Projecto para lago (Início da construção)


Recommended Posts

Deve ser :silly:yikesyikes $$$

 

Ois novamente,

 

aquilo que normalmente se designa por: ' fibra de vidro ' é na verdade resina poliester reforçada com fibra de vidro, e não, não é caro, porém á que ter em conta alguns factores:

 

A resina poliester NÃO PODE SER EXPOSTA A UV além disso para garantir a 'não contaminação' da agua em contacto com a mesma, esta deve ser 'revestida' por uma resina 'inerte' como por ex resina epoxi (Aralcin ou Super aralcin, ou qualquer outra variante de outra marca) e esta sim é cara.

 

Para a resina poliester resultar é obrigatório que a superficie seja estavel, ou seja, no teu caso a pedras têm de ser muito bem fixadas, pois qualquer pequeno movimento das mesmas e vais ter a fibra de vidro partida.

 

Eu já usei por diversas vezes fibra de vidro em tanques de betão, e os resultados num foram os melhores, excepto se os tanques forem interiores, no exterior usamos outros produtos mais 'flexiveis' do forma a acompanhar as dilatações e movimentos dos materiais.

 

Aparte disto tudo, esta altura do ano (muito humido), tambem não será a melhor para usares a resina poliester e muito menos o aralcin ou superaralcin, senão tiveres prazos a cumprir aconselho a esperar até ao meio ou mesmo fim da primavera, acredita que vale a pena.

 

Tal como já foi dito, realmente começaste a fazer a coisa pelo telhado, mas agora há que encontrar uma solução minimamente eficaz e dentro de valores que sejam aceitaveis.

 

Eu estou disponivel para quando te der jeito, apenas temos de combinar com 1 ou 2 dias de antecedência e eu tenho todo o gosto em ir ver e dar a minha humilde opinião, é sem um prazer ajudar um colega.

Vou-te enviar o meu nº telemovel por MP qualquer coisa estás á vontade ;)

 

 

Bjs

Paulo Campos

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 172
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já ontem tinha conversado com a minha mana sobre isto, mas digam vocês de vossa justiça. Acho que se poderia tapar isto sem cobrir as pedras num projecto de 3 fases:

 

1ª fase - Tapar as fendas com poliuretano e molda-lo de forma a ficar harmonioso não perdendo a estética e tornando o lago estanque.

 

2ª fase - Tapar o poliuretano com uma camada de cimento, desta forma o poluiretano não fica exposto aos UV e à água que o deterioram

 

3ª fase - Revestimos o cimento com resina epoxi, não só já não reago com o poliuretano, mas também duvido que haja água que ouse sequer sair :lol:

 

É descabida esta ideia? Não resolve já o problema? Mesmo apenas as duas primeiras fases não fariam já com que o lago ficasse estanque?

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ontem tinha conversado com a minha mana sobre isto, mas digam vocês de vossa justiça. Acho que se poderia tapar isto sem cobrir as pedras num projecto de 3 fases:

 

1ª fase - Tapar as fendas com poliuretano e molda-lo de forma a ficar harmonioso não perdendo a estética e tornando o lago estanque.

 

2ª fase - Tapar o poliuretano com uma camada de cimento, desta forma o poluiretano não fica exposto aos UV e à água que o deterioram

 

3ª fase - Revestimos o cimento com resina epoxi, não só já não reago com o poliuretano, mas também duvido que haja água que ouse sequer sair :lol:

 

É descabida esta ideia? Não resolve já o problema? Mesmo apenas as duas primeiras fases não fariam já com que o lago ficasse estanque?

 

 

Ois

 

Não Ana, não é de todo descabida, alias parece-me ser a melhor solução, no entanto, devo-te avisar de que não vais conseguir 100% de estanquecidade.

Isto pode ser um grande problema, mas tambem pode ser apenas um pequeno problema.

No entanto, eu gostava de dar uma vista de olhos in loco, para poder avaliar melhor a questão.

Outra coisa, devem pensar no poliuretano apenas para dar a forma, quero dizer, não usar como adesivo ou enchimento de grandes espaços entre as pedras, a longo prazo acaba por dar problema.

