cabares

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  1. Muito obrigado A. Ferreira, Tens toda a razão, a única coisa que alteraria neste projecto, era ter mudado o vidro da frente, pois tem alguns riscos.... de qualquer forma, quando está bem limpo, não se nota quase nada.... Abc. Muito obrigado Álvaro, O móvel deu algum trabalho, mas sempre durmo mais descansado.... Abc. Muito obrigado Gonçalo, Vale a pena o ter um destas dimensões.... Abc.
  2. Meus caros, Vou aqui deixar o meu último projecto de aquariofilia, que já tem uns tempos, mas que só agora, é que tive um bocado para partilhar convosco. Era um sonho que já tinha de "tenra" idade, possuir um aquário, que tivesse mais de 1,5 metros... Assim, surgiu a oportunidade de adquirir um aquário com as seguintes características: Volume: 600 litros (200 cm x 60 cm x 50 cm) Inicialmente, houve a necessidade de proceder a algumas reparações/alterações: Móvel: Tive que reforçar todo o móvel, pois o aquário não assentava todo no tampo do móvel… assim, o móvel foi acrescentado em cerca de 5 cm, na parte traseira. Levou mais um tampo, para que a base do aquário ficasse todo assente no móvel. Foi todo electrificado por dentro: Toda a base do móvel foi reforçada: Este é o aspecto final: No vidro traseiro, coloquei um vinil preto: Aquário: Houve que fazer uma limpeza de todo o aquário e à estrutura de suporte, bem como que tive que colar uma das travessas que estava partida. Colei vinil preto, no vidro traseiro: Pormenores da instalação: A instalação do aquário foi muito pensada, pois haveria que garantir, que fizesse chegar a água ao aquário, para não ter que andar para a frente e para trás, com mangueiras para as TPAs, bem como teria que fazer com que a água saísse do aquário para o esgoto. Tive que furar paredes: Para garanti que a água que utilizasse nas TPAs, tivesse a menor quantidade de cloro possível, coloquei um filtro de partículas e de carvão activo, na toma de água. Um outro cuidado, foi arranjar uma torneia que me permitisse controlar a velocidade de entrada de água no aquário, pois posso regular a diferença de temperatura da agua, com a velocidade da água (quando pretendo induzir as posturas, posso fazer com que a entrada de água, seja mais rápida). Por fim, e um “pormaior”, coloquei uma válvula de autoclismo, na entrada do aquário, que me permite que a agua feche, quando atinge o nível pretendido… com este sistema, permite-me fazer a TPA à noite, sendo que muitas vezes, o aquário para repor uma TPA de 100 ou 200 litros, poderá demorar mais de 6 horas a repor o nível… Só mais um pormenor, normalmente efectuo as TPAs à noite, pois aproveito o “bi-horário”, logo a energia gasta para aquecer a água, é de 1/3 do valor da energia nas horas fora do “vazio”. Resultado da montagem do sistema de tubagem de entrada e saída de água do aquário: Inicio do enchimento: Fauna: - Pterophyllum scalare Rio “Nanay” e Manacapuru “Red Shoulder”; - Ivanacara Adoketa; - Satanopercas Leucostictas; - Hasemania nana Red; - Danio Zebra Brachydanio rerio Long Fin; - Viuva - Gymnocorymbus ternetzi; - Pristella maxillaris /riddle; - Ramirezi German Blue e Ramirezi Dourado – Mikrogeophagus ramirezi; - Nariz bêbado - Hemigrammus rhodostomus; - Tetra Cardinal - Paracheirodon axelrodi; - Otocinclus affinis; - Ancistrus sp.e Super Red; - Corydoras Sp. Sterbai, metae, black venezuela e albinas; Aqui algumas das personagens: Flora: - Vallisneria gigantea; - Cryptocoryne; - Anúbia - Anubia barteri var. nana; Descrição do Biótopo: O aquário foi idealizado e criado com base no biótopo de um pequeno Rio Sul-americano. Bem sei, que algumas espécies utilizadas da fauna e flora, não são originários do Continente Sul Americano, mas de certa forma, foi porque já possuía de anteriores montagens, como por exemplo o Botia Tigre (Syncrossus hymenophysa) ou do Escalar Koi (Pterophyllum scalare), que é originário de grandes alterações genéticas. De qualquer forma, tentei na medida do possível, recrear algo parecido com o “natural”, sendo que utilizei muita madeira, com o intuito de criar alguns esconderijos para os peixes utilizados, e de conseguir de certa forma, diminuir os valores de ph que, no local a onde vivo, sai da torneira com valores de 7,4. Para o solo, utilizei areia de sílica, que é excelente para as Corydoras Sp., pois não lhes destrói do “barbilhos” e dá um ar muito natural ao aquário, tendo como contras, a difícil desenvolvimento das plantas, pois é um material completamente inerte e que compacta muito, não deixando que as raízes das plantas se desenvolvam bem e que os nutrientes “penetrem” entre as partículas de areia. Para além destes problemas, também tem um outro problema, que se prende com a sujidade, pois os dejectos dos peixes, fica na parte de cima da areia. Por forma a “minimizar” este problema, promovo que uma corrente continua no aquário, com a água que sai dos filtros, e que “conduzem” todos os detritos, para uma zona de “refúgio”, a onde se localizam as aspirações da filtragem instalada. Possuo ainda um sistema de “wave maker” que está ligado durante 3 horas por dia, e que encaminha toda a sujidade para a zona de refúgio (lado direito do aquário) que por alguma razão, tenha ficado presa em algum tronco, planta ou pedra. De referir, que as mais de 50 corydoras que possuo, fazem um excelente trabalho de limpeza da areia, por são elas as responsáveis por “partir” em pequenos pedados, todos os detritos do aquário, facilitando o encaminhamento para o sistema de filtragem. Características da água - Resultado do último teste efectuado à água, obtive os seguintes valores: Temperatura: 27ºC; pH – 6,8; Kh – 30 mg/l; Gh – 60 mg/l; Nitratos - 5 mg/l; Fosfatos (PO4) – 1,2 mg/l; Amónia – 0.6 mg/l; Equipamento: - 2 Filtros Externos Eheim Profissional 3 (filtragem biológica e mecânica) – 600 – 2 x 1250 litros/hora. A saída do filtro é através de difusor. A entrada de um dos filtros, é utilizado um “skimmer” Eheim 3535; - 1 Filtro UV Eheim reflex UV 800 11w; - Filtro interno Fluval U4 (filtragem mecânica) –1000 litros/hora; - Wave Maker Sunsun JVP – 201 – 6000 litros/hora; - 2 aquecedores Eheim/hager 300 W; - 1 Controlador de temperatura Stp 1000; - Pré filtro 10” de carvão activo + filtro de partículas; - Sistema de boia, para fecho automático da água; - 2 Lâmpadas Fluorescentes Led T8 150 cm (PW 4000-4500K e CW 6000-6500K) ligadas das 15:30 às 24:00 - 2 Lâmpadas Fluorescentes T8 90 cm (Daywhite L58W/840) ligadas das 19:30 às 24:00 - 1 fita led “moonlight” com 90 cm ligada da 23:30 às 01:00. Manutenção: Troca Parcial de água duas a três vezes por semana (100 litros/cada). Numa das vezes, é efectuada uma sifonagem de fundo. Limpeza dos filtros externos – 3 em 3 meses; Limpeza do filtro interno – 15 em 15 dias; Limpeza do vidro frontal interno, com uma lâmina de limpeza – 15 em 15 dias. Limpeza das plantas, com pequena poda semanal. Alimentação: De forma variada, os peixes são alimentados diversas vezes ao dia (dependendo da disponibilidade, pois há dias em que só comem uma vez…) mas a alimentação passa por flocos, granulado para discus e pastilhas spirulla (tenho este três tipos de comida, toda junta numa só caixa). Papa caseira, efectuada por mim e que possui coração de boi, camarão, mexilhão, pescada, espinafres, cenoura, maçã, massa de pimentão, massa de alho, aveia em flocos, gelatina incolor. Artémia congelada, e a comida congelada “Community Plus” da CE (httpa//cefishessentials.com/:::http://cefishessentials.com/). Quando o Rei faz anos, comem minhoca de limo viva. Resultado: Espero que gostem.
  3. Boa noite, se tens as corys num comunitário, deveras retirá-los 1,5 a 2 horas após a postura. Mete num recipiente, tipo caixa de gelados, a flutuar dentro do aquário. Ao fim de uns dias, devem eclodir. Se fungarem, há grande probabilidade de não terem sido fertilizados. Abraço e boa criação. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  4. Pol, Muito obrigado pelos teus ensinamentos... e por descreveres este último post. Como sabes, essa pessoa a quem aconteceu esse episódio, foi comigo, e aproveito este forum publico, para te dar os parabéns, pela forma como conduziste todo o processo. Abraço e vamos falando. Miguel
  5. cabares

