C Mocho

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  1. Bastam-te meia dúzia de pedras, mais ou menos do tamanho desta:
  2. A tropica é uma marca com excelentes fertilizantes, mas por vezes não tem a quantidade de potássio adequada e precisa de um reforço... Se irás precisar do Specialized ou do Premium, depende do tipo de plantas e do solo. Suponho que o Neo soil seja pouco carregado de fertilizantes, mas como nunca usei não o posso afirmar. Se o solo fosse ADA, no início terias de usar o Premium... Compreendo esse constrangimento do transporte, mas se planeares bem, podes encomendar 'on line' e entregam-te a encomenda em casa (livre de portes, a partir de um determinado valor), por isso não te preocupes por agora com isso! Quanto à luz, acredita que aquilo que tu vês não é necessariamente aquilo que as plantas sentem...
  3. Antas de pensares no fertilizante, deves definir o tipo de plantas que pretendes utilizar... Com essa luz não podes optar pelas plantas mais complicadas, mas já podes usar a maioria das que se encontram por aí disponíveis. Pelo que me parece, a tua luminária mede 24,5 cm de comprimento, o que faz com que nesse aquário de 42 cm fiquem algumas zonas mais carenciadas de luz do que outras. Não te esqueças de tomar isso em consideração quando escolheres as plantas. Pensa agora em terminar a definição do hardscape, depois pensas no resto... Um passo de cada vez!
  4. Volume bruto =22,9 litros / Volume útil = (suponho que venhas a acabar com 15 ou 16 litros) Parece-me que tens pouca altura de substrato. Deves procurar ter cerca de 3 cm para as plantas poderem enraizar, preferencialmente com uma altura maior atrás. As pedras distribuídas dessa forma não ficam mal, mas é possível que as mais pequenas se venham a enterrar no substrato e acabem praticamente impercetíveis... No desenho que eu apresentei anteriormente, elas estavam assim porque imaginei que irias colocar substrato apenas na parte detrás e na frente colocarias uma areia inerte. Nesse caso elas serviriam para separar o substrato da areia. Como optaste apenas por substrato tens maior liberdade de opções. Quanto ao filtro, os melhores são quase sempre os externos, mas julgo que esse dará conta do recado, se não caíres na tentação de colocar aí muitos animais! Antes disso é melhor começares a pensar na carga vegetal, que também ajudará o trabalho do filtro. Para começares, procura por plantas de fácil manutenção e cujo tamanho se adeque ao tamanho desse tanque. (não te esqueças que elas vão precisar de fertilizante, pouco, mas irão precisar).
  5. Qual substrato? Que iluminação? Manterás o mesmo filtro? Afinal qual é a fauna? Sim, talvez agora seja boa ideia criar um novo tópico para esta montagem, com a indicação atualizada do setup completo: Dessa forma tornar-se-á mais fácil ajudar mais objetivamente, com um entendimento global do que já tens e do que pretendes alcançar.
  6. Estrutura triangular num aquário: procura no Google "triangular shape aquascaping". Exemplos simples de hardscape: ➡️➡️➡️
  7. Estes são os teus troncos de madeira: Estão cheios de forma e até alguma textura... Repara como tu os conjugas: Apresentam-se como uns paus quase retos e pouco interessantes. Eu já vi que lês o que nós escrevemos, mas parece que não nos consegues entender! É como diz o @JoseCarlosMarques: "Se estás contente com o resultado, Raul, avança com a montagem! O aquário é teu... serve para tu o desfrutares..."
  8. Que tal uma toalha de banho (branca, por favor não metas a cor de rosa!) e 4 molas da roupa?... Sim, agora está a ficar mais definido, já aí vejo claramente um ponto de fuga, com muita coisa a acontecer pelo caminho. Esqueci-me de dizer anteriormente, mas acho esses troncos muito interessantes. Keep it up!... 👍
  9. LOL... Devias ter aplicado do outro lado, do lado da parede! (desculpa, não resisti!) 🙃🤪😁😉
  10. Está giro, sem dúvida... mas a montagem anterior parecia-me mais equilibrada! Desculpa, não quero ser rude e estás de parabéns por todos os teus trabalhos!... A escala entre os elementos da madeira e a presença das rochas não me parece convincente. Após o desenvolvimento da flora, vais perder quase todas as pequenas rochas, então porquê colocá-las? Para impedir que o solo resvale? Na primeira tentativa poderia ser esse o motivo, na segunda já não me parece! Talvez conseguisses manter as suas presenças, se se tratasse de uma montagem apenas com plantas rasteiras e uma boa rotina de podas, mas nesse caso, as madeiras tão imponentes não fariam sentido. Pode ser que estamos a ser enganados pela falta de harmonização do fundo, mas não me parece. Porque é que não colas umas simples folhas de papel ou cartolina para que se tenha uma visão mais limpa do ensaio desta montagem. Não é complicado, bastam 2 pedacinhos de fita-cola para cada folha e aí ,seria mais limpa a imagem e teria menos perturbação visual.