 

 

Bjs

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tive a ler o topico muito atento e fiquei espantado com o projecto espero que corra tudo bem eu um dia se puder espero vir tambem a fazer um lago de raiz mas isso não é para agora cheers

 

Mas muitos parabens pela iniciativa; espero que no fim corra tudo bem:

 

Quanto bomba da maquina de lavar não penses nisso os consumos de energia serão enormes; e essa de trabalhar só umas horas não me parece solução quando o objectivo do filtro será não so de certeza filtragem mecanica mas tambem filtragem biologica e, não me parece que consigas manter uma colonia de bacterias viva apenas com uma influxo de nutrientes de tempo a tempo.

Para diy talvez umas bombas em segunda mão de fossem a melhor opção , muitas lojas tem bombas de 2000litros em segunda mão que usavam em salgados etc.. é so preciso saber procurar e perguntar ou mesmo no forum deves de conseguir achar.

 

 

Quanto aos peixes ciclideos africanos morrem entre os 12 e os 14 graus sei isso por experiencia pois pus uns aulonocara no meu tanque em maio e por os ter deixado de ver pensei que estavam mortos e tinha sido comidos pela koi mas nos fins de dezembro quando as temperaturas desceram mesmo eles vieram ao de cima :twisted: (e tinha crescido bastante ) e por isso digo se a agua na tua zona desce abaixo dos 12 (no fundo do lago) esquece e mesmo assim já deve de ser muito stressante para a bicharada.

 

Eu se fosse a ti ia para kois de qualidade que são a meu ver muito lindos principalmente quando crescerem. agora onde achar kois de qualidade em portugal não sei , a loja que conhecia fechou e so ai vi kois com qualidade aceitavel e aos quais podias dizer que eram kohaku , sanke ; tancho ; etc...

 

umas percas adultas tambem ganham ums cores muito lindas e ficam bem grandes é so pedires a uns pescadores :? ELAS ATÈ REPRODUZEM E TUDO:P

 

boa sorte mais uma vez para o projecto espero ver uma foto com uns nenufares em flor etc.. num futuro proximo :wink:

 

 

p.s. se alguem souber onde achar uma sushui ; sanke ; kohaku e em especial uma showa etc... agradeço que me mandem uma mensagem ando há meses a procura.

Editado por warlock

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos comentários e sugestões, lá para a primavera/verão terminarei o lago e colocarei as fotos!

 

Em relação aos ciclídeos, já tinha de facto posto a ideia de lado por os motivos que aponteste!

 

Em relação ao filtro, ando a namorar um da Sera, com bombas, matéria filtrante e UV incorporados, de momento não tenho aqui a referência, mas pareceu-me uma boa opção, o preço é um pouco puxado, mas se calhar compensa banana rock

 

Obrigada!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro, ando a namorar um da Sera, com bombas, matéria filtrante e UV incorporados, de momento não tenho aqui a referência, mas pareceu-me uma boa opção, o preço é um pouco puxado, mas se calhar compensa banana rock

 

Obrigada!

 

Segue uma ajuda banana rock

 

FiltroLago.jpg

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Belita

 

Antes de continuar com a obra que fauna pretende no lago? É que as características para kois são muito diferentes de plantas, tartarugas e cometas. Esta pergunta é crucial, para a continuidade do seu projecto evitando assim gastos desnecessários.

 

A fibra de vidro é moldável. Mas terá sempre de fazer uma base em betão para ela. Não se esqueça de escavar um pouco o solo e de colocar uma armação de ferro para suportar o cimento. O processo não é barato.

A fibra de vidro pode ter as cores que quiser. Mas a melhor cor de fundo para um lago é o preto. Pois cores claras além de ficarem esteticamente pouco agradáveis com o tempo, também desorientam os peixes.

O fundo preto permite não só realçar os peixes assim como ficar com uma bela película esverdeada das algas que aí se fixarão.

 

http://www.koicymru.co.uk/fibreglass.htm

 

De qualquer forma tem duas hipóteses:

 

- Retirar as pedras e fazer um buraco com prateleiras http://www.mofeliaf.com/Kohaku/lnovo3-home.htm e colocar o liner e posteriormente as pedras por cima.

 

- Fazer um raised pond (lago com a linha de agua acima do solo) com cimento e fibra de vidro ou com liner e segurar o mesmo com pedras por dentro de forma a não estragar o que já está feito.

