• >>> Anúncios da Comunidade <<<

    • João Branquinho

      Mensagem para Visitantes   15-04-2017

      Estimado visitante, antes de mais, muito obrigado pelo seu interesse na comunidade Aquariofilia.Net! Esperamos que esteja a gostar do conteúdo que temos no fórum. Dado que não é ainda um membro registado da nossa comunidade, não sabe que está a perder muitas outras funcionalidades e informações disponíveis apenas a membros! Do que está à espera para se juntar a nós? É só fazer clique no canto superior direito e pode inclusivamente usar as redes sociais para agilizar o processo de registo. Obrigado!
    • João Branquinho

      Mensagem para NOVOS MEMBROS e MEMBROS com ZERO MENSAGENS!   31-05-2017

      Os novos membros, e membros com 0 mensagens, têm que apresentar-se no seu tópico de boas-vindas ou criar um tópico com a apresentação do seu aquário! Aquários de água doce devem ser colocados nos Primeiros passos ou em Aquários ou numa das suas sub-áreas e os de Água Salgada nas Fotos e Vídeos. Só depois poderão usar todas as outras áreas do fórum.

Classificação


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 25-05-2017 Em todas as areas

  1. 7 points
    Boas, Sei que ando desaparecido, mas fica aqui uma foto rápida via telemóvel. Abraços
  2. 6 points
    Boas caros amigos, Hoje dia de mais uma actualização, finalmente aos poucos e poucos consegui acabar o móvel, agora sim já vou bricolar o interior Não estava à espera que ficasse tão brilhante, visto ser acetinado contava mais parecido com o mate, mesmo assim não estou descontente até ficou porreiro :) Vou reforçar a pintura no interior dos buracos visto ser o "miolo" do mdf e é o que não deve apanhar água de forma alguma, tem de ficar bem isolado. Agora resta-me o interior, vamos ver o que vai sair dali, ideias não faltam.........falta é tempo! ;) Abraço e até breve!
  3. 5 points
  4. 5 points
    Deixo a atualização da Janela Submergida. Para quem gosta de um estilo mais natural e amazónico. sem CO2... sem pedras... sem acessórios... sem plásticos... sem coloridos... sem adornos... sem misturas... com plantas... com madeira... com folhas... com peixes! Não vale a pena complicar para apreciar o que de mais belo tem a natureza. Gostam do estilo? Comentários e sugestões?
  5. 5 points
    É com enorme prazer que anunciamos uma nova montagem na nossa loja, desta vez com a participação ativa dos nossos clientes! Desta forma, solicitamos aos nossos clientes que pretendam ter a sua “assinatura” numa montagem da nossa loja, que enviem exclusivamente uma foto de um dos vossos aquários plantados para, posteriormente, este ir a concurso e o vencedor será o aquascaper responsável pela montagem de um aquário plantado na Soluções Aquáticas. A partir de hoje e até ao dia 17 de Junho podem publicar exclusivamente no post da nossa página uma foto do vosso aquário e, posteriormente, a Soluções Aquáticas e um dos patrocinadores – Ricardo Romão – irão selecionar as três melhores montagens sob os critérios de qualidade de layout e harmonia do aquário. Após esta pré seleção, essas três montagens irão a votos (likes) publicamente e o vencedor para além de ser o responsável pela montagem de um aquário plantado na Soluções Aquáticas, irá usufruir da oferta de uma Tesoura Dupla Curva da Blau, uma Pinça de Ponta Fina da TMC, um suporte de Ferramentas Aqua Design Center e 10% de desconto PERMANENTE na Soluções Aquáticas até ao final do ano de 2017, até um máximo de 100€ de desconto. O evento da montagem na nossa loja será realizado no dia 1 de Julho. Com este evento contamos dar oportunidade aos nossos clientes de usufruirem de uma experiência diferente, de os motivar a melhorar cada vez mais neste magnífico hobby e, essencialmente, de fazer com que se sintam parte integrante da Soluções Aquáticas. Contamos com a sua iniciativa e criatividade para embarcar nesta experiência?
