Tuor

Membro
  • #Conteúdo

    13
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    2
  • Country

    Germany

Tuor last won the day on Maio 7 2021

Tuor had the most liked content!

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Aveiro (Aveiro)
  • Localização
    Gafanha da Nazaré

Quem visitou o meu perfil

530 visitas ao perfil

Tuor's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

2

Reputação

  1. Tinha algum receio das colisas. Como não encontrei uma informação clara, e os camarões tb já têm um tamanho razoável e muito esconderijo, decidi arriscar. Para já está tudo ok, nem sequer lhes ligam. Vamos ver como corre. 🙂
  2. Cá fica uma foto do estado actual, com as plantas já mais crescidas! 😛
  3. Ora bem, chegou a hora de habitar o menino. Começou por levar os que já cá estavam por casa (do aquário de 60L que fica para um outro projecto): - 1 ventosa do Bornéu (spotted Bornéo sucker) - 6 plattys Adicionalmente vieram os novos inquilinos: - 8 rasbora arlequim - 2 Colisa Lalia(casal) - 2 ottos - 4 Camarões Ammano E para já fica por aqui. Estou só a pensar adicionar algum peixe de fundo, eventualmente umas corys. Só tenho receio do substrato ser muito leve. Assim que possível ponho fotos.
  4. Ponto de situação: Aquario a ciclar, criou aquele bolor branco na madeira mas já fui limpando e está a ficar ok. Automação já controla as luzes, simula o amanhecer, o anoitecer e fica depois apenas com a luz azul durante o tempo desejado. 🙂 Já mede a temperatura da água. Passo seguinte é retirar o aquecedor para fora do aquario e começar a arranjar inquilinos. 😃
  5. Ora bem. O menino está montado e a ciclar: Flora: - Hygrophila (polysperma e corymbosa) - helanthium - Musgo Java - Bacopa - Anubias (barteri e nana) - Glossostima elastinoides Substrato: Aquabasis (5L) e Manado (+/- 25L) Filtro: Tetra ex800 plus Aquecedor: Sera 200W Iluminação: Nicrew SkyPlus 90cm - 36W Os parametros para já estão normais com excepção do KH que está a 0... Começaram a subir os Nitritos. Próximos passos: - Começar a implementar umas brincadeiras, a começar pelo controlo da iluminação. - Retirar o aquecedor para fora do aquario - tranformar num inline DIY.
  6. Viva. Neste caso temos dois cenários. Se for apenas o esp a controlar os horários, este vai ter que ter um relógio com backup (normalmente uma pilha) ou ir á NET buscar a hora certa. No caso de por o home assistent a controlar os horários, este já tem relógio e portanto recupera. Tenho os estores da casa a funcionar assim (abrem automaticamente de manhã e fecham á noite) e tem recuperado sempre bem. O único problema deste cenário é que fica dependente do home assistant, o que para o aquário não me agrada. Quero que fique independente.
  7. Vou tentar este tópico vivo. 🙂
  8. Viva. O ESP só tem uma entrada, mas vou usar um multiplexer para 8. Relativamente ao sistema, a ideia é tirar a maquinaria do aquario para fora e fazer uma especie de inline heater/uv-c. O objectivo é conseguir configurar tudo centralmente no home-assistant (horário da iluminação, temperatura do aquário, etc.) e obter os dados dos sensores (ºC, pH, e outros de futuro). Adicionalmente o ESP vai fazer o controlo da temperatura, removendo a dependencia do termostáto mecanico. Usando luz led, consigo ainda fazer um arranque e fecho lento das luzes.
  9. Ora bem, então cá vai. A ideia para já é esta: O ESP32 deverá controlar as funções principais (temperatura por exemplo) e publicar os dados para consultar no home assistant. Para já está pronto a receber os dados básicos:
  10. Vê a Sonoff ou a xiaomi. Sei que têm muita coisa para home-automation a bons preços.
  11. Viva. Em principio vou usar um ESP8266 (tipo huzzah feather) com o arduino IDE pela facilidade. Tenho já vários em casa a fazer aquisição da temperatura e a comandar os AC's. A ideia é fazer a aquisição do maior numero de parametros possivel (temperatura e pH para já) e enviar para o home assistant (tenho neste momento o hassio a rolar). No home assitant então conseguir configurar os horários e temperatura desejada por exemplo, e poder facilmente consultar a temperatura medida e o pH. Adicionalmente controlar o que for possivel (iluminação e temperatura será o inicio). Queria tb tirar tudo (maquinaria claro) o que fosse possível de dentro do aquario para ficar mais clean (ter uma especie de segundo filtro externo em linha). Estou a preparar um boneco com isso e já coloco aqui.
  12. Viva pessoal, Sou membro do fórum já há alguns anos, quando montei o meu primeiro aquario de 54L que ainda dura. No entanto tenho estado um bocado afastado e em modo serviços mínimos... 😄 Decidi agora recomeçar com um novo projecto mais ambicioso, e estava a pensar num aqua entre 120-200L. Sou de Aveiro e por isso aceito conselhos de onde adquirir o mesmo, no entanto tenho pesquisado e estou de olho nestes (128 ou 200L😞 https://www.olx.pt/d/anuncio/aqurio-128l-novo-80x40x40-aquatlantis-com-travamentos-IDDcHnw.html#d8b7e9fc93 Conhecem este aquarios? Vale a pena? Adicionalmente, e porque a minha formação é em electrónica, tenho uns projectos de monitorização em mente... mas isso fica para depois! 😄 para não ser "spoiler"! Fiquem atentos. 🙂 Obrigado... novamente! 😉