The Serenity


Pedro Bernardo

Recommended Posts

Bom dia

 

O Dragon Head sofreu um remake tão grande que resolvi abrir novo tópico onde vou desenvolver este trabalho, basicamente apenas ficou tapete e um tronco e claro as plantas podadas e replantadas com algumas saídas e novas entradas :)

 

(Re)Montagem:
Março de 2017


Aquário:
Vidromoldura, vidro extra claro by Mestre Rui Melo
120x50x50
Móvel FUSION 120 de 40mm

Iluminação:
2 X calhas Zetlight Lancia ZP4000-1200 Plant

Controlador ciclo solar Zetlight

Aquecimento:
Hydor inline 300W

Filtragem:
Eheim Pro 3 350
Eheim Experience 250

Outros Equipamentos:
Twinstar Super S
EHEIM reeflexUV
Atomizador JBL Proflora

Substratos:

Flourite Black Sand

Hardscape:

Tronco Mangrove

Ryouh Stone

Pedra "Basaltos Rolados"

Fertilização:

Liquida (sais) E.I. (adaptado) + Sistema de CO2 + Flourish Excel + cápsulas para substrato

 

Fauna:

- Pearl Gourami (Trichopodus leerii)

Sparkling Gourami (Trichopsis pumila)

- Golden Pencilfish (Nannostomus beckfordi)

- Glass Catfish (Kryptopterus vitreolus)

 

- Ancistrus s.p. (Ancistrus Long Fin)

- Otocinclus (Otocinclus macrospilus)

- Corydoras (Corydoras sterbai)

 

- Japónicas (Caridina multidentata)

- Red Cherry (Neocaridina davidi var. red)

 

Flora:

- Bolbitis heudelotii

- Micranthemum micranthemoides

- Microsorum pteropus 'Trident'

- Microsorum pteropus 'Narrow'

- Staurogyne repens

- Limnophila hippuridoides

- Micranthemum 'Monte Carlo'

- Anubias 'Petite'

- Hygrophila pinnatifida

- Alternanthera reineckii 'Mini'

- Alternanthera reineckii Pink

- Ludwigia palustris

- Pogostemon erectus

- Ceratopteris thalictroides

- Bacopa australis

- Limnobium laevigatum

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam as fotos do início ;)

 

 

med_gallery_69905_4764_134433.jpg

 

med_gallery_69905_4764_9974.jpg

 

med_gallery_69905_4764_1001627.jpg

 

med_gallery_69905_4764_1657519.jpg

 

med_gallery_69905_4764_323024.jpg

 

 

 

 

Aproveitei e fiz um DIY com acrílico que tinha por aqui.

 

Tenho Flavatras e estas meninas de quando em vez gostam de dar uns saltos, por isso fiz o rebordo em acrílico.

 

Com as sobras fiz os suportes para elevar as calhas 5cm, até nem ficou mal para uma manhã de trabalho :tongue:

 

med_gallery_69905_4764_2002653.jpg

 

med_gallery_69905_4764_198514.jpg

 

med_gallery_69905_4764_1430064.jpg

 

med_gallery_69905_4764_2234646.jpg

 

med_gallery_69905_4764_2031861.jpg

 

 

 

Agora é deixar crescer e dar a tesoura ;)

 

Em breve actualizo com o mato mais crescido e composto.

 

Abraço

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o aquário, e o diy está 5 estrelas.

 

Parabéns

  • Votar + 1

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Pedro! E sempre com as engenhocas das quais também sou fã ;) Colaste o acrilico com silicone? Também tenho um flavatra, mas o gajo só saltou ao inicio (3 vezes), agora está mais calminho.

 

Força nisso e fotos mais detalhadas sff ;)

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o aquário, e o diy está 5 estrelas.

 

Parabéns

 

Obrigado

 

 

Muito bom Pedro! E sempre com as engenhocas das quais também sou fã ;) Colaste o acrilico com silicone? Também tenho um flavatra, mas o gajo só saltou ao inicio (3 vezes), agora está mais calminho.