  6. 4 points
    Para terem uma ideia do que isto cresce vejam 4 dias depois da foto anterior Roots 23-06 Before by Luís Cardoso, no Flickr Dark Mode Roots 23-06 Dark by Luís Cardoso, no Flickr Depois de podado Roots 23-06 after by Luís Cardoso, no Flickr Detalhes _MG_2818 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_2820-Editar by Luís Cardoso, no Flickr _MG_2835-Editar by Luís Cardoso, no Flickr _MG_2839-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos
  7. 4 points
    Muito boa tarde, Antes demais peço desculpa pela falta de actualização aqui do tópico! As coisas por aqui estão a andar bem sem problemas e lá mandei uma foto para concurso. Seja lá qual for a classificação, só espero ter ajudado para que Portugal tenha mais "peso" lá fora. Amigo Paulo, Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, no entanto vejamos isto como uma corrida de F1 por exemplo... Todos tem carros para correr e todos cumprem os mesmos parâmetros mas a grande diferença está no piloto! O que é verdade é que se um piloto nunca tiver participado numa corrida nunca vai saber das suas capacidades e até onde vão os seus limites, o piloto precisa de colocar a sua máquina à prova juntos das máquinas dos outros pilotos que já estão mais do que acostumados a vencer. Todos os pilotos são movidos por diferentes crenças, tais como os que só pensam em vencer, os que acreditam na vitória ou mesmo os que sabendo que não vão sair vencedores mas ainda assim levam no pensamento a experiência de ter participado entre os melhores do mundo. É assim que me defino neste momento, alguém que está orgulhoso por ter estado à prova junto dos melhores do mundo e que não traz para casa nada mais do que a experiência. Entretanto fiz um update no aquário, a segunda linha de calhas similares ás MasWas já cá está. Noto um crescimento brutal nas plantas e as tonalidades que estas adquiriram também me surpreendeu. Os verdes são mais intensos e as cores mais garridas e o pearling é intenso nas ultimas horas de fotoperiodo. Bem já chega de paleio e vamos ao que interessa, hoje não vos trago fotografias mas sim um video. Grande abraço
  8. 4 points
  9. 4 points
    Aqui fica mais uma das montagens realizadas nos workshops de 2016 !!! Aqui podem relembrar o seu inicio e agora contemplar o seu estado actual praticamente um ano depois SETUP:TMC Signature set - 60x45x45 - 122L ILUMINAÇÂO: CHIHIROS RGB 60 FILTRO: EHEIM CLASSIC 350 (2215) 620 l/h 15 WLily Pipes VIV In+Out FlowHARDSCAPE:Vulcanic Rocks from Azores IslandsDecorative ADA La Plata Sand SUBSTRATO:ELOS TerraBrown Tropica Plant GrowthFLORA:Anubias var. nanaMicranthemum 'Monte Carlo'Anubias barteri var. nana 'Petite'Vesicularia ferriei 'Weeping' FAUNA: 20 -Tanichthys Albonubes 1 - Betta Crown Tail 3 - Crossocheilus Siamensis 10 - Otocinclus Affinis 10 - Caridinas Japónicas
  10. 4 points
    10 Dias de vida Roots 10 Dias by Luís Cardoso, no Flickr
  11. 4 points
    Atualização fotográfica... completados 2 anos do aquário (e no geral do layout). Comentários serão bem-vindos! E as pequenas estrelas nascidas cá em casa (5 Ap. Honsloi a crescer neste aquário):
  12. 4 points
    boas, estado de há cerca de 2 semanas atrás @Betta, é essa pecinha mesmo, basta puxar, se necessário usar uma faca para auxiliar junto ao encaixe, retirando-a limpa-se bem o tubo, há escovas e escovas, daquelas baratuxas quase sem curvas são as melhoras, para isto é claro. cumps,
  13. 4 points
    Caros amigos, Finalmente aos poucos e poucos acabei o móvel, algumas peças demoraram a chegar e o tempo também era curto.....então aqui vai: Para a iluminação interior utilizei um balastro e lampadas T5 que tinha retirado de uma calha quando fiz um upgrade, só tive de arranjar um pouco de chapa cortar e furar para colocar os casquilhos (foi aqui que apanhei o tal esticão lol): Os suportes para as prateleiras escolhi uns em alumínio, utilizei uma calha das finas para passar todos os fios eléctricos: Para a iluminação interior coloquei um interruptor na porta para ligar ao abrir a porta e desligar ao fechá-la, este interruptor saquei-o de um microondas velho, funcionou lindamente ;) Coloquei uma chapa de alumínio no fundo que irá ocupar o espaço do filtro e da botija de cO2, e na porta fixei o suporte para as pinças e 2 suportes para panos: Finalmente temos o móvel com o aquário e a calha Espero que tenham gostado de acompanhar este diy, para mim foi trabalhoso mas valeu a pena ;)! Cumps,
  14. 4 points
    Outra coisa... São concursos de fotografia, ou seja a foto conta quase tanto como a montagem. Tens boas condições consegues grandes fotos, mesmo compensando alguma coisa menos conseguida na montagem. E ainda outro fator, muitas montagens são em parte "artificiais", ou seja certos detalhes e plantas são colocadas especificamente para a foto... Plantas de luz à sombra e estão todas bonitas, plantas tipo anubias em plena luz sem qualquer problema, sem qualquer tipo de algas..etc etc Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk
  15. 4 points
    Este é o titulo de uma notícia apresentada pela Calouste Gulbenkian. Provavelmente será apenas um estudo que confirma aquilo que todos nós já suspeitamos. Serve também para mostrar a importância dos peixes, neste caso os danio zebra para a ciência. Os peixes também precisam de amigos
  16. 4 points
