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Showing content with the highest reputation on 10/08/17 Em todas as areas

  1. Boas! Aqui está a foto desta semana Cumps
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  2. boas ando por aqui há tempos a reunir informação diversa para montar um aquario dedicado a ciclideos africanos que pretendo colocar só machos, sei que vai criar opiniões contraditórias entre alguns membros por ser um aqua só de machos, mas é por aqui que vou começar, o que não invalida futuramente outra opção... passei de um de 250 lts para um quase de 700lts um pulo grande para mim... espero obter ajuda quanto a fauna, pois vou querer as cores mais diversificadas que houver dentro da familia das aulonocaras e haplocromis talvez alguns do lago vitoria... midias para o FX6 além do que traz, aconselham substituição das mesmas ou reforço com outras mas vamos ao que interessa, que o que nesta fase interessa são fotos: - aquario Scalare 1.80x0.65x0.60 vidro de 12mm com duas travessas centrais e reforço de fundo - calha feita por mim 2835 smd leds (2 brancas 7000K e uma azul) - movel feito por mim - estrutura metálica ferro galvanizado 40x40x2 - filtro fluval FX6 (outro no futuro) - fundo 3D personalizado da Aquadecor deixo fotos do que tenho feito: fundo 3D a parte vazada vou fazer um backlighing shadowbox numa tentativa de imitar o ceu azul, a ver vamos o que vai sair no final, mas estou expectante ..não gosto muito de backgrounds 3D totais a ciclar, faltam umas pedrinhas e fazer o background lighting zona central estou à espera que chegue o material Mais tarde quando o aqua estiver lotado com peixes, vou adicional ao FX6 um Eheim PRO 3 2080 que ja comprei falta a parte mais dificil, escolher os peixes ja agora dentro do genero com que tamanho é que as alounocaras protomelas e haps começam a ganhar cor, estava a pensar em começar com peixes com mais ou menos 7 a 9 cm o que dizem???? Update: Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ] Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ] Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ] Image resized to : 72 % of its original size [ 959 x 573 ] Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ] Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ] Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ] Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ] Image resized to : 43 % of its original size [ 1599 x 1199 ]
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  3. E já lá vão três semanas de montagem. Para já parece ir tudo direitinho. Hoje adicionei os amanos, a ver vamos se não vão dar á sola do aquário. Mais umas fotos á neca
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  4. Boas a todos Há cerca de 3 semanas atrás, encontrei um pequeno Ophiuro no meu recipiente que utilizo nas TPAs para colocar os equipamentos e utensílios que vou utilizando Estanhamente, passados uns dias, verifico que nesse recipiente estava um pequeno ophiuro já morto e ressequido Não consegui perceber como ele lá foi parar até esta semana aquando da TPA Ao abrir o filtro para o lavar, como sempre faço, eis a surpresa Um outro ofiuro estava no interior do filtro bem perto da “élice/motor” Pelos vistos é um local apetecível, para os ofiuros, possivelmente um local de passagem de nutrientes ? [emoji3]
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  5. Boas Ismael_figueira Eu tenho uma teoria,uma vez que tenho aquários há muitos anos, e sempre que monto,ou remonto o aquário,e para ficar ate dar,pode durar dois anos ,como pode durar sete ou oito,já tive um aquário nove anos,e claro que as plantas que tenho são de baixa manutenção,ou aquário 100x30x40,não uso,nem nunca usei co2,nem coloco qualquer fertilizantes,nem o substrato e xpto,e apenas areão de pedra de Granito, todo este testamento para dizer,que a teoria e,mexer o menos que se poder dentro do aquário,e sempre que mexer,ser o mais breve que se poder ser. como o teu aquário tem plantas com outro nivel,e todo aquilo que isso implica, o meu não,se bem que eu valorizo mais os peixes,as plantas e para completar o ambiente.há quero dizer que faço tpa,s todas as semanas. Atenção não quero de maneira alguma dizer que eu esteja certo,nada disso,isto dá comigo,pode não dar com outros aquários. Abraços :Álvaro Silva
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  6. Boas, Após 10 semanas, resolvi dar a primeira poda à monte carlo, à blyxa e plantar a Limnophila Hippuridoides, esta última ainda não se vê mas será para breve. @Joana M, conforme solicitado pela sua excelência lol aqui vai uma foto da "casa das máquinas" ....e não, não está organizado como as apreensões policiais! (ainda não me apeteceu...lol) Para a próxima semana, entrada da fauna, tinha inicialmente pensado num cardume de Boraras Urophthalmoides mas mudei de ideias e vou optar por um cardume de Tetras Âmbar, o segundo cardume ainda está por apurar. Cumps,
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  7. Hoje foi dia de tpa, também foi dia de poda na Aponogeton Madagascariensis e aproveitei para replantar a eleocharis sp. mini. Agora tenho que ter paciência e esperar pelo resultado. Cumps
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  8. Veio mesmo a calhar este tópico. Aprendi aqui muita coisa que me vai ser útil.
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  9. Boas, eles reagiram normal, também foi só de passagem e estão bem de saúde num aqua de 500 Litros. ;) Os palhaços não fizeram nada. Neste momento o nano só tem palhaços e hermitas e corais. Cumps.
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  10. Bom ano pessoal e deixem se de guerras.
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  11. Grain of Sand (250L) Data da montagem: 12/12/2015 Tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=247323 Samuel Ferreira
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  12. O INÍCIO NA AQUARIOFILIA Muitos de nós já vimos aquários lindos de morrer, muito bem tratados e lentamente o bichinho de ter um aquário começou a crecer. Este pequeno manual destina-se a todos os que já tendo o bichinho não sabem muito bem como iniciar e que equipamento precisam. Este manual deve ser complementado com a preciosa ajuda fornecida por este site Comecemos então pelo básico: Aquário O aquário quer-se o maior que o nosso orçamento possa comprar. O tamanho aceitável do aquário para se iniciar este fantástico hobby ronda os 60cm. Um aquário de 60 cm não ocupa muito espaço, não é muito pesado, não fica demasiado caro e fundamentalmente é mais simples de manter estável e com os seus habitantes felizes. Filtros Os peixes, como qualquer ser vivo têm necessidade de um ambiente limpo e livre de poluição. Num aquário o responsável por manter a água em condições é o filtro, que deve ter uma capacidade em L/h de cerca de 2 a 5x o numero de litros que o aquário leva e que normalmente é de um dos seguintes tipos: - Interno: É um filtro que se coloca no interior do aquário. São normalmente baratos, embora tenham uma eficiencia de filtragem reduzida e deve ser limpo todas as semanas. - Externo (tipo mochila/cascata) : os filtros tipo mochila (HOB) são filtros que se penduram no aquário ficando o corpo do filtro no exterior. São mais eficientes que os internos e um pouco mais caros. Têm o inconveniente de poderem causar algum barulho de água a cair e de não se adaptarem a aquários que precisem de estar tapados. A limpeza dos filtros de mochila ocorre de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas. - Externo (balde) : Os filtros externos de balde são os reis dos filtros. Altamente eficientes, capazes de filtrar o aquário e manter uma colónia de bactérias em boas condiçoes. São normalmente bastante caros, aumentando o preço com a capacidade de filtragem. Os intervalos de limpeza variam desde 1 a 3 meses, dependendo da quantidade e tipo de peixes no aquário. Termoestato O termoestato tem como objectivo manter a temperatura da água agradável para os peixes. É necessário em aquários de peixes tropicais e por vezes até em aquários de água fria pois mesmo sendo peixes de água fria, muitos não se sentem bem com temperaturas abaixo de 18ºC. O termoestato deve ter uma potencia entre 0,5 e 1W por cada litro de água, depende essencialmente se a divisão em que o aquário vai ficar é muito fria ou não. Iluminação A iluminação permite-nos ver os nossos peixes, simular a variação entre o dia e a noite e claro está, fornecer luz às plantas aquáticas. Também aqui existem valores de referência e a iluminações deve rondar os 0,5 a 1W por litro de água, dependendo fundamentalmente das plantas que vamos ter. Se não quizermos plantas então uma iluminação fraca chega, desde que dê para ver os peixes. Substrato O substrato é o fundo do nosso aquário. Pode ser areia fina, pode ser areão grosso, podem ser substratos especiais para plantas. Devem-se evitar os substratos coloridos com cores fortes pois perturbam os peixes e dão um ar muito artificial a algo que se quer o mais natural possivel. A areia/areão pode ser recolhida na natureza, devendo ser bem lavada e fervida antes de colocar no aquário. Tendo todo o material básico pronto e instalado é hora de meter a água no aquário e passar a tópicos mais avançados. Quimica da água - Ciclo do Azoto Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário. No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos. Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem. O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os níveis de amónia, nitritos e nitratos. O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nítricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico. Química da água - Testes Falou-se anteriormente de amónia, nitritos, nitratos. Estes valores são medidos com recurso a testes químicos. Existe uma grande quantidade de testes no mercado, alguns fundamentais, outros nem por isso. Assim temos como fundamentais/aconselhados: PH - Este teste mede o nível de acidez/alcalinidade. O ph determina o tipo de peixes e também o grau de toxicidade da amónia, é por isso um teste fundamental. NH3/NH4 - Este teste mede a amónia no aquário. É fundamental. NO2 - Teste de nitritos. Não é fundamental porque com o de amónia e o de nitratos podemos controlar bem o fim do ciclo do azoto. NO3 - Teste de nitratos. Fundamental. O nível de nitratos diz-nos quando devemos fazer TPA's e ajuda a perceber fenomenos como booms de algas ,etc. Depois temos outros testes que se utilizam em estágios mais avançados no hobby: KH - Mede a dureza carbonatada. Este teste permite saber se a nossa água tem uma dureza carbonatada elevada. Águas com muita dureza carbonatada têm PH elevado e torna-se difícil de o fazer baixar. GH - Mede a dureza da água. Este teste permite saber se a nossa água é muito ou pouco mineralizada. Alguns peixes preferem águas muito mineralizadas, outros preferem água muito pouco mineralizadas. Peixes Bom... chegando aqui, depois de já ter comprado todos os equipamentos, feito o ciclo e percebido os testes, chega a hora de pensar nos peixitos. Normalmente aqui o pessoal estampa-se de novo porque compram olhando à beleza e fazem misturas "indevidas" ou colocam peixes a mais. Uma das regras pilar deste hobby indica que devemos ter uma relação de 1cm de peixe adulto por cada litro de água. Assim um peixe de 5cm em adulto precisa de 5l de água, o que significa na prática que 10 peixes de 5cm "enchem" um aquário de 60cm (têm cerca de 52 a 54L). Importante é que os peixes a colocar sejam compatíveis e se dêm bem com a água que temos, mas quanto a isso nada melhor que perguntar por aqui no forum 🙂 Se leram isto até aqui, parabéns. Já têm as noções básicas de aquariofilia. Agora é aprofundar e lançar-se à aventura neste maravilhoso mundo. E já sabem... queremos ver fotos depois.
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  13. Olá Artak! Não faças mesmo isso! Nunca mais a água ficava clara,tinhas trabalho e nunca conseguias o teu objectivo. O Humus tem de se colocar com o aqua seco,sem água nenhuma mesmo.Só quando uma camada de areão ou Akadama estiverem por cima do Humus é que é seguro encher com água. Porém há um truque,eu nunca fiz mas há quem o faça: Quando começarmos a notar que o Humus quase esgotou as suas reservas de nutrientes, fazemos umas bolas de Humus já tratado, envolvemos com papel manteiga e enterramos nas zonas que queremos.O papel desfaz-se e o Humus fica disponivel para as plantas.
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