 

 

Alguns links úteis:

http://www.watergarden.com/pages/build_wg.html

http://www.paradisekoiponds.com/pond_gallery.html

http://pw1.netcom.com/~larry_l/koi_pond_pics.htm

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Belita

 

As tartarugas irão escolher o sítio onde querem viver, são óptimas trepadoras, se não fugirem como aconteceu com a minha.

Deverá destinar os Kois para o lago maior. Quanto ao lago superior que irá fazer cascata para o inferior deverá estar cheio de Plantas aquáticas de preferência jacinto de água pois é um devorador fabuloso de nitratos. Se tiver Jacintos a mais não os jogue no rio (são infestantes). Faça adubo. Basta enterrá-los frescos na terra, são excelentes para alimentar as plantas.

Quando souber o tamanho do lago grande (cubicagem) poder-lhe-ei dizer qual o melhor sistema de filtragem e quantos kois poderá lá colocar. Aconselho-a vivamente a ter uma profundidade mínima de 90 cm.

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente pretendo colocar bastantes plantas no lago superior, não só pela estética que dão, mas também para me livrar dos nitritos. A minha dúvida é se as tartarugas não vão dar cabo delas :evil:

 

Em relação aos peixes, no início pensava coloca-los no lago superior, por um lado para receberem a agua filtrada (as tartarugas ficariam no inferior) por outro, para estarem no mesmo local das plantas. Neste momento estou mais inclinada para colocá-los no inferior, porque este é francamente maior (será mais profundo também com pelo menos 90 cm. ;) ) e terão outra visibilidade!

 

Serão as tartarugas capazes de trepar aqueles pedregulhos?

 

Obrigada pela dica dos jacintos, boa ideia, de facto vou precisar de muuuito adubo! :smilecolros:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de alguma pesquisa e de ouvir as opiniões que me forem dadas (agradeço em especial ao jopapeca que foi ver a poceca de agua) fiz os seguintes esquemas:

 

Vistadecimadolago-1.jpg

 

Lagos3.jpg

 

 

No meio das pedras e para encher o espaços maiores colocaria então o poliuretano para encher, com o tempo verei se resulta, a qualquer altura, caso não vede (umas pequenas fugas de agua não são problema, ficam as TPA feitas) poderei colocar a lona :bad-words::twisted:

Será o pior que pode acontecer e, afinal, essa era a minha ideia original, não fosse o excelente trabalho do pedreiro, ainda hoje a mantinha ;)

 

Estou a editar este tópico para acrescentar as medidas do lago: o de cima mede 2 metros por 1,70 e o de baixo 3,10 e 2,30, estas são as medidas dos seus interiores.

Editado por belita

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um conselho referente aos animais, pelo que vi tu colocarás uma praia que a tartarugas terão acesso, mas na outra imagem já as vejo dentro de água com peixes.

É o seguinte, provavelmente não terás tartarugas terrestres e ao contrário do que muitos pensam, uma tartaruga saudavel deve ter bastante água onde nadar, tanto Trachemys, Pseudemys e Graptemys (as mais comuns, vulgo, tartaruga de faces vermelhas/amarelas, Tartaruga do mississipi etc...) são tartarugas AQUÁTICAS apesar de tolerarem algum tempo fora de água, elas necessitam de água, o tempo fora é para apanhar sol durane algum tempo que lhe é vital para a carapaça.

Ora, realmente é o que vejo aí, elas numa ilustração estão na água, na outra na praia - presumo que haja acesso directo d euma coisa para a outra! (com essa spedras não sie muito como :wink:) Mas reparei que as misturaste com os peixes, é verdade que elas se podem adaptar, num dos dois lagos da minha esocla há duas tartarugas adultas destas comuns e peixes, é verdade que a população de peixes de vez em quando aparece desmantelada, perece mortos por um jack o estripador, portanto é melhor pensares numa possivel forma de avaliares esta situação, das duas uma, ou arriscas e dás conta dos danos (morte dos ditos peixes) ou arranjas outra forma.