    Bom dia, No seguimento do meu anterior tópico : Decidi elaborar mais este em complemento e atendendo a muitas duvidas que vou vendo por aí. Porque cada aquário tem as suas particularidades e vida própria, acertar o CO2 depende de muitos factores, como sendo logo à cabeça a qualidade do material que temos em mãos, a força do filtro a provocar corrente/caudal (como lhe quiserem chamar, é-me indiferente desde que percebam que estamos a falar da velocidade de água que circula pelo aquário e assim transporta CO2), a construção que fizeram, o tipo de plantas, a luz etc. Pretendo com este post ajudar a clarificar ideias e tentarei aqui reproduzir de forma mais fiel possível apenas um método que possa ser utilizado por quem se inicia, e que de alguma forma dê garantias de menor erro neste âmbito. Quando falamos de humanos há sempre o fator erro associado por mais que tentemos dar uma explicação o mais detalhada. E ler é uma coisa ouvir é outra, e ver fazer então seria o ideal mas não é possível. E digo para os que se iniciam porque os mais experientes fazem a seu gosto e encontram uma metodologia com que se adaptam. Não recomendo seguir a dualidade PH/KH porque embora esta temática/quadros permaneça nos milhentos sites da web, contem erros já clarificados também na web mas não em todos os sites o que ainda leva muita gente a percorrer penosos caminhos de aprendizagem. Nem usem a técnica do copo invertido. Assim e partindo do pressuposto que temos o equipamento mínimo necessário: Botija/Extintor de CO2 Regulador de Pressão Válvula Solenoide Tubo rígido e macio Conta Bolhas Difusor Reagente Drop Checker Temporizador Primeiro aspeto: Reagentes são um elemento chave neste processo. Pessoalmente não confio em soluções caseiras 4Dkh. Não corro o risco de deitar tudo por terra para poupar 5 a 10 euros num reagente. Um reagente mal produzido/calibrado pode equivaler a uma enormíssima dor de cabeça e no limite até à obrigatoriedade do aquariofilista ter que recomeçar do zero e deitar tudo fora ou o mais lamentável neste oficio, a morte da fauna por nossa culpa. De todos os que já testei até hoje e já foram bastantes aquele que mais garantias me deu de fiabilidade foi o da JBL. 2 ML ou 35 Gotas deste reagente puro para dentro do DropCheker. Mudo de 2 em 2 meses mais coisa menos coisa. Calibração /Regulação do Co2: Acertar o CO2 é como andar de carro. Quanto mais injeção lhe dermos mais ele acelera. Entendam o aquário como sendo o carro e a injeção é o acelerador. E aqui cabe a cada um ter consciência das suas habilidade de condução e quais os riscos que pretende correr. Eu recomendo uma velocidade cruzeiro e é a que se segue. Nota 1 – Fazer isto ou num fim de semana ou para os que não têm um Sabado e Domingo completo em casa, tentar coordenar folgas ou como conseguirem para estarem sempre presentes em casa. Este procedimento obriga a estar em casa. Não há volta dar. Quem o quiser fazer sem este principio está ( mais uma vez) por sua conta. Nota 2 – Marcar no GPS do carro que o destino principal é que uma hora após as luzes ligarem o reagente no drop checker esteja de acordo com a sua função. Se for o JBL referido lá atrás deverá estar numa cor verde normal o que equivalerá a uns 20 PPM. Agora claro está dependendo do reagente que forem usar pode ser uma cor verde normal, ou verde claro porque aí não sei quantificar e lá está mais uma vez é uma das razões de terem que estar em casa para monitorizar o que vai acontecendo nesse dia. Mas este procedimento sustenta-se sobretudo no reagente da JBL. Que isso fique claro. Depois de tudo instalado é hora de dar ignição ao motor e clicam no punho do extintor. Ligaram a máquina. Agora vão através da valvula de regulação injetar CO2 para o aquário. E aqui tenham calma porque se aceleram demais o mais certo é na primeira curva estarem a chamar o reboque. Vamos lá meter isto em velocidade de cruzeiro. Portanto depois de aberto vão abrindo a válvula de injecção até aparecerem as bolhas no conta bolhas. E aqui vão ter que ter paciência para ir ajustando até conseguirem ter 1 a 2 bolhas por segundo no conta bolhas. Sugiro duas. Esforcem-se! Arranjem maneira de afinar isso para duas. De cada vez que mexerem no ajuste (botão) têm que esperar um bocado até o efeito dessa mexida se reflectir ao que está no conta bolhas. Há sempre um retardamento (delay). Se fecham ou abrem um bocadinho a válvula de ajuste, se aceleram ou desaceleram portanto, tal como o carro a aceleração é evolutiva e a desaceleração igualmente inversa mas não imediata também o mesmo acontece quando mexem no botão do CO2. Mexeu no botão? Aguarde uns 2 minutos até poder contar as bolhas que estão lá dentro com alguma certeza. Acelerem e desacelerem com calma até dominarem a caixa de velocidades e terem 1 a 2 bolhas por segundo. Não há pressa. Uma vez acertada a velocidade (Injecção) vamos ao passo seguinte. Um bocadinho como faz um piloto de automóveis.. a afinar a máquina antes de ir para a estrada. O ligar o CO2 uma ou duas ou três horas antes e desligar não sei quantas antes também antes da luz apagar é muito relativo. Não tem que ser uma ou duas até pode ser três ou quatro. Tudo depende dos imensos factores abordados logo no inicio e o débito que está a ser efectuado. Lembrem-se : O nosso destino (Objéctivo) principal é que uma hora após as luzes ligarem o reagente no drop checker esteja de acordo com verde normal! Se passar ligeiramente disso ninguém morre nem há acidentes. Mas esse é o objectivo. Amarelado nunca! (Ver notas no fim) E uma hora depois porquê? Porque a maioria dos reagentes tem também um “delay”. Não é estalar os dedos e já está a marcar. Não é começar a entrar CO2 para a água e pensar que o reagente acusa ou indica de imediato a volumetria/débito injetado. E medimos uma hora depois porque pelo menos assim temos uma garantia que se uma hora depois das luzes ligarem já tivermos o reagente com uma coloração adequada, significa isso que À HORA que as luzes ligaram lá atrás (uma hora antes) já tinhamos CO2 a nível dentro do aquário. Ou seja a hora que o Timer abre o Solenoide está boa. Portanto para atingir este objectivo é por tentativa e regulação. Mas com um ponto de partida de 1 a 2 bolhas por segundo no conta bolhas acredito que num fim de semana ou mais tardar em três dias isto esteja afinado. Assim, já com o reagente