fatimarocha

Membro
  • #Conteúdo

    67
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://mundodasplantas.blogs.sapo.pt/
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Feminino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Funchal (Madeira)
  • Localização
    Funchal

Quem visitou o meu perfil

1044 visitas ao perfil

fatimarocha's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare
  • One Year In Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. olá! Estou exactamente com o mesmo problema. Tenho um aquário de 60 litros, com plantas, oxigenação e filtro biológico, a 27ºC, ao qual faço TPA de 30%, semanalmente, tendo o cuidado de colocar a água à mesma temperatura do aquário. Inicialmente tinha 6 platys (2 machos e 4 fêmeas) e 6 neons. Entretanto nasceram imensos alevins (teria uns 20) e decidi separar os machos. Coloquei-os num aquário à parte, de 30 litros, com algumas plantas. Dois dias depois, reparei que uma das fêmeas, cheia de alevins, estava com as guelras vermelhas e andava sempre na superfície e que os neons estavam com pontos brancos. Fiz uma TPA de 50% e iniciei o tratamento com eSha2000, mas nos dias seguintes, reparei que havia menos alevins, muitos deles já estavam também com pontos brancos e a fêmea continuava na superfície. Fiz nova TPA de 50% e iniciei o tratamento com Cupramine. A fêmea morreu no dia seguinte. E todos os outros peixes, excepto os neons, deixaram de comer e passaram a ir para junto da superfície respirar. Morreram quase todos os alevins. Pelos sintomas, achei que podiam ser parasitas nas guelras e iniciei há 4 dias o tratamento com eSha gdex. Ontem morreram mais 2 alevins e já só restam 3. E continuam junto à superfície, na zona onde aparentemente a água está mais oxigenada. Os néons continuam bem, assim como os dois machos que tinham sido passados para o outro aquário, com plantas. Não sei mais o que fazer. 😞 alguém me pode ajudar? Obrigada.
  2. Obrigada pela resposta. Vou deixar então.
  3. Olá. Um dos meus kinguios desenvolver num dos opérculos uma massa que parece um tumor. O peixe está com outros cinco, da mesma espécie, num laguinho de 450l. Tem um comportamento absolutamente normal, come normalmente e apenas tem aquele inchaço. Alguém sabe o que poderá ser e que medidas posso tomar? Agradeço ajuda.
  4. Há também a hipótese de, no Outono, colocar uma rede plástica amovível presa sob o caramachão. Para retirar as folhas, basta desprendê-la de um lado.
  5. Tenho ainda uma outra dúvida. Esta dirigida mais a quem tem este tipo de lago. É mesmo necessário enterrar o lago? Ou pode colocar-se sobre a terra, com apoios à volta de modo a fortalecer as "paredes" do lago?
  6. Desculpem meter o "bedelho" quando o projecto está praticamente pronto. Se o lago fosse meu, eu gostaria de ter espaço para andar à vontade a toda a volta do lago, além de querer poupar a árvore que está em flor. Se o lago for até tão perto do tronco, grande parte das raízes será mutilada e a árvore sofrerá ou poderá mesmo morrer. Então, eu deixaria um espaço um pouco maior nesse lado, que desse para passar à vontade. Até colocaria um banco de jardim à sombra da árvore,de frente para o lago. Se fosse preciso mais espaço, preferia alongá-lo para a zona cimentada. É apenas uma opinião, até porque de resto está excelente.
  7. Olá! Há uns tempos que não peço opiniões, mas agora preciso muito. Como já não tenho a minha carpa, decidi alterar o laguinho que entretanto tinha sido aumentado por causa da carpa. Comprei um lago destes de 450l: No outro laguinho, eu tinha uma bomba destas que adaptei para mandar a água para um filtro exterior caseiro, com esponja e cilindros de cerãmcia, e depois caía para o lago em bica. o problema é que era muito difícil camuflar o filtro e ficava pouco estético. Então pensei se funcionará como filtro biológico se eu colocar os cilindro de cerâmica dentro do espaço vazio da bomba. O que acham?
  8. Muito obrigada pelo vosso apoio. Tenho me lembrado dela todos os dias, mas acho que ela deve estar bem, entre os seus iguais. Eu acho que não vou querer criar novamente uma carpa. Elas são lindas, dóceis (a Josefina vinha comer à minha mão), mas é muito difícil separar-se delas depois. Acho que vou continuar apenas com os kinguios.