 

Força nisso e fotos mais detalhadas sff ;)

 

Abraço

 

Obrigado, o acrílico colei com cola para plexyglass da Ceys, até tenho em casa dos meus pais cola para acrílico que faz fusão mas não tenho a bulas das misturas e a preguiça não ajudou fiz tudo por aqui em casa mesmo...

 

Fotos foram do telemóvel mesmo para não mostras as imperfeições :tongue:

 

Em breve faço fotos quase decentes e vídeos ;)

 

Abraço

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Está como diz o nome ""Serenity" :)

 

Impecável, dá gosto olhar para essa simplicidade, mas o último layout também não estava nada mau ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Pedro

 

Estas satisfeito com esse substrato?

 

Estou a pensar comprar desse substrato, apenas estou na duvida entre o sand e o gravel. Qual será o melhor para um comunitario low tech?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não vou usar outro substrato :)

 

Depois das experiências anteriores queria um inerte que fosse de qualidade e este é!

 

As plantas enraizaram de forma brutal, não compacta como areia, aliás nada tem a ver com areia apesar de ter o grão muito miúdo. Mas compacta o suficiente para não deixar entranhar a sujidade sendo esta fácil de aspirar ;)

 

Eu aconselho, ressalvando que é um inerte. Faço fertilização com cápsulas tropica e liquida caseira feita com mix de sais.

 

Não te posso dizer qual o melhor pois só usei este e não o mais grado, no Aquário HOPE também temos este

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

 

Obrigado pelas dicas

 

Tenho seguido os teus tópicos e vejo que tens tido óptimos resultados com este substrato

 

Eu procuro um substrato que me dure bastante tempo, apesar de este ser inerte penso que seja uma boa opção. Eu não pretendo andar a fazer montagens todos os anos, o meu actual aquário está montado há 10 anos para teres uma ideia.

 

 

Cumps

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, também tenho um desses. Regulas a quantidade de água que entra por cima rodando a peça de baixo. Quanto mais fechada mais água entra em cima. Eu tenho no cubo com uns 30 camarões e nunca vi lá nenhum preso.

 

Mas com isto não quero dizer para o Pedro não fazer nenhuma curta metragem! Queremos ver um filme disso Pedro, especialmente dos gadgets que tens dentro do móvel!

 

Vá, limpa lá o pó à câmera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro posso.te pedir um favor ?

Fazes um video do teu in com skimmer para ver como ele pousa na agua ?

Tens alguma rede em cima dele para não irem para lá peixes e camarões ?

 

Mudei ontem mesmo, tinha tudo em vidro VIV, mas passei para inox...

 

O flutuador camarões não me papava (sem rede) mas um dia não sei como baixou e ficou em baixo e entrou um otto...

 

 

André, também tenho um desses. Regulas a quantidade de água que entra por cima rodando a peça de baixo. Quanto mais fechada mais água entra em cima. Eu tenho no cubo com uns 30 camarões e nunca vi lá nenhum preso.

 

Mas com isto não quero dizer para o Pedro não fazer nenhuma curta metragem! Queremos ver um filme disso Pedro, especialmente dos gadgets que tens dentro do móvel!

 

Vá, limpa lá o pó à câmera.

 

Vídeo já tinha postado lá mais atrás

 

Fotos do material novo (um pouco à pressa)

 

med_gallery_69905_4764_2955704.jpg

 

med_gallery_69905_4764_569325.jpg

 

med_gallery_69905_4764_1305906.jpg

 

med_gallery_69905_4764_1716352.jpg

 

 

 

Os dentes são mais abertos neste, mas de muito melhor qualidade o flutuador e o ajuste em baixo é do outro mundo, adorei :) Material do Ivo Soares da Solaqua

 

Tem ali umas folhinhas pois hoje andei a jardinar e retirar fauna e introduzir novos meninos e foi o caos :)

 

Mas camarões não os vejo ali

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso.... tinha receio que fosse mais acelerada, pois os filtros são os mesmos, apenas os lily pipe de vidro tem aquele funil que desacelera a água e estes a boca é muito pequena...