dentro do aquário e tudo a postos, num dia regulam o reostato/timer para que o CO2 ligue uma hora antes das luzes. Nesse dia e uma hora depois das luzes ligarem vão verificar o Drop. Se estiver com um verde normal ou ligeiramente mais claro é como referi lá atrás. Está correcto. Duas horas depois verificam se continua com verde normal ou ligeiramente mais claro. Se assim for não mexe mais. Significa que está no ponto. O CO2 que entra está a ser consumido e mantém-se a nível porque a côr do reagente à uma hora atrás é a mesma que está agora. (verde normal ou claro conforme visualização)… Será uma sorte acertar à primeira.. Sorte de principiante mesmo. Se não estiver verde normal ou claro uma hora depois das luzes ligarem, nesse dia não mexe mais e deixa isso correr assim. Recomendo assim para não mexerem no débito e por conseguinte a aceleração.. se já tiveram o trabalho a afinar a máquina é preferível mexer apenas no Timer. Apenas irão alterar a regulação do timer para que o CO2 no dia seguinte ligue não uma hora antes mas sim duas horas antes. E nesse dia voltar a verificar as cores do Drop tal como descrito antes. E repetir isto até acertar. No limite à terceira tentativa isso estará no ponto. A partir daí o meu amigo não mexe mais na válvula de regulação nem no conjunto do CO2. Perigo: Inversamente pode suceder que o reagente duas horas depois das luzes ligarem esteja mais amarelado que verde e aí estará em excesso. - Ver comportamento da Fauna - Nesta situação temos mesmo que desacelerar e teremos que reduzir ligeiramente o débito de entrada (mexer na válvula) e no dia seguinte repetir tudo. Porque certamente que está a debitar mais que o necessário e embora esteja com 1 a 2 BPS pode estar a debitar muito. Dependendo dos equipamentos pode suceder que no limite 2 BPS seja demasiado. (Aconteceu-me com um regulador que tive antes deste) Não é comum mas pode acontecer. Fica o reparo. O regulador era usado e por isso nunca consegui ter total confiança comprei um novo. Ou não estão a contar bem as bolhas… há conta bolhas e valvulas e ajustes finos “danadinhos” e até o utilizador estar familiarizado com o equipamento que tem, os erros podem suceder por isso muita atenção ao Drop e à Fauna. No caso de excesso de CO2 sugiro desligar o equipamento e tomar atenção à Fauna. Se reacções estranhas começarem a suceder com os vivos é de efectuar imediatamente uma TPA de 30% Com 2 BPS isto não é suposto acontecer. Só se houver algo de errado com os equipamentos e/ou erro humano. Mas nunca é demais avisar já que aqui não temos luz vermelha no painel de instrumentos nem aviso sonoro. Por isso é altamente recomendável a quem nunca afinou um sistema de CO2 que esteja por casa, que veja como os equipamentos trabalham, e se familiarize com a coisa. Mas joguem sempre pelo seguro: Afinem o motor para 1 a 2 BPS e não haverá riscos maiores. Com o tempo e domínio do sistema poderá o aquariofilista quando se sentir mais à vontade mexer no débito e assim alterar toda a cadência do circuito. Se me escapou alguma coisa acrescentem que é para isso que o forum serve. Espero que vos seja útil. Abração a todos.
  17. 4 points
    Nem por isso... consegui mas por pouco tempo! Foi tudo escolhas do Vicente negociadas na loja (ainda existem alguns com paciência para miúdos!) Fica aqui uma foto depois da poda (realizada pelo aquascaper), nada mau!
  18. 3 points
    Roots Data de Montagem: 28-05-2017 Aquário: ADA 45P Móvel: DYI Iluminação: Twinstar Light 450E Filtragem: Tetra EX600 Plus com Seachem Matrix and Seachem Purigen CO2: Pressurizado com Difusor Neo S Outros equipamentos: Twinstar M5 Hardscape: Frodo Stone (20kg) + Redmoor Substrato: Neo Soil Fertilização: DYI Fauna: Por Definir Flora:Ver a foto abaixo Fotos: Hardscape IMG_2628-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Depois de cheio IMG_2644-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Lista de plantas Apresentação1 by Luís Cardoso, no Flickr Aquário patrocinado por: Twinstar Ibérica Aqua Design Center Aquaflora Cumprimentos, Luís Cardoso
  19. 3 points
    Boa noite a todos, Depois da manutenção semanal é este o estado do aquário Grande abraço Bom fim de semana
  20. 3 points
    Boa noite. Deixo aqui mais umas fotos passadas 3 semanas de setup... Roots 19 de junho de 2017 by Luís Cardoso, no Flickr Roots 19 de junho de 2017-2 by Luís Cardoso, no Flickr Roots 19 de junho de 2017-3 by Luís Cardoso, no Flickr Roots 19 de junho de 2017-4 by Luís Cardoso, no Flickr Roots 19 de junho de 2017-5 by Luís Cardoso, no Flickr Roots 19 de junho de 2017-6 by Luís Cardoso, no Flickr Roots 19 de junho de 2017-7 by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos
  21. 3 points
    Sempre que possível deixo que os mais pequenos façam coisas nas minhas montagens. É necessário vigiar de perto porque o risco é grande. Neste caso o meu mais velho (9 anos) pediu este tanque e eu acedi... A parte técnica foi feita por mim, montagem do filtro, termo, Co2, iluminação e fertilização. Todas as restantes operações foram feitas por ele, comigo a monitorizar. O layout, hardscape, plantas e peixes foi tudo pensado e escolhido por ele! E foi ele que montou 90%, dá para ver nos vídeos. Claro que os vidros já tem alguns riscos, algumas coisas não ficaram 100%... mas compensa pelo gozo que dá! A única planta que meti sem 'autorização' foi o feto, uma oferta do Tobias Coring! O Vicente todos os dias me lembra: isso é para sair! mete no teu aquário... As TPA's são feitas por mim ou por ele (com vigilância), é muito simples porque tenho tudo ligado à rede/esgoto, é só abrir e fechar torneiras. As podas são feitas por mim ou pelos dois, ele gosta de plantar e cortar. A comida maioria das vezes sou eu a dar, não faz grande questão. O mais pequeno (4 anos) também quer um mas é muito pequeno e tem muitas ideias...
