Doença Koi


Recommended Posts

Boa noite,

 

Decidi criar este tópico para podermos comentar neste forum sobre doenças de carpas Koi.

 

Já algum tempo que reparei que três das minhas Kois apresentavam sinais de doença, mas só agora tive a certeza quando as retirei do lago.

 

Já pesquisei e publiquei as fotos em blogs estrangeiros, onde se encontra muitos tópicos sobre doenças comuns de Kois, mas ninguém me soube dizer do que se trata. Alguns acham que são queimaduras do sol... Mas entretanto encontrei uma lista de KOIDOCS (veterinários para Kois na Alemanha) e enviei mail. Um respondeu que seria necessário uma observação presencial e no caso de não ser possível para usar Dentisept (semelhante ao Cyprinocur), mas que acha que não são queimaduras de sol. Outro Koidoc afirma que é HIKUI, uma doença da pele que aparece em Kois de cor vermelha... embora duas das três não sejam vermelhas!!!

 

 

Enfim, pode ser que mais alguém aqui saiba o que fazer...

 

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cos177,

 

Só um veterinário (com base nos sintomas, na observação das lesões e, talvez com biópsia das mesmas) poderá adiantar um diagnóstico mais aproximado e definitivo.

No entanto, pelo que julgo saber e pela simples observação das fotos, parece-me tratar-se de úlceras de origem bacteriana. Não me parecem de origem fúngica ou devidas a parasitas externos.

A primeira medida que eu tomaria seria isolar essas carpas das restantes (num tanque de quarentena) e administrava-lhes antibiótico. Mal não lhes fará...

Na pior das hipóteses (dói só de pensar), poderá tratar-se de KHV (Koi herpes virus) porque as lesões também são parecidas e, aí, pouco ou nada há a fazer. Pura e simplesmente não há tratamento... E as possibilidades de todo o lago estar infectado são imensas. Melhor pensar positivo!!

 

Cumprimentos

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o COQ pode ser KHV mas normalmente fica espalhado pelo corpo todo mas como a temperatura subiu é bem provável que seja KHV

 

No entanto o único tratamento que conheço e separar as kois e coloca-las num aquario e começar a subir a temperatura 2º por dia até atingir os 30º e manter as KOIS durante 30 dias a 30º e mantendo boa areação da agua.

 

Outra hipotese é vires ao porto a clinica WWW.CVE.PT ou saber se o Drº Joel Ferraz da consultas nalguma clinica de Lisboa.

 

Ou talvez falares com alguem do oceanario de Lisboa porque eles tem laboratorio de certeza para analises as kois.

 

Mas tens de fazer alguma coisa, se for KHV elas morrem num instante.

 

Boa sorte

 

PS: Um antibiotico como o BACTUPOR DIRECT seria tambem uma boa ideia como disse o COQ

 

PS: O melhor forum de koi que conheço é o http://forum.koivet.com/index.php?option=com_jfusion&Itemid=3&jfile=viewtopic.php&f=1&t=1756&p=13672

 

espero não estar a transgredir nenhuma regra, é so para ver se as KOIs se safam.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, parece-me correcto, manuel2009,

 

As bactérias que mais frequentemente atacam as carpas são as aeromonas e as pseudomonas.

Contra essas funciona muito bem o baktopur da sera.

Os peixes devem ser separados e colocados num reservatório com água bem oxigenada, onde se administra o medicamento na concentração indicada pelo fabricante. Troca-se a água de 3 em 3 dias (suponho) repetindo-se a administração do antibiótico.

Tenho tido sucesso com situações "idênticas" às que as fotos documentam, procedendo desta forma.

Mas, somos leigos... Nada como procurar ajuda profissional e URGENTE.

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, pelo que julgo saber e pela simples observação das fotos, parece-me tratar-se de úlceras de origem bacteriana. Não me parecem de origem fúngica ou devidas a parasitas externos.

A primeira medida que eu tomaria seria isolar essas carpas das restantes (num tanque de quarentena) e administrava-lhes antibiótico. Mal não lhes fará...

 

Obrigado Coq, poderá ser uma explicação bem mais concreta do que as respostas que obtive. Sinceramente não me acredito muito que sejam queimaduras de sol, uma vez que o meu lago na parte mais funda tem 1,50m...

 

 

Como disse o COQ pode ser KHV mas normalmente fica espalhado pelo corpo todo mas como a temperatura subiu é bem provável que seja KHV

 

No entanto o único tratamento que conheço e separar as kois e coloca-las num aquario e começar a subir a temperatura 2º por dia até atingir os 30º e manter as KOIS durante 30 dias a 30º e mantendo boa areação da agua.

 

Outra hipotese é vires ao porto a clinica WWW.CVE.PT ou saber se o Drº Joel Ferraz da consultas nalguma clinica de Lisboa.

 

Ou talvez falares com alguem do oceanario de Lisboa porque eles tem laboratorio de certeza para analises as kois.

 

Mas tens de fazer alguma coisa, se for KHV elas morrem num instante.

 

Boa sorte

 

PS: Um antibiotico como o BACTUPOR DIRECT seria tambem uma boa ideia como disse o COQ

 

PS: O melhor forum de koi que conheço é o http://forum.koivet.com/index.php?option=com_jfusion&Itemid=3&jfile=viewtopic.php&f=1&t=1756&p=13672

 

espero não estar a transgredir nenhuma regra, é so para ver se as KOIs se safam.

 

Obrigado Manuel, não acredito que seja KHV, porque já reparei nos sinais que apresentam a carpa 1 e a carpa 3 à mais ou menos 18 meses, se fosse já se tinha espalhado para outros peixes e certamente espalhado pelo corpo. Para além disso, todas as outras carpas estão lindíssimas e saudáveis.

