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  1. Joel Mota

    Joel Mota

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  2. Luís Fortunato

    Luís Fortunato

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  3. Miguel Simões

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Showing content with the highest reputation on 07/24/17 Em todas as areas

  1. Boas, Para completar este diy, faltava-me fazer a caixa com o controlador de temperatura, já está feito! ;) Comprei uma caixa de derivação à medida, o botão on/off e fios já cá tinha em casa, seguem fotos: Caixa de derivação já com corte para colocar o controlador: Controlador e botão on/off já colocados no sítio: Coloquei estes dois conectores fêmea, um é o que recebe alimentação e o outro é o que alimenta as ventoinhas: Fazer todas as ligações necessárias e testar: Portanto, tudo montado e a funcionar, o único fio que fica "pendurado" na caixa é o da sonda, todo o resto pretendia que fosse ligar directamente na caixa: Já o fixei no móvel, por sorte, não precisei de aumentar o comprimento da sonda, o fio chega perfeitamente ao aquário ;) Mais um diy acabado ;) Cumps,
    3 points
  2. Tank finalmente cheio, ficam algumas fotos para criticas/sugestões.
    3 points
  3. Olá malta. Hoje ficam com um pequeno vídeo deste aquário... Logo depois das filmagens, poda e tpa. Enjoy!! Cumprimentos Luís Fortunato
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  4. Agora com quase 2 meses de existência... SETUP: Aqua: 50x35x30 (CxLxA) extra-claro @6mm Iluminação: Chihiros LED 27W Filtragem: Hagen Aquaclear 30 CO2: 2kg pressurizado + ELOS AT 10 Substrato: ADA Amazonia + Tropica Plant Substrate + Tropica Aquarium Soil Powder + PENAC p + PENAC w + ADA Clear Super + ADA Bacter 100, etc.... Fauna: Hemigrammus erythrozonus Flora: Eleocharis acicularis, Hemianthus Calitrichoides 'cuba', Hygrophila pinnatifida, Riccardia chamedrifolia, Vesicularia ferriei, Fissidens fontanus, etc....
    2 points
  5. A segunda opção, no mínimo 6.
    1 point
  6. Epá!! não tinhas nada mais para fazer na folga??' LOL Brutal meu amigo, Os meu Parabéns Excelente DIY
    1 point
  7. Danio choprai ou tetra serpae? Pela tua descrição aposto mais no primeiro.
    1 point
  8. Mais uma Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
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  9. Nas laterais... Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
    1 point
  10. Parabéns Catarina, não só pelo aquário como pelas fotos Continuação de excelente trabalho :-)
    1 point
  11. Boas Parabéns ao Aquário HOPE que faz hoje 1 ano de existência Parabéns à extraordinária sinergia que se criou entre o Aquarioflia.Net e a Teia D'Impulsos, já com dois projectos concluídos e prestes a avançar para o terceiro Obrigado a todos os que nos disseram SIM! e farão para sempre parte do HOPE. Fotos de @Tozé Nunes
    1 point
  12. O INÍCIO NA AQUARIOFILIA Muitos de nós já vimos aquários lindos de morrer, muito bem tratados e lentamente o bichinho de ter um aquário começou a crecer. Este pequeno manual destina-se a todos os que já tendo o bichinho não sabem muito bem como iniciar e que equipamento precisam. Este manual deve ser complementado com a preciosa ajuda fornecida por este site Comecemos então pelo básico: Aquário O aquário quer-se o maior que o nosso orçamento possa comprar. O tamanho aceitável do aquário para se iniciar este fantástico hobby ronda os 60cm. Um aquário de 60 cm não ocupa muito espaço, não é muito pesado, não fica demasiado caro e fundamentalmente é mais simples de manter estável e com os seus habitantes felizes. Filtros Os peixes, como qualquer ser vivo têm necessidade de um ambiente limpo e livre de poluição. Num aquário o responsável por manter a água em condições é o filtro, que deve ter uma capacidade em L/h de cerca de 2 a 5x o numero de litros que o aquário leva e que normalmente é de um dos seguintes tipos: - Interno: É um filtro que se coloca no interior do aquário. São normalmente baratos, embora tenham uma eficiencia de filtragem reduzida e deve ser limpo todas as semanas. - Externo (tipo mochila/cascata) : os filtros tipo mochila (HOB) são filtros que se penduram no aquário ficando o corpo do filtro no exterior. São mais eficientes que os internos e um pouco mais caros. Têm o inconveniente de poderem causar algum barulho de água a cair e de não se adaptarem a aquários que precisem de estar tapados. A limpeza dos filtros de mochila ocorre de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas. - Externo (balde) : Os filtros externos de balde são os reis dos filtros. Altamente eficientes, capazes de filtrar o aquário e manter uma colónia de bactérias em boas condiçoes. São normalmente bastante caros, aumentando o preço com a capacidade de filtragem. Os intervalos de limpeza variam desde 1 a 3 meses, dependendo da quantidade e tipo de peixes no aquário. Termoestato O termoestato tem como objectivo manter a temperatura da água agradável para os peixes. É necessário em aquários de peixes tropicais e por vezes até em aquários de água fria pois mesmo sendo peixes de água fria, muitos não se sentem bem com temperaturas abaixo de 18ºC. O termoestato deve ter uma potencia entre 0,5 e 1W por cada litro de água, depende essencialmente se a divisão em que o aquário vai ficar é muito fria ou não. Iluminação A iluminação permite-nos ver os nossos peixes, simular a variação entre o dia e a noite e claro está, fornecer luz às plantas aquáticas. Também aqui existem valores de referência e a iluminações deve rondar os 0,5 a 1W por litro de água, dependendo fundamentalmente das plantas que vamos ter. Se não quizermos plantas então uma iluminação fraca chega, desde que dê para ver os peixes. Substrato O substrato é o fundo do nosso aquário. Pode ser areia fina, pode ser areão grosso, podem ser substratos especiais para plantas. Devem-se evitar os substratos coloridos com cores fortes pois perturbam os peixes e dão um ar muito artificial a algo que se quer o mais natural possivel. A areia/areão pode ser recolhida na natureza, devendo ser bem lavada e fervida antes de colocar no aquário. Tendo todo o material básico pronto e instalado é hora de meter a água no aquário e passar a tópicos mais avançados. Quimica da água - Ciclo do Azoto Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário. No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos. Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem. O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os níveis de amónia, nitritos e nitratos. O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nítricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico. Química da água - Testes Falou-se anteriormente de amónia, nitritos, nitratos. Estes valores são medidos com recurso a testes químicos. Existe uma grande quantidade de testes no mercado, alguns fundamentais, outros nem por isso. Assim temos como fundamentais/aconselhados: PH - Este teste mede o nível de acidez/alcalinidade. O ph determina o tipo de peixes e também o grau de toxicidade da amónia, é por isso um teste fundamental. NH3/NH4 - Este teste mede a amónia no aquário. É fundamental. NO2 - Teste de nitritos. Não é fundamental porque com o de amónia e o de nitratos podemos controlar bem o fim do ciclo do azoto. NO3 - Teste de nitratos. Fundamental. O nível de nitratos diz-nos quando devemos fazer TPA's e ajuda a perceber fenomenos como booms de algas ,etc. Depois temos outros testes que se utilizam em estágios mais avançados no hobby: KH - Mede a dureza carbonatada. Este teste permite saber se a nossa água tem uma dureza carbonatada elevada. Águas com muita dureza carbonatada têm PH elevado e torna-se difícil de o fazer baixar. GH - Mede a dureza da água. Este teste permite saber se a nossa água é muito ou pouco mineralizada. Alguns peixes preferem águas muito mineralizadas, outros preferem água muito pouco mineralizadas. Peixes Bom... chegando aqui, depois de já ter comprado todos os equipamentos, feito o ciclo e percebido os testes, chega a hora de pensar nos peixitos. Normalmente aqui o pessoal estampa-se de novo porque compram olhando à beleza e fazem misturas "indevidas" ou colocam peixes a mais. Uma das regras pilar deste hobby indica que devemos ter uma relação de 1cm de peixe adulto por cada litro de água. Assim um peixe de 5cm em adulto precisa de 5l de água, o que significa na prática que 10 peixes de 5cm "enchem" um aquário de 60cm (têm cerca de 52 a 54L). Importante é que os peixes a colocar sejam compatíveis e se dêm bem com a água que temos, mas quanto a isso nada melhor que perguntar por aqui no forum 🙂 Se leram isto até aqui, parabéns. Já têm as noções básicas de aquariofilia. Agora é aprofundar e lançar-se à aventura neste maravilhoso mundo. E já sabem... queremos ver fotos depois.
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