  22. 3 points
  23. 3 points
    Aqui ficam umas com o telemóvel... Cumprimentos!
  24. 3 points
    Um pequeno update Mas entretanto já fiz algumas alterações nas plantas e em breve quando derem "frutos" deixo umas fotos, para agora ficam as últimas
  25. 3 points
    Ontem fiz uma poda na ROTALA ROTUNDIFOLIA do Aqua OfirScape e coloquei neste Aqua,aqui fica o resultado. Estou a pensar comprar eleocharis parvula, para colocar juntos as rochas... Cumprimentos
  26. 3 points
    E para terminar por hoje Fomos receber os produtos da Seachem oferta da TMAquarium Obrigado Tiago pelo apoio
  27. 3 points
    Ola malta,ora ai está umas fotos acabadas de tirar.. Esta semana tenho que limpar filtro,mangueiras e lily,ja o devia ter feito,mas por motivos pessoais nao tenho tido cabeça para isso.. Enviado do meu SM-A500FU através de Tapatalk
  28. 3 points
    UPDATE 4/6/2017 - 1 Mês Boa noite, trago um update do meu setup. Upgrade no filtro Comprei usado o preço foi mesmo bom, Eheim Professional 3 350 , com litragem máxima de 1050 L/H, 16 w . Com válvula de ajuste de corrente senão iria parecer um vendaval dentro do aquário estou com os pipes que vierem no filtro porque encomendei uns redutores de mangueiras de 16/22 mm para 12/16 mm e ainda não chegaram para puder por os meus lily pipes . (parecem uns monstros dentro do aquário) . Upgrade na fauna 6 Red Cherry; 4 CRS 2 Otocinclus Affinis 2 Neritas 1 Ancistrus sp. Tenho fertilizado com Tropica Premium (4x -1 Push por dia 4,8ml ) e Tropica Specialized (2x - 2,4ml). Ainda a ver de co2. Os Red Cherry's não vinham ovadas , ovaram cá no aquário mas passado algum tempo 2 que tinham bastantes ovos foram deixando de ter quer dizer o que? nasceram ou perderam os ovos? (exemplo foto em baixo antes cheia de ovos agora só 3 ou quatro ). E agora as fotos Feedback? (:
  29. 3 points
    5º Dia - Primeira poda nas plantas de caule - Inicio da fertilização com K e FE Uma ou outra planta a fazer melt. Depois da poda 5 dias depois poda 50mm by Luís Cardoso, no Flickr IMG_2651-2 by Luís Cardoso, no Flickr IMG_2654-2 by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos Luís Cardoso
  30. 3 points
    Obrigado Inácio! Vou fazer a vontade.... Embora as plantas atrás da pedra ainda não cresceram o suficiente para ficar bonito mesmo de frente. Aqui vai:
  31. 3 points
    Aqui fica o video do setup
  32. 3 points
    Com 3 semanas desde a montagem, já se nota algum crescimento! HEHEHEHEHE Espero que gostem de como vai ficando:
  33. 3 points
    A Soluções Aquáticas é um dos patrocinadores da 17º Convenção Internacional da Associação Portuguesa de Killifilia (APK) que decorrerá entre 20 e 22 de Outubro 2017 em Torres Novas. A entrada é livre, portanto não perca esta excelente oportunidade de ter contacto com várias palestras e exposições de diversos exemplares de killies, assim como ter contacto com vários experts nesta área.
  34. 3 points
    Sem dúvida que resolve. Ainda só não comprei para o aqua grande porque são feios e grandes que dói. Estou à espera que inventem algo mais bonito... Não faz perder caudal, não há razão para isso, simplesmente parte da água (muito pouca) vem de cima em vez de baixo. E é regulável. No Red Canyon tenho um e nunca perdi nenhum camarão ou peixe, até porque a água cai por gravidade, logo com pouca força. Nada a ver com o skimmer da Eheim. Aconselho a todos, deixa a água completamente limpa.