 

Estas 3 carpas já se encontram isoladas das restantes à alguns dias, vou então compra um antibiótico a ver se começo rapidamente o tratamento.

 

 

Sim, parece-me correcto, manuel2009,

 

As bactérias que mais frequentemente atacam as carpas são as aeromonas e as pseudomonas.

Contra essas funciona muito bem o baktopur da sera.

Os peixes devem ser separados e colocados num reservatório com água bem oxigenada, onde se administra o medicamento na concentração indicada pelo fabricante. Troca-se a água de 3 em 3 dias (suponho) repetindo-se a administração do antibiótico.

Tenho tido sucesso com situações "idênticas" às que as fotos documentam, procedendo desta forma.

Mas, somos leigos... Nada como procurar ajuda profissional e URGENTE.

 

Carlos

 

Quer dizer que acham que os sintomas das 3 são os mesmo? A do meio acredito sinceramente que seja Hikui...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cos,

 

 

As 3 para o banho... JÁ!

Esquece o hikiu... As fotos mostram úlceras com perda tecidular. Tipicamente bacteriano.

Procura o Baktopur (encontras facilmente em qualquer petshop) e coloca-as rapidamente de "molho".

Boa sorte...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esperes, quanto mais tempo passar pior é.

 

Independentemente de ser virico ou bacteriano usa o bactupor direct acho que quando o COQ disse bactupor referia-se ao direct que é um antibiotico.

 

Se as kois ainda não ganharam nenhuma infeção é uma questão de tempo até ganharem uma, tens de controlar o meio ambiente para minimizar as hipoteses de infeção, ou seja, aquario so com vidro e mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou comprar ainda hoje, aumentar a temperatura e amanha começo o tratamento! 2 cabem no aquário de 100L mas a outra está num tanque à parte porque tem 40cm, já não cabe no aquário.

 

Vamos lá ver se melhoram rapidamente!

 

Mais uma vez obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei o tratamento no Sábado, mas para já ainda não há melhoras... Amanha de manha vou mudar 50% da água e vou começar novamente o tratamento. Depois do segundo tratamento vou usar "Cyprinocur® A" que ajuda a cerrar as feridas.

 

Reparei que a carpa da foto 2 tem a mesma infecção em mais partes do corpo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cos,

 

Se, efectivamente e como parece, se tratar de um problema bacteriano, terás que ser paciente e esperar que o fármaco actue convenientemente e que, depois, se inicie o processo gradual de cicatrização das úlceras.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem de manha troquei 50% da água e voltei a colocar bactopur direct, hoje ao final da tarde morreu o Koi da primeira foto... penso que não foi uma boa opção aumentar a temperatura da água, mas a infecção tb já estava muito avançada...

 

Vamos la ver se as outras se safam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, também tenho 4 "peixes vermelhos" com umas manchas, parecem borbulhas esbranquiçadas.

Vi o que disseram, e penso que aumentar a temperatura até aos 30ºC só irá aumentar as bactérias e propagar a doença, quanto mais quente está a agua mais se propagam ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades: Morreu a carpa Koi da foto 1 e 3... Como disse as infecções já estavam muito avançadas, nem o bactopur ajudou. Quanto à carpa da imagem 2, relembro que estava num tanque de tratamento separado das outras 2 porque a doença era diferente, esse já está melhor, a "alergia" não cresceu mas também não diminui, mas parece que secou. Ainda coloquei duas vezes "Cyprinocur® A" e agora já está de volta ao lago... Entretanto também coloquei um liquido de prevenção de bactérias na água do lago!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cos,

 

O problema não está no produto...!!! O bactupor é eficaz contra agentes bacterianos... e, mesmo assim, só se actuares em tempo útil!

A questão é que deixaste a doença evoluir demasiado (dizes que já tinhas notado esses sinais há um ano e meio) sem nada teres feito para a atalhar . Já era tarde... Ou então tratava-se de uma doença vírica. E, contra vírus, os antibióticos são ineficazes.

É de lamentar o que aconteceu com as tuas carpas!! Mas, se há que encontrar um responsável, por certo não será o medicamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cos,

 

O problema não está no produto...!!! O bactupor é eficaz contra agentes bacterianos... e, mesmo assim, só se actuares em tempo útil!

A questão é que deixaste a doença evoluir demasiado (dizes que já tinhas notado esses sinais há um ano e meio) sem nada teres feito para a atalhar . Já era tarde... Ou então tratava-se de uma doença vírica. E, contra vírus, os antibióticos são ineficazes.

É de lamentar o que aconteceu com as tuas carpas!! Mas, se há que encontrar um responsável, por certo não será o medicamento...

 

Pa, o produto não me convenceu... Acho que existem produtos melhores no mercado e especificamente direccionados para carpas! Como tinha que fazer este tratamento rapidamente, não tive tempo de procurar e encomendar outro!

 

 

Sim a carpa da 1eira foto já estava assim a algum tempo, a da última era mais recente. De qualquer forma assim que entraram no aquário nunca mais comeram, perderam o apetite!

 

Enfim é sempre chato, já eram grandes e já as tinha à 6 anos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Diz-me o seguinte: como estavam as condicoes da agua? demasiado verde? demasiados detritos a apodrecer no fundo,aguas estagnadas ..etc ajudam na doenca. tive uma pequena infecao numa tartaruga a conta da qualidade da agua no lago delas, tratamento? agua nova 2x por semana e sol.. ficou boa numa semana. Se detectas e nao fazes nada so pode ser este o fim da historia.

Nem se imagina os problemas causados por nigligencia no mau tratamento dos lagos e falta de tpas. e falo contra min por veses.. nao quer diser que tenha sido o caso mas pode ajudar a prevenir futuros problemas.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais