Samuel Ferreira

.Membro
  • #Conteúdo

    172
  • Registado Em

  • Última Visita

  • País

    Portugal

Reputação

142 :)

2 Seguidores

Sobre Samuel Ferreira

  • Rank
    Membro Júnior
  • Aniversário 16-09-1982

Formas de Contacto

  • Mail
    samuelslferreira@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Vila Franca de Xira (Lisboa)
  • Localização
    Alenquer

Quem visitou o meu perfil

989 visitas ao perfil
  1. Samuel Ferreira

    Mountain Path

    Espectacular, sem palavras!!! Que vermelhos absolutamente formidáveis. Luís, só uma questão, provavelmente já foi falado por aqui no fórum, estou a pensar comprar o twinstar nano plus, qual é a tua opinião, vale a pena o dinheiro e ajuda no aquário?
  2. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Clara, Obrigado pelas palavras de encorajamento. Quanto a luz tens toda a razão é por isso que nunca aumentei o tempo de ciclo, pois nunca consegui estabilizar o aquário. De facto neste momento vou ter de voltar a estava 0, retirei uma calha e vou ver se estabiliza um pouco.
  3. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Boas Ismael, Agradeço as palavras. O aquário não está assim tanto de saúde como aparenta, mas é fruto de muita dedicação e horas de volta dele, mas a minha persistência chegou ao limite, por mais que tente o aquário está muito difícil de controlar e cheguei ao ponto de desespero. Desde que mudei para estas luzes, o que poderá nem ter nada a haver, que não consigo manter o aquário, e como nem tudo e bonito neste mundo deixo-vos fotos do aquário ao final de uma semana e os problemas com que me debato. As fotos são tiradas com o telemóvel antes da manutenção, peço desculpa pela qualidade. Os problemas: 1 - Vidros e pedras todas verdes proveniente da GDA. Não é bastante perceptivel pelas fotos, mas ficam mesmo verdes. 2 - As folhas da staurogene cairam. Noto que as plantas não crescem saudáveis e bonitas. a Rotala cresceu muito mas perdeu as suas cores mais avermelhadas. 3 - Volta na volta a BGA volta a aparecer 4 - Sempre que faço manutenção noto muitos detritos e muita sujidade, o que poderá estar a causa das algas, mas para este filtro nem percebo o porquê. Peço a vossa ajuda, pois tenho mantido as mesmas condições e não sei o que esta de mal neste panorama.
  4. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Gonçalo, Quanto a este assunto dou-te 100% de razão, a última coisa que devemos é andar sempre a mudar!! Nos últimos anos já tive algumas montagens do qual me orgulhei com plantas bonitas e saudáveis, mas eu sou uma pessoa que não me posso limitar a fazer as coisas tipo "chapa 5", e nesse tempo tenho feito como me ensinaram ou diziam para fazer. Portanto, tenho de perceber como as coisas funcionam. Quando faço estas alterações sei o que pode vir originar, mas meti na cabeça que já estava na altura de fazer umas experiências e perceber a acção / efeito. A minha maior aprendizagem neste momento é como falei no tópico do Luis, é perceber como funciona o mundo das algas e as acções a tomar, muita coisa se diz e se lê por esta internet fora, mas nunca se chega muitas vezes a um consenso e depois cada aquário é um aquário. Obrigado. Boas Vasco, Neste momento o aquário já encontra-se a recuperar bastante bem. No último mês tenho tentado estabilizar um pouco as coisas, mas vamos por partes!! No início de Fevereiro, quanto à luz comprei o suporte, e está sensivelmente à 30 cm da coluna de água. Continuam as duas calhas ligadas e a 9 horas. Se entretanto conseguir estabilizar poderei experimentar as 10 horas. Quanto a fertilização, continuo com o mesmo sistema, a receita ADA DIY (UREA) do Nuno Matos, mas não estou com a dose completa de N e P, deixo o que estou a fertilizar em baixo em ppm diário: N - 0.07 ppm NO3 - 0.30 ppm UREA - 0.08 ppm PO4 - 0.16 ppm P - 0.05 ppm K - 3.73 ppm Fe - 0.02 ppm Quanto às algas, aumentei um pouco na altura o CO2 e coloquei o meu JBL Proflora Direct, para conseguir uma melhor dispersão por todo o aquário. Mas mais detalhadamente, a BGA, coloquei um pouco ese 1000 localmente e resolvi o problema. A algas que tinha do tipo cabelo, a staghorn e a rhizo, penso que com o aumento do CO2 foram à vida. Também deixo a noite que fiz overdose de excel na mudança de água. A minha grande batalha ainda é mesmo a GDA, têm me dado conta da cabeça e dos braços, cheguei a um ponto que se não a podemos vencer, juntamos-nos a elas, pois ao fim de 5 dias fico com os vidros completamente verdes. Tenho lido bastante sobre a mesma, mas la está para o meu caso não sei o que mais fazer, portanto estou a preocupar-me mais com a saúde das plantas do que com ela. Pelo que tenho percebido, são muitas as teorias, entre as quais: - Deixar durante 10 a 20 dias sem lhe mexer e depois aspirar (já tentei mas como a causa do problema não está resolvido aparece novamente) - Reduzir o Nitrato e fosfato (quanto menos comidinha para as plantas menos ela excretam), mas quanto a reduzir a fertilização quanto a N e P está fora de questão, se o faço a BGA aparece logo. - Aumento de CO2 (feito!!) Penso que por agora referi tudo. Se algúem tiver alguma solução é sempre bem vinda, pois no próximo mês estou a pensar em comprar o twinstar nano 2 plus, e penso que resolvo este problema. Aproveito e deixo foto atualizada: Abraço, Samuel
  5. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Boas, Alguém sabe onde posso comprar NH4NO3?
  6. Samuel Ferreira