  9. Na semana passada tive oportunidade de demonstrar o meu amor pela minha carpa koi e comprovar os alertas que me tinham feito cá no fórum. Alertaram-me que o meu mini-lago (1,80m X120m X 60 cm depois do aumento) era muito pequeno para uma carpa. A carpa veio parar ao meu laguinho vinda dum aquário minúsculo, sem filtro, nem oxigenação. Como começou a saltar para fora do aquário, a dona teve de colocar pelicula aderente para a impedir de saltar e achou pouco estético. Então, seguiu o conselho da minha irmã para que mandasse a carpa para o meu lago e assim, a Josefina veio viver comigo. Tinha na altura, há cerca de 3 anos, 15 cm e o lago era bem à vontade para ela. Contudo foi crescendo e actualmente já tinha cerca de 30 cm, contando até ao fim da barbatana caudal. Embora eu não notasse que ela se sentia apertada no lago, comecei a pensar que àquele ritmo de crescimento, dentro de pouco tempo, ou eu destruia todo o jardim para fazer um lago grande ou ela teria uma vida com pouca qualidade. Então decidi. Contactei as pessoas responsáveis e levei-a para aqui: Esta é uma pequena amostra do lago, já que a grande carpa branca na foto tem cerca de 70. O lago é enorme (aproximadamente 30 m de comprimento e larguras que variam entre 5 e 10 m) e extremamente cuidado. É no Jardim Tropical Monte Palace do Joe Berardo: http://www.montepalace.com/section.asp?sec...D=5&lang=pt Eu estava um pouco receosa, em especial porque as carpas que lá vivem são enormes e não sabia até que ponto aceitariam a Josefina. Mas foi incrível ... Cuidadosamente e com a ajuda dum funcionário despejei devagarinho o saco com cerca de 15 l de água, onde vinha a carpa e mal ela chegou ao lago, logo alinhou com as outras, em cardume. Lindo de se ver. Aquela coisita minúscula, ao lado das outras, nadando com elas graciosamente, como se sempre lá tivesse vivido. Voltei para casa triste e com saudades, mas ao mesmo tempo feliz porque sabia que ela estava bem e naquilo que eu lhe podia dar de mais semelhante à liberdade. Por isso, se um dia vierem à Madeira e visitarem a magnífica Quinta do Berardo, reparem com atenção no lago das kois. A mais pequenina, uma carpita zebrada (riscada de preto e branco) será provavelmente a Josefina. Não sei se lhe voltará uma mancha laranja que tinha na cabeça e entretanto desapareceu. O meu laguinho continua. Muito mais vazio, mas sempre alegre e bonito com os kinguios que não são tão exigentes com espaço.
  10. Obrigada pela ajuda! Já não é necessária.
  11. Olá! Um dos meus kinguios do laguinho esteve doente. Andava pouco activo, sempre a nadar junto à superfície e com a boca por vezes fora da água, como se tivesse dificuldades em respirar. Além do mais, os outros andavam sempre junto a ele, como que a mordiscá-lo. Retirei-o do lago e coloquei-no num aquário de 60 l com GeneralTonic da TetraMedica. Ele manteve o mesmo comportamento durante 2 dias, mas aos poucos foi melhorando. O medicamento indicava 5 dias de tratamento. Os 5 dias acabaram ontem e tenho estado a substituir a água aos poucos. O peixe parece-me bem: movimenta-se normalmente e come. O meu problema é que não sei quando devo colocá-lo no lago de novo. Se pode ser já ou devo esperar mais uns dias. Alguém pode ajudar-me?
  12. Olá, Valério! Lamento o que aconteceu contigo. Também sou da Madeira, do Funchal, mas na minha zona não aconteceu grande coisa, felizmente. Quanto à tela para o lago, a Casa da Forma Grande tem umas telas que servem. É pena é a largura, penso que no máximo são 2,20 m, mas o comprimento é o que quisermos, porque está num rolo que deve ter muitos metros. Fiz o meu laguinho, que é mini, com essa tela. Custava na altura cerca de 10 euros/m. Mas pode ser que agora já tenham tela mais larga ou que possam mandar buscar. Espero que recuperes rápido e quando fizeres o lago, diz qualquer coisa porque posso arranjar algumas plantas aquáticas.
  13. Aqui tem uma ficha de segurança em que os restantes compostos são inertes e logo o que é referido à toxicidade para peixes é motivado pelo Amónio poliquartenário. À partida Amónio poliquartenário e polímero catiónico de amónio quartenário serão a mesma coisa. O Amónio poliquartenário tem várias vezes o catião 4+ e desde que o polímero de Amónio quartenário tenha o mesmo número de vezes é igual. Contudo, a ficha tem o telefone de contacto e pode ligar e perguntar. http://www.aquaambiente.com/pdf/ctxfs/CTX%20530.pdf
  14. Veja aqui no ponto 12: http://www.navarroath.com/control/adjuntos/06_08_12_169.pdf
  15. Reparei que no site indicado http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=246&P=Animais dizem: "Atenção nem toda a gente sabe mas as tartarugas hibernam! Se chegares ao pé da tua tartaruga e ela não se mexer não desesperes o mais certo é a ela estar a hibernar. Leva-a para um sítio mais quente, para ela despertar. " Contudo, tenho a ideia de que não devemos "obrigar" a tartaruga a despertar. A minha tartaruga hiberna parcialmente, já que a temperatura da água não desce suficientemente, por isso, embora se movimente e até apanhe sol, não come durante alguns meses. Encontrei sobre a hibernação: http://www.sera.de/index.php?id=218&L=5 http://jamsnake.no.sapo.pt/tartarugas.htm