Luis Queiroga

Membro
  • #Conteúdo

    430
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Formas de Contacto

  • MSN
    luisqueiroga@hotmail.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    Évora

Luis Queiroga's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Pedro, ainda não fiquei convencido. Até porque esse argumento também pode funcionar a meu favor ... Vamos procurar resultados experimentais ou outros dados, oK ? Essa rotala já deveria ter ultrapassado a superfície quando foi cortada e replantada.
  2. Olá Podes falar-me da luz, substrato, pH, e tudo o mais que te lembres ?
  3. Avermelham as que chegam ao topo ? Se sim considero empate técnico, para já ... PS: e dá-me a referência das lâmpadas
  4. Oi Pedro, segundo sei, a cutina é transparente e, portanto, não "mascararia" a tal cor vermelha, se era isso que estavas a pensar. Este teu último argumento é bastante plausível. Mas então, explica-me lá porque é que este fenómeno não acontece debaixo das HQI (pelo menos daquelas que usam lâmpadas com filtro) ? Este é o aspecto que ainda julgo fazer pender a balança mais para o "meu" lado. Gostaria de acrescentar que estas idéias adquiri-as basicamente em fóruns como o nosso. Achei as conclusões, ou teorias, ou hipóteses, como queiram, suficientemente fundamentadas. Contudo, estarei o mais atento possível a outros dados e, se for caso disso, não me custará nada alterar a minha idéia. Em Ciência nada é definitivo... E a discussão é sempre saudável ... Por isso, acho que não vale a pena zangarem-se. Afinal, qualquer que seja o "resultado final", todos ficaremos a ganhar.
  5. Não, Pedro, porque emersa produz cutina que é mais que suficiente para a proteger. Este facto é que apoia o meu argumento e acho que derruba o teu, pois, segundo a tua hipótese (sublinhada), quanto mais perto das lâmpadas mais vermelha ficaria, pois mais acelerado seria o crecimento.
  6. Olá Agora, vou eu meter veneno ... Ó Pedro, mas repara, se essas mesmas plantas, vermelhas nas partes mais superiores, emergirem, o que lhes acontece ? Ficam verdes, certo ? E o teor em nutrientes mantém-se ... ! Isto porque as plantas que vivem fora de água produzem uma substância (cutina), que forma uma película impermeável, para evitar perdas de água por transpiração, e que, não sendo necessária debaixo de água, não o é aí sintetizada. Ora aqui está, penso, a chave da questão. A cutina também as protege das intensas radiações, e não existe debaixo de água. Assim, não julgo incorrecto poder-se admitir que esse pigmento vermelho não seja um pigmento fotossintético, mas sim um pigmento que protege as plantas, principalmente quando estas estão perto da superfície. O facto de as radiações infra-vermelhas apenas penetrarem alguns centímetros na água também poderá ajudar nesta questão, bem como as plantas não avermelharem se forem usadas lâmpadas HQI com bons filtros. Esta é a idéia que tenho, apesar do sugerido pelo Pedro, que sublinhei na citação. Porque não explica o facto delas readquirirem a cor verde após atravessarem a superfície da água.
  7. Olá Serão mesmo as turtles a parti-los ou é por não estarem devidamente submersos ???
  8. OI, Svet Realmente... testar não testei, respondi por intuição ... Aguardemos, então .
  9. UFF... Estará esse intervalo de temperaturas que referes relacionado com a actividade enzimática ? As respostas, foste dando ao longo do post ...? valores pouco rigorosos!
  10. Olá Os betas não são de grande correrias e num aqua desse tamanho também não dá para se mexer muito. Se ele comer, não te preocupes.
  11. Eles vão morrer. Tenta apanhar outras plantas que vivam mesmo dentro de água. E tem cuidado.
  12. Se forem adultos de 18 cm, forma perfeita, saudáveis e a atirar-se à comida, acho baratos. Mas a variedade é outro factor importante.
  13. Tem calma que elas vão recuperar. As minhas tirei da estufa e estão ao ar na garagem. A humidade na estufa era tanta que elas pareciam estar mais na forma submersa do que na emersa. O único problema que tenho é com o frio e por isso passei a deixar a luz 24 h / dia ligada.
  14. Oi Tenho um aqua de 150©X60(A)X50(L) em vidro de 12 mm e quero tirar um dos vidros (frontal ou traseiro), mandá-lo cortar e colá-lo onde agora está a abertura. Confuso ? Nem por isso: o aqua passaria a 150©X50(A)X60(L). A dúvida é que o aqua tem 4 travas francesas (2 longitudinais nos vidros frontal e traseiro + 2 longitudinais -perpendiculares às anteriores- nos vidros laterais). Tem também uma transversal, inglesa, a meio do aqua. Estas travas vão ser tiradas dada a alteração da posição do aqua. Acham importante voltar a recolocá-las no local correspondente, depois de efectuada a alteração ? Quais as que seria obrigatório utilizar e quais seriam dispensáveis ? É que as maiores, também em vidro de 12 mm, são bastante largas ...