 

De resto acho um projecto 5 estrelas e o Hardscape ficou fantastico, vamos ver como fica o produto final, ahco que uma splantinhas aí entre as pedras a imitar um verdadeiro lago, musgo e tal ficariam a matar, mas isso é a meu ver. Para já muito bom! excelente projecto Parabéns!

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tartarugas são corcundas do mississipi, essas são efectivamente as 1º e para já unicas habitanes garantidas deste lago, já estão cá em casa e num aqua manifestamente insuficiente para o que têm crescido, aliás quando surgiu a ideia do lago foi a pensar exclusivamente nelas, com a evolução do projecto é que se têm colocado outras hipóteses. Eu sei que são aquaticas :)

 

Em relação aos peixes, estava a equacionar a hipótese de colocar umas carpas, já com um tamanho razoavel, de forma a poderem fugir destes ATAQUES das "marotas" de carapaça, mas isso será sempre algo a estudar e a introducção das mesmas será muito cautelosa e progressiva, aliás a minha ideia inicial era colocá-las no lago superior, entretanto ví que as carpas também gostam de comer as planticas :crazyeyes:

 

Para as tartarugas terem acesso à praia terei de retirar algumas pedras de forma a que elas possam passar, embora digam que elas são óptimas trepadoras, em último caso colocarei algumas pedras de modo a facilitar a escalada. O declive será apenas o suficiente para que, nos dias de chuva a agua do lago não inunde a praia.

 

Claro que tudo o que tenho aqui colocado são apenas ideias e teorias, já que a minha experiência é nula, agradeço mais uma vez todos os contributos que tenho recebido!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

sei que não tem muito a ver com o teu projecto (uma vez que "não servem " para se porem peixes/tartarugas) mas.... dá uma vista de olhos pode ser que tenha alguma ideia que te sirva

....

http://www.biopiscinas.pt/

 

Uma das coisas que fala é

6. Precisa-se de uma bomba?

 

Muitas vezes usamos bombas solares para as piscinas biológicas, mas estas desempenham um papel diferente do que das bombas nas piscinas convencionais. As bombas solares trabalham apenas durante o dia (quando há bastante luz) e são responsáveis pela criação de correntes ou pela alimentação de pequenos cursos de água que embelezam a instalação.

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;)

De facto muito interessante e se o projecto não resultar por qualquer motivo, bem... posso sempre ficar com uma piscina biológica :mrgreen:

 

Agora fora de brincadeiras, nunca tinha ouvido falar desses filtros, se por um lado parece interessante em termos energéticos, por outro tenho algumas reservas já que um filtro que não trabalhe 24h por dia nunca vai ter o seu potencial biológico :mrgreen:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa Noite , tenho um terrario de exterior para tartas criado de raiz em cimento armado da qual andei a recolher imformação e a projecta lo durante +/- 3 anos e já funciona á 4 anos , e no mesmo tenho inserido 6 femeas ( scripta scripta,Trachemis elegans ) e 1 macho ,o projecto que queres fazer é fenomenal mas ... Li que irias fazer as partes aquáticas com 1 metro , para tartas é preciso muito cuidado , elas ao hibernarem a essa profundidade estão sujeitas a morrerem , em relação a filtragem eu sou um defensor de que nada melhor que fazer um circulo biologico , algumas plantas são optimas para oxigenarem a agua para esse fim ( Iris Helvigata e o jacinto de água ) e tb criando um fundo c granito rolado e alguma terra , em relação a plantas para o teu terrario tens d ter bastante cuidado porque a panoplia de plantas venenosas para as tartas é muito maior do que as que não o são , e as tartas são muito curiosas e tem sempre tendencia para mordiscar tudo , muito mais fica por dizer sobre tartas ... mas s kiseres + imformação eu posso te ajudar .... outra coisa para impermiabilizares o tanque existe um produto que dp de seco é neutro , isto s fizeres em cimento , e para as pedras enxe com cimento rápido que dp de seco é neutro e para lhe dares um toque + natural existe um betume para juntas exteriores em tons de pedra ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li que irias fazer as partes aquáticas com 1 metro , para tartas é preciso muito cuidado , elas ao hibernarem a essa profundidade estão sujeitas a morrerem

 

Mesmo que existam zonas pouco profundas e zonas pantanosas?

 

Que cimento é esse que dá um ar natural para preencher os espaços as pedras?