  35. 3 points
  36. 3 points
    As Calhas LED Vivagrow são especialmente desenhadas para plantados e possuem uma excelente relação qualidade / preço. Além disso apresentam um controlo inteligente para puder programar o ciclo de luz diário desde o amanhecer até ao anoitecer e tem a função de modo nublado e trovoada. Apresenta um design elegante e compacto, estando preparada para instalação num espaço muito limitado. Vivagrow 50 Vivagrow 60 Vivagrow 90 Vivagrow 120 Confira no vídeo a review que fizemos para si:
  37. 3 points
    Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário O que é o Ciclo do Azoto? Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos (xixi e cócó). Estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos. Quanta amónia é demais? A resposta rápida é: se um kit de teste é capaz de a medir, já é demais (i.e. está em concentrações que pode prejudicar os peixes). Considere acções de emergência (mudanças de água, zeólitos, argila) para reduzir o perigo. (uma discussão mais detalhada da toxicidade da amónia está mais à frente nesta secção.) Falando em termos de aquários, o "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos. As espécies desejáveis de bactérias nitrificadoras estão presentes em todo o lado (e.g. no ar). Portanto assim que tiver amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário. Os detritos dos peixes contém amónia da qual as bactérias vivem. Não dê comida a mais! Mais comida significa mais amónia! Sugestões para algumas espécies são: peixes dourados comuns (para tanques de água fria), zebras, barbos para tanques de água quente e peixes donzela em aquários de água salgada. Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo. O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho! Muitas vezes é possível acelerar o tempo de ciclo. Alguns procedimentos comuns são descritos mais abaixo nesta secção. Cuidado: EVITE A TENTAÇÃO DE COMPRAR MAIS PEIXES ATÉ QUE O SEU AQUÁRIO TENHA EFECTUADO O CICLO COMPLETO! Mais peixes significam maior produção de amónia, prejudicando o seu bem estar e provavelmente causando mortes. Uma vez atingidos níveis de amónia altamente prejudiciais ou tóxicos, o seu aquário sucumbiu ao "Síndroma do aquário novo", o aquário ainda não está totalmente em ciclo e a amónia acumulada tem concentrações letais para os peixes. Quanta amónia é demais? Num aquário estabelecido, a amónia não deve ser detectada usando os test kits comuns, disponíveis nas lojas. A presença de níveis detectáveis indica que o iltro biológico não está a trabalhar em condições, ou porque o aquário ainda não estabilizou completamente, ou porque o filtro não está a funcionar de forma adequada (e.g. demasiado pequeno para a carga de peixes, entupido, etc.) É imperativo que trate do problema (o filtro) conjuntamente com os sintomas (altos níveis de amónia). A concentração letal para os peixes varia entre espécies; algumas são mais tolerantes do que outras. Além disso, outros factores, tais como a temperatura da água e a química têm um papel importante. Por exemplo, a amónia (NH3) muda continuamente para amoníaco (NH4+) e vice-versa, com as concentrações relativas de cada um dependendo da temperatura da água e do pH. A amónia é extremamente tóxica: o amoníaco é relativamente inofensivo. A altas temperaturas e pH, há mais azoto na forma de amónia do que com um baixo pH. Os test kits comuns medem a amónia total (amónia + amoníaco) sem distinguir entre as duas formas. O quadro seguinte dá-nos a quantidade máxima de amónia-N em mg/L (ppm) que pode ser considerada segura a uma dada temperatura e pH. De novo, note que um aquário com um filtro biológico estabelecido não terá amónia detectável; este quadro é apenas para fins de emergência. Se os seus níveis se aproximam ou excedem os níveis mostrados, tome medidas de emergência IMEDIATAMENTE Temperatura da água pH 20C(68F) 25C(77F) ______________________________ 6.5 15.4 11.1 7.0 5.0 3.6 7.5 1.6 1.2 8.0 0.5 0.4 8.5 0.2 0.1 Minimize o stress dos peixes durante o ciclo Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros. Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem. Amquel e produtos similares podem provocar falsas leituras em test kits, tornando difícil determinar exactamente quando o ciclo se completou. Veja a secção test kits para mais detalhes. Também é possível fazer o ciclo de um aquário sem adicionar peixes. O papel dos peixes no processo de ciclo é apenas a produção constante de amónia; o mesmo efeito consegue-se adicionando formas químicas de amónia manualmente (e.g. cloreto de amoníaco). No entanto é uma pouco mais complicado do que usar peixes porque a química da água precisa de ser controlada mais de perto de modo a adicionar a quantidade certa de amónia diariamente. Acelerando o processo de ciclo O ciclo do azoto pode ser acelerado ou ter uma boa ajuda de diversas maneiras. Infelizmente requerem o acesso a um aquário já estabelecido, o que um aquariofilista principiante pode não ter disponível. A ideia principal é encontrar um aquário já estabelecido, tirar algumas das bactérias e colocá-las no novo aquário. Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem. Colocando todo ou parte desse conteúdo (proveniente de um aquário estabelecido) no interior do filtro do novo aquário acelera um pouco as coisas. Se o aquário já estabelecido usa um filtro de fundo, as bactérias nitrificadoras aderem ao areão. Leve algum do areão (uma chávena ou mais) e suspenda-o, embrulhado num saco de pano, dentro do seu filtro (se possível), ou disponha-o por cima do areão do aquário novo (se este tiver um filtro de fundo). Se tiver um filtro externo, de esponja ou de canto, ligue-o a um aquário estabelecido e deixe-o funcionar durante mais ou menos uma semana. As bactérias na água irão estabelecer uma colónia no novo filtro. Após uma semana mude o filtro, já "cultivado", para o novo aquário. Ultimamente, produtos que contêm colónias de bactérias nitrificadoras estão disponíveis nas lojas de animais (e.g. "Fritz", "Bio-zyme", "Cycle"). Em teoria, adicionar bactérias acelera o processo de colonização. A experiência na "net" com estes produtos tem sido contraditória: algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras avisam que não funciona de todo. Em princípio, tais produtos deveriam funcionar bem. No entanto, as bactérias nitrificadoras não conseguem viver indefinidamente sem oxigénio e alimento. Assim, a eficácia do produto depende da sua frescura e pode ser afectada por uma má utilização (e.g. sobreaquecimento). Infelizmente, estes produtos não vêm com data de embalagem, assim não há forma de saber a idade que têm. Algumas (não muitas) lojas de aquários fornecem aos compradores uma chávena de areão de um aquário já estabelecido. Uma palavra de cuidado é apropriada nesta altura. Devido à natureza do negócio, os aquários das lojas muito provavelmente contêm agentes patogénicos indesejáveis (bactérias, parasitas, etc.), não quer certamente inseri-los num aquário já em ciclo. Para alguém que está a montar o seu primeiro aquário, no entanto, todos os peixes serão provavelmente comprados nessa mesma loja, assim o perigo é relativamente pequeno, dado que os novos peixes já estiveram expostos aos mesmos agentes patogénicos. Se possível faça o ciclo com bactérias que não sejam provenientes de um aquário de uma loja. Claro que há muitas variações ao que foi dito que também funcionam. No entanto, é um pouco difícil dar uma receita exacta que funcione de certeza. O melhor é usar uma atitude conservadora e não adicionar peixes muito rapidamente. Além disso, teste a água para se certificar que os nitratos estão a ser produzidos, eliminando o trabalho de adivinhar quando o seu aquário está em ciclo. Cumprimentos, Autor: FAQ http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html
  38. 2 points
    Fotos frescas Fiz um upgrade á calha e adicionei uma fita led plant grow usada em hidroponica a ver se resulta bem para as plantas. E uma foto da fauna na hora da paparoca! Cumprimentos
  39. 2 points
    Boas Aqui vai um update deste projecto. Foto do primeiro dia Hoje Segui o conselho do Filipe sampaio e coloquei o difusor dentro da sump nas traseiras do aquario. Tirando isso a bacopa compact nao sobreviveu aos primeiros dias, desfez-se toda, deduzo que seja por falta de luz, por estar na sombra do tronco, ou porque a calha nao era grande coisa. Falando em Luz a calha original que estava aqui avariou, metade dos leds morreram, e para aprender a nao comprar marcas rascas. Para substituir comprei uma AQUAEL LEDDY PLANT 6W. Com a luz antiga algumas plantas nao se estavam a dar muito bem, em especial o tapete parecia que estava a morrer aos poucos. Depois de adicionar a Leddy as plantas cresceram a olhos vistos. Eu escolhi esta calha porque em Dezembro do ano passado participei num workshop do George Farmer em Porthsmouth onde ele montou um dos seus cubos Aquascaper. Ele usou uma destas e eu perguntei-lhe informacoes e ele recomendou como uma boa escolha qualidade preco para nanos. A fertilizacao esta a cargo do tropica specialized e premium, eu comecei com as quantidades recomendadas, mas tive que aumentar bastante mais porque as plantas continuavam a mostrar sinais de deficiencias. Tirando isso a manutencao deste aquario e minima, de momento ja nem ando a fazer TPA's semanais. Ando a um ritmo de duas por mes mas nao mantenho datas fixas, por isso nesse ponto tem sido um sucesso porque eu queria algo facil de manter. Como falei no principio o objectivo era conseguir um look bastante verde, quase tipo jungle. Nao tenho feito podas tirando uma ou outra folha que nao parece bem e ao musgo que parece querer espalhar-se para todo o lado. Tambem neste ponto acho que foi um sucesso. No entanto tem havido alguns problemas de origem tecnica, a calha que ja mencionei encima e a outra e que ja ha algum tempo que vinha a notar que o meu co2 se andava a gastar muito rapido, tentei descobrir a fuga com agua e detergente e nada. Mas a ultima garrafa so me durou uma semana e ai ja era mais que obvio o barulho de gas a sair. Acontece que o redutor esta a perder gas por um dos manometros, eu nao consigo ver a fuga, mas agora e mais que obvio que e dai que vem, ate porque tem tendencia a ficar molhado e gelado ao toque. O redutor nem um ano tem e comprei a co2 art, o meu redutor anterior durou 6 anos e veio da alemanha. Esperava mais da co2 art e fiquei bastante desiludido. Vou ter que encomendar um novo da alemanha o mais rapido possivel. A perda de gas nao me afecta porque eu arranjo o meu gas de graca, mas nao e seguro e fica chato mudar a garrafa todas as semanas. Estou a pensar enviar a foto deste aquario para a categoria nano do EAPLC. Nao espero ganhar, nem o top 10 mas o que conta e participar. Ate la vou mante-lo ate outubro que e quando vou voltar para Portugal. Espero que gostem das fotos. Fico a espera de sugestoes. P.S mais uma vez peco desculpa pelo ataque ao Portugues. O PC e ingles, e para ajudar cada palavra que escrevo ele tenta mudar para uma palavra em ingles semelhante.