    Mountain Path

    Que inveja!!!
  7. Samuel Ferreira

    Mountain Path

    Boas Luís, Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma ajuda neste fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar. Aproveito para algumas questões: A observação que falas e em relação ao crescimento? Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb?
  8. Samuel Ferreira

    Mountain Path

    Boas Luís, Parabéns por mais um belo aquário, os contrastes de tonalidades de cores está muito bem conseguido, tenho acompanhado o teu percurso e tens evoluído de dia para dia!! Espero é que como muitos outros aquariofilistas que por aqui cresceram e que acabam por passado algum tempo deixar de ter tempo para partilhar os seus trabalhos e experiência, que não aconteça contigo, hehe!! Aproveito para continuar o assunto que se tem falado, eu também para a questão da fertilização tenho tido bastante dificuldades, e seria interessante partilhares essa experiência, como manter um aquário tão bonito e sem algas. Como se referiu sei que a chave e não mudar muito e que muitas vezes por ver as coisas a descamba custa não mexer, mas aborrece não se perceber o sentido das coisas. Neste momento a um pouco de 3 semanas que não mexo nem na luz nem fertilização mas a GDA é muita no meu aquário e não consigo por mais que leia perceber o porquê, ou seja, causa e efeito para os problemas. De resto continua a partilhar. Cumprimentos, Samuel
  9. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Boas, Obrigado a todos pelas ajudas e opiniões, agradeço imenso, vou pensar em kit suspensão para elevar as minhas calhas já que ando com ela na cabeça a algum tempo.
  10. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Boas, Obrigado pela resposta é ajuda. Sime estavaa funcionar bem, as plantas estavam a crescer mais lentamente mas a crescer bonitas. Coloquei a segunda calha para ver a diferença, mas de facto começou logo as algas. De imediato, coloquei logo apenas uma calha e como referes sim a sua colocação está mais para a traseira. Sei que tenho de estabilizar bem o aquário, mas tenho de perceber o que fazer para ter as duas calhas a trabalhar, já que comprei as duas, lol. Tenho visto montagens e mesmo na loja do Rui vejo o aquário com as duas calhas e sem estarem mais altas, mas desde que as comprei que não consigo atinar com elas, daí agradeço o feedback de quem as tem e assim me possa ajudar.
  11. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Boa Noite Pessoal, Venho fazer um update e pedir a vossa ajuda. Como falei anteriormente após manutenção na sexta-feira, decidi testar e colocar as duas calhas a funcionar, estando a uns 40 cm de altura do substrato na parte mais alta e a uns 50 cm na parte mais baixa/média. Hoje a noite quando reparei nos vidros da frente notei logo a GDA a aparecer. Será que me devo ficar só por uma calha, pois não consigo estabilizar com as duas por poderem ser muitos par?? Deverei subir mais as calhas? Tentar primeiro estabilizar durante mais tempo o aquário? Em termos de valores de fertilização no final do ciclo de quinta fiz os teste e o valores de NO3 e PO4 estavam a 0, o que me diz que foi tudo consumido, estando o de Fe a 1 ppm.
  12. Samuel Ferreira

    Lost Bay

    Parabéns pela luta com as algas, está muito agradável. As plantas aparentam estar muito bem, verdinhas e com saúde, e o aquário está com um look muito clean e agradável à vista. Queria tirar uma dúvida, fazeres 2 tpas de 60% não é muito numa semana? Quando fiz numa semana 3 tpas, deixei o aquário todo descontrolado. Bem queria também deixar a minha opinião quanto a moita, penso que se colocares algo vermelho a contrastar com o verde fica um must, tipo rotala h'ra. A Ludwigia também me parece bem, poderias até juntar as duas. Continua então a partilhar, gostava mais pormenores nessa luta com as algas.
  13. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Uma actualização após manutenção. Segui o conselho do Luís e coloquei mais dois pedaços de madeira (não parece muito perceptível pela foto e ângulo). Durante esta semana, quase nem notei sujidade nos vidros. Coloquei mais uma calha e subi as duas, vamos ver como corre esta semana.
  14. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Boas, De facto estou a fazer mais uma experiência para perceber o factor luz em relação crescimento plantas e algas com esta calha. Portanto, mantive o esquema de fertilização, coloquei apenas uma calha com distância da água original, e período de 10 horas. Agora é aguardar para perceber.
  15. Samuel Ferreira

    Sins of the Past

    Uma actualização rápida tirada com o telemóvel:

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00