Uma casa nova Escalares e algum DIY...


gtangas

Recommended Posts

OI pessoal

 

Isto como quem gosta do hobby nao consegue ficar sem preencher os espaços que tem com mais aquas... aqui venho partilhar o meu 60lts do hall de entrada de casa.

 

Tenho vindo a comprar e fazer algumas coisas.

 

O aqua do chinoca! barato e nao vaza ;)

 

tronco: Videira cortado no verao, ficou ao sol e chuva ate a um mes e depois foi tirar casca, forno, agua durante algum tempo! VAmos ver se funga...

 

Areao preto

 

Sem substrato... A ideia e mesmo brincar um pouco

 

Calhaus que sobraram do meu aquario comunitario

 

Lily Pipes em acrilico... DIY (e ainda nao estao ao uso)

 

Filtragem: DIY 800lt (acabou por ficar no comunitario pois tirei a tampa e fiz uma calha suspensa e para quem conhece os aquas da sunsun a tampa tem varios compartimentos para materias filtrantes)

 

COmo a ideia inicial era fazer deste tanque um plantado hi-tech estive a fazer um reactor para o Co2... mas vai tb para o comunitario (ainda esta a curar da silicone)

 

Fauna: Uns quantos escalares zebre juvenis de um dos casais que tenho.

 

aqua com calha boyu 2x24

2011-10-29114358.jpg

 

 

O tronco

 

2011-10-29114444.jpg

 

 

Aspecto do filtro (nesta fase ainda nao estava acabado)

2011-11-11214150.jpg

 

 

Aqui ligado ao "Alva"

2011-12-17120223-1.jpg

 

Este filtro como acima indico tem apenas 800lts/h, leva perto de 5lt de materias filtrantes e tem muito mais fluxo do que o que estava na tampa do aqua que estava ligado a uma bomba de 1200lts/h.... tem mais fluxo do que o meu filtro externo da sunsun de 1000lts/h.... Conclusao: este esta a trabalhar ja a umas semanas no Alva e sem problemas nenhuns, a agua esta muito mais limpida.... lixe para os filtros caros.... Ja comprei uma bomba de 1200lts/h e ja estou a projectar um novo filtro desta vez em acrilico e com uns 10lts de materias filtrantes....

 

Lilys

 

2011-12-17120650.jpg

 

Deram um trabalho do caraças... mas ficam a maneira!!!

 

Reactor Co2:

 

2011-12-17120503.jpg

 

2011-12-17120454.jpg

 

E enorme.... deveria ter aproveitado para fazer com este tubo um filtro de areia.... MAs ainda vou a tempo! ;)

esta a semana e meia na garagem a respirar pois ainda cheira muito ao silicone... usei um silicone neutro.

 

E o aqua ja com os seus habitantes

A planta nao sei como se chama mas passei pela avipeixe tinham la e curti, se alguem sober o nome.... agradeço

 

2011-12-27121131.jpg

 

2011-12-27121122.jpg

 

2011-12-271210.jpg

 

Coloquei um pouco de papel soflane amarelo na calha e o efeito foi este.....

 

2011-12-24195639.jpg

 

Espero que gostem....

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem precisar de ajuda em fazer igual ajudo.

 

O filtro e muito simples e fiquei super satisfeito!

 

Os lilys.... dao mais trabalho!

 

Comprei uma vara de 2m tubo acrilico (5€)

Um pistola de ar quente (14€)

 

Tubo "intake": cortei a medida, vedei uma das pontas com cola quente, enchi com areia silica que tinha por aqui, bati bem a areia e vedei a outra ponta.

com a pistola de ar quente vais aquecendo a zona que queres a curva e quando o tubo começar a vergar vais mantendo o calor e dobrando devagar,

 

No caso do tubo de "outflow" é mais trabalhoso...

 

Cortas um pouco mais que a medida, vedas uma ponta com cola quente.

Com a pistalo de ar quente assente numa bancada virada para cima vais rodando o tubo ate sentires que esta a querer dobrar e depois vais soprando com força... sempre a rodar e controlado o calor que estas a dar... se for demais vai fazer bolhas...acho que é a parte mais chata!

 

Metes um recipciente de agua ao lado e quando estiver uma bolha colocas a vara na agua sem tirar da boca o tubo, pois se tirares a bolha contrai novamente.

 

Depois vem a curva... tapas a ponta por onde sopras-te e repetes o processo do intake

 

Cuidados a ter:

Prensar bem a areia... se nao as curvas ficam com vergoes (podes tentar arranjar um mola a medida do tubo)

Nao aquecer de demais se nao fica com bolhas (mais vale a pena ir fazendo em algumas fases)

 

A bolha para o outflow deve ser tipo forma de olho, pois quando cortas fica com melhor aspecto

 

eu usei uma rebarbadora para fazer o corte e dar uns toques nos corte... pareceu-me mais facil!

 

Tem atenção a medida que fazes a curva pois pode ficar muito alta em relação ao nivel da agua (pois isso vez dois iguais na foto :) )

 

e claro.. paciencia!

 

deixo estas fotos que me ajudaram a fazer os lilys

lily4.jpg

 

lily6.jpg

 

De_dhz_lily_pipe_is_gereed.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explicado dessa forma, parece façil, vale a pena esperimentar fazer.

Agora pergunto, a pistola de ar quente é mesmo necessaria, um secador de cabelo não aquece o suficiente?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Brutal.....a qt é que vendes uns?eheheheh:naughty: :naughty: é que à primeira vista enganam qq um! ficaram mesmo muito bons! os meus parabens!

 

O layout também está muito bom....tiraria o ar, mas isso são gostos de cada um. Qd composeres a flora mais um pouco, se for a adequada ao hardscape, tens tudo para ficar um aquário de hall de entrada de fazer inveja aos amigos!

 

Abraços e mais uma vez muito bom DIY

 

Riscar com o q? eu para limpar partes plásticas já me deixei de escovar. Uma diluição a 20% de lixivia com água e 30min de espera faz maravilhas. Plasticos e vidro, fica tudo novo. Dp só enxaguar bem com agua corrente quente e siga para bingo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O reactor é que está com muita pinta!!! E eu ando à procura de um.

 

Se houver possibilidade de venda de um reactor de co2 manda-me PM , ok ?

 

O aquário está simples e bonito.. gostei.. mas gostei principalmente dos DIY...

 

Abraço,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.