Samuel Ferreira

.Membro
  • #Conteúdo

    166
  • Registado Em

  • Última Visita

  • País

    Portugal

Reputação

132 :)

2 Seguidores

Sobre Samuel Ferreira

  • Rank
    Membro Júnior
  • Aniversário 16-09-1982

Formas de Contacto

  • Mail
    samuelslferreira@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Vila Franca de Xira (Lisboa)
  • Localização
    Alenquer

Quem visitou o meu perfil

751 visitas ao perfil
  1. Mountain Path

    Boas Luís, Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma ajuda neste fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar. Aproveito para algumas questões: A observação que falas e em relação ao crescimento? Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb?
  2. Mountain Path

    Boas Luís, Parabéns por mais um belo aquário, os contrastes de tonalidades de cores está muito bem conseguido, tenho acompanhado o teu percurso e tens evoluído de dia para dia!! Espero é que como muitos outros aquariofilistas que por aqui cresceram e que acabam por passado algum tempo deixar de ter tempo para partilhar os seus trabalhos e experiência, que não aconteça contigo, hehe!! Aproveito para continuar o assunto que se tem falado, eu também para a questão da fertilização tenho tido bastante dificuldades, e seria interessante partilhares essa experiência, como manter um aquário tão bonito e sem algas. Como se referiu sei que a chave e não mudar muito e que muitas vezes por ver as coisas a descamba custa não mexer, mas aborrece não se perceber o sentido das coisas. Neste momento a um pouco de 3 semanas que não mexo nem na luz nem fertilização mas a GDA é muita no meu aquário e não consigo por mais que leia perceber o porquê, ou seja, causa e efeito para os problemas. De resto continua a partilhar. Cumprimentos, Samuel
  3. Sins of the Past

    Boas, Obrigado a todos pelas ajudas e opiniões, agradeço imenso, vou pensar em kit suspensão para elevar as minhas calhas já que ando com ela na cabeça a algum tempo.
  4. Sins of the Past

    Boas, Obrigado pela resposta é ajuda. Sime estavaa funcionar bem, as plantas estavam a crescer mais lentamente mas a crescer bonitas. Coloquei a segunda calha para ver a diferença, mas de facto começou logo as algas. De imediato, coloquei logo apenas uma calha e como referes sim a sua colocação está mais para a traseira. Sei que tenho de estabilizar bem o aquário, mas tenho de perceber o que fazer para ter as duas calhas a trabalhar, já que comprei as duas, lol. Tenho visto montagens e mesmo na loja do Rui vejo o aquário com as duas calhas e sem estarem mais altas, mas desde que as comprei que não consigo atinar com elas, daí agradeço o feedback de quem as tem e assim me possa ajudar.
  5. Sins of the Past

    Boa Noite Pessoal, Venho fazer um update e pedir a vossa ajuda. Como falei anteriormente após manutenção na sexta-feira, decidi testar e colocar as duas calhas a funcionar, estando a uns 40 cm de altura do substrato na parte mais alta e a uns 50 cm na parte mais baixa/média. Hoje a noite quando reparei nos vidros da frente notei logo a GDA a aparecer. Será que me devo ficar só por uma calha, pois não consigo estabilizar com as duas por poderem ser muitos par?? Deverei subir mais as calhas? Tentar primeiro estabilizar durante mais tempo o aquário? Em termos de valores de fertilização no final do ciclo de quinta fiz os teste e o valores de NO3 e PO4 estavam a 0, o que me diz que foi tudo consumido, estando o de Fe a 1 ppm.
  6. Lost Bay

    Parabéns pela luta com as algas, está muito agradável. As plantas aparentam estar muito bem, verdinhas e com saúde, e o aquário está com um look muito clean e agradável à vista. Queria tirar uma dúvida, fazeres 2 tpas de 60% não é muito numa semana? Quando fiz numa semana 3 tpas, deixei o aquário todo descontrolado. Bem queria também deixar a minha opinião quanto a moita, penso que se colocares algo vermelho a contrastar com o verde fica um must, tipo rotala h'ra. A Ludwigia também me parece bem, poderias até juntar as duas. Continua então a partilhar, gostava mais pormenores nessa luta com as algas.
  7. Sins of the Past

    Uma actualização após manutenção. Segui o conselho do Luís e coloquei mais dois pedaços de madeira (não parece muito perceptível pela foto e ângulo). Durante esta semana, quase nem notei sujidade nos vidros. Coloquei mais uma calha e subi as duas, vamos ver como corre esta semana.
  8. Sins of the Past

    Boas, De facto estou a fazer mais uma experiência para perceber o factor luz em relação crescimento plantas e algas com esta calha. Portanto, mantive o esquema de fertilização, coloquei apenas uma calha com distância da água original, e período de 10 horas. Agora é aguardar para perceber.
  9. Sins of the Past

