Novo Projecto - Aqua 60l - Comunitário


ThunderDrum

Recommended Posts

Boas em relação á fauna acho que fizeste uma boa escolha

E na flora acho que podias fazer um tapete como queres mas terias de apostar num sistema de co2

E fotos do aqua ?

 

 

Abraço Ângelo

Obrigado!

 

CO2 não está nos planos...pelo menos para já!

 

Fotos ainda nada, pois tenho que limpar o aqua...talvez este fim de semana!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por piada, um esboço feito à pressa, tem demasiadas plantas mas a ideia será mais ou menos esta...

 

http://www.theaquatools.com/content/view-your-sketch&num=17247

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o aquario já está limpo, falta comprar o móvel e começar a montagem!

Dúvidas:
-Iluminação: apesar de não estar a pensar em plantas dificeis, a iluminação é uma calha da aquapor de 15w (T5 6500k) que temo que seja insuficiente.
Que lâmpada posso pôr para substituir esta (tem 44cm e o balastro penso que é de até 36w) sem trocar de balastro?

-Substrato: vou pôr uma areão preto e vai ter tembém uma areia como já disse antes, e tenho aqui uma terra de vasos (humus de minhoca e tal) que estava a pensar pôr, porque assim sempre tinha algo para as plantas, apesar de não ser um plantado.
Posso pôr? Que tratamento lhe devo dar antes? ferver e lavar?

Obrigado.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o aquario já está limpo, falta comprar o móvel e começar a montagem!

 

Dúvidas:

-Iluminação: apesar de não estar a pensar em plantas dificeis, a iluminação é uma calha da aquapor de 15w (T5 6500k) que temo que seja insuficiente.

Que lâmpada posso pôr para substituir esta (tem 44cm e o balastro penso que é de até 36w) sem trocar de balastro?

 

-Substrato: vou pôr uma areão preto e vai ter tembém uma areia como já disse antes, e tenho aqui uma terra de vasos (humus de minhoca e tal) que estava a pensar pôr, porque assim sempre tinha algo para as plantas, apesar de não ser um plantado.

Posso pôr? Que tratamento lhe devo dar antes? ferver e lavar?

 

Obrigado.

boas, pelo que li aqui no fórum penso que deve sofrer um tratamento para mineralizar e pelo que me lembro era um tratamento de vários dias.

De qualquer forma eu não arriscava...não sejas forreta e compra um susbstrato barato que gastas pouco ai ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda, mas não é uma questão de ser forreta, é mesmo não haver muito (ou nenhum) €€€ para gastar e já ter a tal terra em casa...

 

Mais alguém com dicas acerca do substrato?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda, mas não é uma questão de ser forreta, é mesmo não haver muito (ou nenhum) €€€ para gastar e já ter a tal terra em casa...

 

Mais alguém com dicas acerca do substrato?

eu estava a brincar, sei que as coisas não estão fáceis e que as "marias" de casa também não facilitam.

eu tenho receio dessas coisas...exemplo boom de algas, etc, e por isso quando quero fazer montagens mais económicas para aquários dessas dimensão uso ou bolas fertilizantes da jbl ou "fondo vivo"...ronda os 5€ saco pequeno.

 

Se optares pelas "bolas" até as podes adicionar mais tarde e aquilo tem duração de fertilização de aprox. 1 ano segundo publicitam.

 

Imagina o que é teres o aquario todo montado, gastar dinheiro em plantas e teres uma má experiência com um susbstrato "diy"?

 

De qualquer forma espera por opiniões de pessoas que já tenham usado que sempre serão de mais ajuda do que a minha que é meramente teórica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou ciente desses possíveis problemas, mas a quantidade a pôr também não seria muito grande...só me lembrei desta hipótese por ter a terra cá em casa, não estava a pensar em pôr substrato fértil se não tivesse.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o aquario já está limpo, falta comprar o móvel e começar a montagem!

 

Dúvidas:

-Iluminação: apesar de não estar a pensar em plantas dificeis, a iluminação é uma calha da aquapor de 15w (T5 6500k) que temo que seja insuficiente.

Que lâmpada posso pôr para substituir esta (tem 44cm e o balastro penso que é de até 36w) sem trocar de balastro?

 

-Substrato: vou pôr uma areão preto e vai ter tembém uma areia como já disse antes, e tenho aqui uma terra de vasos (humus de minhoca e tal) que estava a pensar pôr, porque assim sempre tinha algo para as plantas, apesar de não ser um plantado.

Posso pôr? Que tratamento lhe devo dar antes? ferver e lavar?

 

Obrigado.

Boas

Eu no meu aquario que também é um aquapor mas de 40l ele também trazia uma lâmpada de 15 w mas achei pouco por isso coloquei mais duas na parte de traz do aquario e puxei a do aqua para a frente e assim fiquei com 32w de luz .

No teu acho que deveria de ter o mesmo ou mais luz

 

Abraço Ângelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu no meu aquario usei o humos de minhoca.

Tem que ser bem fervido e muito bem lavado, quando acabas de o tratar tens para ai metade do que tinhas no principio, eu tambem tenho poucas plantas e não tive nenhum boom de algas, tem atenção que terra de vasos é uma coisa e humos é outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu no meu aquario que também é um aquapor mas de 40l ele também trazia uma lâmpada de 15 w mas achei pouco por isso coloquei mais duas na parte de traz do aquario e puxei a do aqua para a frente e assim fiquei com 32w de luz .