 

Estes sentes nos 20 cm à frente dos tubos e depois dissipa-se, mas o que noto é que apesar de dar a ideia que é mais direccionado, na prática consigo ter melhor e mais homogénea corrente por todo o aquário e as plantas nem balançam.

 

Em suma a diferença neste contexto foi pouca e para melhor no meu caso

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho visto varias maneiras d colocar as entradas e saídas e muita gente decente idéias completamente diferentes.

Existir zonas quase mortas de corrente num aquário pode traduzir.se em algas ou nem sempre é assim ?

Depois o termostato também varia em relação a isso, existe quem ponha no mesmo vidro lateral, existe quem ponha no vidro contrário para levar com a agua que vem na corrente do out do filtro, etc.

Qual a tua opinião?

Editado por Pedro Bernardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia:)

 

Aquecedor, tenho inline da Hydor ligado a um dos filtros, mas com aquecedor dentro do aquário tinha num dos cantos atrás escondido com a vegetação, mas por cima tinha o outflow e água quente sobe por convecção sendo difundida desse ponto... Mas ressalvo que sempre uso dois filtros com um a coisa poderá ter de ser melhor ajustada... A ideia de ter no lado oposto é aquecer a água que vem dos outflow, ganhas eficácia perdes na estética e ai é algo pessoal ;)

 

Sobre a dinâmica da corrente no aquário.... A água convém circular da forma mais homogénea por todo o aquário, por forma a destribuir nutrientes ás plantas e circular pelos filtros.

 

As zonas "mortas" poderão originar precipitação e acumular detritos e matéria orgânica o que dificulta ser apanhada pelo intake do filtro... e neste aspecto as maiores barreiras que tive foi mesmo o hardscape, por exemplo no Dragon Head.

 

Nada como testar e perceber como a água flui e posicionar os infow e outflow e aquecedor de forma a optimizar o que queremos ;)

 

Não defendo teses nesta matéria, defendo sim experimentação, considerando a melhor hipótese, testar, observar e concluir, se resultar excelente, caso contrário testar de outra forma ;)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia:)

 

Aquecedor, tenho inline da Hydor ligado a um dos filtros, mas com aquecedor dentro do aquário tinha num dos cantos atrás escondido com a vegetação, mas por cima tinha o outflow e água quente sobe por convecção sendo difundida desse ponto... Mas ressalvo que sempre uso dois filtros com um a coisa poderá ter de ser melhor ajustada... A ideia de ter no lado oposto é aquecer a água que vem dos outflow, ganhas eficácia perdes na estética e ai é algo pessoal ;)

 

Sobre a dinâmica da corrente no aquário.... A água convém circular da forma mais homogénea por todo o aquário, por forma a destribuir nutrientes ás plantas e circular pelos filtros.

 

As zonas "mortas" poderão originar precipitação e acumular detritos e matéria orgânica o que dificulta ser apanhada pelo intake do filtro... e neste aspecto as maiores barreiras que tive foi mesmo o hardscpare, por exemplo no Dragon Head.

 

Nada como testar e perceber como a água flui e posicionar os infow e outflow e aquecedor de forma a optimizar o que queremos ;)

 

Não defendo teses nesta matéria, defendo sim experimentação, considerando a melhor hipótese, testar, observar e concluir, se resultar excelente, caso contrário testar de outra forma ;)

Esta questão da circulação realmente tem que ser à base de experimentação, tenho 2 metros de aquário e, apesar de usar dois Eheim Pro4+ 600, este tema têm sido uma constante incógnita.

Já experimentei diversas posições diferentes, agora tenho os dois retornos do lado esquerdo ( um próximo da superfície e um próximo do fundo, e este está ligado ao reator de CO2) e as duas saídas do lado direito, só assim consegui garantir que o CO2 atravesse todo o aquário e que tenha menos zonas mortas.

 

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.