    Uma actualização rápida tirada com o telemóvel:
  10. Sins of the Past

    Obrigado Luís, estou a perceber o que dizes!! Vou tentar no futuro ver a melhor forma de adicionar. Gostava também de pedir algum conhecimento ao pessoal do fórum. 1ª Neste momento estou ainda a combater as algas e estar a tentar estabilizar o aquário, com tanta mudança acabei por ter algumas algas filamentosas e algumas "Rhizoclonium". Apenas estou a deixar a fertilização que antes referi e a manter as mudanças de água de 40% semanal. Acham que devia reduzir para uma calha e aumentar as horas de luz? Existe algo que possam aconselhar, ou para já devo manter o plano que estou? 2ª Outra questão prende-se com o facto de acentuar o vermelho das plantas, tenho pesquisado e sei que por agora devo estabilizar o aquário, mas existe um grande debate sobre este tema e não consigo chegar a um consenso qual o facto chave, será algum nutriente na fertilização, luz, co2? Vejo aquários com plantas bonitas e não consigo com as minhas. No primeiro mês a rotala estava com uns tons avermelhados que foi perdendo com o tempo neste momento fica com um alaranjado/ acastanhado, o que variou desde o inicio apenas aponto para os nutrientes na coluna de água libertados pelo substracto!! Cumprimentos,
  11. Sins of the Past

    Boas, Quanto ao tronco parece me um pouco uma zona muito com sombra, estou na dúvida se ao retirar conseguia mais luz e um aspecto mais "clean". As escovas são estas: https://www.amazon.es/gp/aw/d/B00YC1W2EK/ref=mp_s_a_1_2?__mk_es_ES=ÅMÅZÕÑ&qid=1515958645&sr=8-2&pi=AC_SX236_SY340_FMwebp_QL65&keywords=Cepillo+De+Alambre+De+Acero+De+Mini+Set+De+Limpieza+De+Nylon+De+Laton&dpPl=1&dpID=41VZi08qd9L&ref=plSrch
  12. Sins of the Past

    Boas pessoal, gostaria de pedir uma opinião, o que acham se retirar o tronco frontal da esquerda? Irei perder alguma coisa ou conseguirei um aspecto melhor do layout?
  13. Sins of the Past

    Olá a todos e um Bom Ano 2018, Como este fórum serve o propósito de aprendermos e consequentemente, partilharmos as nossas experiências, gostava de partilhar convosco algumas ideias e tentativas que tenho vindo a realizar ao longo destas últimas três semanas. Com isto não quero gerar qualquer tipo de discussão, apenas são relatos do que tenho experienciado, mas ajudas e criticas construtivas são sempre bem vindas, assim como é sempre bom para quem está a começar este hobbie poder partilhar com eles. Como alguns de vós sabem, isto quem têm-me acompanhado e também ajudado, tenho vindo a debater-me um pouco nas minhas últimas duas montagens com dois aspectos para mim importantes na aquariofilia: fertilização e algas. Nos meus aquários tenho sempre sofrido com a mesma alga que também é muito comum a muitos outros aquariofilistas, a Green Dust Algae (GDA). Este tipo de alga têm sido bastante persistente e muitas vezes aborrecida, levando-me a limpar os vidros três vezes durante a semana e a chegar a fazer outras três vezes o reset ao aquário, além do “verdete” que fica no hardscape que por vezes o torna um pouco feio quando passa aquela barreira do "natural". Primeiro que tudo, um pouco de pesquisa e alguns sites para tentar perceber mais sobre esta alga, pois não confundir com a Green Spot Algae ou mesmo a Green Water. Resumidamente são algas originadas por zoo-esporos que formam uma espécie de película de poeira verde e que movem-se activamente na coluna de água, "agarra-se" na sua maioria aos vidros do aquário e hardscape. Deixo alguns exemplos da situação no meu aquário. A causa comum e tratamento para este tipo de alga e segundo os vários sites que por noma frequento e aproveito para partilhar em baixo, podem ser: Causa: Baixa concentração de CO2 Poucos macronutrientes (NPK). Valores favoráveis (target semanal): CO2 20-30 mg/l 10 to 25 mg/l de nitrato (NO3) 5 to 10 mg/l de potássio (K) 1 mg/l de fosfato (PO4) >10 mg/l de magnésio (Mg) Tratamento: Primeiro que tudo os raspadores de algas não são uma solução (para mim são porque não consigo ver os vidros sujos), pois os esporos removidos do vidro ficam em suspensão, ou seja, a flutuar na água e assentarão novamente nas superfícies depois de algum tempo, novamente para mim em caso extremo ao final de dois dias já começo a notar os vidros um pouco sujos. Segundo estas fontes e pelo próprio Tom Barr, é necessário deixar esta alga crescer sem perturbações por 10-20 dias, altura em que começara a forma-se uma camada verde/castanha grossa que pode ser removida (sugada) em grandes pedaços. Mas muito importante a causa ou origem deve ser tratada primeiro, se tudo correr bem ela nunca mais voltará. Fontes: https://www.aquasabi.com/aquascaping-wiki/algae/gda-green-dust-algae https://www.greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm Primeiro que tudo, comecei por tentar combater a causa. Recordo, que já referi anteriormente a situação da sujidade do filtro. Portanto restava-me atacar na parte do CO2 e nutrientes, para o último também recordo que estava a dar o Brighty mineral e o K apenas, e assim perceber para o meu aquário qual a causa desta desgraça. Realizando testes a água: TºC: 24ºC ph: 7.5 após fim do ciclo desce para 6.5 NO3: 1 PO4: 0 Fe: 0.2 Pelos valores não tirei grandes conclusões logo ao início. Investigando mais um pouco, deparei-me com algumas experiências e supostas soluções para esta alga, que passo a constatar: "Em águas em que o valor de pH têm tendência para ser baixo é propensa a GDA quando se utiliza o método EI, por quê? Porque ao usar o KNO3, as bactérias precisam converter NO3 de volta ao NH4 para as plantas, e as plantas são normalmente cobertas com Bactérias que fazem esta convertsão, mas em água onde o pH é baixo as bactérias não são muito ativas. Isso pode explicar por que algumas pessoas têm problemas ao administrar EI e usar PH muito baixo. Agora, do outro lado, a EI trabalhou muito bem em água com pH, alto ter em mente que a água com alto pH é benéfico para bactérias e elas são mais ativas nestas condições". Bem decidi então apostar no seguinte, para já aumentar um pouco o CO2 e quanto a fertilização tentar manter os níveis de NO3 e PO4 baixos. Pesquisando, encontrei a fertilização do Nuno Matos para ADA DIY (isto porque estou a utilizar solo amazonia), que partilhou no seu tópico "Crystal Valley" no UKAPS em que fez testes exaustivos nas fertilizações (espero que ele não se importe estar a partilhar no meu tópico), poderão sempre ler quem estiver interessado, deixo o link: https://www.ukaps.org/forum/threads/crystal-mountain.42683/page- Ao experimentar esta fertilização e juntamente com duas mudanças de água por semana, além de que subi um pouco as calhas para tentar estabilizar o aquário, comecei a notar da noite para o dia uma redução das algas e um crescimento das plantas, estas começaram a tornar-se mais verdinhas, bonitas, saudáveis e a crescer bastante, reparei mais na rotala e na montecarlo. Bem, mas será que para o meu caso poderia estar relacionado com os niveis de NO3 e PO4? Decidi fazer uma maldade a mim mesmo, vou experimentar a receita EI que o Nuno usou inicialmente também nesse mesmo tópico durante uma semana, uma vez que têm o valor de KNO3 um pouco mais alto, ou seja, esta receita: Atenção, que estou a falar para o meu caso, pois esta receita é a que o Nuno utiliza nos seus aquários e quem conhece o seu trabalho não será preciso dizer mais nada!!! Bem então o que aconteceu? Boom!!! Algas novamente e as plantas a regredirem, na monte carlo comecei a notar nas suas folhas o que era outrora verdinhas, grandes e bonitas a começarem a ficar acastanhadas. Se conseguirem perceber deixo foto: Sei que não é bom andar a inventar, mas tinha de o fazer para tentar perceber. Bem, decidi fazer um reset e voltar a receita ADA DIY e vamos ver o que acontece novamente. Portanto, resumidamente para o meu caso em que tenho água dura, pH baixo baixos niveis de NO3 têm resultado. Quanto ao fosfato penso que nada têm interferido. Espero que de certa forma tenha contribuído e caso queiram dar alguma opinião será bem-vinda.
  14. Sins of the Past

    Boas Gonçalo, Sim coloquei a bomba de ar a funcionar durante a noite novamente, isto para arejar um pouco a água uma vez que aumentei também um pouco o co2.
  15. Sins of the Past

    Boas Pessoal, Venho deixar-vos uma última actualização antes de nos despedirmos deste ano e aproveitar para desejar a todos um grande Ano 2018. O aquário está a recuperar bem, a GDA parece a pouco e pouco estar a desaparecer e as plantas estão a começar a arrancar como deve ser. Aproveitei para subir as calhas com uns novos suportes DIY que fiz em acrílico, esta neste momento a 15 cm da coluna de água. Fiz uma limpeza as pedras e aos troncos com excel, fiz uma mudança de água de quase 80%. Deixo-vos as fotos: Bom Ano a todos.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00