 

Obrigada!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sim mesmo que existam pouco profundas , o maximo de profundidade para um lago de tartas é entre 60 a 50 cm , mais do que isso é arriscar bastante , por varios motivos , por ex, as tuas tartas ja alguma vez hibernaram no exterior ? s não , sabes quais os riscos que corres ? sabias que 1 alimentação deficiente ou em excesso pode prejudicar a hibernação do animal e o mesmo poderá leva la á morte ? Sabes que as tartas não devem comer todos os dias ? Sabes o que é o jejum das tartas ? existem muitos factores que im fluenciam as tartas e sei tambem o quanto me doi perder 1 animal ( pra mim que sou 1 eterno apaixonado por anfibios e repteis ) ... Sei o quanto complicado é , diria mesmo extremamente dificil , ter acesso a estas imformações mais tecnicas , coisas que aprendi com contacto directo (fisico ) com pessoas que escreveram livros sobre tartas e quem tinha um terrario ha 25 anos e como tal gostaria d deixar aqui a minha ajuda para quem a quiser ... seja na net ou em qq espaço fisico ...

, para dar o tom de pedra natural é um betume francês cor de pedra natural (Modulojoint ) usei o mesmo pq precisava que dp de seco que fosse isento de qq particula quimica uma vez que era para por na linha de água ... o betume é basicamente o mesmo de outros tantos betumes á venda por portugal inteiro para tapar juntas exteriores de mosaicos , azulejo , etc... agora para tapares as fendas e impermeabilizares é com toda a certeza cimento rápido (Propomp) na minha opinião é o mais eficaz , ao mesmo juntem só agua e façam pouco de cada porque secara entre 5 a 15 minutos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto elas nunca hibernaram, sempre viveram num aqua dentro de casa! Sei que elas não devem comer todos os dias e que, quando hibernam não comem! Tenho algumas noções do que deve ser a sua alimentação, mas reconheço a minha ignorância sobre o assunto, até porque as tartarugas são da minha mana, só vão passar para mim porque vou fazer o lago, por isso tenho um longo caminho a percorrer.

 

Estou a pensar fazer a introducção no lago de uma forma muito progressiva e vigiada, precisamente porque tenho medo e julgo que a melhor altura será o verão, não?

 

Já fiz a praia este fim-de-semana:)

Já agora, as tartarugas serão capazes de trepar pedras com +/- 20 cm de altura a pique? é que não estou a pensar fazer nenhuma cerca para além da barreira natural provocada pelas pedras :| Sei que são capazes de cavar e por isso fiz uma barreira em cimento à volta da "praia" com 40 cm de profundidade.

Estou na dúvida em relação ao tipo de areão que devo colocar na praia, elas gostam de o esgravatar e eventualmente é lá que põe os ovos, certo?

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto elas nunca hibernaram, sempre viveram num aqua dentro de casa! Sei que elas não devem comer todos os dias e que, quando hibernam não comem! Tenho algumas noções do que deve ser a sua alimentação, mas reconheço a minha ignorância sobre o assunto, até porque as tartarugas são da minha mana, só vão passar para mim porque vou fazer o lago, por isso tenho um longo caminho a percorrer.

 

Estou a pensar fazer a introducção no lago de uma forma muito progressiva e vigiada, precisamente porque tenho medo e julgo que a melhor altura será o verão, não?

 

Já fiz a praia este fim-de-semana:)

Já agora, as tartarugas serão capazes de trepar pedras com +/- 20 cm de altura a pique? é que não estou a pensar fazer nenhuma cerca para além da barreira natural provocada pelas pedras :? Sei que são capazes de cavar e por isso fiz uma barreira em cimento à volta da "praia" com 40 cm de profundidade.

Estou na dúvida em relação ao tipo de areão que devo colocar na praia, elas gostam de o esgravatar e eventualmente é lá que põe os ovos, certo?

 

 

Boas

Na minha opiniao a melhor altura para fazeres a introduçao das tartarugas no lago será mesmo agora na primavera, no entanto aconselhava-te a esperar a que o tempo aqueça mais um pouco. Isto porque assim as tartarugas iram adaptar-se gradualmente as variaçoes termicas, e as amplitudes de temperatura dia/noite, estando preparadas para hibernar no Outono seguinte.