No teu acho que deveria de ter o mesmo ou mais luz

 

Abraço Ângelo

 

Ok, mas isso implicou ficar com o aqua sem tampa, certo?

 

Boas eu no meu aquario usei o humos de minhoca.

Tem que ser bem fervido e muito bem lavado, quando acabas de o tratar tens para ai metade do que tinhas no principio, eu tambem tenho poucas plantas e não tive nenhum boom de algas, tem atenção que terra de vasos é uma coisa e humos é outra.

 

Eu falei em terra, pois não é bem apenas humus, embora seja maioritariamente constituido por humus.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não existe humus sem ser orgânico... :naughty:

 

 

Tá decidido, vou pôr uma pequena quantidade, principalmente nas zonas onde penso que será mais necessário...

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoL

 

Olha, só um pormenor aparte, quando fizeres "Citar" para responder a um tópico, escreve fora da caixa de citação, senão assim parece que (neste caso) fui eu a escrever isso.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ok, mas isso implicou ficar com o aqua sem tampa, certo?

 

 

Eu falei em terra, pois não é bem apenas humus, embora seja maioritariamente constituido por humus.

Boas sim o aqua fico sem tampa

 

Abraço Ângelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

UPDATE:

 

- Desisti de usar o humus como substrato, não tenho peneira fina e na lavagem perdia tudo. Portanto, não haverá substrato fértil, quando muito umas pastilhas de fertilização, ainda não sei.

-Plantas já estão a caminho, falta essencialmente a Egeria Densa que quero colocar do lado direito

-Areão preto e pedras vulcanicas pretas chegam depois de amanhã, obrigado André Alves pelo excelente negócio!

-Cerâmicas para o filtro compradas e base em PVC, deu para os dois aquas!

-MÓVEL

  • Depois de ter comprado o móvel como sugerido pelo Paulo SS, no IKEA, depois de o ter ido trocar porque não dava para montar (furações ligeiramente desencontradas) lá ficou o móvel preto na sala com o aqua já em cima.
  • Conforme acordado com a "Maria", o móvel de TV que é em faia, não condiz com o do aqua, logo quando houvesse t€mpo, iriamos retirar e comprar outro em preto no IKEA para ficar a sala arranjadinha
  • Sabado à tarde, ao ir despejar o lixo, qual foi o meu espanto por encontrar um móvel de TV LACK ao lado dos caixotes!!! Em bom estado, apenas ligeiramente abaulado pelo peso da TV, com alguns picados e um dos pés partido ao meio!!! Passei no IKEA e não vendem os pés nem os suportes interiores (para o peso da TV) em separado, irei comprar no LEROY uns para desenrascar, por enquanto tem umas prateleiras de uma estante de CD's e um volume dos Miseráveis a suportar o peso. Quanto ao pé, como absorve a super cola, optei por usar uma fita cola preta, super forte, aparafusei e ficou OK!

Conclusão: a sala ficou com bom aspecto!!!

 

Este domingo prevejo o inicio da montagem do aqua...prevejo...até porque as plantas terão que ser plantadas!!!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update rápido, primeiras fotos, agradeço opiniões, apesar de não querer nada de super-pro-aquascaping, estou aberto a sugestões:

 

82a9.jpg
rb77.jpg
flq.JPG
e5vs.jpg
gqxm.jpg
Depois pôr mais novidades...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

A rocha grande ao fundo, vai esconder alguma coisa tipo termoestato ou algo ? Como não puses-te fotos laterais, não dá para perceber a profundidade, ou se dá para os peixes passarem á sua volta por trás.

 

Penso que tens a rocha vermelha do fundo demasiado escondida, pois tem uma cor que sobresai, deveria ficar noutro spot.

 

Qual a altura do areão no geral ? Atenção á plantação para não levantar tudo após 1 ou 2 dias !

 

Continua, update update update ! :P

 

Abraço

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá perfeitamente para passarem por trás, provavelmente sim, irá esconder o filtro, que é bastante grande...por trás terá plantada a Egeria Densa e de cada lado a Ludwigia Repens Rubin. A traseira levará as Valisnerias e na areia anubia e feto java.

Do lado "negro" ainda falta um tronco tipo raíz que ainda não tenho... e levará a Saggitaria na frente, musgos no tronco e feto de java.

 

A rocha vermelha como sobressi pensei em deixar ali, mas percebi o que queres dizer, ontem tambem já estava a ficar com sono...

 

O areão tem 2 dedos de altura na parte mais baixa. Tinhas razão quando disseste que iria precisar de 7kg tinha sido o ideal, mas na "colina" por baixo do negro tem areia também, para dar a altura.

 

Logo à noite...plantação!!!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gosto do contraste.

Ainda está a meio gás, a água vai entrando aos poucos, cá em casa poupa-se bem a água.

FOTOS (não estão grande coisa, foi o que se arranjou):

lwtu.jpg
u10q.jpg
gybs.jpg
l68l.jpg
  • Votar + 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Está a ficar bonito! Eu apenas colocaria o termostato ao alto em um canto pois assim dá muito nas vista!

 

Cumps!

  • Votar + 2

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.