoides. Acham que existe espaço suficiente para que os 3 casais definam territorios distintos e para que haja baixa agressividade entre eles? Os Borelli e os Cactuoides são de complexos diferentes, o que sempre ajuda, mas temo que o tamanho superior dos ultimos possa levar a confrontos. Relativamente aos Ram, pretendo colocá-los num aqua à parte dentro de 3 meses, mas por agora iriam ter que conviver todos juntos. Acham possivel a coexistencia dos 3?
  4. nikas200

    Paparoca De Cuba

    Boas, Estou a iniciar o meu primeiro plantado e apenas tenho Hemianthus Cuba por agora, enquanto chegam as restantes plantas. Li em alguns artigos que as cuba têm uma folhagem muito tenra e apetitosa para a maioria dos peixes que comem vegetais (otos, plecos, etc), e que rapidamente desaparecem devoradas por estes malandros. Eu já tenho bastantes filamentosas no meu aqua (por causa da falta de plantas para competirem pelos nutrientes) e vou mesmo precisar de uma equipa de limpeza, porque elas estão a tornar-se uma praga, e acho que só com as outras plantas e com TPA's se vai tornar dificil vencer esta batalha. Qual é a vossa experiencia? As cuba são deixadas em paz pela equipa de limpeza? Os plecos, etos e sae's comem as cuba? E os camarões? Já agora, as cuba aguentam as passeatas pelo areão que as cory fazem? Ou soltam-se logo e ficam a flutuar no aqua? Agradeço as vossas opiniões
  5. Vá lá pessoal! Dêem-me as vossas opiniões: - O carvão activado pode influenciar o Kh? Nomeadamente ao interferir com o bicarbonato de sodio que adiciono? - O CO2 baixa o pH e o kh? Ou baixa apenas o pH fazendo um bypass ao kh? Li nalguns artigos que o CO2 não influenciava o kh directamente, e que assim que parassemos a injecção de CO2 o ph voltava aos valores anteriores, porque o kh se teria mantido inalterado. O que eu observo no meu aqua é que baixa tudo, ph e kh, e que quando retiro o CO2, apenas há um ligeirissimo abrandamento da descida do ph. - As tabelas de CO2 que combinam pH com K para nos indicar os valores aceitaveis de CO2 na agua, referem-se a agua na qual foi injectado CO2 ou a qualquer agua? Ou seja, se não injectar Co2, terei sempre para um determinado pH e Kh um valor X de CO2 dissolvido na agua? Nesse caso, se o valor da minha agua tiver uma combinação aceitavel de pH e Kh, posso não precisar sequer de fazer injecção de CO2?
  6. Obrigado pelas sugestões. Tenho o aquario a ciclar, e só penso colocar peixes quando estiver com a amonia e os nitritos a zero. Relativamente ao carvão, tenho-o no filtro neste momento apenas para tirar o excesso de nutrientes que há na coluna de agua, mais tarde penso em retirá-lo. Talvez seja boa ideia parar com o CO2 enquanto não tiver mais plantas, para não mexer muito com o pH.
  7. Boas, Gostava de saber se há alguma forma de estabilizar o kh de um aqua sem ser estar a colocar diariamente bicarbonato de sodio. O meu aqua é bem recente, 2 semanas, e tem o kh e o ph sempre a descer. Coloco bicarbonato de sodio, o kh sobe para os 8, o ph para 7,3, mas a partir daí em 2 dias fica acido e começa a baixar por aí fora, ph a descer quase para os 6 e o kh para 2º! Faço injecção de Co2 (metodo da gelatina) mas tenho o difusor quase à tona de agua, portanto tb não me parece que possa ser tudo influencia do CO2. Tenho lido e pesquisado o maximo que posso mas fiquei com algumas duvidas: - O carvão activado pode influenciar o Kh? Nomeadamente ao interferir com o bicarbonato de sodio ("gastando-o") que adiciono? - O CO2 baixa o pH e o kh? Ou baixa apenas o pH fazendo um bypass ao kh? Li nalguns artigos que o CO2 não influenciava o kh directamente, e que assim que parassemos a injecção de CO2 o ph voltava aos valores anteriores, porque o kh se teria mantido inalterado. O que eu observo no meu aqua é que baixa tudo, ph e kh, e que quando retiro o CO2, apenas há um ligeirissimo abrandamento da descida do ph. - As tabelas de CO2 que combinam pH com K para nos indicar os valores aceitaveis de CO2 na agua, referem-se a agua na qual foi injectado CO2 ou a qualquer agua? Ou seja, se não injectar Co2, terei sempre para um determinado pH e Kh um valor X de CO2 dissolvido na agua? Nesse caso, se o valor da minha agua tiver uma combinação aceitavel de pH e Kh, posso não precisar sequer de fazer injecção de CO2? Deixo o setup: 120*40*50 T5 3*54W (falta ainda chegar mais uma lampada) filtro eheim 2026 (coloquei entretanto uma rocha fossil sedimentar lá dentro para ver se subia o kh) c/ esponjas, materias filtrantes normais e carvão activado aquecedor jagger 250W Substracto: Laterite+NPK+Humus (apenas 1,5kg depois de tratado) Camada espessa de Akadama normal por cima basalto (julgo ser basalto pelo aspecto, mantinham o ph em 6,8/9) outras rochas que não sei a origem, mas que me deixavam o ph a 7,4 num recipiente com agua durante varios dias (o mesmo ph da agua do recipiente de controlo) Fauna: Bacterias (espero!) Flora: Hemianthus Cuba Filamentosas Verde! (estava à espera de mais plantas que vinham por encomenda, mas como se atrasou e as Cuba estavam com dificuldades, comecei a injecção de CO2) Valores actuais: pH - 6,5 kh - 2/3 Gh - 6 NH4/3 - 10 No2 - 0.9 No3 - (ainda não tenho o teste) Já coloquei bicarbonato de sodio varias vezes (4 a 5 colheres de chá), subindo o ph para 7,3 e o kh para 8, mas em 2/3 dias volta tudo ao mesmo.
  8. Falei hoje com o responsavel de uma loja de aquariofilia online sobre isso, e ele disse que a resina em si não faz mal aos peixes, mas que os troncos resinosos por aprodrecerem muito rapidamente em agua são mais susceptiveis a criarem fungos, o que por sua vez pode ser perigoso para os peixes.
  9. É esse o meu plano, mas temo que apenas o teste de Ph acuse alguma coisa. Muito provavelmente se existirem substancias toxicas ou prejudiciais não são medidas pelos testes tradicionais de Aquariofilia.
  10. Acho que dificilmente volta a ficar liquida se o tronco estiver bem seco, porque com o aquecimento e o subquente arrefecimento a resina tende a solidificar, e até porque a resina não é soluvel em agua. A minha duvida está na quimica da resina, se há substancias que vão acidificar excessivamente o agua ou tornar-se toxicas para os peixes.
  11. Sem duvida alguma que os conselhos das pessoas mais experientes são importantes. Tenho passado o ultimo mês e meio neste forum a pesquisar os mais variados temas no planeamento do meu primeiro aquario: - compatibilidade de especies, ciclo, plantas, etc, etc. Mas neste caso em particular toda a gente parece referir que não se deve usar resinosas, mas fico com a ideia que ninguém as chegou a utilizar, e que é uma especie de proibição nos aquarios, da qual já se esqueceu a razão. Eu não duvido que os troncos resinosos possam ser prejudiciais num aquario, mas gostaria de saber o porquê para assim poder avaliar os riscos e fazer uma opção consciente. No fundo este topico foi cirado à procura desse tal "porquê" para esta proibição tantas vezes subilinhada. Talvez algum quimico nos possa explicar o perigo da resina: É a excessiva acidez da resina (quer julgo ser maior do que a produzida por um tronco comum), ou são as substancias quimicas que são diluidas na agua? E apesar de a resina ser insoluvel em agua há sempre quimicos que se soltam na agua? Estou a tentar levar este topico por um caminho diferente do que o daqueles iniciados que insistem em sobrepovoar o aquario, apesar de lhe explicarem os riscos de stress, de excesso de nitratos/insuficiente filtragem biologica-pico de amonia/nitritos.
  12. Encontrei uma raiz de pinheiro lindissima em Monsanto para a montagem do meu primeiro aquario. Colocada na disposição certa parece as grutas que o mar escava nas falesias portuguesas. Orgulhoso pela minha descoberta organizei o layout do meu futuro plantado em função do tronco, encomendei as plantas, mas só mais tarde ao pesquisar pelo forum dei conta das objecções que tanta gente levanta aos troncos resinosos. Quando fervi o tronco ele deitou resina em bastante quantidade, e desde essa altura tenho diariamente colocado-o no forno para ver se seca (sugestão de um serralheiro, pois é secando em estufa que é neutralizada a resina do pinho que é usado em carpintaria) e dessa forma inutilizo a resina. (A conta do gás vai ser engraçada este mês ) No principio deitou imensa resina quando o coloquei no forno. Ela ia saindo ao longo de todo o tronco por pequenos poros, mesmo onde não existiam cortes aparentes. O tronco ficou totalmente coberto por uma camada de resina preta (queimada?), já sem o cheiro intenso da resina e um com um pouco menos de viscosidade. Ultimamente parece-me que a quantidade de resina que é expelida é cada vez menor. Entretanto, na minha continua luta em Negação da impossibilidade de o usar, estive a pesquisar as propriedades quimicas da resina: ácido abiético (sílvico), C20H30O2, e ácido pimárico, C20H35O2 É claro que isto é chinês para mim Não faço ideia se são substancias prejudiciais aos peixes, mas imagino que possam acidificar o aquario. A minha questão é: O que faz mal exactamente na resina aos peixes? São as substancias particulares que contém? É a acidez? Se conseguir secar o tronco e a resina (e depois retirar a resina exterior) de modo a que não haja a continua emissão de resina para a coluna de agua, e dado a resina não ser soluvel em agua, ainda há problemas para os peixes com os restos de resina que inevitavelmente estarão no interior do tronco?
  13. Boas, David, não te preocupes, era exactamente o tipo de ajuda que eu precisava, Estou totalmente esclarecido Quanto à oferta da calha se calhar vou dispensar mas se um dia fizeres saldos avisa!
  14. Eu ainda não comprei a calha, estou precisamente a tentar avaliar se é um bom investimento, se é tecnicamente fiavel. Já conheço os produtos do ramirezzi, e comprava uma calha dele se pudesse, mas de momento ele não tem as calhas T5 com apoios laterais que eu queria, portanto tenho que ver outras possibilidades.
  15. Vá-lá pessoal, Dêem uma ajuda. É possivel ter uma calha T5 4*54W (216W) a funcionar em pleno com apenas um balastro electronico?