Quanto a altura da agua acho que a opiniao da Faisca é boa mas optaria pelo menos pelos 60cm. Quer pelas tartarugas aquaticas geralmente serem nadadoras eximias, quer pela variaçao menor da temperatura da agua no Inverno nas partes mais fundas. Isto é, mesmo que a agua gele a superficie no fundo a agua manter-se-á sempre a temperaturas a rondar os 4,5º.

Já que falaram em alimentaçao o palno que eu sigo é este:

- Bébés (até 5,6 meses) - 1 vez por dia;

- Juvenis - a cada segundo dia;

- Adultos (+5anos) - A cada terceiro dia.

Espero ter ajudado de alguma forma, e é sempre bom falar com outros criadores. :D :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Na minha opiniao a melhor altura para fazeres a introduçao das tartarugas no lago será mesmo agora na primavera, no entanto aconselhava-te a esperar a que o tempo aqueça mais um pouco. Isto porque assim as tartarugas iram adaptar-se gradualmente as variaçoes termicas, e as amplitudes de temperatura dia/noite, estando preparadas para hibernar no Outono seguinte.

 

Pois... mas o lago ainda não está pronto :( Está quase, eu e a minha mana estamos a pensar seriamente em começar a obra nós as 2, arriscado? Enfim... logo se vê

 

As tartarugas são corcundas do Mississipi, com +/- 6 anos e para já, são 2 machos, estamos a pensar ir ao Jardim zoológico ou ao parque biológico de Gaia trocar para ficar com pelo menos 1 casal!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo perfeitamente com o Norby em termos da profundidade e tambem na altura ideal para a introdução dos mesmos dira mesmo que para o meios do mês de maio ou mesmo no principio ja possas fazer a introdução das tartas , uma vez que eu não conheço o tipo d relevo dessa região 60 cm está optimo mas nada mais que isso , so´quero fazer um esclarecimento , em relação á profundidade , ela não deve ser superior aos 60 cm por causa das manifestações do animal na hibernação , ou seja elas muitas das vezes mesmo "dormindo" vêm cá acima respirar porque o seu corpo assim o exige , as suas reservas de ar são tão infima que por necessidade e nunca saindo da hibernação vão á superficie lentamente atestar as suas reservas de ar , s a profundidade for superior aos 60cm o animal tem muitas probabilidades de morrer afogado a meio do caminho ! agora outra coisa s aí nessa zona onde vives a temperatura baixa assim tanto que dê origem á superficie gelar , estão começa desde ja a arranjar algo para cobrir o lago para que a mesma não gele , não por causa da temperatura da água mas sim para evitar que por eventualidade o animal venha á superficie respirar tenha onde , e isso pode ser rede de sombreamento a 80% e no entanto a melhor até pq assim corta tb a luz que irá entrar no lago forçando o animal a não sair da hibernação nos dias "quentes"de inverno uma vez que nunca hibernaram no exterior. As tartas são trepadoras eximias e em todo o seu tempo em que explorão o exterior estão sempre procurando formas de sair e / ou trepar na minha opinião a cerca mesmo sendo em pedra deve de ser no minimo com 50cm de altura. em relaçºão á troca de 1 macho para 1 femea , jamais elas iram criar , a não ser que a seguir á postura tu tires os ovos e ponhas em uma encubadora propria para o mesmo fim , que tens de ser feito com 1 cuidado extremo ... e não sei até que ponto isso será "legal" para essa especie . tambem tens de ter cuidado s fores inserir um animal novo no teu lago e devo te dizer que geralmentye antes do mesmo s deve por o animal num terrario seco em quarentena para evitar que não leve seja o que for indesejado para o lago e ter certeza que o animal está em optimas condições ... fazerem a obra as 2 não é arriscado desde que tenhas alguma experiencia e /ou imformação , esta é a minha opinião ! No entanto eu estou disponivel pra te dar toda a ajuda que quiseres e / ou necessitares seja imformativa ou pratica , mas essa decisão cabe te a ti ,fazeres c ajuda ou sem ela ... As tartas só escavam geralmente para fazer a postura ,pela minha experiencia elas gostam muito mais da terra do que do areão ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais