Nano Experiência


AiresJusto

Recommended Posts

Olá malta!

 

Mudei de casa e enquanto estava a espera que viesse o material para montar o novo aquário (http://www.aquariofi...howtopic=194561) resolvi tirar este nano do baú e meter lá a flora e a fauna. Como isto era temporário não me preocupei e fiz uma coisa qualquer. O resultado esta descrito em baixo, um autêntico matagal...

 

Aquário: 40cm(L) X 20cm© X 25cm(A)

 

Iluminação: Calha para um aquario de 60 cm com uma Radium Bonalux Super T5 24W 6500K.

Iluminação útil 18W já que um parte da lâmpada está fora dos limites do aquário.

 

BonaluxSuperNL-T524W-865-G5.jpg

 

Aquecimento: Aquecedor Elite 50W (Saído do Baú)

 

Filtro: Elite Jet-Flo 50 - 300L/hr (Saído do Baú)

 

Fertilização: Inicio nada, mais tarde comecei a meter Micros e Cloreto de Potássio, Co2 DiY

 

Substrato: Inerte, pedra vulcânica que andava por ali num saco.

 

Flora: Anubias Nana, num tronco.

Cryptocoryne wendtii "Tropica"

Hygrophila polysperma

Pogostemon helferi

 

Fauna: 4 Poecilia Reticulata, machos (Acabei por oferecer mais tarde)

3 Corydoras aeneus(Acabei por oferecer tambem)

2 Trigonostigma Espei

 

 

Agora vamos ver o resultado passados um mês da montagem.

 

Eis um verdadeiro matagal de algas :drool3: ....

 

Geral_Algas_1.jpg

 

Depois introduzi Co2 (DiY) e começei com a fertilização. Baixei a flauta do filtro de forma a que ficasse submersa.

Nota-se o pearling nas plantas.

 

Geral_Algas_2.jpg

 

Pormenor

 

Pormenor_Algas_1.jpg

 

Era para ter deixado estar como estava para ver quem saía vitorioso da batalha, algas ou plantas. Mas como o substrato era desvavorável resolvi mudar as coisas.

 

Roubei areia do rio a uma obra aqui perto de casa (Espero que ninguem se vá chibar), no lugar da bomba para injectar Co2, meti um difusor e como substrato fértil foi o que estava mais a mão, sem tratamento, terra de um vaso que andava ali aos pontapés.

 

Resultado após a montagem em 7/4/2012

 

Geral_NovaMontagem.jpg

 

Neste momento o fotoperiodo esta nas 4 horas diarias. Mais tarde vou incrementando em mais meia hora de 3 em 3 dias até chegar as 6, dps logo se ve.

Ainda ficaram por aqui algumas filamentosas nas plantas, no filtro, etc... mas estão negras, já devem de ter batido a bota, mas vou ficar atento.

 

TPA's de 3 em 3 dias.

 

Parâmetros tirados ontem antes de fazer uma TPA:

 

Temp: 25º C

 

pH: 6.9

 

No3: 25 mg/l

 

No2: 0,5 mg/l

 

Po4: 0,5 mg/l

 

NH3 + NH4: 0 mg/l

 

Co2: +/- 20 mg/l (Teste permanent JBL no verde escuro)

 

As plantas já começaram a rebentar e daqui por uma semana ou duas meto mais fotos para ver o resultado.

 

Cumprimentos

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai uma actualização, com algumas mudanças...

 

Fauna

 

2x Trigonostigma Espei

6x Neocaridina Heteropoda var. Red (Red Cherry)

 

Flora

 

Anubia Barteri var. Nana

Cryptocoryne Wentii 'Tropica'

Pogostemon Helferi

Staurogyne Repens

Proserpinaca Palustris "Cuba"

Hygrophila Polysperma

 

Nano1.jpg

 

RedCherry1.jpg

 

RedCherry2.jpg

 

Eu sei que isto não está nada de especial, mas por agora fica assim, no futuro logo se faz algo melhor, se possível...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, quem o viu e quem o vê. ::D:

 

Percebeste o porquê da quantidade abusadora de algas que apareceram na primeira montagem?

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, quem o viu e quem o vê.

Percebeste o porquê da quantidade abusadora de algas que apareceram na primeira montagem?

 

Abraço

 

Obrigado Manik48!

 

Aquele matagal de algas foi desleixo, sem fertilização, muita luz, etc... era só para ser temporário até montar o AquaGranum, mas o material demorava e aquilo estava uma lástima... Num dia sem pensar muito mudei as coisas e aqui esta ele, mas o substrato fértil deixa um bocado a desejar, é terra de uma pequeno vaso que por aqui andava. Não admira que ao principio tivesse alguns fosfatos na água... julgo de que...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cobertura de fundo em branco ou preto precisa-se.

Termostato na vertical detras do filtro.

Eu juntava mais um peixe da mesma especie.

 

Bom trabalho

 

Já tinha pensado em meter um fundo... e quanto ao Aquecedor não sei se cabe na vertical, mas é uma boa ideia a experimentar...

Quanto aos peixes, em principio devem de só ficar os Red's, porque peixes actuais vão mais tarde para o outro aquário quando estiver estabilizado. Mas no futuro era uma questão de ver o que há por aí adequado para aquários pequenos... quem sabe umas Boraras Maculatus...

 

Obrigado pela opinião!

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste aquecedor toda a bola de cima pode ficar fora de agua.

 

Os peixes dao outra animacao ao aqua, neste caso so colocaria um trio ou 5 se fossem dos pequenos.

Danio Choprae, ou para mesmo pequenos os borara urophtalmoides sao opcoes, mas os maculatos aqui ficavam a matar (ok, nao me estou a referir as crias de camaroes...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.