  40. 2 points
    Boas Hoje foi um dia trabalhoso para acabar a instalação de equipamentos. . Foram acabados os trabalhos nas madeiras que passaram pela colocação de dois painéis traseiros e porta central com o apoio do AKI de Portimão . . Com o apoio da Mendes & Canha, lda fizemos também a instalação da terminal de segurança que entre algumas funções interessantes abre a porta central, informa em caso de falha de energia via GSM, alarme de inundação etc... Um agradecimento especial ao João Costa, especialista em equipamentos de segurança da empresa MC por ter disponibilizado dias do seu tempo para nos ajudar Ficam umas fotos da maratona de hoje ( fotos de telemóvel e não editadas )
  41. 2 points
    Não percebo nada de electrónica depois fazes um tutorial passo a passo (Aquariofilia for dummys) que eu copio
  42. 2 points
    Podes comprar uma ventoinha pequena, daquelas por USB, que encontras no aki por exemplo e um temporizador. Pões a ventoinha a soprar para a superfície nas horas mais quentes. Era assim que eu arrefecia o meu nano de camarões no ano passado. Entretanto podes mandar vir uma coisa dessas e um controlador de temperatura tipo o stc 1000.
  43. 2 points
    13-6 manutenção mais à séria
  44. 2 points
    E mais patrocinadores se juntam a nós As refeições para a equipa Aquariofilia.Net durante a estadia e realização dos trabalhos serão oferecidas pelos restaurantes e serviços de: . .. Obrigado por apoiarem o projecto ....nmnmnmnm,nm,nmn
  45. 2 points
    Boas amigos 47 dias depois este é o resultado... Cumprimentos Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
  46. 2 points
  47. 2 points
    Kristo,mas que atrofio..estáva a tentar agradecer a todos pessoalmente com mensagem individual mas nao estou a conseguir,por isso esta mensagem é agradecer a vosses todos que voltaram a comentar o meu aqua e tambem por darem-me as "boas vindas". estive ausente bastante tempo,tempo a mais para o meu gosto,mas foi devido a assuntos pessoais,agora estou de volta e é para ficar. Obrigada a todos. Enviado do meu SM-A500FU através de Tapatalk
  48. 2 points
    Boas, Obrigado Filipe ;) , já tinha a ideia desde o início do interruptor, e podes "roubar" à vontade, ficamos quites!! lol ...a ideia é mesmo partilhar o melhor de cada diy. O programador que tenho é um amigo de longa data, material que dura e dura e dura....controla 4 equipamentos, com bateria de memória até 2 mêses: Com os temporizadores normais, o problema é que quando falta a luz vai atrasando o relógio, temos que voltar a reprogramá-los, neste não é necessário. Cumps,
  49. 2 points
    Boas Separei o post para um tópico à parte, pois é mais pertinente assim e podes obter mais ajuda Primeiro coloca o setup do teu aquário. Muitos de nós para não dizer a maioria que tem aquários sem tampa, e não é por ter tampa que perdes mais ou menos CO2 Os factores em jogo podem ser a forma de dissolução mais ou menos eficaz na água, biofilme à superfície que dificulta a troca gasosa entre a água e a atmosfera (AR) "prendendo" o CO2 e a agitação na superfície da água (que promove tais trocas) Mais uma vez reforço que coloques o setup do que tens para percebermos como ajudar Descrição de Setup - Aquário de água doce e coloca fotos: Como colocar fotos e vídeos no forum Para existir equilíbrio a triadeLUZ+CO2+Fertelização tem de ser proporcional e adequada, se uma falha as algas tem oportunidade para aparecer e conforme for o excesso ou a carência assim são os tipos de algas. Depois temos de pensar nas plantas e conhecer as suas necessidades... Eu tenho um sistema equilibrado com luz intensa e CO2, mas se colocar anubias sem ser numa zona mais baixa ou com alguma sombra vão ganhar algas, pois são plantas de crescimento lento não necessitam de muita luz... Mas não vale a pena alongar, esperamos por informação tua para ajudar
  50. 2 points
    Boas Hoje foi dia de manutenção profunda no HOPE. Limpeza dos dois filtros, troca dos inflow (um deles com skimmer) e outflow. Troca das tampas de vidro por duas de acrílico uma delas com tampinha 3D print,, e elevei as calhas com suportes DIY de acrílico Limpeza de vidros e ligeira poda Isto tudo a contra relógio, por isso mais uma vez negligenciei as fotos no fim... Foram um pouco a pressa e com telemóvel Nota: Introduzimos um cardume de Tetra Cardinal há umas semanas, (acho que ainda não tinha referido) e o efeito foi muito bom para os doentes. O movimento dos Fantasmas Vermelhos e dos Silver Tip com a cor do Cardinais é muito bom, um dos aspectos interessantes do estudo da Dra. Deborah, a introdução de fauna nova também tem efeito positivo nos doentes Antes da manutenção: Depois da manutenção, pois o durante foi caótico Eu e a Enfermeira Chefe Helena Mendes que mandou um beijinho aos pessoal