    Aqua 2000mm Em Casa

    Desculpem lá vir estragar a conversa.... mas já pensaram no peso que este aquario vai ter????? ainda por cima, irá ser colocado no meio de uma sala???? depreendo que deve ser num apartamento... ou estarei enganado? Em caso de ser num apartamento, penso que não deverias colocar a sump, pois vais aumentar significativamente o peso do conjunto.... saudações aquariofilistas, Caba
  6. Sempre ouvi dizer que se tivermos que matar um peixe, se deverá colocar dentro de agua a ferver, pois será a morte mais rápida e menos dolorosa...
  7. Caro Manuel, Quanto à quantidade de agua que deverás mudar, não te poderei aconselhar, uma vez que já não estou metido no Hobby à alguns anos, mas pelo que tenho lido, as TPA´s mais usuais variam entre os 25 e os 50%....por semana.... Relativamente à ideia da utilização da electrovalvula e gotejadores, estou a dar-te uma ideia que já tinha tido para montar num próximo aquário. Então é assim: O Material poderás ver no seguinte link www.irricampo.pt Nos espaços verdes procura por gotejadores. Tens vários gotejadores autocompensantes e com diferentes caudais. Terás que ver qual a quantidade de agua que gostarias de colocar por hora para definires o numero de gotejadores a colocar. Não sei se estarias a pensar “injectar” a agua directamente no aqua ou se seria para o sump, mas a segunda hipótese parece-me a melhor e a mais prudente. Relativamente à válvula, na mesma secção dos espaços verdes, procura pelos controladores. Como poderás ver existem válvulas com um relógio incorporado. Os materiais que te falo penso que poderás encontrar num AKI ou loja deste género, pois no link que te dei só vendem em grandes quantidades. Espero ter ajudado com esta minha ideia, Um abraço, Kaba
  8. Caro manuel, Penso que a tua ideia é boa, mas poderias melhor o sistema, se utiliza-se gotejadores autocompensantes, que não variam o caudal, com a variação da pressão. Não necessitarias de estar a regular a abertura da torneira e poderias até utilizar uma valvula com relogio na torneira, para controlares melhor a agua a colocar no aquario. desta forma poderás "injectar" menos agua por hora, mas poderás estar 24 horas a colocar agua nova. Se tiveres um tubo de "ladrão" no sump, funcionará às 1000 maravilhas. espero ter ajudado, um abraço, Kaba