  11. Creio que podes usar a fertilização que quiseres, apenas tens de começar a fertilizar mais cedo. Se já conheces a gama Masterline e tiveste bons resultados, não vejo razão nenhuma para mudares. Os da Tropica também são bons, mas nas minhas experiencias tive sempre de reforçar o Potássio...
  12. Sim, parecem ser ciano. Com calma e algum trabalho elas vão desaparecendo. Um aquário novo tem sempre um desiquilíbrio bacteriano no início. O dry start é interessante, mas nesta fase de adaptação há muita decomposição de folhas que vão derretendo... isso aliado a alguns pontos de menor circulação é certinho que elas apareçam. Localmente o Excell aliado à sifonagem dá muito bons resultados no "tratamento" dessas amiguinhas, (provavelmente o fix também, mas esse eu nunca o experimentei para este tipo de problema), contudo enquanto o equilíbrio bacteriológico não for alcançado e continuares a ter derretimento do tapete, elas irão voltar. Toda a gente assume normalmente que as algas aparecem devido aos picos de amónia, mas curiosamente as ciano podem aparecer quando há carência de nitrogénio. Devias começar a fertilizar sim, e com algum nitrogénio também, porque o solo da Tropica é excelente, mas não pode ser trabalhado da mesma forma que o da ADA, o da ADA vem carregadinho de fertilizantes, o da Tropica não. Com paciência isso vai ao lugar, caso vejas que estás a perder o controlo (ou a paciência), não tenhas medo da eritromicina. Sim, dizem os estudos que o antibiótico mata algumas das bactérias, mas só mata as 'gram negativas', (ou então só mata as 'gram positivas'... já não me lembro bem, mas para o caso é irrelevante). Só algumas, não todas, ou seja o filtro continua a ser eficiente, menos, é certo, mas ainda eficiente. Eu já utilizei eritromicina mais de uma vez e nunca tive problemas com a eficácia do filtro, ou com os efeitos na flora ou na fauna, mesmo quando ainda não usava os filtros sobre dimensionados que utilizamos atualmente. Neste momento, segundo o meu farmacêutico, o nome comercial da eritromicina é CLINAC, (dantes era o ESE 500, mas entretanto foi descontinuado). Teoricamente o tratamento deverá ser de 3 dias, mas eu sempre que o fiz, fi-lo durante 4 dias. 250 mg para 100 litros de agua. Caso o ataque seja muito forte é necessário ir testando os valores de amónia e nitritos resultante da decomposição das ciano (mas no apagão também). Aspiração e sifonagem diária, antes de cada aplicação de antibiótico e no final do tratamento, uma TPA de pelo menos 50% e carvão ativado no filtro durante 1 mês (não mais, porque após 1 mês o carvão já não é eficiente e pode mesmo ser prejudicial). É muito importante estar ciente que não se pode interromper o tratamento uma vez iniciado e não se pode sub dosar, para que as ciano não ganhem resistência ao antibiótico. Esse é que é o principal perigo da utilização do antibiótico! As plantas, os peixes e os camarões não ficam fragilizados. O apagão, comigo nunca mostrou grande eficácia... Na ultima vez que elas por cá apareceram, resolvi o problema apenas com Nitratos. No teu caso ainda estás muito longe de ter de usar antibiótico, mas fica a informação! Está muito bonita essa montagem. (Não sei se vejo aí um boxer ou um boneco dos marretas! LOL). Diverte-te! PS: Claro que é preciso receita, mas neste caso faz tanto sentido pedi-la a um veterinário como a um médico de medicina humana.
  13. Parece-me uma bétula. Em princípio não haverá problema, desde que a madeira esteja bem seca, embora seja na casca que se concentram a maior parte dos óleos presentes na seiva (na casca e nas raízes, naturalmente). Atenção que pelo que creio a bétula não tem uma madeira muito densa, por isso pode demorar um pouco a afundar. Para manteres o nível de taninos, podes fazer uma espécie de chá com folhas secas (carvalho, por exemplo, são ótimos e bem mais fáceis de encontrar do que a formidável catalpa), depois, podes adicionar um pouco desse chá após as TPA's. As TPA continuarão a ser necessárias para manter os níveis de TDS dentro dos limites ideais, embora talvez com menos volume de troca... PS: Não acredito que resistas a colocar umas flutuantes para os betas ancorarem o ninho! 😇
  14. Se um fabricante como a Amtra afirma que são 220 litros, eu confiaria que serão 220! Porque razão é que eles iriam dizer uma inverdade dessa natureza? Quanto ao filtro, mesmo nunca ter tido nenhum JBL, não duvido que o 902 é insuficiente! Já o 1502, pode ser suficiente, dependendo do tipo de fauna e flora que pretendas albergar. Para além do caudal, que não deve ser inferior a 5 vezes o volume do aquário (preferencialmente mais), tens também de considerar a capacidade de acomodação das matérias filtrantes. Neste caso, atendendo a que já decidiste qual a marca que queres, ficarás melhor servida com o 1502.